Blog do Bruno Voloch

CBV obriga, José Roberto Guimarães não concorda, mas libera Juciely e Fernanda Garay para os Jogos Militares

Bruno Voloch

Uma leve crise atingiu a seleção brasileira feminina.

A seleção adulta está se preparando para o Grand Prix, treinando, fazendo amistosos e participando da Copa Internacional em Brasília.

Acontece que neste domingo começam os jogos militares mundiais e o vôlei feminino estará participando do evento.

A CBV pediu ao técnico José Roberto Guimarães que liberasse as jogadoras Fernanda Garay e Juciely.    

O treinador não concordou, porém foi obrigado pelos dirigentes da entidade. Se dependesse da vontade do técnico, as duas não seriam liberadas. 

Garay e Juciely foram campeãs da Copa Pan-Americana na semana passada no México.

Sem alternativas, Fernanda Garay e Juciely não participam da Copa Internacional em Brasília e estão no Rio de Janeiro treinando para a estreia na competição. A seleção militar joga domingo contra os Estados Unidos.

  1. Carol Viana

    25/07/2011 16:36:57

    Oi Bruno adoro sua coluna, e sua imparcialidade para falar do Volei. E sobre os jogos militares??? Vc não vai escrever nada??? Vc falou em falta de levantador no time masculino principal, Vc não acha que o levantador Vinhedo merecia uma nova chance??? poderia até ser na seleção de novos.

  2. Nathalia

    24/07/2011 10:01:13

    Só para constar, o técnico de Cuba não foi tão corajoso, assim, como você tá falando. Porque ele simplesmente não teve escolha, já que os principais jogadores da seleção de Cuba foram presos pelo governo acusados de tentar sair do país sem permissão.Agora é inegável a competência dos técnicos tanto da SFV quanto da SMV. Principalmente com relação a convocação! A experiência de certos jogadores(as) faz sim a diferença! E é necessário focar que na Liga Mundial a SMV estava em processo de renovação, com entrosamento não muito refinado e a SFV no Mundial estava desfalcada de 2 jogadoras, importantes ofensivamente, e com o processo de renovação também. Sem contar que é muita falta de perspicácia não admitir a seleção da Rússia jogou melhor, principalmente Gamova e Sokolova. E no masculino, a Rússia venceu nos detalhes que a SMV não não soubbe administrar.

  3. alan

    20/07/2011 12:43:19

    Pois é minha filha, esse é um salário de um militar! E depois acham que isso não é revanchismo daqueles que dizem "que foram perseguidos pela ditadura militar! O pior é que ainda tem gente que acredita ! Hoje são outros tempos......outros governantes.....Mas uma coisa é certa, hoje não se pode falar mal dos militares! É outra geração!

  4. ALAN

    20/07/2011 12:39:28

    AI MEU DEUS! MAIS UM DESCONHECEDOR DA CAUSA!O QUE A MÍDIA NÃO FAZ EIN? INCUTE NA CABEÇA DAS PESSOAS UMA COISA E NÃO TEM JEITO!O POVO MERECE O QUE TEM MESMO,QUE COMENTÁRIO INFELIZ!

  5. alan

    20/07/2011 12:36:01

    CANAL ABERTO: TV BRASIL - COBERTURA COMPLETA! PODEM CONFERIR!

  6. alan

    20/07/2011 12:30:34

    Quem vive de passado é museu! Meu amigo, a instituição é composta de homens, e cada cabeça uma sentença! Hoje são outros tempos! As forças armadas fizeram mta coisa de errada no passado. E agora está pagando por isso! São revanchistas e terroristas como vc que estão fechando os olhos para as nossas forças armadas. Eu como já servi ao Exército, sei como a instituição está sendo deixada de lado.País forte é aquele que valoriza suas Forças Armadas!

  7. alan

    20/07/2011 12:26:40

    Quem é vc para falar das nossas forças armadas serem desrespeitadoras da consttituição? vc parece ser tão desconhecedor de voleibol, quanto mais de constituição. Pelo contrário, as nossas forças armadas que estão sendo desrespeitadas pelos governantes! O descaso com os militares brasileiros hoje é fruto de um revanchismo que a instituição combateu no passado. Me desculpe, mas vc não tem o conhecimento de causa para fazer esse tipo de comentário. Compare os exércitos dos EUA, CHINA, COREIA DO NORTE E OUTROS. País que não investe em suas forças armadas é país retrogrado e submisso aos mais fortes. Queria ver se houvesse uma invasão aqui no nosso país, a quem o governo iria a recorrer. Caras como vc nunca serviu ao Exército, portanto não pode falar de uma coisa que desconhece.E por falar em colocar atletas profissionais, se o comitê organizador da competição permite, que é vc para discordar!

  8. Francisco

    20/07/2011 11:45:25

    Pois é...belos exemplos para serem seguidos....

  9. Givanildo

    20/07/2011 09:59:09

    Bote na mesma Balança Bernadinho e Zé Roberto dae vc não sabe qual o pior, ambos deixam os titulos escaperem pelas maos não via nada no mundial masculino de excepcinal qdo se fala da seleção russa se ele fosse boa tinha vencido o brasil poe 3X0 o memo pra seleção feminina, o problema sçao esses (a) atetlas insubstituiveis o técnicos não daão cahnece pra os novos assim como Cuba que tem treniador de coragem que concova um atleta de 17 anso pra jogar na seleção principal ao controrios do nossos que preferema as vovozinhas como fernada venturini , gustavão, escadinha, fofão , Paula pekeno foi jogar na russsia so passou uma semana olha ae o potencial desta senhora, senhores tcenicos da seleção sejam homem...

  10. Tavinho Natal

    19/07/2011 19:33:09

    Unilever se participasse do campeonato Sul-americano e fosse vencedor teria vaga no campeonato mundial de clubes, acredito que ser campeão mundial de clubes seja um título importante, ou vc ñ acha?

  11. Piadista

    18/07/2011 18:35:05

    Deixa eu ver... a Sokolova e a Gamova vieram disputar pela seleção militar russa? Ou pelo menos aquela libero horrenda da Yeltsin Cup? É bom analisar e citar os nomes dos "atletas de alto nível" que estão disputando os jogos antes de sair falando.... a Russia pode até ter atletas no exército como forma de apoio e auxilio. O que não significa que eles coloquem esses atletas para disputar os jogos militares, embora tivessem mais direito do que as atletas que só viraram militares um ano antes dos jogos.O CSKA, clube de futebol onde joga o Vagner Love tem nome e origens militares, o que não significa que o time deles venha aqui disputar os jogos.

  12. Alexandro Soares

    17/07/2011 20:49:19

    Fale isso para delegação da Rússia, ou vc não sabe todos atletas de alto rendimento fazem parte das forças armadas daquele e pais. Correia do Sul China t/b

  13. Mauro Mendes

    17/07/2011 15:30:32

    Pelo que li já há alguns meses já estava determinado que as atletas Fernanda Garay e Juciely iriam defender a seleção militar,não tem porque ZRG vir contestar isso agora.Absurdo sem precedente é a UNILEVER investir numa equipe de ponta visando também sua participação no campeonato mundial interclubes e abrir mão disto porque não poderá contar com suas principais jogadoras que estarão a serviço da seleção brasileira e não foram cedidas ao menos para o período do campeonato.Até quando teremos tanto descaso com os clubes por parte da CBV?A CBV e CSV,ambas presididas pelo Sr Ary Graça, são " zero a esquerda" em relação a qualquer medida que vise um desenvolvimento maior dos clubes do continente sul americano.Temos na Asia, Africa, Norceca campeonatos anuais envolvendo clubes das confederações filiadas,enquanto aqui na América do Sul após anos de não realização fizeram a "toque de caixa" para termos representante no Mundial Interclubes e este ano o vice campeão da SL tem a sua participação vetada pelo Sr Presidente da CSV,simplesmente porque ele não quis.Que 2 belos exemplos de como se incentivar patrocinadores,parceiros a continuar investindo no voleibol,Sr Ary Graça!!!!

  14. Piadista

    17/07/2011 13:35:30

    Me desculpem a curiosidade mas... jogos militares não deveria ser disputado por MILITARES em vez de atletas profissionais disfarçados de militares?Nem nisso as nossas forças armadas desrespeitadoras das instituições serve para ser correta?

  15. General de Pijamas

    17/07/2011 13:30:08

    As Forças Armadas brasileiras são uma vergonha. Além do passado de desrespeitados das instituições, é antiético ao colocar atletas profissionais para disputar uma competição esportiva contra soldados de verdade dos outros países.Até porque as nossas tropas desnutridas e mal treinadas não são páreo para os militares bem treinados dos países desenvolvidos e asiáticos, seja esportivamente ou mlitarmente.

  16. Alexandro Soares

    17/07/2011 08:11:51

    Melhor jogar os jogos militar que esta copa ai, com seleções de nível técnico duvidoso.Ai guando pega a Russia da no que da

  17. Thiago

    17/07/2011 03:28:45

    se tornaram militares sim.

  18. Thiago

    17/07/2011 03:28:05

    estão as jogadoras que se tornaram militares, valeskinha é uma delas.

  19. Maria

    16/07/2011 13:08:05

    a coisa não é tão simples assim, acho que elas são obrigadas a servir as forças armadas, a única razão delas estarem lá é para disputar esse tipo de evento. Devem correr até o risco de serem presar se não se apresentarem, as forças armadas não são brincadeira não.

  20. Ismar Gavilán

    16/07/2011 12:02:25

    Olha, gente, não comentem absurdos que desconhecem. Os jogos militares serão realizados em duas semanas, apenas, sendo que o voleibol feminino acaba antes disso, assim, elas voltam logo. Não entendo esse drama todo, elas deixarão de participar somente deste torneio fraquinho que tá rolando em Brasília. Elas já participaram de outras competições assim, pois são militares desde o ano passado. E a vantagem é que elas vão jogar como titulares, coisa que não eram e nem seriam na seleção principal. Então, menos drama, pessoal, nem vai dar tempo de fazer falta à SFV.

  21. deise

    16/07/2011 10:45:43

    E quem é o bernardinho pra criticar o Zé????Ele que se meta onde é chamado e deixe de fazer fofoca junto com sua mulherzinha rancorosa e despeitada.Ao invés de se meter e ter inveja do Zé sópq ele não levou a safada da Fernanda,sempre destila seu veneno contra o Zé,va cuidar do seu filhinho Bruneca e ensine ele a ser um levantador pelo menos mediano.

  22. Ana Clara

    16/07/2011 09:37:22

    Imagino Ju BOSTA, Karine e Jaqueline (caso não volte pra seleção este ano), comandadas por RUIMzomar no mundial de clubes... vai ser um horror!

  23. Ana Clara

    16/07/2011 09:34:43

    POLITICAGEM com o COB

  24. carlos de moares heraclio

    16/07/2011 01:45:39

    Na verdade os cartols e a midia cariocas querem fazer média, arrecar din din, mostrar a tolos jogos sem o minimo de importância(jogos militares, que piada isso). Querem mostrar na raça o que não conseguem desenvolver com actegoria: uma infra estrutura desportiva. Querem titulos, mas não levam em considerção o estado fisico dos atletas, sejam eles que esporte sejam. CBF, CBV, CBB,CBDJ, CBN, enfim....são instituições que eniqeucem os cartolas cariocas e, consequentemente empobrecem nossos atletas e o pais. Muitos tem que treinar fora, jogar fora, para que sejam reconehcidos aqui.José Roberto Guimaraes esta corretissimo, como sempre.Exploda-se a CBV, Nusman e companhia, que querem ganhar "status" sobre o suor dos atletas brasileiros.

  25. Acme

    16/07/2011 01:11:37

    Neste ano tem muitas competições. Agenda pesada e é preparatório para Londres 2012. Mundial de clubes é interessante, e vale a pena ver. Mas as datas ficam muito próximas dos campeonatos dos quais vale participar: Grand Prix e Pan de Guadalajara, que vale vaga em Londres.Quanto aos Jogos Militares, se entendi bem é uma coisa que estava combinada, então vale o ditado: "Combinado não é caro".

  26. Jones

    15/07/2011 23:44:51

    Alan, concordo completamente com você. Nada tratado é caro. Isso foi a maior cara de pau do Zé Roberto. O mesmo ele fez ontem nas câmeras quando reclamou da fraca equipe Peru. Pô, ele esperava o que? Todos sabem que o Peru é fraco. Agora, eu concordo com ele que se a Seleção B estivesse nessa competição, com certeza faria jogo duro com o time principal.

  27. Jones

    15/07/2011 23:34:21

    Cara, na TV aberta eu não sei, mas no SPORTV com certeza.

  28. Márcyah FUtrikeyra

    15/07/2011 23:01:05

    3.000 REAIS ERA A BOLSA DO EXÉRCITO.....É UM TROQUINHO DO LEITE QUE JÁ AJUDA!!!!!!!!!AFFFF !!!!!!

  29. Jese

    15/07/2011 22:42:15

    Até parece que alguma jogadora iria pedir dispensa da "Seleção Brasileira" - sonho de qualquer atleta, pra disputar qualquer outro campeonato por clubes...Se liga!E outra, tanto se reclama pq Zé Roberto sempre chama as mesmas jogadoras, quando ele busca começar a renovação da seleção, não pode pq vai atrapalhar aquele técnico ou outro. Admiro Bernardinho, mas A Seleção está acima dos interesses dele!

  30. Tavinho Natal

    15/07/2011 18:49:12

    Manda quem pode e obedece quem tem juizo. Acho que Zé Roberto poderia aproveitar a oportunidade e convocar pro lugar delas Priscila Daroit e Natasha ( ambas da seleção B) que foram muito bem na Yeltsin Cup. Ao invés de Zé Roberto fazer o correto ele prefere inclusive interferir nos planos de Bernardinho em ser campeão Sul-Americano, convocando duas jogadoras do time do Unilever no caso Suelle e Jú nogueira, para somente atrapalhar Bernardinho, pois o banco da seleção principal hj deveriam ser as jogadoras que fizeram bonito na seleção B. Como se ñ bastasse tirar do Unilever Sheilla, Mary, Fabi e juciely ele ainda ñ se dando por satisfeito deixou o Unilever sem banco, pra jogar um torneio medriocre essa Copa Internacional no caso. Falta inclusive muita falta de personalidade das jogadoras do Unilever que poderiam pedir dispensa da seleção para jogarem o Sul-americano que é um torneio bem mais importante no momento para a inclusive seus currículos. Me irrita o Zé R. sempre que pode puxa o tapete de Bernardinho mas prepare-se Zé se vc for dirigir algum time masculino no Brasil pq o Bernardinho vai dar o troco na mesma moeda e se ñ der o troco ele é mais idiota q vc. Que torneio fraco e ridículo de um jogo so Brasil e Japão...

  31. Jones

    15/07/2011 18:05:30

    Bruno, acho que nesse caso a CBV agiu de maneira correta. Nada tratado é caro. Se no ano passado essas duas jogadoras não eram aproveitadas e por isso aceitaram a proposta da seleção militar, então que seja cumprido o acordo. Sinceramente, não vejo nada demais. Aí Bruno, você não deu a miníma pra Yeltsin Cup, o que achou dessa Copa Internacional? E pra piorar em, colocaram em Brasília, em pleno recesso do legislativo. Pô, não tem ninguém lá.

  32. luiz

    15/07/2011 17:49:23

    Estou vendo que a CBV está seguindo os caminhos da CBF... vamos ver a vergonha começar a aparecer a partir do proximo mundial e olimpiadas !

  33. graca

    15/07/2011 17:36:31

    Seria uma falta de respeito com GARAY e JUCIELY nao serem liberadas para disputar as olimpíadas militares. Afinal de contas elas participaram de todo o processo de terinamento militar para se graduarem SARGENTOS com intuito de defender as forças armadas brasileiras nessas olimpíadas!Assim como é desrespeito com a UNILEVER nao liberar as selecionaveis para disputar o MUNDIAL DE CLUBES.

  34. Almiro Gomes

    15/07/2011 16:46:17

    Mas Democracia (no Brasil é claro) é isso ai!!! Você é obrigado e acabou!!!Não tem direito de escolha simplesmente...

  35. rafael soares

    15/07/2011 16:38:59

    so axo que caio jr inventa demais colocando lucas zen na ala esquerda é melhor deixar marcio azevedo na esquerda e por meio lucas zen renato e marcelo matos ele quer inventar demais nao da pra aturar omarcio azevedo n o meio

  36. ////

    15/07/2011 16:15:54

    O ZRG esta fazendo drama, pois antes de serem convocadas para a seleçao principal, elas ja' estavam se preparando com muitos meses de antecedencia para os Jogos Militares. Pelo que vi, o processo para o atleta entrar no exercito e' bem complicado e tem que enfrentar uma dura rotina. E' muito ruim voce se preparar (e se adequar) para disputar um torneio e na vespera ser proibida de participar. A CBV foi correta em atender as necessidades das jogadoras para que elas representem o Brasil nos Jogos Militares.

  37. paulinha

    15/07/2011 15:41:43

    E aí Voloch, gostou do time de Moc?

  38. Wagner Picone

    15/07/2011 14:34:20

    Mais uma atitude infeliz, que somente ditadores e incompetentes , fazem.Jogos militares? O que e isso

  39. Zeh

    15/07/2011 13:34:22

    Bom, ao menos lah, elas vão ter chance de jogar!!!!!

  40. D'gar

    15/07/2011 13:05:57

    Aqui como sempre as entidades tem vontade própria e não respeita os trabalhos dos técnicos. Não vale preparação para nada, a seleção tem obrigação de liberar jogadoras para satisfazer a CBV.

  41. Andre

    15/07/2011 12:48:05

    Ai! Vai lá logo, jjoga, ganha e volta pra seleção! Principalmente porque iam ser banco na seleção de qualquer jeito! Principalmente com a volta da Natalia e a Mari no caso da Garay e da Juciely nem se fala com Thaisa jogando muito e a Fabiana! Borá rumo aos jogos militares!

  42. muciolo

    15/07/2011 11:29:48

    Voloch,você ou alguém que esteja sabendo, podem informar se os jogos mundiais militares serão transmitidos por algum canal a cabo, ou pela tv aberta?

  43. Ricardo

    15/07/2011 10:53:55

    Concordo plenamente.Elas assumiram um compromisso com a seleção militar. Estão ganhando $$ por isso e na hora que realmente tem q marcar presença o ZRG não liberado?A CBV está certissima.

  44. tuliobr

    15/07/2011 10:50:48

    Acho mais correto deixar a CBV fora disso. Ocorre que as atletas optaram por tornarem-se militares. Sabiam que seriam convocadas, e devem atender. JRG não deve estar aborrecido; ao menos não tem razão para tal.

  45. JOSE ROBERTO

    15/07/2011 10:48:43

    Oras se é jogos militares como se diz o nome não era para os militares jogarem heim, agora tem que recorrer aos atletas profissionais, me ajuda ai oh.

  46. edu

    15/07/2011 10:31:57

    É apenas um campeonato, logo logo acaba e elas voltam.. pronto! A questão é que elas deveriam ficar de vez na seleção principal, isso sim! Pq a Adenízia não rende e a Jaqueline, misericórdia!

  47. Filipe

    15/07/2011 10:29:50

    Super justo. Elas viseram todo o treinamento militar pensando nessa competição. Vlw CBV

  48. Lioubov Sokolova kilic

    15/07/2011 10:28:33

    Essa CBV já ta começando a mostrar suas garras. Será q a CBF anda fazendo escola por aí? Na hora do "pega pra capar" no Grand Prix e na Copa do Mundo vamos precisar muito da Garay e da Juciely secundariamente, já que de meio estamos teoricamente bem servidos. O problema são as pontas. Umas tem passe e não tem ataque, as outras tem ataque e não tem passe. A Garay seria a mais equilibrada nesse sentido. Uma ótima opção de banco. Poxa CBV, tanta jogadorazinha de segundo escalão da Superliga dando sopa por aí e vcs vem logo mexer com peças fundamentais da seleção? Convoca Ju Costa e similares pra disputar mundialzinho militar e deixem a seleção seguir seu rumo!!! E sra Globo, faça-me o favor de transmitir TODOS os jogos do Grand Prix. Não é possível q a toda poderosa não poderá abrir mão de sua fantástica programação da madrugada!!!Faça-me o favor! Protestem comigo a favor da transmissão dos jogos na TV aberta galera!!!

  49. Neto

    15/07/2011 09:44:38

    A CBV deveria ter obrigado ele a liberar as jogadoras do Unilever para o Sul Americano e Mundial interclubes também !!!!

  50. Maria

    15/07/2011 09:37:32

    Bruno, pelo que consta o Zé não liberou nem as jogadoras da Unilever para o Sul-Americano (e Mundial), sendo criticado pelo Bernardinho que liberou os do SESI. A verdade é que já conhecemos o planejamento do feminino a tempo, mas as meninas da seleção militar tem obrigações diferentes, tendo patente e recebendo muito bem para isso.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso