Blog do Bruno Voloch

Lógica, obrigação, alívio e decepção

Bruno Voloch

Nenhuma surpresa pela última rodada da fase de classificação da superliga masculina.

No Rio, em outro post comento a atitude vergonhosa do RJ Vôlei e do líbero Mario Jr, o Cruzeiro aproveitou a oportunidade dada pelo Sesi, ganhou fácil dos cariocas por 3 a 0 e confirmou o primeiro lugar.

Leal e Wallace foram os destaques do Cruzeiro que errou mais, mas foi melhor no ataque, bloqueio, saque e ganhou sem sustos com autoridade de campeão.

Lógica.

Em Montes Claros o Sesi aprendeu a lição, escalou o time completo e derrotou o time de casa por 3 a 1. O Sesi ainda assim abusou dos erros, mas fez prevalecer o lado técnico e a qualidade individual de seus jogadores.

Obrigação.

Campinas, com duvidoso desinteresse no jogo, perdeu de 3 a 1 para Juiz de Fora. Alexandre Rivetti poupou alguns titulares, caso de Rivaldo, mas mesmo assim Campinas teve um desempenho bem abaixo do esperado e não justificou nem de longe o terceiro lugar. Juiz de Fora deixa a superliga de cabeça erguida e com a sensação do dever cumprido.

Decepção.

No Chico Neto, Maringá, pressionado, finalmente venceu a primeira sob comando de Horácio Dileo. Os 3 a 1 contra Volta Redonda garantiram ao time paranaense a última vaga os playoffs. Foi um jogo atípico. Volta Redonda teve aproveitamento espetacular no fundamento bloqueio. Foram 16 pontos em 4 sets. Os erros, 30 no total, e o rendimento ruim no ataque custaram caro.

Alívio

Em amistoso de luxo, São Bernardo aplicou 3 a 0 em Canoas. Moral para São Bernardo e Canoas, em ritmo de treino, corre o risco de não encontrar o jogo para os playoffs. Com a vaga assegurada e o sexto lugar confirmado, a equipe gaúcha tirou o pé visivelmente dando a entender que recebeu bem o confronto com Campinas.

Decepção

Em Taubaté, o Minas, também com time misto, caiu por 3 a 1. Com o quarto lugar garantido, o Minas apenas cumpriu tabela e não encarou o jogo com seriedade, por isso perdeu.

Lógica

Entre lógica, obrigação, alívio e decepção, chegam os melhores aos playoffs. Juiz de Fora e Taubaté reagiram tarde, Maringá foi salvo pelo gongo e Canoas abusou do desinteresse nas últimas rodadas.

Cruzeiro é muito favorito contra Maringá. Sesi idem contra São Bernardo. Campinas tem obrigação de passar pelo imprevisível Canoas e o Rio caiu do céu para o Minas.