Blog do Bruno Voloch

Young Wan Sohn, ex-técnico da seleção masculina de vôlei, morre na Coreia

Bruno Voloch

O vôlei mundial está de luto.

Morreu na Coreia aos 76 anos, o ex-técnico da seleção brasileira masculina, Young Wan Sohn.

O coreano dirigiu a seleção e foi afastado pouco antes dos jogos olímpicos de Seul em 1988. Liderados por Bernard, Renan, Xandó e Amauri, os jogadores assinaram na época um manifesto exigindo a saída de Sohn. A CBV, comandada por Nuzman, resistiu, mas pouco depois, o coreano se demitiu após uma excursão aos Estados Unidos.

Bebeto de Freitas assumiu a seleção e trouxe de volta os medalhistas de prata em Los Angeles 1984.

Sohn fez sucesso no vôlei mineiro onde foi tricampeão brasileiro com o extinto Fiat/Minas em 1984/85 e 86. O coreano ainda foi treinador da seleção da Argentina e foi terceiro colocado no mundial de 1982.

  1. Ricardo SC

    15/01/2012 20:31:31

    O canhoto Henrique Bassi, que hoje é dentista, era um fenômeno. Saltava mais de 1 metro do chão e era extremamente técnico. Cara, que saudades de ver aquele time do Minas jogando. Que técnica, que disciplina, que humildade.

  2. Ricardo

    15/01/2012 20:27:38

    Excelente comentário. Desmascarou um sujeito do mal.

  3. Juarez Jr (Baiano)

    22/10/2011 21:00:16

    Fui jogador das categorias de base do minas na década de 80, após os treinamentos da minha equipe eu ia pro G1 ver o Sohn dar treino pro adulto. Via como ele se preocupava até com a maneira dos atletas correrem, era uma aula pra mim! Muitas saudades daquela época, o MTC ajudou a moldar minha conduta dentro e fora das quadras. Sou muito grato a essa instituição, e muito grato ao Sohn por tudo o que ele fez pelo voleibol do MTC.Que Deus o tenha em um bom lugar!

  4. Luis Alexandre

    06/10/2011 15:58:28

    O que dizer de uma perda destas. Para mim que tive o grande prazer de conviver com ele por tanto tempo é como se tivesse perdido um ente querido e muito próximo, um mentor. Fui lançado por ele em 1985 na equipe adulta do Minas Tenis Clube e pude aprender muito com ele, desfrutar muito de seus conselhos, vencer muitos campeonatos e superar barreiras diárias. Aprendemos com ele que a paciência e perseverança são fundamentais na vida de um atleta e que estes ensinamentos serão carregados por toda a nossa vida. Um abraço meu grande amigo, que você esteja em paz aonde estiver.

  5. Alcides Jr

    06/10/2011 09:52:11

    Este jogo foi pelo Panamericano de Indianápolis. O jogo estava 2x1 para o Brasil, mas o 4o set começou dominado pelos EUA. O Sohn teve uma attude muito corajosa: tirou os titulares. Os reservas deram trabalho no 4o set, mas perderam. Em compensação, o 5o set foi domínio do Brasil, com os titulares descansdos (na época não existia tie breaker).O Sohn foi um dos melhores técnicos que o Brasil já teve. Com ele não havia "peixada". Por isso foi boicotado pelos medalhistas de prata, que na época só queriam sombra e água fresca.Ele conseguiu ser tri-campeão pelo Minas, com uma equipe que não tinha estrelas, mas ele fez com que tivesse caráter, garra e determinação.PARABÉNS YONG VAN SOHN

  6. Danilo

    05/10/2011 20:33:57

    ele foi antes ou depois do Murilo Amazonas?

  7. Taciturno

    05/10/2011 06:04:20

    Xenofobia, panelinha, vagabundagens, cacterísticas comuns à maioria dos brasileiros. Não gostam de disciplina, de coletividade. Da mesma forma que a seleção brasileira de futebol poderia se tornar invencível com um técnico argentino, sempre melhores do que os brasileiros por uma questão intelectual e cultural, o vôlei masculino poderia ser invencível com um McCutheon. Mas quem disse que aceitariam um estrangeiro?

  8. Carlos E

    04/10/2011 22:18:10

    Prestou homenagem ao vivo no jogo hoje e a matéria já está no site.

  9. João Crisóstomo Bojikian

    04/10/2011 19:51:45

    Foi com tristeza que recebi a morte do Sohn.Convivi com ele quando ele era técnico do masculino e eu do feminino, no Minas Tenis Clube. Assisti muitos treinos dele e aprendi muito.Ele foi o primeiro técnico a utilizar o ataque do fundo (com o Pelé) sicnronizado com a chamada da primeira bola.Suas equipes venciam, pois seus atletas eram muito disciplinados e comprometidos com os objetivos do grupo. Sohn valorizava o atleta sério e incentizava a cultura geral para que todos entendessem a prática do esporte coletivo. Desenvolvia o esporte para a formação do cidadão!Apesar de não ser brasileiro, tenho aconvicção que o Sohn deu a sua parcela de contribuição, para que o nosso voleibol se tornasse na maior potência mundial.Lembremos do Sohn com carinho!João Crisóstomo

  10. Bianconero

    04/10/2011 19:19:39

    Gente, lembro-me de uma partida memorável da seleção do Sohn quando ganharam daquele timaço dos EUA que tinha nos derrotado nas Olimpíadas de 84. O jogo era pela Copa América, não me lembro bem, alguém sabe? Foi uma vitória por 3x2 num partidaço da seleção no início da fase de renovação. O time depois perdeu pra Cuba e não foi a final infelizmente. mas daquela partida me lembro bem porque foi a última vez que derrotamos aquele time histórico dos americanos. Na quadra estavam todos os campeões olímpicos: Timmons, Buck, Cvritlik, a cambada toda inclusive o Kiraly! Agradeço ao Sohn por esse prazer enorme também!

  11. Renato Pinto - São luís - MA

    04/10/2011 17:36:29

    Engraçada essa vida... Quando eu tinha por volta de uns 13 anos de idade, a Seleçao Brasileira de Vôlei veio a São Luís enfrentar a antiga Tchecosloaquia. E na primeira oportunidade que tive, pedi um autográfo ao Bernard, (até então meu ídolo) mas pra minha "grata" surpresa, fui surpreendido com um sonoro NÃÃAOOO!!! Contrastando com ele e "disparando" simpatia pra todos os lados, foi o Domingos Maracanã.Hoje tenho 39 anos e fico triste por dois motivos: I - A morte do Young Wan SohnII - A nomeação do Bernard como chefe da delegação Brasileira em Londres (Graças ao Nusman)OBS: Ironia ou não do destino... O Bernard derrubou o coreano, mas não foi relacionado pelo Bebeto de Freitas pra disputa as Olçimpíadas de Seul.

  12. Daniel Ottoni

    04/10/2011 16:47:23

    Triste é ver que o site do Minas não deu uma simples nota de homenagem a um de seus maiores treinadores

  13. DDurães

    04/10/2011 16:36:06

    Também sou fã do Minas por causa daquela época.Alguém disse aí mas não é verdade: O Minas nunca foi extinto.

  14. carloscarlaoverdao

    04/10/2011 16:16:26

    É......o cara foi sacado graças à panelinha de alguns xaropes do volei brasileiro. Mas não tem nada não.......quem faz esse tipo de coisa, acabará sofrendo sozinho, por conta de seu interior.......que lhe cobrará sempre......e não adiante fugir....onde vais, o sentimento de remorso vai junto.....Valeu treinador, pelo que fez ao Fiat/Minas.....os jogadores da época que o digam....TRI....LEGAL!!!!Vá com Deus....

  15. Lauro

    04/10/2011 13:01:55

    Vá com Deus, e parabéns por sua carreira e dedicação ao vôlei!

  16. Edmilson Fidelis

    04/10/2011 12:31:07

    Young Wan Sohn foi um dos grandes responsáveis pelo que acontece no volei brasileiro hoje.Foi retirado da seleção brasieira por ter a ousadia de retirar os medalhões da época e lançar jovens desconhecidos.Tempos depois estes desconhecidos trouxeram uma medalha de ouro.

  17. Eduardo Arruda

    04/10/2011 12:27:29

    Fui atleta do Sohn na seleção e no Minas. Posso dizer a todos que além de revolucionar o volei com disciplina asiatica e tambem descentralizar os titulos do volei Rio - São Paulo ele foi um pessoa incrivel para a sociedade e amigos. Dono de um carisma especial e sempre absorvendo as criticas. Hoje tenho o filho dele o John Woo como um do meus melhores amigos.Vai com Deus Sohn, e obrigado pela educação do voleibol que me deixou.

  18. LFS

    04/10/2011 10:54:34

    FERNANDO, se vc me permite, não só Bernard e Nuzman , q sabem o real motivo da queda de Sohn a frente da seleção.Minas gerais inteiro também sabe.Ele caiu, por conta da panelinha q queria se manter na seleção.Quando os meninos jogavam , o time rendia mais.E é bom lembrar q esse time perdeu a medalha de bronze para a Argentina.Grande treinador e foi vitima de panelinha, inveja e mentalidade provinciana de parte dos veteranos do volei, q não queriam largar o osso.

  19. LFS

    04/10/2011 10:48:39

    esse senhor era um baita de um tecnico e o nosso Minas deve muito a ele, o fato de sermos o clube mais tradicional de voleibol do país.Foi sacaneado na seleção pelos jogadores mais velhos, pois antes das olimpiadas, o time se exibia melhor com o time de garotos, mas ele foi BOICOTADO por Bernard e cia. q queriam a volta da velha panelinha.Não é só o Bernard e o Nuzman q saebm a razão da queda do coreano.Aqui, em Minas,todo mundo sabe.....

  20. marcio

    04/10/2011 10:48:33

    Bruno...faltou lembrar que foi ele quem levou pela primeira vez há seleção os então quase anôninos, mauricio, marcelo negrão, tande......barrando os medalhões montanaro, bernard,bernardinho....por isso ele caiu....mas sem ele será que veríamos mauricio...tande...M.Negrão....alias hj vejo que tbém necessitamos de renovação..assim como ocorreu naqueles anos....bernardinho, bruninho e cia..obrigado por tudo mas urge uma renovação urgente pra que possamos continuar , pelo menos, no podium...com o que temos hj., apenas seremos4ºs..5ºs...colocados...é o que nos resta. Renovação urgente a la Yong Wan

  21. edvan rodrigues do couto

    04/10/2011 09:32:32

    Bom dia!Conheci o Sohn atravez do meu amigo urbano,quando diretor da motorbel e presidente do minas para min era um otimo tecnico.at,Edvan.

  22. newton.carvalho

    04/10/2011 09:31:38

    Afinal de contas, o que aconteceu de errado quando ele foi técnico da seleção masculina? Ele fez um bom trabalho na Argentina e no Fiat minas, por que não deu certo na seleção? Certa vez vi uma entrevista do Bebeto falando a respeito daquela seleção dizendo que se tratava da melhor seleção dos anos 80 mas que se perdeu porque a CBV foi incoerente e colocou no comando um técnico que nada conhecia sobre o nosso voleibol, sobre nossa realidade. Alguém sabe explicar?

  23. Kaka

    04/10/2011 09:22:45

    Todo mundo entendeu o que ele quis dizer.

  24. RAPHA Clube Voleibol Rio Novo

    04/10/2011 08:55:22

    Nas concentrações do Minas, os atletas eram estimulados a lerem sempre. Bons livros, boa literatura, recomendada por ele mesmo.Assim o Minas TC foi tri em cima da Pirelli (SP) e Atlantida, depois Bradesco (RJ).Foi boicotado pelos medalhões (de prata) por que estavam sendo barrados pela renovação implantada por ele.

  25. Vic

    04/10/2011 08:37:46

    Uma grande perda! O Minas foi tri com jogadores totalmente fora dos padrões, mesmo naquela época. Henrique Bassi, um dos destaques do time, mede 1.76m. Pense o que é isso tendo Renan e Xandó bloqueando. E ele saia desses bloqueios com muita técnica. Técnica essa implantada pelo Sohn. Vc não informou a causa da morte.

  26. Fernando Magalhaes

    04/10/2011 06:49:35

    É uma noticia triste, Wan sonh mudou radicalmente a forma do volei brasileiro jogar, já que antes dele, era amadorismo puro. Foi boicotado na selecao brasileira por figuras conhecidas internacionalmente do volei brasileiro numa manobra política até hoje nao explicada, talvez só Bernard e Nuzman saibam a verdadeira razao. O fato é que para obter resultados internacionais, Sonh teria imposto a medalhoes treinamento pesado em tempo integral o que desagradou a maioria que eram talentosos mais nao gostavam de treinar, o negócio deles era dar "cortadas" para as garotinhas delirarem. Foi o responsável também por acabar com vaidades na selecao e intrioduzir no cenário jogadores como Mauricio e Carlao que se consagriam com título olímpico em 92. Tempos depois, Bernard procurava minimizar a "derrubada" alegando que Sonh era um engador ruim (?), mas o tempo se encarregou de mostrar que ele tinha razao. Bernardinho é um exemplo vivo disso, sem trabalho árduo nao há títulos e sem títulos nao há dinheiro, Descanse em paz Yang wang Sonh!

  27. Renato Dalessi

    04/10/2011 06:34:13

    Cresci idolatrando o Young Sohn e jogando junto com seu filho John Woo. Que Deus o tenha. Grande Treinador que derrotou o poderoso Atlântica Boavista, Bradesco/Atlância. Seu nome está na história do voleibol brasuleiro.

  28. Argonauta

    04/10/2011 02:38:00

    Puxa vida, que pena, aprendi a admirar Young Wan Sohn, justamente por comandar com disciplina o time do Fiat Minas, único time capaz de encarar e ganhar da dupla Bradesco-Atlântica e Pirelli. Uma frase sua "Se o jogador tem uma perna machucada não é motivo para dispenslo do treino, pois pode treinar forçando a outra perna" Por isso que o Fiat Minas embora tecnicamente inferior à dupla enfrentava de igual e era capaz de bate-los. Lamento muito.

  29. roberto castralli

    04/10/2011 00:42:01

    merece meus respeitos,vá com Deus!

  30. MANÚ- EDUCAÇAO FISICA.

    03/10/2011 23:59:21

    FOI UM TECNICO DE RESPEITO !! FEZ HISTORIA NO VOLEI BRASILEIRO.

  31. Marcelo

    03/10/2011 23:47:55

    Grande técnico! O time campeão das Olimpíadas que derrotou a Holanda começou com Young Wan Sohn.

  32. Robson Miranda

    03/10/2011 23:39:38

    Mestre Sohn,Grande figura,Acabou com a hegemonia do voleibol do Rio e de São Paulo na decada de 80,tem que ser respeitado pela sua contribuição para o voleibol Brasileiro.

  33. Fransergio Bueno

    03/10/2011 22:45:45

    Me lembro um pouco dos tempos em que Son por aqui esteve, eu tinha apenas 10 anos de idade, mais já era fanático por voleibol. Com certeza ele deu sua colaboração ao volei nacional. Os mineiros que o digam, pois dominaram o volei no país enquanto ele esteve à frente da equipe das Minas Gerais, em um tempo em que as atenções estavam voltadas à esse esporte que tanto crescia no país, graças à excelente campanha da geração de prata no inicio da década. Como fanático por voleibol, não poderia jamais me esquecer dos serviços, paciência e sabedoria por ele prestados ao voleibol nacional. Valeu Son!!!

  34. melquiades

    03/10/2011 22:44:58

    Revolucionou o jeito de jogar do nosso volei. Campeão e dedicado. Esse mundo é estranho um homem de outra cultura mudando a nossa no esporte.

  35. Beth

    03/10/2011 22:37:13

    Retifico o que disse Sandro Andrade. O técnico Young Wan Sohn, responsável pela paixão dos mineiros pelo voleibol, deixou em Minas um legado de competência, honestidade e amor ao esporte, coroado com tanto êxito nas conquistas minastenistas. Quem vivenciou essa época, sabe quanto deixou saudades. Nosso eterno respeito e admiração.

  36. Nilson

    03/10/2011 22:32:09

    O vôlei mundial está de luto. O Sohn deu sua contribuição para o que somos hoje nesse esporte. Que vá em paz. À família, minhas condolências.

  37. antonio robertp

    03/10/2011 22:10:59

    Ele começou a revolução do vôlei no Brasil. Introduziu a disciplina e tática. Grande perda mesmo.

  38. Jr

    03/10/2011 22:04:49

    Voloch,O Minas não foi extinto! Só o patrocínio mudou.

  39. Sandro Andrade

    03/10/2011 22:03:37

    Young Wan Sohn foi o responsável por formar uma geração de torcedores mineiros apaixonados pelo vôlei.Equipes do Sohn no fantástico tricampeonato de 1984/1985/1986:1984:José Francisco Filho (Pelé), José Eduardo Gattas Baras, Henrique Arthur Azevedo Bassi, Helder Zech Coelho, Elberto Furtado Júnior, Antônio Sérgio Brandão Santos, Luiz Cláudio de Castro Figueiredo (Cacau), Luiz Augusto da Silva (Guto), Robson Miranda, Urbano Brochado Santiago Filho (Urbaninho), Benjamin Oliveira Paixão e Cebola. Vitória fora de casa diante da Atlântica-Bradesco, no Rio, por 3 a 2.1985:Luiz Alexandre Rodrigues reforçou o time minastenista em 1985. O título veio com nova vitória contra o Bradesco, de novo no Rio, desta vez por 3 a 0.1986:Contando com o jovem Antônio Carlos Gouveia, o Carlão, que mais tarde seria o capitão da Seleção Brasileira, a Fiat-Minas superou o Bradesco novamente por 3 a 0, em São Paulo, conquistando assim o tricampeonato e o Brasil.(fonte: site do Minas Tênis Clube)

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso