Blog do Bruno Voloch

Desemprego atinge vôlei masculino e inclui jogadores e treinadores consagrados; superliga deve perder mais times

Bruno Voloch

No papel ou na teoria, parece tudo muito bonito. Times de ponta pagando salários astronômicos e uma nova equipe surgindo, caso do RJX. Ponto.

Na prática porém a realidade é muito diferente e desconhecida do grande público.

Dos 15 times que jogaram a superliga passada, 9 estão confirmados para a temporada 2011/12. Nada menos que 5 equipes ainda não confirmaram participação.

Santo André, São Caetano, Sogipa, Blumenau e Londrina ainda não definiram se poderão jogar a competição por causa de problemas financeiros. O Pinheiros está fora.

Alguns treinadores conhecidos e respeitdos como Jorge Schmidt, Mauro Grasso e Chiquita estão fora do mercado.

Jogadores com passagem por seleção brasileira aumentam essa lista, caso específico de Samuel, medalha de prata na olimpíada de Pequim em 2008. Samuel é apenas um exemplo.

Roberto Minuzzi é outro atleta que está sem clube e passou pela seleção.

O oposto André Nascimento, campeão olímpico e mundial, engrossa a lista. André não renovou com o Minas e segue buscando emprego.

Os líberos Jeff e Polaco ainda estão sem time. Os dois já vestiram camisas de equipes de ponta do vôlei nacional.

E Diogo Silva, ex- Minas, melhor atacante da última superliga ? É mais um sem time.

O número de jogadores sem possibilidades de jogar aumenta se a gente for lembrar de Tuba, Leandrão, Royal, Ezinho, Joel Perosa, Jardel, Paulo Anchieta, Evandro Guerra, Xanxa, De Paula, Jacke, Cléber Mineiro, entre tantos outros.

Nessa 'pequena' relação aparecem jogadores que estiveram envolvidos nos playoffs das últimas superligas. Se o blog foi puxar os elencos dos times que não jogaram a fase final a lista seria muito maior.

A CBV deveria responder.

Ary Graça sempre bate na tecla de que temos o melhor campeonato do mundo. Pois bem, a opinião precisa ser respeitada, embora discorde frontalmente.

Não dá para entender.

O estado do Rio Grande do Sul sem nenhum representante na elite do vôlei nacional ?

Infelizmente é a dura realidade do cenário nacional.

Com a palavra as autoridades.

  1. mario

    30/12/2012 11:31:58

    GENTE QUERIA SABER SO DE CURIOSIDADE QUANTO UM JOGADOR DE VOLEI MEIA BOCA SO DE CLUBE GANHA

  2. Luis Carlos

    05/07/2011 12:09:12

    Prezado Henrique, 'estudar' deve ser algo a ser incentivado para qualquer pessoa, não apenas para atletas. E no futebol, menos de 10% de nossos atletas ganham o suficiente para sobreviver.O problema do voleibol poderia passar pela consolidação dos clubes ou no sistema de ligas como as americanas, NBA, MLB, etc.Sua opinião em relação ao Mauro Grasso, nada tem a ver com o texto e parece algo pessoal, que com certeza todos dispensam.

  3. raquel

    18/06/2011 22:26:21

    o paraná tem um representante sim, o londrina, que apesar de não estar confirmado tem chances de entrar na liga esse ano sim

  4. Carlos Piragibe

    18/06/2011 11:25:17

    Inflacionaram o mercado !! Salários altíssimos e agora a RJX banca 12 milhões por temporada numa equipe que deve contar com jogadores de fora. Novos tempos, novos desafios !!

  5. henrique

    18/06/2011 01:20:20

    É um favor ninguém contratar Mauro Grasso, ele não muda em nada, só estraga ´projetos, e o polaco?? joga o que ?? aff um dia a aposentadoria chega pra todo mundo,,, o volei tem que aprender que o mercado existe e nele só os fortes e preparados sobrevivem... por isso os jogadores de volei e demais esportes olímpicos deveriam se preocupar em estudar... nunca sabemos o dia de amanhã, o futebol ainda é no Brasil um dos únicos que garante estabilidade depois de aposentar... e isso só acontece com os melhores e que sabem adm o dh ganho.

  6. Sergio Saab

    18/06/2011 00:04:21

    Qual é o problema do Rio Grande do Sul não ter participante na Liga Nacional ? O Paraná, por exemplo, tambem não tem, e se a comparação for em termos de PIB, população, importância ou outro indicador qualquer, os dois estados são bem parecidos.Acredito que distorção seja a cidade de S. Paulo ( não a grande S. Paulo), ter somente dois representantes, quando seu PIB corresponde ao do Rio Grande do Sul e Sta. Catarina juntos!!!!!!!

  7. Brunno

    18/06/2011 00:03:13

    É um absurdo um jogador do nível de Andre Nascimento, o canha de ouro, ainda não ter um clube pra jogar. Meu Deus ele é tudo de bom como jogador e como homem, pois mé um gato. Bernardinho deveria reconvocá-lo pois nem Vissoto nem Wallace nem Theo demonstram consistência e confiança na saída de rede brasileira!

  8. reol

    17/06/2011 23:57:44

    POR QUE NÃO FALAR TBM NO FEMININO? MTAS JOGADIORAS ESTÃO AÍ SEM SABER ONDE IRÃO JOGAR......COMO ÉRIKA,FOFÃO E OUTRAS GRANDES ATLETAS DO VOLEI FEMININO.SERA MESMO PELOS ALTOS SALA´RIOS EXIGIDOS? É MELHOR JOGAR COM UM SALARIO MAIS BAIXO DO QUE FICAR A MARGEM VENDO A BANDA PASSAR.....

  9. Carin

    17/06/2011 21:37:12

    Em tempo: o volei realmente não é futebol, ninguem se espanta com jogadores de futebol meia boca jogando em uma várzea qualquer ganhando 400, 500 mil por ano...

  10. Carin

    17/06/2011 21:34:35

    Não sei de onde vem esta fantasia de que os jogadores pedem salários astronômicos, isso deve acontecer com alguns apenas e olha lá. Existe um grande diferença entre salário exorbitante e salário justo. Cada um tem seu valor de mercado e isso deve ser respeitado.

  11. Claudia Daenekas

    17/06/2011 21:20:43

    É uma vergonha acontecer este tipo de coisa.Pinheiros deveria ter continuado mesmo sem o patrocinador e jogadores de grande nome. O time feminino não tem grandes nomes e mesmo assim continua... afinal com a saída dos grandes nomes ficaria mais fácil pagar jogares mais baratos.E kd o incentivo ao esporte????? Um absurdo.

  12. Tadeu

    17/06/2011 17:42:41

    Será que tem algum time bom em Minas? Acho que não, senão o quincas ai lembraria.

  13. ROBERTO

    17/06/2011 12:40:11

    Alguns desses atletas devem ter pedido um salário altíssimo para suas renovações. Existem vários times no Brasil, como de VOLTA REDONDA RJ iram querer ter atletas como Samuel, Minuzzi,, Ezinho, André, Polaco, entre outros, mas. Tem vaga aqui no time daRV RJ é só virem…O vôlei não é o futebol e os atletas tem que tomarem consciência disso. Casos como do Dante, são raridade.

  14. Lucas Lira

    17/06/2011 12:28:15

    Oi Deivid, você deve ser muito bom no que faz, pena que não seja talvez uma profissão pública onde qualquer um que não entende nada, não sabe de nada, pode ficar julgando as pessoas.

  15. Henrique

    17/06/2011 12:13:43

    Isso acontece pq não há equilibrio entre os times. Isso vale pro feminino tbm. Triste realidade

  16. Rick

    17/06/2011 12:10:42

    Como seria bom se vc se identificasse....Assim, o seu coment poderia significar alguma coisa...Do contrário, todos só podem pensar que se trata de um fake ex-jogador...Outra coisa: a grafia correta é inexperiente!!

  17. FOGO AMIGO, OU TRAIRAGEM?

    17/06/2011 11:44:21

    COM TANTA GENTE FALSA E TRAIRA NO VOLEI Q AS VEZES DA SAUDADE DO TECNICO RICARDO NAVAJAS QUE Ñ DEIXAVA ATLETA TRAIRAR OUTRO E Ñ SE IMPORTAVA SE BERNADINHO, MONTANARO E RENAN APROVAVAM O ATLETA PRA ELE PODER CONTRATAR, SAUDADES DE JOSENIAS, PÉZÃO, MAX, JOEL, LEVI MEIO, CAPITÃO CARLÃO, TANDE, JORGE EDSON, SHUANCK, BOI, DOUGLÃO MEIO, KLÉBER CANHOTO, KALÉ, FERNANDÃO MEIO, ÍNDIO, BRÁZ, RICARDO ROIM, BALÚ, ALLAN COCATO, KID, GILSON MÃO DE PILÃO, HERNANI, MIGUEL O LENHADOR, PINHA, TOALDO, JANELSON, JAILTON, PAULO PORTO, MONTALBAM, LILICO "FALECIDO", BOCÃO MEIO, MARCELO NEGRÃO, MAURICIO..... ESSES JGADORES SIM Ñ ERAM MARIA VAI COM AS OUTRAS TODOS TINHAM PERSONALIDADE FORTE E FAZIAM DA SUPER LIGA UM PALCO DE GRANDES BRIGAS E BATALHAS... ERA GOSTOSO ASSISTIR, HJ EM DIA Ñ TEM RIVALIDADE PQ SÃO TODOS AMIGUINHOS E TEM MEDO DE SE QUEIMAREM.. ASSIM COMO MARLON NA SELEÇÃO QUE SE CONTENTA EM SER BANCO DO BRUNINHO MESMO SABENDO Q É BEM MELHOR PARA Ñ SE INDISPOR COM OS AMIGOS DO BRUNINHO E NEM COM BERNADINHO PRA Ñ CORRER RISCO DE SER CORTADO DA SELEÇÃO...

  18. jose roberto

    17/06/2011 11:40:10

    Oras isso é reflexo que as equipes assim como a maioria dos campeonatos aqui no Brasil é feito pelas confederações e não pela liga de clubes, assim sendo meu nobre vai continuar a ter bastante jogadores desempregado porque os clubes não querem se unir contra as confederações.

  19. Joaquim

    17/06/2011 11:39:03

    Se o RJX custa 13 mihões de reais, como anunciado, não será fácil montar uma equipe de ponta neste mercado inflacionado se não tivermos ginásios lotados, direitos de TV e patrocinadores fortes. O vôlei é o segundo patrimônio do esporte nacional e mantê-lo no topo é quase uma obrigação de todo brasileiro, especialmente de quem o dirige. A alcunha de Superlliga pressupõe um campeonato com equipes fortes de norte a sul do país. Este é o vôlei que os amantes deste esporte querem ver e não apenas o que se pratica no Rio, São Paulo e Santa Catarina.

  20. Marcelo JF

    17/06/2011 11:37:01

    Alguns desses atletas devem ter pedido um salário altíssimo para suas renovações. Existem vários times no Brasil, como da UFJF iram querer ter atletas como Samuel, Minuzzi,, Ezinho, André, Polaco, entre outros, mas. Tem vaga aqui no time da UFJF é só virem...O vôlei não é o futebol e os atletas tem que tomarem consciência disso. Casos como do Dante, são raridade.

  21. FOGO AMIGO, OU TRAIRAGEM?

    17/06/2011 11:18:22

    E AI VOLOCH VC Ñ DIVULGA COMENTARIO DE VALOR, PQ VC É SENSACIONALISTA ? VOCE Ñ DEVE SABER NEM A METADE DOS ABSURDOS DOS BASTIDORES ESSE VOLEI... SOU EX JOGADOR , JOGUEI ATÉ 2009 TIVE PASSAGENS EM CLUBES DE EXPRESSÃO COMO O PODEROSO REPORT/SUZANO, MINAS,PALMEIRAS, ESPANHA, BELGICA, JAPÃO ETC...UNICO QUE BATE DE FRENTE COM ESSES CARTOLAS DO VOLEI É O INESPERIENTE,LOKO E METIDO A TÉCNICO O DIRETOR DO VOLEI FUTURO BÁSILIO.O RESTO É CONIVENTE OU Ñ TEM CORAGEM DE BATER DE FRENTE PRA Ñ SE QUEIMAR.. Ñ VAI POSTAR ESSE COMENTARIO DE NOVO?

  22. Vic

    17/06/2011 10:59:47

    Muito bom Luiz! Também postei um comentário falando de jogadores mercenários e de patrocinadores relâmpagos e, assim como o seu, foi desconsiderado. Acho que o blogueiro e seus auxiliares não gostam de opiniões divergentes.

  23. Adimara Camargo

    17/06/2011 10:15:06

    Você esqueceu que o nosso País é o País do FUTEBOL!!!! Não adiante, os investimentos feitos em alguns esportes são esporádicos,principalmente no volei, cresce, cresce e depois tem essa paradeira , pois quando dão algum resultado são esquecidos,patrocinio é coisa que só o futebol tem forte, infelizmente é uma vergonha quando vemos grandes clubes fechando suas portas por falta de apoio, depois reclamam que os atletas não valorizam seus país vão jogar fora, mas quem vive de """"VENTO É TEMPESTADE""""" os atletas vão onde são valorizados.

  24. dani

    17/06/2011 10:06:45

    Não é dos dirigentes e da torcida do Volei Futuro??????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  25. Carlos

    17/06/2011 09:40:22

    Muito bom comentário! concordo plenamente!André Nascimento já FEZ muito FEZ, na última superliga só não jogou menos do que o Giba, este sim tem capacidade "marketeira" e ajuda da globo e Bernardinho pra continuar no topo.Quanto aos outros jogadores quanto estão pedindo 1 milhão?, afinal este é o salário Base de um jogador de volei e fica a dúvida o Voloch acha q vale mas os clubes e treinadores.Quanto ao Mauro Grasso, ele mesmo se queimou na última superliga e acho que dificilmente terá lugar de novo em algum clube, afinal treinador querendo aparecer mais do q jogador é o fim da picada!!!

  26. Claudio do Nascimento Cavalcanti

    17/06/2011 08:48:55

    Concordo plenamente.É claro que um blog expressa a opinião do responsável por ele, e por isso mesmo está sujeito a críticas. Também já tive um comentário "censurado" só por criticar a postura do blogueiro em relação ao Bernardinho, que é alvo de críticas recorrentes, e nem sempre justas. Não ofendi e nem usei de grosseria, mas meus comentários não foram postados. Leio sempre o blog porquê gosto de volei e, sejamos justos, aqui se encontram informações atualizadas sobre o esporte, mas às vezes é duro de ler alguns posts.

  27. Bruno Moreira

    17/06/2011 00:23:34

    Fico imaginando a "puchação" de saco com o novo time do Rio o RJX. Vai ficar entre RJX, Sesi e Sky/Cimed este ano os outros times serão para completar tabela. Bom foram os anos em que havia a melhor de 5 nas finais e transmitida pela Band (transmissão ruim) mas melhor que nada.

  28. claudio

    16/06/2011 23:55:55

    Na minhacasa tb,pode vir quente que eu estarei fervendo ,,adorooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!

  29. Cristina

    16/06/2011 23:05:07

    BRUNO VC ESQUECEU DO NOME DO TREINADOR DE SÃO CAETANO,TONICO QUE ESTA NA PROFISSÃO HA MUITOS ANOS E NESTA TEMPORADA DEVE FICAR DE FORA DOS CAMPEONATOS,UMA GRANDE PENA,POIS NA MINHA OPINIÃO É UM DOS TREINADORES QUE DA CHANCE AOS JOGADORES QUE SÃO DISPENSADOS DOS GRANDES CLUBES.

  30. deivid

    16/06/2011 23:03:31

    Gente Mauro Grasso devia pagara para trabalhar um técnico ruim sem nada de novo parece aqueles técnicos dos anos 80 que não evoluiram,Junior de gragas a deus que ele não foi pra ai estragar o time agora tudo tem um limite se o cara ganha 50,000 e quem oferecer 5,000 não dá ne gente,mas o Chiquita do Londrina merecia uma oportunidade em um time maior porque pegou aquele time fraco do Londrina e fez uma excelente superliga fica ai um Nome que merece uma oportunidade agora o Grasso esquece que esse cara é péssimo com a verba que o cara tinha no São Caetano não fez nada,com a verba do Pinheiros muito menos ele é super incompetente!

  31. Alex

    16/06/2011 23:02:58

    Na minha opinião a culpa é da Fernanda Venturini. Subsidiariamente, pode-se pensar também na Júlia, filha do Bernardinho.

  32. Alex

    16/06/2011 23:01:26

    Parabéns! Perfeita a colocação. Concordo plenamente. Completamente sem nexo.

  33. MARCELO

    16/06/2011 22:47:34

    Se o Samuel estiver desempregado,pede para ele vir aqui, morar comigo.Garango casa, comida, roupa lavada...Um moreno bonito daquele não fica desempregado nunca,aqui em casa tem lugar.Vem?

  34. Paulo Mancha

    16/06/2011 22:27:28

    Ate que enfim um bom comentario neste blog, realmente a varios casos de jogadores limitados para a posiçao, jogadores pedindo muito, joagadores querendo ir jogar fora do pais.Bom comentario Luis Viana

  35. Thiago

    16/06/2011 21:41:55

    Enquanto as "equipes" forem marcas de desodorante, banco, tv paga, remédio e etc, isso vai continuar acontecendo. Precisamos de TIMES e não patrocinadores esporádicos. E o pior é que os nomes dos mesmos sequer é dito pela Globo ou Sportv.

  36. Luís Viana

    16/06/2011 20:41:09

    Não entendi porque meu comentário não apareceu. Só porque questionei os nomes citados pelo blogueiro ou porque questiono o sensacionalismo? Veja que temos na lista de desempregados: um jogador que pediu para rescindir seu contrato para poder fazer um tratamento médico, temos quatro já com contratos assinados mais de uma semana, jogadores que atuam no exterior e não desejam voltar, jogadores que não quiseram renovar para ter a oportunidade de jogar no exterior e jogadores que perderam espao em função de problemas de relacionamento com o grupo.É um post que mistura alhos com bugalhos, coisas sem nexo e sem sentido.E de mais a mais quem não tem competência que não se estabeleça. De que adianta contratar todos os citados, formar um mega-time e depois de um ano fechar as portas deixando todos na mão? por isto a CBV analisa a capacidade financeira dos times para ver se tem ou capacidade de montar um projeto, ainda que com jogadores baratos, e dar contunuidade ao mesmo e não virar times de futebol devendo milhões e milhões para depois pedir socorro ao governo e eu como pagador de impostos ter de bancar a aventura de gente mal preparada, para não dizer desonestas.Aí fica a pergunta: o post parece ser daqueles que acusa muito mas prova nada. Interessa a quem diminuir a Superliga?

  37. sonia

    16/06/2011 20:23:52

    A desgraça tem nome: ARY GARÇAS. Como os cartolas do futebol ele tambémtem seus interesse. Entregou o volei brasileiro para a Globo, que em 1o lugar não tem interesse que a Superliga seja televisionada por outra emissora.Os times não ganham nada dos direitos. Tudo vai para o cofre de Ary, o time tem seu é ceifado, paga todas as despesas, viagens, etc.Não temos sequer uma agenda da temporada dos times.É uma vergonha, enquanto os times não formarem uma associação, ele ficará cada vez mais rico e volei mais confuso.

  38. natalia souza

    16/06/2011 20:04:09

    Luiz, vc não sabe quem manda no time da Cimed? E agora vai ter alguns olheiroslá também, se eles não gostarem do atleta, tá fora,,,

  39. Alan

    16/06/2011 20:00:12

    Enfim uma noticia sobre voleibol

  40. Anonimo

    16/06/2011 19:18:16

    Junior. Você tem toda a razão sobre o Mauro Grasso. Conseguiu algo quase impossível: afundou um clube tradicional como o Pinheiros, com um dos melhores elencos da superliga. Jogadores top em nível internacional. Grasso está mesmo sem crédito atualmente!

  41. Pati

    16/06/2011 18:03:57

    Perfeito seu comentário Mobylette!!!

  42. Neto

    16/06/2011 17:55:57

    Vc como sempre mal informado. O Thales continua na CIMED, apenas não será titular, tendo em vista que ele mostrou ainda não estar preparado para isso, mas parece que terá um grande futuro.

  43. Marcelo

    16/06/2011 17:24:56

    Polaco acertou com o Minas. Tira o Polaco e coloca o Fabio Paes como desempregado! kkk

  44. diego

    16/06/2011 17:10:41

    Uma vergonha,o melhor campeonato do mundo,com grandes jogadores e ao mesmo tempo revelando grandes craques,ficarem 5 times sem competir por problemas financeiro.Ary Graça tem que pensar e buscar soluções para esses clubes.O governo também poderia,já que uma parte da Mega sena destina ao futebol!!!Acorda Dilma e Ary,ministro do esporte!!!Só pensa em Copa????

  45. diego

    16/06/2011 17:10:06

    Uma vergonha,o melhor campeonato do mundo,com grandes jogadores e ao mesmo tempo revelando grandes craques,ficarem 5 times sem competir por problemas financeiro.Ary Graça tem que pensar e buscar soluções para esses clubes.O governo também poderia,já que uma parte da Mega sena destina ao futebol!!!

  46. Lucas Lira

    16/06/2011 17:06:02

    Este comentário deste cidadão (junior) é lamentável.

  47. Paulo Augusto

    16/06/2011 17:03:09

    Deus deu a vida pra cada um cuidar da sua, pelo amor de deus, se o Mauro não aceitou a proposta de Montes Claros é porque ficou muito aquém. Você paga as contas dele??? Se ele vai ficar desempregado não é problema seu. Cada um sabe o quanto seu calo dói.

  48. ackilles

    16/06/2011 16:26:17

    eu ia dizer o mesmo...

  49. Luciano

    16/06/2011 16:04:18

    Acho que a entrada de muito dinheiro em poucas equipes de volei, supervalorizou os salários dos jogadores e com isso as equipes com menos poder aquisitivo estão com problema na montagem dos seus times, seria uma espécie de greve branca. Acho que o sistema de pontuação é válido para equilibrar as equipes mas o atleta não pode pensar que serve de arma para conseguir melhores salários. No final esses atletas que estão parados tem que ser mais humildes e inscrever numa equipe mediana e com um bom equilíbrio do elenco pode desbancar favoritos pelo conjunto da equipe. Outro problema sério dos esportes exceto futebol é a falta de divulgação na mídia de seus patrocinadores.

  50. Givanildo

    16/06/2011 15:28:43

    A CULPA É DOS PROPRIOS ATLETAS QUE QDO VÃO JOGAR FORA DO BRASIL NÃO SE NATURALIZAM NAKELE PAIS POIS ELES SABEM MUITO BEM QUE NA SELEÇÃO POUCOS TEM VEZ PENSEI Q MAFIA SÓ ERA NO FUTEBOL MAS VEJO QUE O VOLEI FOI CONTAMINADO AO VER UMA LEVANTADORA COMO A FERNANDA VENTURINI A VOVO DO VOLEI SO NÃO TA NA SELEÇÃO PORQ BERNADINHO E ZE ROBERTO NÃO SE BICAM QTO A SUPERLIGA OS PATROCINADORES PREFEREM O FUTEBOL É MAIS EXIBIDO ATÉ MESMO O BASKETE DOS ESTADOS UNIDOS NO CANAL ESPORTE INTERATIVO OU DEVERIA CHAMAR FUTEBOL INTERATIVO, QTO A REDE GLOBO ESSA QDO DECIDE EXIBIR JOGOS DA MAIOR ZICA PRA OS ATLETAS EM ANOS PASSADOS QDO A BAND TRANSMITIA OS JOGOS DA SUPERLIGA E SELEÇÃO ERA UMA MARAVILHA MAS ESSA AGORA SO MOSTRA FUTEBOL COM OS COMENTARIOS DAKELE NETO Q HOMENZINHO XATO.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso