Blog do Bruno Voloch

Corte de Mari não é apenas por questão técnica; jogadora tem problemas de relacionamento com o grupo

Bruno Voloch

O aspecto técnico pode ter tido peso, mas não foi decisivo no corte de Mari.

Quem acompanha o dia a dia da seleção, sabe que o relacionamento da jogadora com Sheilla não é dos melhores. A relação estava desgastada desde a Copa do Mundo do Japão no ano passado. Na ocasião, a seleção fracassou e precisou do classificatório da América do Sul para garantir a vaga nos jogos olímpicos.

Resumo.

Mari está fora da olimpíada.

Não dá para discutir o talento de Mari, campeã olímpica em 2008.

É preciso respeitar o ser humano e suas predileções.

Fato é que o ambiente estava pesado entre as jogadoras. Grupo dividido.

José Roberto Guimarães agiu com a razão e não com a emoção. Perfeito.

Quem vive no meio do esporte, sabe do carinho do treinador pela jogadora. Mas o técnico optou em ter ou tentar manter o grupo nas mãos. É o caminho.

A decisão de jogar no Rio de Janeiro também contribuiu para o declínio técnico da atleta.

Mari e Bernardinho não se entenderam. Mari 'não jogou' e rendeu abaixo do esperado.

Os envolvidos, até por questões pessoais, podem não admitir abertamente, mas o corte de Mari aconteceu especialmente pela relação ruim com Sheilla.

Vale ressaltar que os aproveitadores de plantão não devem e não podem ser covardes com Sheilla, profissional íntegra dentro e fora de quadra. A decisão foi exclusivamente do treinador. Sheilla tem executado com brilhantismo seu trabalho.

Quem me acompanha sabe que defendo faz tempo o vôlei de Mari. Mas agora não tem defesa. Mari está mal em todos os sentidos. Zé Roberto tinha inteira razão quando disse aqui mesmo ao blog que a jogadora precisava de ajuda. Aliás, precisava não, precisa e muito.

Sem Mari e possivelmente sem Natália, crescem as possibilidades de Zé Roberto levar Sassá.

A hipótese de levar duas líberos, Camila e Fabi, não está descartada. Tandara parece ser o 'azarão' entre as envolvidas.

  1. Matheus Vinícius

    27/10/2012 16:26:26

    Eu Acheeei muito,mas muito Rídiculo o Corte de Mari,entre ela e a Sheilla eu prefiria que cortassem a Sheilla,poxa a Mari tem muito Talento,mtos fãs espalhados pelo Brasil,Talvez até mais que a Sheilla, "Mari não estava muito bem para ir à Londres", e Por Acaso Paula e Natalia estavam,Adoro elas mas não jogaram porra nenhuma,Natalia só fez um ponto e a paula eu nem sei,Tinha que tirar a Tandara,Natalia ou a Paula para a Mari jogar nas olimpíadas! A Natalia tinha acabado de se recuperar e foi! pq a Mari não podia ir também! Zé Roberto é um Filho Da Puuta! Aquele jogo contra a Rússia Foi tão Apertado pq a Mari não estava lá pq se a Mari tivesse ia ser igual em pequim,as Russas iam perder de 3 a 0 pra gente!

  2. Raquel Rocha

    30/09/2012 12:40:34

    Alguns comentários é de provocar indignação aos fãs dos bom voleibol.Antes de começar as Olimpíadas ouvir muitos comentários que o técnico José Roberto Guimarães tinha convocado as 'queridinhas' e que essas não davam resultado.Falaram absurdos da atuação da oposta Sheilla,concordo que ela não vinha atuando da mesma forma de 4 anos atrás,mas isso é normal...A seleção teve uma primeira fase terrível,quase não conseguia a classificação e achei sensacional o que a Sheilla falou:"Nós vamos conseguir a classificação e vamos voltar pra casa com o OURO...".No clássico contra a Seleção Russa,para mim a Sheilla foi a estrela que mais brilhou,defendendo a nossa seleção de 6 set point,esse dia sofri muito,mas minha diva Sheillinha me fez sorrir,chorar,gritar,emocionar com suas jogadas espetaculares.Na semifinal as jogadoras japonesas ficaram sem reação com a atuação das brasileiras.Na GRANDE FINAL contra as poderosas norte-americanas no primeiro set foi um susto,mas no segundo vi nossas guerreiras embaladas com atuação de outra diva Jaqueline,depois veio a Sheillinha com um ponto de toque em cima das talentosas adversárias.Adorei a declaração da nossa oposta que disse que essa vitória foi para todos os que torceram a todo momento por elas e também para os que foram calados por elas.Graças a Deus que existe a seleção brasileira de volei feminino que é formado por excelentes estrelas:Jaqueline,Sheilla,Fabiana Claudino,Thaisa,Fabi,a guerreira Dani Lins,Fernanda Garay,Paula Pequeno,Adenizia,Natália,Tandara,Fernandinha,José Roberto G. e a toda comissão técnica.

  3. lusouza

    10/09/2012 12:59:31

    Brilhe na Turquia, vai ser sua resposta para os que não acreditaram em sua competencia...Estamos torcendo muito por vc.

  4. Marifã ASSUMIDA PQ? KKKKKK

    02/09/2012 04:06:19

    ganhou na CAGADA e agora vem falar Sheilla pra la Sheilla pra cá, entao me responda pra que levaram Paula P. e Nathalia que nao fizeram porra nenhuma! ahhhhhhhhhh povinho viu sei naooooo ainda bem que a Mari vai passar um tempo longe desse pais de ingratos!

  5. monica

    26/08/2012 16:15:41

    nada a ver as pessoas falarem q se cortaram a mari teriam q cortar a sheilla...por favor néh sem essa...arrumem uma oposta melhor que a sheilla claro que nao podem pois nao existe...eu gosto da marianne mais ela nao tava jogando bem e a sheilla foi decisiva para o bi campeonato olimpico...por isso nao falem asneiras...sheilla mil vezes.gostem ou nao sheilla é foda!

  6. mariana

    24/08/2012 20:08:55

    o seu burrrinho apren de a escrever primeiro. ok

  7. mariana

    24/08/2012 20:06:30

    o seu burrrinho aprende a escrever primeiro. ok

  8. Renata

    23/08/2012 21:43:13

    Eu dou risada lendo uns comentários dos chamados Marifãs... OK, não podemos e nem devemos menosprezar os anos de seleção e o brilhantismo da Mari em vários desses anos... Mas sabemos que o que pesa é o momento presente e não o passado, pois se fosse assim, muitas das jogadoras históricas estariam na seleção até hoje, levando em consideração somente seu histórico e não seu presente. Sim, a Mari é uma brilhante jogadora, se adaptou na ponta para poder servir a selação, foi do inferno em 2004 ao céu em 2008... mas não vem rendendo tanto qto antes... Aliás, desde que se machucou, não voltou ao que era... Ao contrário sensu a Sheilla, sempre veio no mesmo nivel, claro, com altos e baixos e qualquer um tem... Mas aí, falar que se o problema era por conta da relação delas estar ruim e devido a isso as duas deveriam ter sido cortadas é até hilário... E desculpem-me quem defende a Mari com unhas e dentes, mas alguém aí me dê uma oposta, hoje, que resolve o problema pra estar na seleção? Então assim, do mesmo modo em que o Bernardinho tinha seus motivos quando do corte do Ricardinho, o Zé Roberto tinha seus motivos pra cortar a Mari... e desculpa aí... o cara sabe muito bem o que faz!

  9. Lucas

    23/08/2012 19:14:05

    Parabens Mari

  10. Juh

    21/08/2012 14:30:10

    Tbm axo q se as duas tinha problema teria q cortar as duas SIM, Mari é perfeita e se ela ta numa fase ruim agente tem mais é q apoia-la, ela fez tanto pela seleçao, so quem acompanha de verdade sabe, pra mim foi injusto tirar uma e deixar a outra, mais vlw sheillinha vc arrebentou! mais (MARI 4EVER)

  11. Lucas

    13/08/2012 22:22:44

    Adoro ler os comentários desses torcedores q não respeitaram a decisão do técnico. Infelizmente isso acontece em todos os esportes

  12. Marco

    12/08/2012 19:16:29

    Decisão acertada do Zé!Sem a Mari o grupo ficou unido e em momentos decisivos a Sheilla decidiu para o Brasil, portanto, mais uma vez o Zé fez a escolha certa...

  13. Mirian Maia

    12/08/2012 01:14:22

    Assim como muitos brasileiros, queimamos a língua Rodrigo (ainda bem, queimar a língua assim é gostoso!)

  14. Mirian Maia

    12/08/2012 01:13:21

    Concordo plenamente Eduardo!

  15. Eduardo Semerjian

    11/08/2012 19:40:45

    Confirmado: Zé Roberto sabe o que faz! Podem falar o que quiser. A equipe teve brio e coragem pra sair do buraco que estava, logo após a 1ª fase das Olimpíadas, e levou esse Ouro na base da união!

  16. marly

    30/07/2012 20:09:08

    eu quero vê se essa burridade vem só de uma pessoa só!

  17. Marly

    30/07/2012 19:57:06

    na minha opinião a Mri é a melhor da seleção,e ela foi cortada pq o Tecnico é um indiotinha tá.

  18. caroline

    19/07/2012 14:11:40

    existe gente ingrata que adora menosprezar a marianne dizendo que ela não fez nada na seleção, só afundou os times por onde ela passou. mas esses tolinhos estão enganados. em 2008, a ponta/oposta mostrou que uma das melhores atletas de sua geração e trouxe o ouro pra gente, no osasco ela conquistou 3 superligas, no pan de guadalajra foi fundamental para o título, enfim, ninguem pode dizer que o corte de marianne foi ótimo pro brasil, por que o grupo vai sentir falta e muito da experiencia dela em olimpiadas e ela podia ajudar o brasil para a conquista do bi. mas respeito a decisão do zé, embora não concorde com isso; GO BRASIL.

  19. SRL

    18/07/2012 02:13:27

    Por favor me responda quantos pontos a Natalia fez no WGP e no Mundial e nos J. Panamericanos, etc..... . Você me responder aí então eu concordo com o seu comentário.

  20. SRL

    18/07/2012 02:08:18

    Você se esqueceu de dizer que graças a Deus também que a Mari foi grande em Pequim e graças a ela temos e teremos a única medalha de ouro do volei feminino, porque em Londres a medalha é um sonhpo distante, principalmente sem Mari.Pense um pouco antes de comemorar, porque essa será a sua única comemoração ( sua e do ZRG ). infelizmente para vocês.

  21. Adorei o Costa Concórdia Team

    17/07/2012 20:08:31

    Maravilhosa a escalação do Costa! Costa é Costa! Só faltou uma pessoa: Adebabadeira, como animadora de torcida! Ela ia ser espetacular nesta função, pois agita a galera mesmo! Também escalaria a Carol Hamburguete, para ser a gandula do time!

  22. Mário

    17/07/2012 11:32:01

    MARI FOI CORTADA??? GRAÇAS A DEUS!!!DEPOIS DE AFUNDAR O BRASIL EM ATENAS E NO MUNDIAL-2006, E DE AFUNDAR O BLAUSIEGEL E O UNILEVER, ATÉ QUE ENFIM O ZÉ PANELA CORTOU ESSA JOGADORA!!AGORA SIM, EU VOU TORCER PELA SELEÇÃO!!! A OVELHA NEGRA, ENFIM, FOI DISPENSADA!!!OBRIGADO, SENHOR!!!

  23. Rodrigo

    16/07/2012 18:20:31

    Minha torcida nessas olimpíadas vai para a Turquia e para o Japão de Takeshita... quero mais é que o Brasil e a confederação se ferrem e aprendam que renovação é essencial. Talvez a Natália ganhe ritmo de jogo... na amarga volta pro Brasil de Londres.

  24. Costa Concórdia 2012

    16/07/2012 18:07:46

    A escalação do Costa Concórdia para a próxima SVO (Superliga de Volei dos Oceanos): Marcia Fu(dida), Fernanda Sucurine, Virna Lee, Leilanã, Ana Mouce, Mari Piranhiba, Sassaricando, Dani Scoupeta (metralheira), Juciégua, entre outras que serão anunciadas futuramente! Titânic 100 anos se prepare, pois a sua hora vai chegar, sua ridícula! Comissão Técnica: Bernardete, Zé Panela, Rubinha e Paula Cocada. Faxineiras: Diva Regis de Luxo da Unilever; Aline Velha, Spice Girls e Borboleta Verde e Amarela!Massagista: Tavinha Natal.Fisoterapeuta: Carcaces Siririqueira.

  25. Paola

    16/07/2012 14:13:21

    Mari quéééérida!!

  26. ***

    16/07/2012 13:35:09

    "Os envolvidos, até por questões pessoais, podem não admitir abertamente, mas o corte de Mari aconteceu especialmente pela relação ruim com Sheilla." Então não seria pra duas serem cortadas, já que pensa-se no grupo?! Aliás, vc Voloch, morre de amores por todos na empresa? O que tem há ver? Chama as duas lava-se a roupa suja, internamente e acabou. Mas não percebi nada disso assistindo ao jogos, elas se cumprimentavam, as duas jogavam, 02 profissionais que se respeitavam, não sei se gostam ou não, mas ninguém é obrigado a gostar de ninguém. Baita idiotice esta frase do blogueiro, até pq vida pessoal é problema de cada um, muito chato essas teorias sobre a vida pessoal das duas. Maior falta de respeito!

  27. ***

    16/07/2012 13:17:36

    Pensa assim Silvia, por exemplo, vc é a Mari e trabalha com a Jaqueline, a Tandara e aNatália. Uma nunca mostrou serviço, a outra é novata e a última faz um ano que tá de licença médica. Aí seu chefe chega em vc e diz que será demitida por deficiência técnica=Incompetência, sendo que várias vezes vc já recebeu prêmio de melhor da empresa e ultimamente ele anda te boicotando, inclusive espalhando por aí que vc não tá legal da cabeça. Me diz aí o que vc iria achar!

  28. Silvia

    16/07/2012 10:53:20

    Se em uma empresa você não mostrar trabalho é demitido , que dirá na seleção....Desde quando três pontos , defesa aqui e alí que Mari fez no WGP seria garantia de estar entre as 13....Mari deve ter feito ou apresentado algo que fez com que ZRG perdesse a confiança nela...e confiança quando perdida ....

  29. Renato

    15/07/2012 20:45:55

    Sinceramente todas as pessoas que falam de voley comigo nenhum gostou do corte da mari eu nunca comentei nad em nenhum site mas esse e digno de comentario acho que essa seleção naum vai longe mas o futuro a Deus pertence mas mari q iniqualavel ela e superior a muitas jogadoras juntas E o Brasil esta muito triste com o corte dele mas ela virar com tudo depois que vai jogar fora vcs verão... Boa noite

  30. s Sergio Guerra

    15/07/2012 20:43:35

    Essa eu não entendi mesmo. A melhor levantadora e campeã Brasileira do Brasileiro 2011-2012 é cortada, ficando com a vaga Dani Lins. É mais uma brincadeira do Zé Roberto A Fabiola como levantadora é bem melhor do que a Dani.Ela além de tudo é audaciosa, surpreende o time adversário com bolas de segunda. É boa bloqueadora o que a Fernandinha e D. Lins não conseguem fazer. Assim não dá Sr. Zé Roberto.

  31. Sergio Guerra

    15/07/2012 20:33:20

    O corte da Mari foi mais uma sujeira do José Guimarães. Fez ela acreditar que seria coringa treinando na posição de oposto que tinha como titular a Sheila , Aconteceu o esperado; Sheila não gostou da ameaça e a Mari não foi bem em nenhuma das duas posições.Isso justificaria o Corte Agora convoca a Sassá Pra que? Para Passar o saque adversario? iPara isso nós temos a Camila B e Gabi. Em 2008 ele convocou Valesquinha para ponteira de entrada de rede. Foi uma brincadeira de mau gosto A Valesquinha ema regular central seria escalada em uma posição que nunca jogou. Como foi campeão, o Zé não sofreu criticas por essa aberração. Vamos esperar agora nos jogos Olimpicos de Londres

  32. Borboleta verde amarela

    15/07/2012 15:32:24

    Eu tb gosto da Jaque! Não sei pq tanta gente por aqui tem raiva dela. Ela é uma pessoa simpática, uma nordestina guerreira que já sofreu e conseguiu subir na vida.Mari tb leva mto toco (atualmente) até da takeshita...E no fundo de quadra Jaque tem melhor rendimento pq tem um passe melhor e defende mais. Mari poderia ir pra Londres SOMENTE na condição de oposta.

  33. Neto

    15/07/2012 12:44:35

    Só vcs verem o número de comentários neste post em relação aos outros para saber que a frase sábia da própria MARI "meio Brasil (que acompanha o vôlei) está revoltado com este corte" não passa de pura verdade.

  34. victor

    15/07/2012 11:50:10

    apesar de tudo eu gosto da Jaque, acho ela uma ótima pessoa e uma boa jogadora. Mas está muito atrás no ataque, não ataca nada.

  35. Neto

    15/07/2012 11:44:01

    Quando o sr. ZRG disse que Mari precisava de ajuda, publicamente, ele já sabia o que sua mente maligna estava pretendendo fazer. Nenhum profissional de respeito poderia ter dado um depoimento destes publicamente. Ela deveria entrar com processo de difamação contra ele. Falta de ética ao extremo ou, popularmente, cuspiu no prato que comeu. E muitos aqui tb agem assim pois, sem uma MARI na ponta, o Brasil nunca teria sido campeão olímpico. Enfim, cada um pagará a conta. E em dobro! Boa olimpíada com ponteirinhas para vcs!

  36. RMaia

    15/07/2012 00:40:18

    Vai dar na mesma, com ou sem a Mari e a Fabíola na seleção, o fato é que não temos time para ganhar da Russia ou dos EUA, só mesmo um tropeço dessas duas equipes nos farão chegar ao ouro. Nossa seleção é muito boa, mas as outras duas são melhores nesse momento. O resto é polêmica que poderia ser evitada se o ZRG convocasse apenas aquelas atletas que iriam de fato para Londres.

  37. helgi

    14/07/2012 22:40:14

    As Olímpiadas serão um fiasco... só irão cumprir tabela. Triste

  38. JULIA

    14/07/2012 19:36:07

    SACANAGEM A SAIDA DA MARI AS VESPERAS DAS OLIMPIADAS, DESRESPEITO COM A JOGADORA Q CONCERTEZA VIVIA O CLIMA DE PREPARAÇÃO P/ OS JOGOS.SITUAÇÃO LAMENTAVEL, VISTO Q HÁ OUTRAS JOGADORAS C/ NÍVEL TÉCNICO INFERIOR AO DELA , COMO É O CASO DA ANTIPÁTICA DA JAQUELINE.

  39. caroline

    14/07/2012 16:36:52

    Eu admiro o voleiebol da marianne, mas no atual momento ela não tem condições físicas e emocionais de competir. torço pra volta da SHARI. gosto muito da amizade delas. sheilla e marianne no mesmo jeito é sinonimo de vitorias.

  40. mickael

    14/07/2012 14:52:46

    eu gosto da jake. Agr sem duvidas gostava mas da mari, infelismente ela foi cortada mas temos que adimitir que ela nao estava jogando nada, e no grand prix de 2008 ela estava voando em quadra !

  41. mickael

    14/07/2012 14:46:11

    Ser ídolo ou pessoa pública está sujeito à críticas e, talvez essa seja a lição a ser aprendida pela Mari. No esporte, principlamente, de alto rendimento, se espera sempre que o atleta apresente o melhor e para representar uma nação é preciso estar no melhor da performance. Mari sem dúvida fez história e valeu enquanto durou...espero honestamente que, caso ela queira voltar à seleção, que seja pelo seu trabalho, desempenho elevado e um pouco de carisma com seus fãs e admiradores do vôlei!!!

  42. Russo

    14/07/2012 09:45:07

    Tenho nojo dessa seleção, dessa comissão técnica. Só volto a torcer pra essa seleção quando o técnico e seus subalternos forem expurgardos do mundo do voleibol. A Mari é muuuito maior que qualquer seleção brasileira.

  43. dos santos

    13/07/2012 23:02:25

    Penso que o Brasil vai ter uma boa participação em Londres apesar de tudo. Se as meninas forem campeãs, ninguém vai se lembrar dos problemas de bastidores.

  44. OSVALDO

    13/07/2012 20:38:02

    FORA JAQUETOCO!!!!!!!!!!!

  45. FLAVIO

    13/07/2012 20:37:35

    Zé Roberto: Deixa a Nathália e a Brait e mande embora a JAQUETOCO (ninguém mais aguenta essa atacante de quinta)....

  46. CHAYENNE

    13/07/2012 20:13:40

    A Jaque não é uma bosta na recepção. Ela é uma bosta em tudo. kkkkkk Bichinha ruim, não deveria nunca ter vestido a camisa da seleção.

  47. seu olho

    13/07/2012 20:08:13

    Tá maluco(a) ? Quem é Jaqueline pra virar mais bolas que PP4? Paula não amarela. Ela até erra, até toma bloqueio, mas não faz caras e bocas como Jaqueline, ela é jogadora de decisão, não se esconde, chama o jogo, assume a responsabilidade. Prova disso é o Tie break contra os EUA, onde dos 13 pontos do Brasil ela fez 8. Se liga! E a Superpoderosa Scheilla faz o que nessas horas? Some. Pisa na linha, bate pra fora. Paula, não! Ela se joga, Ela vibra, ela é corajosa! Jaqueline até o passe tá ruim, ataque nunca teve... ridícula!!! PP4 foi MVP 2008... qual a outra brasileira tem esse título, hein? Não to falando de Grand Prix, nem de Sul americano... tô falando de Olimpíadas hahahahha

  48. Destinee Hooker - mandando recado para o BRAZIL

    13/07/2012 16:30:55

    Olha só amigas brasileiras. Infelizmente eu amo vocês mais infelizmente não terei pena. Soltarei o braço na saída de rede, e o fundo de quadra da Fabi e da jaque não irá aguentar minha potência. Passarei pelo bloqueio da Fabiana. Irei bloquear a Jaque na entrada de rede junto com uma das centrais Harmotto ou Kinradewo. O saque da Logan Tokm irá destruir o passe horroroso do brasil, não irá ter o fundo de quadra da minha irmã Jaketoco que segure. Os levantamentos da minha amiga gordinha e baixa Linddsey berg irá fazer estrago que brasil não conseguira chegar a tempo para bloquear. A recepção não será quebrada com o saque mixuruca do brazil. Thaísa minha grande amiga irá jogar ótimo, mas só ela não dá. Provavelmente iremos ganhar de 3 a 1 ou de 3 a 0. Iremos ficar com a Medalha de ouro isso é fato. O brasil não tem chances de se recompor. E a mari não irá jogar. Camilina brait, pena que minha amiga quase irmã camilinha não vai. Mas eu vou honrar o brasil de certa forma, Irei dançar - eu quero tchu eu quero tcha, quando os EUA for campeão olímpico no volley. Amo o brazil, mas infelizmente os eua vai ganhar e o brasil vai amarelar. Go usa. We are the champions in london 2012.

  49. Destinee Hooker - mandando recado para o BRAZIL

    13/07/2012 14:29:21

    OLÁ QUERIDAS AMIGAS DO BRAZIL, principalmente minhas amigas Adênízia monstro, Jaquetoco,, Thaísa Monstro e camila super brait. Eu gosto muito de vocês, são minhas irmãs. Mas é a vida, eu vou ter que atacar por cima do bloqueio de vocês. Não derei chance para a defesa da Camila. Vou bloqueiar a Jaquetoco na entrada de rede, junto com uma das centrais Harmotto ou Kinradewo. Minha amiga Logan tom irá quebrar a recepção de vocÊs, sem chance para a minha irmã JAQQUETOCO recepcionar, minha amiga gordduxa lindsey berg, irá fazer lindos levantamentos e o bloquio do brasil não irá chegar e eu linda Hooker da pele de pêssego irei cravar todas. iNFELIZMENTE É A vIDA, ORBIGADO BRASIL POR TUDO. GoUsa. we are the champions in london 2012.

  50. RÉGIS DIVA DE LUXO DA UNILEVER

    13/07/2012 11:40:41

    TENHO PENA DESSE TITANIC, FUI VISITAR ELE, ESTAVA TODO FURADO DEVIA IR PARA UM ASILO DE BARCOS, ELE É MT FEIO ESSE TRIBUFÚ DAS MARÉS, DEVIA MUDAR O NOME PARA TITANIC TRIBUFÚ DAS MARÉS 100 ANOS DE VELHARIA. AI AI, ENQUANTO VCS ME CRITICAM ESTOU MELHORANDO, SEREI A SUPRESA NESSA OLÍMPIADA O ZÉ ME CONVOCOU ESTOU TREINANDO MT LÁ, A SURPRESA É QUE A NATÁLIA TA TREINANDO NORMALMENTE, TCHAU BJS. INVEJA AQUI BATE E VOLTA ><

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso