Blog do Bruno Voloch

Giovane Gávio vira realidade, vence preconceitos e mira seleção

Bruno Voloch

Coragem nunca faltou.

Assim que abandonou a carreira, Giovane deixou claro que gostaria de ser treinador.

Sabia entretanto que teria que quebrar algumas barreiras e muitos preconceitos, especialmente por parte de futuros companheiros de profissião.

No início, ele apanhou. Nada mais natural para um iniciante. Giovane sempre fez questão de frisar que o primeiro objetivo era dirigir um time de ponta, ser campeão e um dia quem sabe fazer história na seleção também como treinador.

Tudo na hora certa, sem atropelos. Giovane já fez história. Foi campeão como jogador e agora treinador, feito conquistado somente por Javier Weber, hoje técnico da Argentina e ex-jogador da extinta Ulbra.

Não acho cedo para dizer que Giovane virou realidade. Cara de credibilidade e que não se deixa abater facilmente pelas eventuais derrotas, como na superliga passada com o mesmo Sesi. 

Giovane teve o mérito de montar todo um projeto e 'ganhar' o grupo de jogadores. Com o time nas mãos, teve a capacidade de deixar todos os atlletas em condiçoes iguais de jogo, como Vini, fundamental nos 3 a 1 da decisão.

Isso sem falar na aposta em Sandro e em especial de Wallace, 'escondido' na Argentina há 4 anos.

Giovane sabe conviver com estrelas como Murilo e Serginho, ex-companheiros de seleção. Giovane é humilde, sabe falar com os jogadores e taticamente foi perfeito nessa reta final de superliga. Contra o Minas e Cruzeiro deu provas de seu amadurecimento como treinador.

Pode parecer cedo, mas não é. Giovane vingou e já é realidade. O primeiro objetivo ele conquistou e está consolidado.

Se mantiver a coerência no trabalho, a dedicação do dia a dia e os resultados, Giovane pode seguir o caminho de Weber.

  1. Leo

    28/04/2011 01:26:47

    AECIO não sou a favor dele, já vou avisando! Mas ele não foi pego na lei seca. Ele foi pego em uma blitz e ele não havia verificado que estava com a carteira vencida.Quanto não fazer o bafômetro: ele arrumou uma BELA DESCULPA! Mas não foi por causa da Lei Seca que ele foi pego.

  2. Sérgio Queiroz

    26/04/2011 13:04:56

    Para vcs que publicaram sobre Giovane:Giovane quer estágio com BernardinhoPublicidadeMARIANA BASTOSENVIADA ESPECIAL A BELO HORIZONTEHá quatro anos, o bicampeão olímpico Giovane Gavio, 40, iniciava sua trajetória como técnico na Unisul (SC). E anteontem, com o Sesi (SP), sagrou-se campeão da Superliga masculina. * "Passarinho" encaminha campeão Giovane ao Sesi * Sesi cala Mineirinho e conquista título inédito na SuperligaAgora, com seu primeiro título de peso obtido fora das quatro linhas, o mineiro de Juiz de Fora quer progredir aprendendo com quem é considerado um dos melhores treinadores da história.Sua ideia é passar um tempo com Bernardinho, em maio, no Centro de Treinamento de Saquarema, onde o ele iniciará a preparação da seleção para a Liga Mundial."Se eu tiver uma oportunidade de passar uns dias em Saquarema, vou tentar porque é um sonho poder aprender mais com ele", disse Giovane, que, comandado por Bernardinho, foi campeão olímpico em Atenas-2004.Alexandre Arruda/CBV Giovane orienta jogadores durante jogoGiovane orienta jogadores durante jogo"Bernardo é único, uma pessoa fantástica, perfeccionista. Não que eu queira copiar o seu trabalho, mas quero aprender com quem é bom. Se eu chegar perto dele daqui a 20 anos já fico bem contente", complementou.Giovane conta que, quando ainda era jogador, pediu a opinião de Bernardinho sobre a possibilidade de seguir carreira como técnico."No Pan [de 2003], foi a primeira vez que eu toquei no assunto. Ele deu força e disse para eu ter cuidado porque a vida de técnico é sacrificante. Mas acho que vale a pena. O que não é sacrificante nessa vida?", questionou ele.Com a medalha no peito, ele fez questão de fazer agradecimentos públicos a sua mulher e aos filhos, que tiveram paciência para suportar as viagens da equipe.Após erguer o troféu, Giovane foi questionado sobre a possibilidade de suceder Bernardinho, que está há uma década no cargo."Seleção é negócio sério, tem que ter um conhecimento infinito. Não pode ser como há 20 anos, em que se testava um técnico jovem. Se algum dia eu for chamado, vai ser mais um sonho realizado, mas primeiro tenho que estar pronto", diz Giovane, que cursa educação física.Para ele, ainda vai demorar um pouco para estar pronto. "Não sei não. Deixa quieto. Daqui a uns seis, dez anos... Tenho que me formar primeiro. Tenho uma série de outras coisas para fazer."

  3. Regis Machado Rezende

    26/04/2011 00:15:49

    Se a Isabel tivesse sido campeã da Superliga com o VASCO na temporada 2000/2001, será que iriam dizer que ela merecia ser técnica da seleção também?Isto é uma bobagem sem tamanho.WILLIAM, ISABEL, GIOVANE, ex-grandes atletas que investiram em uma carreira de técnico sem ter conhecimento específico.Ter sido um grande jogador não credencia ninguém à ser um grande técnico. A única excessão é mesmo o Bernardinho que é formado em ECONOMIA.Para ser técnico não precisa mais ser formado em ED. FÌSICA? Fico imaginando onde nosso esporte estaria se fosse aprovado a lei de criação do MONITOR ESPORTIVO.GIOVANE atleta foi um dos melhores do BRASIL, como técnico é totalmente amador, não possui qualificação cientifica e está longe de ser uma realidade.Vamos ter mais embasamento e menos achismo.

  4. emanuella

    25/04/2011 20:40:23

    você viu o jogo errado então, foi 3x1 não 3x0, e o terceiro set foi super disputado, então foi bem diferente do chocolate que você viu.

  5. Desiderio

    25/04/2011 15:47:27

    Quem é que foi pego na lei seca mesmo????....

  6. Kamilla

    25/04/2011 15:23:54

    Bem, acho que vc não pode se esquecer do fato do Sesi ter incorporado o Montanaro ao grupo. Ele, sem dúvida, é um grande gestor e trouxe toda a experiência acumulada no antigo Banespa para transformar o Projeto do Sesi-SP em um grande sucesso!

  7. muciolo

    25/04/2011 15:16:42

    Esse cara que atende por Roberto é um tipo bem esquisito de torcedor. Uma coisa é certa: ele não faz parte da comunidade dos que conhecem e discutem vôlei aqui nesse blog com um mínimo de educação doméstica(aquela que herdamos dos nossos pais). Porque o termo "Alma Sebosa" usado por ele é muito comum ouvido por pessoas de baixa escolaridade ou nenhuma, e que assistem com frequência os programas policiais de quinta categoria, dos tipos "barra pesada". Está explicado.

  8. Roberto

    25/04/2011 14:16:01

    KKKKKK, só pode ser piada. Giovane na seleção??? Já viu um pedido de tempo dele?? Só sabe dizer "vamu lá karalho" Nunca vi uma orientação tática. Com um time daquele, até eu sou campeão. Imagina Giovane na final da superliga do ano passado ou no mundial contra Cuba. Ia se cagar todo. Não se deixe levar pelo ódio que tem de Bernadinho e desande a falar besteira. Na saída do Bernardo, tem uma loooooonga fila até chegar no Giovane. Alma sebosa...

  9. Guilherme

    25/04/2011 12:49:03

    Quanta inocência, Naty! Ele não ouve o Murilo. Ele pede opinião pra ele sobre o que fazer, pq o Murilo entende muito mais do que ele, taticamente. E faz o mesmo com o Sandro e o Serginho. Pior que o Giovane, só o Jarbas no feminino do Minas!

  10. muciolo(recife)

    25/04/2011 12:26:10

    Voloch, seu comenrtário foi perfeito. Adoro o Giovane Gávio. Ele foi um jogador excepcional, brilhante, além de ser um bom técnico e camarada dos seus comandados. Gigio sabe lidar muito bem com os ex-companheiros de seleção impondo respeito. Você tá coberto de razão. Ele pode sim, num futuro bem próximo, se credenciar a técnico da seleção. E com todo o respeito que os jogadores do Cruzeiro merecem, o Sesi deu um chocolate nos adversários no Domingo de Páscoa. E a torcida....muchou, tomou doriu, sumiu(rsrsrsrs...). Refiro-me aos mal educados torcedores do futebol do Cruzeiro que foram embora após o jogo e nem ficaram em quadra para prestigiar os jogadores do seu time serem premiados. Isso mostre bem a diferença entre os que gostam de volei e aquelas pessoas que pertecem às chamadas torcidas organizadas de futebol.Porque o povo educado das Minas Gerais que gosta do vôlei e torce pelo Minas, pelo Cruzeiro, e pelos times femininos desse estado merecem nosso respeito e todos os aplausosA vitória de 3x0 foi inquestionável e não deixou dúvida em relação à superioridade do time paulista. E não adianta algumas pessoas chorar porque contra fatos não existem argumentos. E esperar a próxima super liga.

  11. manu

    25/04/2011 11:20:23

    fico feliz em ver que o titulo não cegou as pessoas e a maioria aqui ve que Giovane não é técnico coisa nenhuma, ele é fraco demais, nos primeiros anos os tempos técnicos dele se resumiam ao "Vamo lá moçada", agora melhorou, começou a mudar a posição da mão no bloqueio. para chegar a o nível de outros na superliga, faltam muitos anos ainda.Ser melhor que Cesar Douglas não quer dizer que é bom. porque o que Cesar Douglas fez no VF é quase impossivel, qualquer outro técnico da superliga com aquele elenco chegaria na final tranquilo e com menos de 3 derrotas durante a temporada.

  12. Rafael

    25/04/2011 10:20:46

    Arrazou no comentário !!!!

  13. Manuel

    25/04/2011 10:11:34

    O gioovane é uma das maiores piadas como técnico... na semifinal com o minas, no primeiro jogo, o que foi aquele pedido de tempo na sequencia do tempo do minas? resultado --- perdeu o jogo... Ele é péssimo, nem 0,000001% do que foi como jogador...

  14. Thiago Cecilio

    25/04/2011 09:32:41

    Otávio,Concordo contigo, sou Paulistano, moro a 30 anos na cidade de São Paulo, amo esse lugar, mas ODEIO esse bairrismo idiota, não tem nada a ver misturar regionalismo com esporte dessa maneira, denegrindo outros estados, aqui tudo é Brasil, não tem que fazer esse tipo de comentário. E também concordo no que tange a parte política que elege um analfabeto com votação inimaginável, tenho vergonha disso, mas também digo que não podemos generalizar, não somos todos iguais e nem unisonos.Com relação a MG, também não recrimino 100% das pessoas de MG, mas que a torcida do cruzeiro foi ridícula no jogo contra o VF atacando de homofóbica, foi, e mereceu a punição, merecia ter perdido o jogo ali.Abraço...

  15. Otávio Prado

    25/04/2011 01:13:15

    A camisa de maior tradição na história do volei nacional é do Minas e a mais importante nos últimos anos foi a do Cimed...Além disso, quantos jogadores da seleção o Cruzeiro tem e quantos o Volei Futuro tem? O Cruzeiro fez um trabalho muito consistente e deixou para trás equipes como Volei Futuro e Pinheiros de São Paulo...Deixe de estória para nenem dormir! BH tem uma qualidade de vida que SP não tem e a vida não se resume a praia!!! Foi SP quem elegeu um palhaço analfabeto. Cada estado tem sua beleza e seus problemas!

  16. Naty

    25/04/2011 00:18:11

    Como a galera fala besteira né...falar que o Giovane não sabe dar instruções nos tempos.....falar um negócio desses e desmerecer o trabalho de toda uma equie técnica que trabalha muuuuuuito.......Acho o Giovane um cara super humilde.......um cara que nos tempos ouve o que um jogador como o Murilo está falando pra equipe....um cara que não se coloca como "chefe" e sim como uma peça a mais de uma equie.....ficou claro isso em todos os jogos.....e vc vê que os jogadores o respeitam muito.....

  17. CMA

    25/04/2011 00:07:48

    nossa quanta bobagem, vocês paulistas adoram trazer guerrinhas regionais para tudo, e reclama dos outros que tem preconceito, olha quanto preconceito em um post só. Ridiculo, imagino que deve ser fã do VF para ter tanto rancor.

  18. Fernando, Palmas/TO

    24/04/2011 23:38:59

    Desidério, vc deve ser torcedor do time do Michel!!!Esqueça a derrota do VF e enalteça a vitória do SESI, como bom paulista.A raivinha da turma do VF pela eliminação ainda não passou???Não considero sua posição em relação ao Estado de Minas como preconceito,considero-a como INVEJA.MNAS tambrém tem PIB, porém com QUALIDADE de vida.....Agora, quem dá ao BRASIL um TIRICA com a SEGUNDA maior votação da história,sendo a PRIMEIRA o Éneas... não merece muito crédito não!A terra da garoa tem PIB, mas não tem cultura política....Privilégio de poucos!!!!!!.

  19. Gustavo

    24/04/2011 23:30:37

    Não conheço muito o trabalho do Giovane como técnico. Ele foi um jogador excepcional, sem sombra de dúvidas, porém conheço alguns jogadores q não o aprovam como técnico, mas enfim. Parabéns a ele e ao time do Sesi!

  20. Paulo César

    24/04/2011 23:25:55

    Pois é, concordo com quase todos os comentários acima... infelizmente nosso caro Bruno foi muito infeliz dessa vez... Giovane esta longe, anos luz de ser técnico da seleção, a não ser que seja escolhido politicamente devido a uma eventual "panela"... outra coisa, Giovane humilde?!... conheci o Giovane quando jogando várias vezes contra ele em MG quando ele jogava no Bom Partor de Juiz de Fora e eu no Varginha Tênis Clube de Varginha e desde aquela época ele já não tinha nada de humilde... depois então que foi para o Banespa, esquece... só o vi um pouco humilde na seleção com o Bernardinho que o colocou na linha... e concordo com o comentário de um colega que disse que ele não entende nada taticamente...

  21. felps

    24/04/2011 22:56:48

    Concordo contigo Leo...muito amadorismo nesse texto ao achar q ganhar um unico campeonato com um time repleto de valores individuais e ja apostam que será o futuro tecnico da selecao brasileira ! Pq nao questionam pq o mesmo Sesi nao ganhou o campeonato paulista entao ?? Faz me rir....

  22. CIELO

    24/04/2011 22:51:36

    Com este time do sesi, é muito fácil,ate cachorro amarrado com linguiça ganha com uma vez falou felipao do Palmeiras

  23. Osama was my name

    24/04/2011 22:50:56

    GaleraHoje é o dia em que comemoramos a ressurreição do MagrãoO Magrão era o caraDeixou a carpintaria do pai pra pregar pelo desertoNo julgamento foi trocado por um ladrão e morreu na cruzPobre Magrão morreu dizendo ...Pai eles não sabem o que fazem...dai veio a vida que deu voltas e o Magrão virou popA final da Superliga foi a mesma coisaEstavam dando uma moral pra esse pessoal do Cruzeiro que usa expedientes baixos e sacanas do futebolDái no dia da ressurreição do Magrão a justiça foi feitaO trapaceiro e homofóbico Cruzeiro foi pras profundezas e o SESI pra as alturasAcordem para esse Sada Cruzeiro, inclusive vc Bruno

  24. Eraldo Luiz

    24/04/2011 22:40:05

    Acho que o Giovane seria um substituto a altura do Bernadinho, quando ele resolver deixar a seleção, mas o Bernardo tem muitas ligas mundiais, olimpiadas e mundiais para vencer com a seleção

  25. Carlos

    24/04/2011 22:11:37

    Acho um bom nome para o futuro, hoje temos o melhor técnico do mundo, que ainda não encerrou o seu ciclo na seleção.

  26. Jose da silva

    24/04/2011 22:05:11

    O william tambem foi campeão como técnico e como jogador!com a uniban em cima do rexona.

  27. Desiderio

    24/04/2011 21:49:43

    Giovani escolheu o estado vencedor do Brasil para ser campeão1/3 do PIB está aqui e até Lula saiu de Pernambuco pra fazer a vida e o Brasil no melhor pedaço de PindoramaQuanto a Minas e o Cruzeiro ficaram pra trás. O trapaceiro e homofóbico Flavio, diretor que "planeja" "planeja" "planeja" e morre na praia, ops MG não tem praia, morre em casa mesmo...hahahahahahO grande Flavio do Cruzeiro é competente: compete, compete, compete e é o primeiro dos últimos....Flavio, ensina para a CBV como se planeja e acaba em segundo com R$50 mil de multa no STJD e 90 dias de suspensão no STJD pelas trapaças no 3o jogo com o Volei Futuro. No mineirinho não tinha ocmo fazer trapaça e perdeu na bola...Fica aqui um nheco nheco nheco virtual e um chuuuuuupa vacilão que é de uvaSESI SESI SESISP SP SP SP SP

  28. Manoel Galdino

    24/04/2011 21:29:31

    Comentário homofóbico ridículo...

  29. paulo

    24/04/2011 21:28:31

    Sou fã do Giovanni vi ela aparecer para o cenario nacional em 1988 quando ele venceu a Pirelli do Wilian e Carlao.Mas não vou concordar que ele é uma realidade pois eu acompanho o dia a dia dos treinos do Sesi para começar ele não dá treinamento, ele passa muito pouca informaçoes e determinação tatica durante a partida.O grande meritos que ele teve foi saber administrar uma equipe cheia de craques e egos de jogadores, e NAO ATRAPANHAR A EQUIPE pois só tinha estrela no Sesi.Ele sera um grande treinador mas agora afirmar isso é muito cedo.Parabens pela conquista o titulo esta em boas mãos o SESI investe muito em diversos esportes parabens pelo trabalho.

  30. Leo

    24/04/2011 21:24:16

    "Sabia entretanto que teria que quebrar algumas barreiras e muitos preconceitos, especialmente por parte de futuros companheiros de profissião."Queria entender que PRECONCEITOS, especialmente de colegas da profissão, o GIOVANE GÁVIO irá enfrentar?São muitos os técnicos de vôlei que foram JOGADORES de VÔLEI: BERNARDINHO, TALMO OLIVEIRA, MARCELO MENDEZ, ZÉ ROBERTO GUIMARÃOES, WILLIAM, só para citar alguns." Giovane já fez história. Foi campeão como jogador e agora treinador, feito conquistado somente por Javier Weber, hoje técnico da Argentina e ex-jogador da extinta Ulbra."Que história GIOVANE FEZ?A grade maioria de técnicos de vôlei foram CAMPEÕES de ligas, Olimpíadas e outros campeonatos: BERNARDINHO, TALMO OLIVEIRA, só para citar dois.Só queria entender!

  31. dhin

    24/04/2011 21:14:43

    Não entendo essa ironia do volock no fim do post.OBernardinho é disparado o melhor técnico do mundo e me irrita ,as vezes, algumas insinuações feitas pelo volock com relação ao seu trabalho.Ele ganhou praticamente tudo e ainda tem aqueles que não enaltecem o seu trabalho.Enquanto o Bernardinho estiver a fim de ser o técnico da seleção, ele é insubstituível.Agora , quando ele quiser parar, aí sim poderemos pensar em um substituto, se é que é possível alguém repetir os seus feitos.Espero que sim, para a alegria de todos os torcedores brasileiros , que adoram o voleibol.

  32. Julia

    24/04/2011 20:58:48

    Sesi timede macho hahaha Faz me rir. Deixa eu ficar quieta que agora isso dá punição...

  33. Delmar

    24/04/2011 20:57:34

    Bom lembrar que o Mrcelo Fronkowiak, atual técnico do Minas, conseguiu esse feito de ser campeão como jogador e treinador antes do Weber inclusive, e derrotando o mesmo na final da Superliga 02/03 onde Weber era comandante da Unisul derrotada pela Ulbra de Marcelo na final!

  34. Eder

    24/04/2011 20:28:35

    é msm ele deve ser mt ruim msm, se ele fosse bom como tecnico teria sido campeão da superliga!!! é melhor ler isso q ser cego

  35. roberto

    24/04/2011 20:06:35

    Deixa de ser babaca. Olha o investimento do time dos empresários paulistas e olha o do Cruzeiro.Era obrigação do SESI ganhar de qq forma. O outro time paulista feito para ganhar ,continuou sendo do Futuro!!!

  36. CESAR FLORINDO

    24/04/2011 19:58:17

    A longo prazo, podemos começar a visualizar um substituto do Bernadinho. Giovane trabalha muito é serio e tem mais carisma que Bernadinho. Muita sorte e Parebéns ao SESI.

  37. Carlao Trimundial

    24/04/2011 19:45:23

    Agora sim o Cruzeiro encarou um time de macho !!! O outro era diferente !!! Puem, puem, puem...

  38. Diego de Americana SP

    24/04/2011 19:42:19

    Só prova como o Marcelinho é encreiqueiro e só merece medalha de vice. Respeito Marcelinho o Giovane é BI Campeão Olimpíco.Essa "torcida" do Cruzeiro não é nada sem alguém pra hostilizar.

  39. Fernando, Palmas/TO

    24/04/2011 19:34:35

    Bruno, como cruzeirense torci demais. Mas temos que admitir o óbvio: o SESI tem melhor elenco, e soube se impor.Parabéns à garotada do Cruzeiro, que deixou pra trás, entre outros Giba, Ricardinho, etc...Ano que vem tem mais...Espero que os times de Minas (Cruzeiro, MTC e Montes Claros) mantenham, e reforcem, seus projetos para buscar o título de novo para as Gerais...Parabéns ao SESI e ao Cruzeiro.PS: como vimos, o SESI não precisou de notas à imprensa para vencer o Cruzeiro, bastou praticar voleibol... Parabéns pelo seu blog!!!

  40. manu

    24/04/2011 19:26:41

    acho ele um técnico fraco demais, o elenco dele era o melhor disparado, o único elenco que poderia disputar com o SESI era o do VF que fracassou na superliga. acho que Giovane na seleção vai precisar de no mínimo uns 10 anos de experiência.

  41. Guilherme

    24/04/2011 19:07:05

    Giovane na seleção nao! Ele é otimo em uma coisa: montar a equipe. Realmente contratou otimos jogadores esse ano. Mas já viu ele dando instruções nos tempos tecnicos? Não, ne! Pois é, ele não sabe!

  42. Alana

    24/04/2011 18:56:03

    Não seria como o próprio Gigio sempre diz: Seguir o caminho do seu "gurú" Bernardinho? Quem é Weber perto do técnico dos técnicos? Aff!!!Na entrevista pós título ele agradeceu e dedicou a conquista a quem? A Weber? A não, foi ao Bernardinho mesmo. Parabéns Gigio, vai nesse caminho e logo vc chegará a seleção e será muitas vezes campeão.

  43. Giovani Foppa

    24/04/2011 18:23:22

    Bruno, gostaria de frisar que o primeiro a ser campeão como jogador e como treinador foi Marcelo Fronkowiak que foi tri-campeão como jogador (Frangosul e 2 vezes com a Ulbra) e também foi campeão da Superliga com a Ulbra como treinador na temporada 2002/2003, sendo o seu primeiro ano de treinador. Acho que a imprensa especializada deveria lembrar deste fato. Parabéns aos três que conquistaram este feito. Marcelo Fronkowiak, Carlos Webber e agora Giovane Gávio

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso