Blog do Bruno Voloch

Capitã do Pinheiros, Andreia fala em cumplicidade e defende regra dos 21

Bruno Voloch

'Se fosse segredo mesmo não te contaria , mas a fórmula é trabalho e cumplicidade'.

Assim, Andreia, capitã do Pinheiros, respondeu quando perguntada sobre o segredo do sucesso do time no atual campeonato paulista e na Superliga.

Referência da equipe dentro e fora de quadra e uma das mais rodadas do grupo, Andreia conversou com o blog.

Simpática, Andreia explicou a questão da cumplicidade:

'Nós temos um grupo que eu diria utópico, nós realmente unidas. Tudo que fazemos é em prol do próximo, todas as decisões são feitas no melhor para todos. Conseguimos fazer do nosso dia a dia uma família. Existem algumas divergências, mas sempre para o crescimento de cada um que trabalha aqui'.

Será então que os grupos anteriores não tinham essas características ?

'Isso mesmo. Trabalhei em grupos ótimos, com profissionais fantásticos, mas ali dentro a gente se entrega tanto um para o outro e faz você sair de casa feliz todos os dias para mais um dia de treino. Sempre digo para elas pra elas que depois de tantos anos de quadra, esses últimos anos de Pinheiros me provaram que sim, um grupo pode  ser sincero, amigo e unido'.

Você não foi feliz em Osasco ?

'Tive altos e baixos. Aprendi muito na minha vida. Hoje uso muita da experiência que passei lá e nos outros lugares para superar coisas que parecem complicadas, mas no fundo sei que tudo é possível de ser superado. Passou simples assim …'

Nem sempre então vence o time que tem melhor elenco ?

'Eu acredito que sim e essa temporada mesmo conseguimos  mostrar que a forca da nossa equipe, como unidade, pode fazer diferença contra times com jogadoras vencedora de tudo que tem pra se vencer'.

O Pinheiros hoje é mais respeitado ?

'Sim, claro. Hoje temos um grupo tecnicamente homogêneo, conseguimos manter o nível e padrão de jogo independente das 7 dentro da quadra. É mais respeitado sim, as pessoas olham pra gente de outra forma, sabem que não podem bobear e entrar pra administrar o jogo com a gente. Antes você via o Pinheiros como um time formador que poderia dar trabalho, tirar sets, um ou outro jogo. Hoje nós somos uma realidade. O grupo amadureceu junto e ganhou esse respeito'.

Como é ser referência desse grupo ?

A responsabilidade é grande, mas é boa. Tento passar para elas tudo que eu sei e aprendo muito com elas também. Principalmente depois da maternidade você assume uma carga de ajudar e proteger pessoas
que você gosta. É o que me empenho para fazer todos os dias com elas. Não só como atleta mas como, mulher também. Já passei por todas as fases que elas estão vivendo. Desde o namorado que não larga do pé, até as baladas. Procuro orientar e dar conselhos sempre que acho necessário'.

O Pinheiros pode sonhar com título ?

Nós pensamos em coisas boas, pensamos em fazer o nosso bem feito, consequentemente ''recebemos'' coisas boas de volta. Se for o título essa coisa boa, ele será conquistado'.

A Andreia ainda pensa em seleção brasileira ?

Difícil né ? Na minha atual posição a gente tem só tem a melhor do mundo. O Brasil vive um momento de renovação ali dentro, valores novos, alguns antigos retomando seu lugar. Mas confesso que em alguns momentos já me passou pela cabeça. Vivo uma fase diferente e de crescimento, então acho que posso me dar ao luxo de ao menos sonhar com a seleção'.

E a regra dos 21 pontos ? Você aprova ?

Essa é polemica hein … Alguns gostaram, muitos odiaram. Eu estou no primeiro grupo. O esporte precisa de investimento e o investidor precisa de retorno, se é esse o preço para o vôlei estar na mídia. Não vai fazer mal e as vezes penso o que seria de nós se a mídia extinguisse o vôlei da TV, quantas de nós ficaríamos sem emprego. E mais. O desgaste físico e psicológico é menor. Imagine o Pinheiros jogando essa quantidade de 3×2 com sets de 25 pontos. O calendário acumulou temos semanas com 5 jogos, como fica o corpo. E mais nos adaptamos a tantas mudanças de regras, seria só mais uma adaptação. Por outro lado, entendo a posição do Zé Roberto e do Bernardo, a pontuação lá fora continua igual. Aprovei, para o nosso campeonato nacional. Eu sou favorável'.

Muita gente fala em panela em clubes e na seleção. Você pensa assim ?

'Panela ? Chamaria de preferências. Na vida tem preferências. Em todas as profissões não exclusivo do esporte . Mas não vejo problema também, eu tenho as minhas você tem as suas. Isso não quer
dizer que elas prejudiquem os outros. Todas as escolhas são feitas a partir do que você acha que é certo e bom para o que você precisa'.

No fim da conversa, Andreia fez questão de enaltecer o trabalho da comissão técnica do Pinheiros:

Falei muito do nosso grupo durante a entrevista, mas esse grupo só foi possível pelo esforço e competencia dos profissionais que estão a nossa volta todos os dias. Segurar o ritmo de jogo e treino não é fácil e
nossa comissão técnica se desdobra pra acertar a pegadas dos treinos e o preparador para conseguir manter o time inteiro. Ninguém sabia como o corpo iria responder. Está mais puxado que o brasileirão, ri Andreia, se referindo ao futebol.