Blog do Bruno Voloch

Praia Clube, Canoas, jogadores contundidos e péssima arbitragem, marcam superliga no fim de 2012

Bruno Voloch

Termina 2012.

No sábado, 29/12, aconteceram os dois últimos jogos do ano pela superliga masculina.

O Sesi, sem Murilo e Sidão, ganhou de 3 a 1 de Florianópolis. Em São Bernardo, Canoas passou fácil pelos donos da casa por 3 a 0.

RJX e Osasco terminam o ano na liderança, mas o primeiro turno ainda não terminou.

Restando uma rodada no feminino e duas no masculino, Rio e Osasco só dependem de seus resultados para confirmarem o primeiro lugar.

Osasco jogará no Maracanãzinho, dia11, contra a Unilever. O RJX terá pela frente Canoas e Florianópolis. Difícil imaginar que o time carioca possa tropeçar. Já a tarefa de Osasco é mais complicada.

Não existem mais invictos entre os 22 times, o que não significa muita coisa.

RJX e Unilever poderiam estar invictos se não tivessem perdido para Campinas e Minas. Em tese, os resultados foram surpreendentes.

Ainda sobre o feminino, com a chegada de Campinas, era possível imaginar que Osasco e Rio de Janeiro perdessem a hegemonia. Nada disso. As duas equipes terminam o ano nas mesmas condições e na frente dos demais concorrentes.

A surpresa vem de Uberlândia. Trata-se do bom e competente time do Praia Clube. Bem dirigido pelo ótimo Spencer Lee, o Praia deu trabalho, se firmou entre os melhores e tem tudo para ser semifinalista da superliga.

Ainda é cedo, mas Campinas pode se recuperar e brigar pelo título. José Roberto Guimarães tem problemas de contusão no time, Soninha segue de fora, o entrosamento ainda está longe do ideal e Vasileva vai se adaptando. Por sinal, grande jogadora essa búlgara.

O Sesi é a decepção. Equipe inconstante, com bons valores individuais, mas que não consegue engrenar. Falta confiança e Talmo dá a sensação de estar desconfortável. Jogadoras de ponta como Dani Lins, Sassá e Fabiana estão devendo. Tandara não dá para exigir muito.

O Minas estará nos playoffs, mas não tem time para sonhar com nada além disso. A central Bárbara faz ótimo campeonato, Fernanda Isis idem e Claudinha merecia coisa melhor.

Pinheiros, São Caetano e Rio do Sul estão no mesmo patamar.

A decepção é São Bernardo. O time conta com jogadoras experientes, boas de bola, mas não decolou. Estranho. Ainda existe tempo de recuperação. Ficar entre os 8 seria obrigação, ainda mais com Pinheiros, São Caetano e Rio do Sul como adversários diretos.

Entre os homens, o RJX fez por merecer a condição de líder. O entrosamento entre Bruno e Lucão é o ponto forte, o time cresceu com a entrada de Dante e a regularidade de Thiago Alves. Mas diferente do feminino, não dá para cravar que o RJX seja favorito.

O Sada/Cruzeiro está na briga pelo bicampeonato. Acontece que os cubanos não renderam o esperado. Marcelo Mendez precisa deles e Wallace continua levando os mineiros nas costas. Se os cubanos jogarem o que sabe, o Cruzeiro chega.

O Sesi, de Giovane Gávio, teve um péssimo início, mas reagiu bem. O time ainda sofre com problemas de contusão, precisa poupar Murilo e Sidão sistematicamente e ainda espera pelo despertar de Lorena. Se isso acontecer, pode ser campeão.

Campinas, de Marcos Pacheco, busca a regularidade. Ainda não é uma equipe confiável. É capaz de fazer grandes jogos com os chamados times de ponta, mas se enrola quando pega os pequenos.

Destaque merece Canoas. Sem a metade do orçamento dos 'grandes', Paulão deu padrão de jogo ao time, os veteranos rendem e Canoas na base daa simplicidade ganha seu espaço.

O Minas poderia estar melhor na tabela. No papel, teria que estar brigando com Campinas pelo quarto lugar. Não está e nem sei se conseguirá.

São Bernardo começou muito bem a competição, assustou o Sesi, tirou pontos dos favoritos, mas despencou. Rubinho tem capacidade de sobra para recuperar a equipe que também sofre com contusões.

Volta Redonda, Vôlei Futuro e Florianópolis acompanham São Bernardo e sonham com os play-offs. São duas vagas para quatro times. O Vôlei Futuro sofre com a insegurança interna do projeto, a possível saída de Ricardinho e a fragilidade da diretoria.

Pindamonhangaba e Juiz de Fora são esforçados, adversários complicados quando estão diante da torcida, mas não estarão nas quartas de final. João Conceição e Maurício Bara merecem ser lembrados pela dedicação ao projeto.

A superliga se despede de 2012 com o quadro de sempre no feminino, as revelações Praia Clube e Canoas, o excesso de contusões e a péssima qualidade da arbitragem, capaz de derrubar qualquer time, sem comando e o profissionalismo necessário.

  1. menchova

    06/01/2013 23:54:49

    Acho que a claudinha fez o certo: ficou no minas pra ser titular e não virar uma ANA TIEME" da vida

  2. Alexandre

    02/01/2013 17:30:07

    Nem adianta vir com ironias! A Tandara fez uma excelente Superliga no ano passado, tem feito esse ano tbm e foi reserva na Olimpíada, ASSIM COMO VC E VÁÁÁÁRIAS OUTRAS JOGADORAS ESSENCIAIS EM 2012 FORAM RESERVAS EM 2008!Portanto, baixe seu topete, pq, apesar da enorme admiração que temos por vc, a Sra. ainda vai ralar mto para ser uma Fabiana ou Walewska da vida! Deixe de arrogância e continue fazendo seu jogo! PS: Nem venha. Sei que Tandara Caixote é sua amiga. Se quiser criticar o Voloch, não precisa atingir os outros.

  3. marcos vinicius

    02/01/2013 16:39:51

    o Praia Clube estava bem, mas agora com a lesão de Herrera (que provavelmente não volta a jogar nessa Superliga) o time vai decair muito. Minha aposta pra as semi-finais são: Osasco X Sesi e Unilever X Campinas

  4. Alexandre

    02/01/2013 01:37:29

    Desculpe, meu caro, mas a Dani Lins tem feito uma excelente Superliga. Nossa campeã olímpica, e apontada por Fernanda Venturini como sua sucessora, é hoje a melhor levantadora que o Brasil possui.Dani e Fabiana têm feito excelentes jogos.Ocorre que, sem passe, nenhum levantador faz milagre. No SESI, falta TÉCNICO, PASSE e DEFESA, já que a inexperiente líbero vem pagando mico na Superliga (vide jogo Unilever X Sesi). Sassá vem decepcionando no passe e não se destaca no ataque. Tandara é uma ÓTIMA jogadora: sempre muito acionada pela Dani, pontua MUITO e se vira no passe, apesar de ser ponteira "adaptada à posição". As jogadoras de meio do SESI são destaques no campeonato. Elisângela "se vira", não compromete, ataca forte e saca bem. Mas a líbero e o Talmo... JESUS NA CAUSA! Ah se o Spencer Lee tivesse uma equipe assim...

  5. Thaisa Menezes

    01/01/2013 23:29:31

    Ué, porque não dá pra exigir muito da Tandara?Ela não é campeã olímpica e fundamental na conquista do ouro em Londres??

  6. Hugo

    31/12/2012 23:23:44

    Concordo com vc!Mari já deu o que tinha que dar (NADA).Agora é hora de dar chance pra quem tem talento!

  7. ???

    31/12/2012 19:17:10

    Pensando bem: a Tonya Harding é meio fraquinha, pois ela mandou fazer ao invés de fazer. Isto é um trabalho para a famosa Lorena Bobbit - só ela pode dar jeito neste Bruninho arrogante dos infernos. Ela sim faria uma trabalho P.E.R.F.E.I.T.O.

  8. SOLRAC

    31/12/2012 18:20:15

    esse ano vai ser tudo nosso vai brasil

  9. VANDRE NOGUEIRA

    31/12/2012 17:40:16

    NÃO CONCORDO COM SEU COMENTARIO ACHO QUE A MARY JOGA MUITO BEM. E ACHO QUE FOI INJUSTIÇADA AO SER CORTADA DA SELEÇÃO. ELA NÃO ESTAVA MUITO BEM. MAS AQUI PARA NÓS O QUE A NATALIA FOI FAZER LÁ NÃO JOGOU UM JOGO O ANO TODO NADA CONTRA A NATALI POR QUE ELA JOGA DEMAIS. MAS ACHO QUE MARY PODERIA CPNTRIBUIR MAIS QUE ELA NO MOMENTO. GOSTARIA DE VE-LA NA SELEÇÃO NOVAMENTE ACHO QUE ELA DEVERIA SER CONVOCADA NOVAMENTE E QUE O ZE OLHE O EXEMPLO DA SELEÇÃO MASCULINA COM O CORTE DO RICARDINHO E DE UMA NOVA CHANCE A MARI ELA É MUITO BOA

  10. VANDRE NOGUEIRA

    31/12/2012 17:33:54

    CONCORDO CONTIGO EM PARTE. DISCORDO QUANDO SE REFERE AO CAMPINAS. PRINCIPALMENTE AO SE REFIRIR A FERNANDINHA QUE É UMA EXIMINA JOGADORA VC DEVE ESTAR POR FORA DAS ESTATISTICAS QUE APONTA A LEVANTADORA DO CAMPINAS COMO MELHOR LEVANTADORA DA SUPER LIGA E ESTA EM SEGUNDO LUGAR COMO DEFENSORA. ELA JOGA DEMAIS. E O CAMPINAS TE SIM TIME PARA UMA FINAL. UM TIME QUE FOI CRIADO ESSE ANO E SUSTENTA UM VICE C AMPEONATO PAULISTA.

  11. Sou Unilever

    31/12/2012 16:10:00

    Cambada de preconceituosos........Por isso o povo carioca é tão unido poRque nos somos felizes e amamos o nosso estado com todo os problemas e dificuldades..mais sempre seremos RIO.O estado mais feliz do BRASIL!!!!

  12. Sou Unilever

    31/12/2012 16:01:20

    Ai NAZA feliz ano novo para você e sua família espero que ano que vem vc seja uma pessoa menos MAR,EGOISTA,MAU CARATER e menos feia OK.Fui agora vou surfar..............

  13. Tobias

    31/12/2012 15:51:31

    A melhor notícia do ano foi a expulsão definitiva da Mari. Tomara que ela se aposente na Turquia!

  14. Suzane

    31/12/2012 14:55:05

    Torcer para a lesão de uma atleta é o fim....quantas pessoas frustradas na Internet.

  15. ???

    31/12/2012 11:59:21

    Tem que afundar a cara deste boiolinha do Bruninho MESMO. Nada contra os boiolas, eu adoro eles, mas o Bruninho é horrível. Este cara precisa aprender uma lição. POR ONDE ANDA A TONYA HARDING QUANDO A GENTE PRECISA DELA E DE SUA FAMOSA BARRA DE AÇO?

  16. Fernando

    31/12/2012 10:18:30

    Repugnante este comentário.

  17. Sandro

    31/12/2012 09:55:04

    Você não está bem ....vai se curar !

  18. José Roberto

    31/12/2012 09:18:47

    Oras se os clubes tivessem vergonha na cara e montassem uma liga independente da cbv, tudo isso que acontece não poderia acontecer viu, com certeza a arbitragem seria muito mais profissional e acabaria com essa apadrinhagem que existe na arbitragem viu, mas enquanto eles continuam a ficar dependentes da cbv vai continuar esses mediocres erros.

  19. lucas leal

    31/12/2012 01:53:49

    concordo plenamente com o seu comentario!

  20. andré L.

    31/12/2012 00:49:28

    um dos!

  21. Carlos

    31/12/2012 00:04:28

    Infelizmente, o destaque negativo da superliga eh o Zé Alexandre, do São Bernardo. Mau técnico , amarelao e ainda por cima bagaceiro.

  22. ???

    30/12/2012 23:21:49

    Eu ainda quero ver alguém dar uma bolada bem dada na cara deste marrento do Bruninho. Tem que tirar sangue da cara dele. Pode ser o Wallace ou o Leal do Cruzeiro. Tem que ser pra machucar.

  23. Nazaranha Tedesco

    30/12/2012 22:53:41

    concordo que o grande destaque dessa superliga é o time todo do Praia Clube! está de parabéns, merece sim disputar uma semifinal contra osasco ou rio!agora o que dizer do Campinas? como disse o voloch, ate agora nao decolou mesmo....... a búlgara Vasilinda é uma grata surpresa, Daymi e Walewska fazem sua parte, mas nao vejo nada nada naaaada demais na jaqueira Fernandinha, Pri Daroit que era uma promessa começa a entrar no hall das eternas promessas e nem irei comentar sobre JULIANA DE SOUZA NOGUEIRA né kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ainda bem que está esquentando o banco pq senão seria uma séria candidata a TITANIC 2012/2013SESI só vai conseguir algo se estruturar o passe, ja que a Fabizona voltou a ser aquela central dos velhos tempos..... tá perfeita com a Dani Lins!mas acho que esse ano vai dar Osasco denovo......... nao vejo a hora do jogo Rio X Osasco!!! vou infartar...FELIZ ANO NOVO A TODOS DO BLOG! ANO QUE VEM ESTAMOS AQUI DENOVO COMENTANDO OS BAAAAAAAFOS DO VOLEI kkkkkkk bjos da diva das escadas

  24. Pear

    30/12/2012 22:32:19

    Vc só esqueceu de citar o livro que Fabi quer escrever, prá ficar encalhado igual ao do Ricardinho e a declaração dela de que quer jogar mais um ciclo. Valha-nos Deus.

  25. Pear

    30/12/2012 22:23:35

    Muito bem colocado. O Voloch quer ela como reserva onde? Unilever? Sollys, como fez a Tieme? Ou no Sesi?

  26. Sara "Pavor"

    30/12/2012 21:59:49

    A sua língua é mais suja que o Rio de Janeiro!

  27. Ray Porteirinha

    30/12/2012 21:38:48

    Caro Bruno, achei o comentário "Claudinha merecia coisa melhor" um tanto infeliz e muito contraditório. Aqui mesmo já li muitas vezes que se a Ana Tieme não fosse "mercenária" e aceitasse ser titular numa equipe menos expressiva teria crescido muito. E o que fez a Claudinha??? Ficou no Minas para poder JOGAR. Ela não seria titular nesses clubes "coisa melhor" e correria o risco de ser uma nova Tieme, que inclusive saiu do Minas jogando muito e nunca mais apareceu no cenário. Por favor, menos incoerência, porque os leitores, de bobos não tem nada...

  28. Jorge

    30/12/2012 21:16:14

    O time feminino do Minas é de chorar. A Claudinha, que emagreceu e está em forma, não tem opção de ataque. A Lia é muito irregular, a Thais Souza não aparece no jogo e sobra sempre pra Thaisinha, que é habilidosa mas não faz milagre. Se não fossem Bárbara e Fê Ísis, esse time nem ficaria entre os 8. Sem Ramirez e Herrera, o Minas não vai longe.

  29. Wesley

    30/12/2012 21:15:51

    Ótimo Spencer Lee não, Excelente. Um técnico que conseguiu manter invicto, um time teoricamente mais fraco que os tops, não é ótimo, é excelente, sem comentar sobre a qualidade de informações passadas para suas atletas durante cada pedido de tempo, informações sempre inteligentes, construtivas e muito claras para o seu entendimento até para quem não é um 'expert" em Voleibol. A cada pedido de tempo uma aula de estratégia, técnica e de fundamentos do voleibol em tão pouco tempo. Fato invejavel para qualquer técnico.

  30. VITAO

    30/12/2012 20:49:15

    PEDE PRA COLOCAREM MEUS COMENTARIOS NA SALA DO DEBATE...RSSS..........TODOS PIPOQUEIROS...NAO ACEITAM CRITICAS E NEM COMENTARIOS VERDADEIROS...FALA AI SR BRUNO.

  31. VITAO

    30/12/2012 20:29:24

    JA SABIA...PIPOQUEIRO COLOCA AI MEUS COMENTARIOS...CADE A DEMOCRACIA????O SENHOR NAO ACEITA SER "COMENTADO"????????

  32. Andre

    30/12/2012 20:04:58

    Finalmente alguém reconhece o vôlei da central Bárbara. Essa é a jogadora mais subestimada do mercado...

  33. JACKELINE

    30/12/2012 19:40:01

    O que vcs vêem na Claudinha? Não vejo nada de especial nela...Bola baixa e lenta nas pontas, coladas na rede...pra mim ela é mais do mesmo!

  34. Diego de Americana SP

    30/12/2012 18:54:53

    O Cleber do SESI merece ter uma chance na seleção !

  35. Diego de Americana SP

    30/12/2012 18:46:01

    o problema da equipe do Minas é a torcida.

  36. Diego de Americana SP

    30/12/2012 18:44:14

    Rio de Janeiro só arrastão e praia suja.

  37. Diego de Americana SP

    30/12/2012 18:42:30

    Elisângela e Sassá uma ta gorda e a outra ta velha ... OREMOS!

  38. carlos Edu

    30/12/2012 14:23:36

    Ñ sou de Minas, mas, sou torcendor do Praia Clube. Se o Praia Clube clube (ou Campinas) tivesse representado o Brasil no Top Volley, seria o campeão!!!!!!!!!!!!!!Esse ano o nível técnico do torneio foi mais baixo e mesmo assim o Sesi ñ aproveitou. O time só tem como atacante (na entrada e saída de rede) Tandara, pq Sassá e Elisângela (erra 3 ataques p/ acertar 1) ñ viram NADA.

  39. Feder

    30/12/2012 14:20:36

    Sou rio de janeiro, Sou Rjx O bruninho Levantando e o LUCÃO como e que Diz RJXX.....

  40. andré L.

    30/12/2012 14:09:36

    nao entendo o problema do vivo minas nessa superliga.tá que o filip acabou de voltar, mas lucarelli e lucas lóh estao MTO bem nas pontas. inclusive, to surpreso com o lóh. otimo de passe e com um ataque inteligente. so deve no bloqueio. os centrais é que tao abaixo dos outros. pegam nem vento no bloqueio, uó.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso