Blog do Bruno Voloch

Liga Mundial não é prioridade em 2011; Brasil e Rússia são favoritos, Itália incógnita e Argentina pode ser a surpresa

Bruno Voloch

A Liga Mundial começa sem despertar tanto interesse como em anos anteriores.

A competição não é prioridade para nenhuma das 16 seleções. A Copa do Mundo do Japão é objetivo número 1. Os 3 primeiros colocados na Copa do Mundo se classificam direto para os jogos olímpicos de Londres em 2012.

A Liga Mundial 2011 tem novamente Brasil e Rússia como favoritos. Qualquer outro vencedor será zebra e das grandes.

Vale ressaltar que esse ano 8 seleções estarão na fase final. Polônia e mais 7, diferente de todas as edições anteriores. Os dois primeiros de cada grupo se classificam.

Se no ano passado a seleção brasileira encontrou moleza na primeira fase com Holanda, Coreia e Bulgária, esse ano pode ter um pouco mais de dificuldade em função da rivalidade com a Polônia e os Estados Unidos. Porto Rico, elogiado por Bernardinho, será saco de pancada. Pode arrumar um set aqui, outro ali, mas nada além disso. Se vencer um jogo, será histórico.

Como está classificada para a fase final, será sede, a Polônia será uma incógnita nos primeiros jogos. Andrea Anastasi, ex-Itália, é uma das atrações da seleção. Kurek, o destaque da Polônia.

Os Estados Unidos tradicionalmente sempre nos dão muito trabalho ainda mais com as presenças de Stanley e Priddy. O maior problema ainda está em encontrar um levantador capaz de substituir o espetacular Lloy Ball. Difícil.

No grupo B, apesar de alguns desfalques, a Rússia é favorita. Vladimir Alekno assume a seleção e a expectativa é que o treinador possa fazer todos os jogadores renderem o máximo que podem, algo que poucos conseguiram até hoje. Mikhaylov é a estrela da seleção e o time não terá o bom Poltavskiy. contundido.

A Bulgária, protagonista do 'dia da vergonha' no último mundial ao lado do Brasil, deve ficar com a segunda vaga. A mudança de treinador se fez necessária por causa do triste espetáculo na Itália no ano passado. Radostin Stoychev, treinador do Trentino, assumiu a seleção ainda abalada emocionalmente. Os trunfos seguem sendo Nikolov e Kaziyski.  

Apesar do bom mundial, a Alemanha, de Raul Lozano, não terá Grozer e tem poucas chances de sobreviver no grupo. O Japão então, corre mais do que por fora. Sem poder jogara em casa por causa dos incidentes no país, a seleção japonesa vai apenas treinar para as futuras competições. Sem responsabilidade, pode até aprontar alguma surpresa.

No grupo C dá para cravar Sérvia e Argentina. A Sérvia mesmo sem Miljkovic e Grbic tem mais time que a Argentina e sobra diante de Finlândia e Portugal. A Argentina pode até beliscar uma primeira colocação se for regular e constante nas partidas fora de casa. Gosto do trabalho de Weber e existe uma franca evolução de jogadores como Uriarte, De Cecco, Conte e Quiroga.

Finlândia e Portugal são meros coadjuvantes.

O grupo D deve ser interessante e talvez o mais equilibrado. Imprevisível diria. Cuba tenta superar a perda de Símon, Leal e Hierrezuelo, todos banidos da seleção. Se tiver peças de reposição pode brigar por uma das vagas. A responsabilidade estará toda nas costas do jovem Leon. Vale lembrar que Cuba não tem ginásio, ainda em obras, e por isso também vai jogar todas fora. Isso teria facilitado o plano de fuga de Simon e cia.

A Itália tem uma tradição que jamais pode ser desprezada. Mauro Berruto assumiu a equipe e dispensou medalhões como Vermiglio, Fei e Mastrangelo. Tenho a curiosidade de ver a nova formação da Itália, mas acredito que os italianos vão estar na segunda fase. Zaytsev pode aparecer e ter seu espaço na Itália.

A França já viveu dias melhores e será uma grata novidade ver a França na segunda fase. Se isso acontecer, será muito mais em função da fragilidade de Cuba e Itália do que por méritos próprios.

A Coreia é uma seleção fraca taticamente e baixa para os padrões mundiais. Em casa, pode dar trabalho. Fora, será complicado. Se encaixa no mesmo caso da França e teoricamente, não se classifica.

  1. limor

    08/07/2011 21:55:36

    Parabéns pelas previsoes. Argentina está nas semi.

  2. Carlim

    28/05/2011 12:18:12

    Ja tava na hora de alguem falar sobre isso. Esse Bruno classificou como "dia da vergonha" pensando que todo mundo adotaria esse bordao. Vergonha eu achei foi o regulamento beneficiar a Italia daquele jeito. E se o regulamento era esse, apenas foi usado da melhor maneira possivel. Ponto para Bernardinho mais uma vez....

  3. Djalma Magalhães Silva

    28/05/2011 11:33:00

    Dia da vergonha? porque? porque usou o regulamento como faria qualquer país do mundo? se fosse na Europa o povo acharia normal, mais aqui é vergonha. Concordo plenamente com eles, seleções vivem de títulos e não de vitória simples, então reavaliem quem fica pregando moralismo falso. As coisas são como são, e parem de usar SI, PORÉM , TODAVIA, UM DIA, e me poupem de falas moralistas, afinal eles vencem tudo e pelos títulos que já ganharam podem até pararem pq já estão imortalizados no volei e o resto é frescura de falso moralismo. Ufa, acho que fui claro né? .........

  4. Diogo Marcio

    28/05/2011 10:47:17

    Prefiria o Henrique (MInas TC) no lugar do Éder!

  5. Thiago Nascimento

    28/05/2011 04:46:23

    concordo!

  6. Thiago Nascimento

    28/05/2011 04:45:52

    a Argentina pode ser surpresa em que? se classificando para a fase final e ficando em último?

  7. aurelio

    27/05/2011 14:52:49

    Dia da vergonha foi dia que você começou a ser chamado de jornalista isso sim . TRI CAMPEÃO . engole isso . só pq nao gosta do Bernardo e do Bruno fica com essa perseguição . TRI CAMPEÃO . ninguem tira isso . e vc não sabe de nada

  8. ANDERSON

    27/05/2011 13:46:24

    Recebi um email de fpv me avisando que é em agosto/2011 o dia a definir

  9. ANDERSON

    27/05/2011 13:42:52

    este site não fala nada do campeonato paulista voleibol, ta dificil descobrir a data de quando começa? alguém sabe por favor responda?

  10. apenas alguem

    27/05/2011 13:36:45

    concordo com vcs, os jogos do brasil com a bulgaria sao bem mais complicados do q com a polonia, a selecao da bulgaria tem um saque muito forte e qdo encaixa o saque e muito dificil de vencer !!!

  11. deivid

    27/05/2011 13:15:20

    eu concordo que esses nome mereciam uma chance mais os dois joão paulos são mais tecnicos que diogo olha superliga o joao paulo foi o melhor atacante o campeonato todo e outro na turquia foi destaque no passe e eficiencia no ataque agora que não merecia oportunidade thiago alves ai sim preferia o diogo 1000 vezes e no meio o gustavo deveria ter se aposentado mesmo e preferia o dougals cordeiro hj no meio melhor ataque e agora do ricardinho sinceramente e que menos faz falta porque no brasil tem uns 6 com nivel de seleção então e fácil ver muitos podem jogar agora o bruninho esse ano merecia ter sido cortado deveriam ser william sandro raphael e marlom os convocados !

  12. Matuzalém

    27/05/2011 12:01:50

    O Brasil é favorito porque possui os melhores ponteiros passadores do volei mundial, posição essa que carece de bons valores em outras seleções, principalmente as européias, que embora tenha jogadores fortes e altos, possui extrema dificuldade em passar. Se essa carência não for resolvida, o brasil paseia novamente na liga. A conferir.

  13. Renato Pinto - São Luís - MA

    27/05/2011 11:44:56

    É LAMENTÁVEL, a preferência do técnico da Seleção Brasileira de Futebol por jogadores medíocres como: Luisão, Sandro e Adriano em detrimento a craques como: Alex(Fenerbahce), Hernannes(Lazio), Kléber(Palmeiras) e principalmente Marcelo(Real Madri).É LAMENTÁVEL, a preferência do técnico da Seleção brasileira de Vôlei por jogadores medíocres como: João Paulo, João Paulo Bravo e Éder em detrimento a craques como: Diogo(Minas), Douglas Cordeiro(Cruzeiro) e principalmente Ricardinho(Vôlei Futuro).

  14. sergio araujo

    27/05/2011 11:42:58

    o volei futuro já encontrou uma central para substituir a fabiana.?

  15. deivid

    27/05/2011 11:38:46

    http://www.fpv.com.br/ parece que começa hoje mas pelo site da federação paulista de volei da pra vc ver melhor!

  16. Luiz

    27/05/2011 11:38:23

    BRUNO, VC ESQUECEU DE COMANTAR QUE SE A POLÔNIA FICAR EM TERCEIRO LUGAR DE SEU GRUPO, SÓ O PRIMEIRO COLOCADO PASSARÁ PARA A PRÓXIMA FASE. ENTÃO, É BEM CAPAZ QUE BRAZIL OU EUA ENTREGUEM O JOGO PARA A POLÔNIA CASO NÃO FIQUEM EM PRIMEIRO LUGAR. ASSIM, A POLÔNIA FICARIA EM SEGUNDO E CARREGARIA COM ELA O PRIMEIRO E O TERCEIRO LUGAR. TUDO MUITO LOUCO ASSIM, O BRASIL QUE SE CUIDE, POIS SE DEIXAR OS EUA FICAREM EM PRIMEIRO LUGAR, VAI TER QUE PASSAR POR MAIS UM DIA DA VERGONHA PARA CHEGAR À PROXIMA FASE.

  17. Neto

    27/05/2011 11:30:17

    Concordo, três jogos contra a Bulgária foram muito difíceis. No quarto e último, mesmo com a vitória difícil, o Brasil já estava classificado. Lembro que essa derrota eliminou a Bulgária da fase final da Liga, o que deixou os búlgaros bastante indignados com o time do Brasil.

  18. Neto

    27/05/2011 11:26:04

    A mudança de técnico no time da Bulgária foi pelo fraco desempenho desde 2008. Só um exemplo: no Mundial de 2010, por não ser a primeira do seu grupo, o time acabou caindo no grupo do Brasil, e depois teve que enfrentar Cuba no grupo das quartas, acabou eliminada.

  19. Bruno Guimarães

    27/05/2011 10:59:02

    Ano passado o Brasil encontrou moleza na primeira fase?!Perdeu em casa por 3x0 pra Holanda. E um dos jogos na Holanda, precisou do tie-break pra vencer.E dois jogos contra a Bulgária foram decididos também só no tie-break.Eu acho que esse ano está mais fácil do que ano passado.

  20. ANDERSON

    27/05/2011 10:55:25

    Quando começa o campeonato Paulista de Voleibol masulino e feminino?Quem poderia me responder?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso