Blog do Bruno Voloch

CBV e autoridades devem estar atentas para o segundo jogo entre Vôlei Futuro e Cruzeiro

Bruno Voloch

O clima para o segundo jogo das semifinais entre Vôlei Futuro e Cruzeiro é muiro ruim. As autoridades e especialmente a CBV devem estar atentas aos acontecimentos. 

Conforme publicação do Uol e da Folha de São Paulo, a direção do Vôlei Futuro e o jogador Michael acusam a torcida mineira de homofobia. Fora isso, segundo pessoas ligadas ao time de Araçatuba, a equipe sofreu com maus-tratos e ingressos destinados ao Vôlei Futuro não teriam sido distribuídos de maneira correta.

O Vôlei Futuro pede que o STJD julgue o caso e que o Cruzeiro seja punido.

Como assim ?

O próprio Vôlei Futuro não foi punido quando o ginásio Plácido Rocha foi palco de baixarias e confusões entre jogadores e comissões técnicas nas partidas contra a Cimed e o Volta Redonda. Isso sem contar os jogos do campeonato paulista.

Não dá para esquecer a invasão de quadra do jogador Daniel na partida contra a Cimed ainda pela fase de classificação. Daniel apareceu 'do nada' em quadra e lógico teve seu trabalho facilitado pelos seguranças.

Não sou advogado de defesa do Cruzeiro e de nenhuma outra equipe. Mas o passado e os resultados dos julgamentos no tribunal, nos mostram que se depender do STJD nada acontecerá.        

Se realmente Michael foi xingado e 'castigado' pela torcida do Cruzeiro, essa atitude é condenável. 

Escrevi após o jogo que a torcida do Cruzeiro teve um comportamento exemplar em termos de incentivo ao time e que nesse caso a torcida do futebol faz a diferença. Exemplo a ser seguido.

Como controlar quase 3 mil pessoas e suas reações dento de um ginásio ?

Impossível. 

É pura hipocrisia achar que o time adversário será recebido com flores e tapete vermelho. Infelizmente não é assim, que pena. Michael não foi o primeiro e certamente não será o último.

Já tivemos episódios semelhantes com outras estrelas do vôlei e nada, rigorosamente nada aconteceu.    

Dar segurança ao adversário é obrigação, enquanto educar o ser humano é mais complicado, essa que é questão. 

Já entrevistei Michael diversas vezes na televisão e trata-se de um cara simples, de boa índole.

Se está se sentindo ofendido, deve mesmo procurar seus direitos na justiça se for o caso. Atitudes como essa, se realmente aconteceram, não são toleráveis em pleno ano de 2011.

Mas tudo que é dito, precisa ser provado no tribunal. Para o caso de Michael e também das acusações que partiram da direção do Vôlei Futuro.

O Cruzeiro nega tais acusações e afirma categoricamente que essa é uma tentativa do Vôlei Futuro de intimidar os jogadores mineiros.

Pode ser e faz sentido.

Os dirigentes mineiros dizem que os jogadores do Vôlei Futuro deram autógrafos normalmente após o jogo e de fato as imagens mostraram Ricardinho, Vissoto e até Mário Jr perto da torcida do Cruzeiro.

O lamentável disso tudo é que a vaga para a final deveria ser decidida em quadra. Tomara que seja assim. O clima já criado por parte dos dirigentes do Vôlei Futuro é o pior possível para o jogo de sábado. Triste.

É bom novamente lembrar.  A CBV tem obrigação de estar atenta e o Cruzeiro certíssimo em só entrar em quadra se estiver com a integridade física de seus jogadores garantida. 

O torcedor de Araçatuba, local onde já estive algumas vezes, deve responder na 'bola'. Torcer com educação e receber com respeito o adversário. Esse é o melhor 'troco' se realmente tais fatos denunciados são verídicos.

Isso é esporte, um jogo e não uma guerra.

  1. Damião

    12/04/2011 13:32:20

    Quem quer ser ofendido? ninguém é claro, mais uma coisa é certa, a torcida foi muito preconceituosa, ja que não tem a força dentro da quadra tentaram fora, apelando da maneira mais redicula que tem.

  2. Beatriz Martinez

    09/04/2011 18:40:51

    Caro Bruno VolochPela partida de hoje (09/04) o Vôlei Futuro soube, com muita garra, dar um exemplo de competência e a torcida, por sua vez, um show de civilidade.

  3. rafael

    09/04/2011 17:11:43

    Uai...pq ele se ofende ao ser chamado de bicha?Por exemplo, se um jogador que nao seja bichinha, pegar na bola e a torcida comecar em peso a gritar, "macho" "macho" "homem" homem! ... será que ele se ofenderia de ser chamado de macho, de homem?Agora, se o cara gosta é de amassar o capim com o peito, qual o problema de ser chamado de gay? Se ele se constrange com isso, sendo gay, é pq ele deve ter preconceito contra gays, caso contrário nao acharia ruim ser chamado como tal hora...Se um hetero nao entende como ruim ser chamado de homem, pq deve entender que ser hetero é bom, mas se o gay nao entende como bom ser chamado de gay, mostra o quanto esta bichinha é preconceituosa com seus pares...

  4. si

    09/04/2011 15:34:05

    Que coisa mais lastimavel!acho triste e degradante que a torcida não encontre outros meios, menos vergonhosos de se manifestar

  5. Tomás

    09/04/2011 14:22:26

    Geraldo, vc é um tremendo imbecil. Mas não vá se sentir ofendido, como vc mesmo diz, é só uma manifestação tranquila minha.

  6. geraldo

    09/04/2011 13:04:28

    Sempre, em toda minha vida, fui em campos de futebol e ginasios de esportes, e sempre procuramos alguns jogadores do time adversário para ver se o mesmo para de jogar bem, e para isto vale tudo, e as palavras de ordem sempre foram FDP, ou, VIADO, ou BICHA, coisas simples, sem conotação nenhuma. Agora, pelo fato do jogador ser homossexual vai se sentir ofendido? tenha dó, não podemos proibir esta manifestação tranquila de nós, torcedores, que extravazamos a alegria e a raiva nos estadios e pagando o salario de todos estes jogadores.

  7. Renato Freitas

    07/04/2011 22:33:25

    Acredito que a torcida deste time de cor azul, deveria so ver ou sentir uma bandeira do GALO MINEIRO na torcida do volei futuro de aracatuba, somente com isso bastasse pois tal aitude e tal vergonha que nao merece comentarios e com a bandeira do GALO eles calam a boca da vergonha feita em uma quadra de volei onde esta ali verdadeiro homem e nao craque de arquibanca como esta torcida de baixa calao que Deus perdoe pois nao sabem o que fizeram, pois foi uma vergonha contra a propria natureza deles

  8. michelle

    07/04/2011 12:42:41

    Concordo com você Bruno. Entre os textos que li sobre este assunto, o seu foi o mais coerente,e de quem realmente acompanha o voleibol sempre. E adimira o esporte e não as cofusões divulgadas e polemizadas como determinada emissora.

  9. Lia Lopez

    06/04/2011 21:35:04

    Infelizmente, xingar faz parte de noosa "curtura". Agora, mulheres e crianças (seus herdeiros culturais) atacando uma pessoa, ainda q verbalmente, é muito triste... O gente, este não é a primeira superliga do Michael, esta não é a primeira vez q ele é ofendido, então por que o circo todo? Voleibol se decide na quadra e não em stjd!!!! Será q o time de Araçatuba vai precisar de outros meios pra ganhar jogos?

  10. Já Cansei

    06/04/2011 20:43:08

    Foi xingado, se tiver um jogo de volta vai ser xingado de novo e para acabar com a polêmica, todos os times tiveram jogadores xingados neste campeonato. Em caso de dúvida, busquem o aúdio em todos os jogos do CIMED contra o Bruninho. Fui várias vezes no Ginásio do Minas e a torcida sempre pegou no pé de um jogador adversário para desestabilizá-lo. Pergunte a Ana Mozer o inferno que era para ela jogar contra o MInas. E não era torcida de futebol.O preconceito dos "puritanos" torcedor de volei é que um time sem nenhum jogador de seleção (nem atual e nem passada), formado por atletas em sua maioria desconhecidos e com um treinador que não é brasileiro (único na Liga Brasil) está desbancando os "super times".O Sada Cruzeiro vai ganhar a 4ª seguida do VF que tem o "herói' Ricardinho, e mais um bando de jogador da seleção nacional e cubana, fazendo o que parecia impossível no início do campeonato.O preconceito é ver um time de desconhecido desbancando os "queridinhos" do Brasil. E mais se o VF acha que tirar o Sada de Contagem é vantagem, é só botar o jogo em Itabira para eles verem o que é inferno. Melhor, põe no Mineirinho, pois aí não serão 2.200, mas 22.000 torcedores dando a ele a devida saudação.

  11. Jean Gilbert

    06/04/2011 18:11:14

    Não se pode deixar esse massacre moral que a torcida do Cruzeiro fez com o garoto do volei futuro passar em branca nuvens!! Eu não o conheço, não sou ligado ao volei, mas achei um absurdo. Mais absurdo ainda é encontrar pessoas com espaço na mídia que tentam colocar panos quentes em assuntos tão graves como esse. Imagina se um estádio inteiro chamasse um jogador negro seja lá de que time fosse de "macaco" ou algo do gênero?? É muito chocante. As autoridades do volei tem que tomar uma providência para coibir esses tipos de abusos. Afinal, vivemos (eu acho) num país civilizado, com leis que protegem seus cidadãos do abuso, da humilhação e dos maus tratos. E nota 0 pra torcida do cruzeiro que permitiu que isso acontecesse em sua casa. Tinham é que ter muita vergonha.

  12. Adriana

    06/04/2011 17:44:24

    Levar para dentro de uma quadra o "mau comportamento" de um estádio de futebol não funcionará em nenhum local e em nenhuma ocasião. Tinham torcedores vestidos com roupa de torcida organizada. Não dá! Os torcedores de Montes Claros deram um show durante todo o campeonato e em nenhum momento um fato tão contundente como este ocorreu. Portanto, prá mim, não é uma questão de ginásio cheio e muito menos um problema de comportamento da torcida mineira. É sim hostilidade e racismo e isto não cabe em nenhum local.

  13. Geraldo Nunes

    06/04/2011 17:24:30

    Parabéns pelo excelente texto, Bruno. Falou pouco mas falou tudo. É absolutamente ridículo o Vôlei Futuro tentar tirar o foco da decisão, só porque perdeu o primeiro jogo e sabe que se perder o segundo será eliminado. Quem conhece vôlei sabe que os jogos lá em Araçatuba são repletos de ofensas de diversas naturezas contra os adversários, INCLUSIVE OFENSAS RACISTAS E HOMOFÓBICAS. Quem disser o contrário é porque nunca foi a um jogo lá. Todo mundo sabe que o interior de SP é pródigo em preconceitos raciais, econômicos, culturais e outros.É claro que esse tipo de ofensa é indesejável. Daí a querer responsabilizar o Sada-Cruzeiro por isso, há uma distância oceânica. Se a ofensa partisse de jogadores e comissão técnica do Cruzeiro, aí sim caberia uma punição.De resto, que vença o melhor!E uma vez mais, parabéns pelo texto, Bruno Voloch.

  14. Tomasjota

    06/04/2011 17:20:21

    Na Europa já houve casos de chamarem jogadores de macaco e os Estados Unidos é o berço de todos os tipos de preconceito.O problema do mundo é o discernimento e o conservadorismo.A grosso modo, o problema do mundo são os pequenos idiotas.

  15. marcia

    06/04/2011 14:02:31

    APOIADO!

  16. Carlos

    06/04/2011 13:11:54

    Caro senhor, se uma pessoa assume algo não significa que vc ou outra pessoa tenha direito de hostilizá-lo. O que ocorreu tem o sentido sim de ser hostil, e não venha com essa de homenagem. Se assim que pensa, melhor rever seus conceitos... infelizmente...

  17. Luke

    06/04/2011 11:15:44

    O Brasil se acha um país muito moderno e liberal mas na verdade é bastante conservador e atrasado. Alguém consegue imaginar uma situação dessas no Japão? Na Alemanha? Nos EUA? O atleta tem que ser cobrado pelo que faz dentro de quadra e por sua postura como cidadão, no respeito às leis. As preferências de cada um não devem entrar nessa conta.

  18. Marco Bonalume

    06/04/2011 08:55:30

    "Como controlar as reações de três mil pessoas? Impossível?" Seus argumentos são absurdos, e se as três mil pessoas começarem a atirar pedras? A culpa não é de ninguém porque é "impossivel" controlar três mil pessoas? O que me parece impossível é esconder o seu próprio preconceito contra homosexuais. Você não merece esse espaço no blog. Vou protestar diretamente ao UOL Esporte. Homofobia é mais que crime, é uma atitude de covardes.

  19. B. Vieira

    06/04/2011 08:20:33

    o + engraçado é a torcida azulzinha ser homofóbica.logo quem?!?!?!É O PORCO FALANDO DO TOUCINHO !!!

  20. ricardo

    06/04/2011 08:08:57

    Prezado Bruno,Apesar de você ter retirado do ar a maioria dos emails que escrevi, vou tentar mais uma vêz. Cara, o ocorrido não se limita a uma simples briga de cabeça quente entre jogadores e torcida/outros jogadores. O fato é muito sério, principalmente se considerarmos que um grupo de adultos incitou jovens, crianças e mulheres a praticar um verdadeiro ato de homofobia (está provado pelos tapes que o sport tv cedeu à mídia e terá que ceder à justiça). É inadimissível (as outras brigas, até agora seriam admissíveis digamos assim, embora é triste ver o ser humano se degladiar como animais)!!!!!Acho que você, com o poder de influenciar opiniões que tem, deveria colocar sua natureza humana acima do seu espírito torcedor, que sempre é contra o vôlei futuro. Assim como você teve a grandeza de elogiar a convocação do Bernerdinho, seu sabido arquiinimigo.Peço a você que volte atrás e publique um comentário repudiando essa atitude em 100% e ajudando a sociedade brasileira a se livrar da possibilidade de aqui neste país os grupos facistas, como KKK, se desenvolverem e que colabore na erradicação dos vários assassinatos cometidos em nome dessa fobia.Aí sim eu vou reconhecer a sua grandeza como HOMEM e vou admirar você como jornalista.Muito obrigado

  21. CRISTINA

    06/04/2011 07:07:28

    O que estão fazendo é um auê! Estão querendo tirar o foco do jogo.Mas o SADA vai mostrar que é melhor, e que irá para a final.Fazer este estardalhaço todo é coisa de pessoas que querem tumultuar o campeonato.É uma pena!Vamos aguardar sábado e ver o que acontece.

  22. Caco Cimed

    06/04/2011 01:37:26

    Ô lutador, prestenção!!! Não precisa ficar de boca fechada no ginásio, mas tem tanta coisa para gritar, tanta palavra de incentivo para seu time, ou palavras para incomodar o time adversário na língua portuguesa sem que seja necessário ofender, agredir pessoalmente um atleta. Bons tempos em que no volei ouviamos "vai errar, vai errar", "rede, rede", "eeeeeeerou, eeeeeerou" para desestabilizar um sacador em vez de "bicha", "gay", "viado". Me impressiona é alguém achar isso normal, parte do esporte, quando é justamente o contrário!!!!

  23. Caco Cimed

    06/04/2011 01:27:23

    A reação é exatamente por este motivo Antônio Jr., porque ocorre dentro de um ginásio em um jogo de volei. Nós que amamos o voleibol e sabemos que esporte é um meio de educar, entreter e difundir saúde e cultura NÃO QUEREMOS AS PRÁTICAS E ATITUDES DOS TORCEDORES DO FUTEBOL em nosso meio.

  24. Rafa

    05/04/2011 23:12:14

    Em que estado mesmo que os caras (torcida adversaria) passaram de moto atirando em torcedor em ponto de onibus?? MINAS GERAIS né.

  25. Riane Angeli

    05/04/2011 23:10:08

    Agora porque ele é gay merece ser xingado? Me mostra a relação de uma coisa com a outra, não consigo entender.

  26. Rafa

    05/04/2011 23:05:10

    O machão lutador, as vezes palavras é pior que uma agressão física, ninguem ta pedindo robos, sempre teve xingamentos nos jogos, provocações, até certo ponto, agora discriminação é outra coisa, estude um pouco mais, eleve o nível das conversas para poder opinar.

  27. Rafa

    05/04/2011 23:02:05

    Isso aii machão, quem sabe um dia o mesmo renato felizardo será chamado de algum adjetivo muito feio por causa de sua cor por um ginasio todo puro e simplesmente para desestabiliza-lo emocionalmente. Me poupe né, respeito é bom em qualquer esporte, lugar de vandalo e mau educado é em outro lugar, onde você e outros mal caracter deveriam estar.

  28. Antônio Junior

    05/04/2011 22:43:47

    Isso é ridículo! Só porque foi no vôlei essa bagunça é necessária? Alguém me fale UMA torcida que não chame o ex jogador do São Paulo e agora do Atlético-MG de BICHARLYSSON!! Como que essa atitude nunca foi combatida assim? Se a pessoa tem medo de coisas assim, não se intrometa com atividades que possam expô-la a provações públicas tão severas! Se fosse assim, não podia ter juiz em NENHUM esporte, porque "bicha" é a coisa MAIS EDUCADA que eles escutam (coitadas das mães desses caras...)!

  29. Anderson

    05/04/2011 22:08:10

    RIDICULO ISSO! EM PLENO SÉCULO XXI... A OPÇÃO SEXUAL DO MICHAEL É UM PROBLEMA DELE... NINGUÉM TEM NADA COM ISSO... TOMARA QUE ISSO SIRVA PRA DAR MAIS GÁS PRA ELE NO JOGO... SÁBADO AGENTE VAI FAZER A DIFERENÇA AQUI NO PLÁCIDO... OFENSAS AOS JOGADORES NÃO HAVERÃO, MAS CONCERTEZA NÃO VÃO TOCAR NA BOLA SEM TOMAR VAIA (VAMOS TORCER, SÓ ISSO)... BORA VÔLEI FUTURO!!! bORA MICHAEL!!! BORA RICARDINHO, LUCÃO, MÁRIO JUNIOR, ORIOL CEZAR, VISSOTO, DENTINHO... ESSA VAGA É NOSSA!!!

  30. Rogério Reis

    05/04/2011 21:31:36

    Bruno, não sei se tenho muito orgulho dessa minha opinião, posso estar sendo preconceituoso e injusto com muitas pessoas, mas prefiro que tradicionais clubes de futebol e suas respectivas torcidas fiquem afastados do volei. Aliás que fiquem afastados do volei, do basquete, do carnaval. Por mais que possam aumentar o público e lotar os ginásios, a presença das torcidas "organizadas" dos grandes clubes de futebol é um risco que não vale a pena correr.

  31. José Mauro Oliveira

    05/04/2011 21:06:05

    Alto lá. Volei é um esporte como outro qualquer. Sem essa de elitismo. O multimilionário E. Batista já está montando uma seleção e ai é que nós vamos ver. Dizem com a camisa do Botafogo. Quanto ao fato de mineiro ser arretado, é isso. ai. Aqui a batata assa mesmo. Lugar de torcidinha fresca não é aqui não. Minas, Pequi Atômico e Sada Cruzeiro não deixam por menos, empurram seus times e só perdem quando o adversário é melhor. Por falta de incentivo, NUNCA.

  32. Milefólio

    05/04/2011 20:33:29

    Mulheres são "diferentes"? "Minoria"?Cai na real...

  33. Peerocudo

    05/04/2011 20:19:03

    Marginal de torcida de futebol é assim mesmo. O importante é o pessoal do VF tomar cuidado para os trombadinhas do Sada não roubarem suas carteiras.

  34. Creudomiro

    05/04/2011 20:16:31

    A Globo só puxa o saco do povinho da panelinha do Rio, como o Bruninho, filho do Bernardinho.

  35. Godofredo

    05/04/2011 20:15:04

    Marginal é assim mesmo. Só espero que não assaltem a equipe do VF por lá.

  36. Ahn??

    05/04/2011 20:13:11

    De que país? Da Bahia? Nem da região sudeste os roceiros são o segundo estado. Mas Minas é útil sim... onde nos paulistas iriamos arrumar mulher fácil de pegar, se não em MG?

  37. 05/04/2011 20:11:07

    O pessoal que estiver no ginásio que terá de tomar medidas como proteger suas carteiras, pois os marginais do Sada-Cruzeiro podem fazer um arrastão.

  38. Thacumbum

    05/04/2011 20:09:15

    O próprio Renato Felizardo foi na delegacia, deu chilique e tudo mais porque foi chamado de negro ou coisa parecida. O Cruzeiro só se dói quando a pimenta é nos olhos deles. Torcida de marginais, diretoria e jogadores do clube idem.

  39. Ana Virgínia

    05/04/2011 20:01:08

    Se ele tivesse vergonha ele não admitiria essa condição, não acha?

  40. raulnunes

    05/04/2011 19:59:14

    Qualquer pessoa q assistiu ao jogo pelo sporttv pode ouvir claramente os chingamentos no momento em q o jogador ia para o saque.Condenavel quem diz o contrario

  41. Daniel

    05/04/2011 19:58:22

    Porque alguns que estão "deitados em berço esplêndido", com todos os direitos garantidos querem se meter no que o Michael sentiu? Se ele se sentiu menosprezado, discriminado, diferenciado e mais atacado que os outros é porque ele foi. Ele sabe o que passou e acho que ninguém gostaria de passar por aquilo.

  42. Daniel

    05/04/2011 19:40:37

    Não é porque uma pessoa é negra que ela gostaria de ser "xingada" de negra. Uma coisa é falar que uma pessoa é negra outra é xingá-la de negra. Uma coisa é falar que uma pessoa é gay outra coisa é xingá-la de gay, viado e etc.

  43. Carlos

    05/04/2011 19:06:43

    Meu caro. Minas é um dos estados mais hospitaleiros do país. Não se deixe levar por emoções momentâneas. Visite-nos. Não temos praia. Mas há simplicidade e calor humano.

  44. João Márcio

    05/04/2011 19:01:20

    O cara declara que é gay e reclama de tal fato? Perai, recebeu uma justa homenagem da torcida contra. Tão tirando o foco da decisão. E colocando lenha na fogueira. Jogo é na quadra, torcida apoia e desestabiliza. E só. NÃO AGUENTA, BEBE LEITE.

  45. Carol

    05/04/2011 18:44:00

    eu sou paulista quem garante que aqui não seria igual, esse preconceito não é de hoje tampouco vai acabar amanha infelizmente ainda temos que aguentar pessoas como o deputado boçalnaro.

  46. Zayn

    05/04/2011 18:40:24

    Não é a primeira vez que torcedores mineiros dão prova de sua homofobia, tendo já feito isso com outras estrelas, como disse o Voloch. O que é triste é a mistura perniciosa dos torcedores e comentaristas de futebol com o vôlei, o que parece ter se tornado muito comum. Toda vez que rola uma baixaria dessas, a torcida de futebol mineira está envolvida. Triste, mas é fato. Gostaria muito que o vôlei se mantivesse afastado dessa energia do futebol. Mas temos que ser honestos: não são apenas os "torcedores" mineiros, a homofobia e o racismo estão presentes em toda a sociedade e a prática de esconder isso é bem comum. Se é que aconteceu, neam?

  47. LUIS MAURO

    05/04/2011 18:34:54

    SOU AFICCIONADO POR VOLEI HÁ MUITO TEMPO, MAS NEM ISSO SERIA NECESSÁRIO PARA CLASSIFICAR O FATO OCORRIDO NO JOGO ENTRE SADA E FV COMO ' TRISTE REALIDADE DE UM PAÍS, EM SUA MAIORIA SEMI ANALFABETOS E QUE FINGE SER DEMOCRÁTICO', NA VERDADE OS GRITOS HOMOFOBICOS DA GRANDE PARTE DA TORCIDA DO SADA, E QUE MUITOS DIZEM NÃO TER OUVIDO, É UMA MANEIRA DE EXPLICITAR O QUE PARTE DA POPULAÇÃO SENTE:O INCÔMODO CAUSADO POR MINORIAS QUE HOJE COMEÇAM A GALGAR CAMINHOS E POSTOS ANTES NEGADO. É O RETRATO TRISTE, TODAVIA REAL DEUM PAÍS QUE PRECISA RECONSTRUIR SUA TRAJETÓRIA E CURAR SUAS MAZELAS DE ANOS DE SILÊNCIO IMPOSTO ÀS MINORIAS.

  48. Augusto

    05/04/2011 18:32:40

    Estupidez no meu entendimento é martirizar uma pessoa por ser diferente de um padrão esperado numa sociedade. Há várias formas de se tentar desestabilizar uma torcida, certamente essa não é a mais civilizada....

  49. Augusto

    05/04/2011 18:27:00

    Hans, não brinque com aquilo que vc desconhece ou simplesmente ignora. As chamadas "minorias" tem seus indivíduos martirizados e expostos a situações de vexame e humilhação ao longo do tempo. Comportamentos como o seu não ajudam àqueles que, diariamente, são vítimas de agressões verbais, psicológicas e inclusive físicas, a ponto de culminar com a perda da vida destes, independente se são gays, negros, judeus, enfim.... Se não tem nada a acrescentar, não piora a situação....

  50. ALEXANDRA

    05/04/2011 18:19:07

    VALEU.......

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso