Blog do Bruno Voloch

Tricampeã mundial, Cuba renova e convoca atleta de 13 anos para seleção adulta

Bruno Voloch

Cuba sempre se caracterizou por revelar grandes talentos para o vôlei mundial. O histórico acompanha Cuba desde os os anos 80.

A frustração foi grande com a ausência dos times masculino e feminino na olimpíada de Londres. A federação cubana, sem alternativas, continua apostando na formação de jogadores.

Depois de perder as principais atletas como Yanelis Santos, Rachel Sanchez, Kenia Carcaces, Giselle Silva e Yusidey Silié, o técnico da seleção feminina se viu obrigado a reformular o grupo para o novo ciclo olímpico.

Juan Carlos Gala chamou algumas experientes, entre elas Ana Yilian Cleger, Yoana Palacios e convocou várias atletas juvenis. A maior novidade porém é Melissa Vargas, de apenas 13 anos.

Vargas tem 1,86 de altura, é considerada uma das grandes revelações do vôlei cubano e tem estilo parecido com Yumilka Ruiz, medalha de ouro nos jogos de Atlanta 1996 e Sidney 2000.

Vargas, que tem idade para atuar e disputar campeonatos na categoria infanto-juvenil e será a mais jovem atleta a defender uma seleção adulta na história do vôlei mundial.

Cuba disputará a Yeltsin Cup, na Rússia e o Grand Prix em 2013.

A seleção masculina de Cuba lançou Wilfredo León aos 14 anos de idade. 3 anos mais tarde, León virou capitão da seleção. O jogador foi titular do time vice-campeão mundial em 2010. Hoje está afastado da seleção e punido pela federação local.

León recebeu uma proposta milionária para atuar na europa, mas teve seu pedido negado pelo governo cubano para deixar Cuba. Como represália, desistiu de jogar pela seleção.