Blog do Bruno Voloch

Saque e passe definem e colocam Rio na final pela décima vez

Bruno Voloch

Nem Fofão, muito menos Brankika.

No duelo entre Bernardinho e José Roberto Guimarães, o saque e o passe, fundamentos básicos do vôlei, definiram a semifinal entre Rio e Osasco e colocaram o time carioca na decisão.

Faltou técnica e sobrou emoção no jogo que definiu o Rio finalista da superliga feminina pela décima vez consecutiva.

Agressivo, Campinas mandou no primeiro set. A sérvia Brankika foi literalmente caçada em quadra e não andou. Claudinha atuou com simplicidade, inteligência, percebeu o bom rendimento de Natália e o resultado foi uma vitória tranquila por 21/12.

Mas era só o começo.

O Rio devolveu na mesma moeda.

A recepção de Campinas, com Walewska insistentemente fazendo a função de passadora, impediu o time paulista de jogar e o atual campeão brasileiro virou a partida com facilidade.

Carol já se destacava aquela altura.

No quarto set, Zé Roberto mudou o panorama do jogo que caminhava para um 3 a 1. Pri Heldes entrou bem no saque e Gattaz na rede. Campinas redescobriu Brankika no passe e sobreviveu graças aos ataques de Tandara.

Claudinha, depois de uma bronca histórica ainda no terceiro set, fez a oposta jogar, leu a rede adversária e Campinas levou merecidamente a decisão para o quinto set.

Era nítido o nervosismo em quadra.

Jogo decidido em detalhes.

Mesmo abrindo 14/10, o Rio teve a partida nas mãos, mas não teve competência para fechar e sofreu desnecessariamente.

O passe, novamente o passe, foi o grande vilão de Campinas e originou o décimo sexto ponto do Rio.

Campinas deixa a competição com a sensação de que poderia ter ido além, porém dependeu exclusivamente de Tandara, disparada melhor jogadora do time na competição e pagou pelo sistema de recepção fraco e vulnerável.

No Rio, a jovem Carol roubou a cena e foi a grande protagonista. Brankika não foi a mesma de Campinas, mas rodou a bola mais importante do jogo que deu o décimo quinto ponto ao time no quinto set.

Em resumo, o saque e passe definiram o resultado da partida e colocaram o Rio na final pela décima vez.