Blog do Bruno Voloch

Jogadores da seleção desafiam os limites do corpo e jogam à base de analgésico

Bruno Voloch

Joelhos e ombros não estão resistindo.

Não tem sido fácil suportar o calendário que praticamente emenda seleção brasileira, campeonatos estaduais e superliga. O tempo de descanso é mínimo.

Para variar, quem sofre cada vez mais com as consequências são os jogadores.

O uso de Voltaren 75 mg é constante e quase obrigatório entre a maioria dos atletas.

''Os veteranos não resistem, mas o que me chama atenção é o fato da molecada chegar no clube 'estragada'da seleção e virar refém do Voltaren''.

O alerta é de um ex-jogador da seleção brasileira e que convive com o vôlei.

''Os treinos ainda podem ser administrados, mas sem o uso do medicamento não seria possível os caras jogarem na mesma intensidade''.

Murilo é um dos exemplos.

O jogador do Sesi sofre com dores no ombro, evita operar e não entra em quadra sem o uso de Voltaren.

Wallace, ex-jogador do Sesi, operou o ombro e voltou normalmente. Giba tem problema semelhante ao de Murilo e resistiu.

Eleito melhor jogador do mundo em 2010, Murilo sabe que precisa operar, mas teme perder rendimento no futuro.

Sidão necessita dos mesmos cuidados no antebraço.

No RJX, Dante faz reforço nos joelhos, mas é outro que depende do remédio. Ficou 4 meses afsatado das quadras e precisa de um trabalho diferenciado.

Lucão essa semana fez importante exame para saber a gravidade da contusão na canela. Thiago Sens não está 100%.

Leandro Vissoto, no Ural Ufa da Rússia, e Henrique, no Minas, também precisam em momentos críticos de dor.

''Em dia de jogos eles tomam um comprimido a cada 8 horas. Sei disso porque pude conviver com isso durante anos da minha vida'', confirma o ex-atleta.

Wallace, revelação do vôlei brasileiro, está com 25 anos. Mas se quiser jogar por mais 10 anos terá que se cuidar:

''O Wallace é jovem, tem saúde, mas sofre muito com o ritmo dos treinos no clube e especialmente na seleção. É um crime treinar em aeroporto. Não existe limite e esse menino pode acabar estourando por dentro'', desabafa um profissional ligado ao Cruzeiro.

Embora o analgésico preencha todos os requisitos de uma substância dopante, a Wada, Agência Mundial Antidoping, diz que o Voltaren ainda não é condiserado doping.

A Fifa é contra esse procedimento para jogadores e médicos que não respeitam limites para mascarar a dor. Apesar do alerta, quase 40% dos jogadores que disputaram a Copa da África do Sul jogaram sob efeito de analgésicos.

''A prática não é ilegal, apenas acho que o uso regular de analgésicos é ruim e prejudicial aos atletas. A dor é sempre um sinal do corpo de que algo está errado. O risco de aumentar a lesão é enorme'', afirma o médico de um dos times favoritos ao título da superliga masculina.

Marcelo Negrão, campeão olímpico em 1992, sofreu com cirurgias ao longo dos 21 anos de carreira. O esgotamento do corpo alcançou Ronaldo Fenômeno.

Murilo, Vissoto, Lucão, Dante, entre tantos outros, demonstram profissionalismo, mas desafiam diariamente os limites do corpo.

A relação dos clubes com a seleção segue rigorsamente a mesma. Cada um protege seu lado e o atleta, aquele que decide e paga a conta, fica em segundo plano.

 

  1. meucool

    31/03/2013 18:58:39

    Quanta gente burra, falando nada com nada, LEIAM O TOPICO!

  2. rocam

    18/12/2012 07:40:26

    bom dia a todos , creio que precisamos quebrar um paradigma a respeito de treinamento e de reabilitação pois o que é feito nos clubes e na seleção visa sempre os tratamentos voltados nos sintomas dos atletas e não na causa do problema .os atletas também tem que ter a consciência que nem sempre o melhor tratamento é aquele gostoso e que tanto para o sucesso , para o fracasso e claro também para se reabilitar quer um esforço constante e trabalho ativo e não trabalho passivo.ah claro o calendário favorece e muito a essa intoxicação medicamentosa.gde abraço

  3. SECRETARIA DO Sou Unilever

    17/12/2012 15:31:36

    Nossa que criatura mais invejosa ta querendo é aparecer.........

  4. Volley Racing

    15/12/2012 12:11:35

    Val lembrar que a Unilever fez dois jogos em três dias (enfrentou Rio do Sul -- se não me engano -- na terça e SBC na quinta). Bernardinho reclamou do time oscilar em quadra, pois contra o SBC foi um massacre no primeiro set e os dois sets seguintes mais equilibrados. Será que alguém do time também está sofrendo com dores? Possivelmente a Natália deve estar; afinal passou por duas cirurgias numa das canelas... Mas o calendário da CBV é bizarro, e o pior é que os atletas não podem se manifestar contra, sob pena de serem multados.

  5. Roberto

    15/12/2012 11:36:04

    hehehehehe

  6. Roberto

    15/12/2012 11:34:47

    kkkkk, boa!

  7. Neto

    15/12/2012 10:31:09

    E a sua língua tá precisando de levar o que, Zé Simona?

  8. Eduardo

    15/12/2012 07:44:41

    Pô Mateus ... o único que tô vendo reclamar é vc .... e olha, pelo nível até que ganha bem!!!

  9. GAMOVÃO

    15/12/2012 00:33:10

    Parabéns Voloch pelo post. Assunto instrutivo que desencadeou um diálogo saudável entre várias pessoas. Caberia perguntar qual o grau de responsabilidade dos (as) jogadores (as) com o contínuo processo de contusão/lesão. Não haveria da parte deles e delas uma ganância exacerbada em participar de tudo? De nunca pedir dispensa da seleção gerando esse auto sacrifício?Em que medida isso é amor à pátria? Não seria amor ao ego, à fama e ao dinheiro?A seriedade do post inibiu que pessoas como Aline, Britney, Nazaranha, TITANIC etc. postassem muitas besteiras. Graças a Deus.

  10. Zé Simão

    15/12/2012 00:03:53

    No caso da Mari, é Voltaren para o corpo e Gardenal para a cabeça.

  11. UNILUXO

    14/12/2012 23:23:07

    E VC SUA MOCREIA VC É UMA VENDEDORA DE ICEGURT MAL SUCEDIDA, EU SOU RICO E VC DEVE MORAR NUMA ''OCA'' KKKKKKKKKKK, SE EXERGA

  12. ODEIO UNILEVER

    14/12/2012 20:37:20

    Vc é um luxo Titanic. Te adoroooooooooooooooo

  13. Marcyah FUtrikeyra

    14/12/2012 19:36:24

    __PANTORILHA???? FESSORA????

  14. jtf

    14/12/2012 19:05:26

    Isso não é "privilégio" só do vôlei; o que dizer daquelas meninas da ginástica olímpica, você não viu a reportagem na ESPN Brasil sobre isso...a confusão toda com a Jade e todas as outras...e com agravante de serem crianças/adolescentes que são levadas por outros, sem ganhar um décimo do que ganham esses marmanjos do vôlei. com certeza todos atletas de alto nível acabam nesse "vício" necessário.

  15. twilight

    14/12/2012 19:00:06

    Galera do blog,quero fazer uma enquete pra analisar a opinião de voçês. Quem é o jogador do vôlei masculino que já teve muitas lesões na carreira? E a jogadora do vôlei feminino que já se lesionou varias vezes?

  16. Eleomar Vieira

    14/12/2012 18:48:37

    Ha muito tempo que se sabe que atletas de vários esportes de alto nível,usam algum tipo de analgésico,sem contar as infiltraçoes

  17. Pedro Ferreira

    14/12/2012 18:33:07

    Estudos científicos publicados em importantes revistas, tem mostrado que o excesso de treinos (quantidade > quantidade/especificidade), levam ao quadro de lesoes cronicas antecipadamente. Porem, alguns treinadores insistem que deixar o atleta desde as categorias de base executando exaustivamente fundamentos, treinamentos taticos, correcoes de gestos esportivos, etc e a melhor forma de chegar, muitas vezes, a impossivel e hipotética perfeicao. Por outro lado, os adultos que ja passaram por tudo isso e, digo mais, sao convocados a selecoes prematuramente, devem cumprir calendarios competitivos e jogar

  18. Marco Aurélio

    14/12/2012 18:28:15

    Seu comentário deveria ir pro blog classe média sofre. Dai-me paciência...

  19. mamaisa

    14/12/2012 18:20:45

    o mATEUS CADA UMA NA SUA.. SE VOCE NAO TEVE HABILIDADE E CONDIÇOES DE PRATICAR ESPORTE, FAZER O QUE? ENTAO VAI DAR DURO E GANHAR O SALARIO MINIMO. AGORA TENTA UM ESPORTE DE ALTO NÍVEL QUE VERÁ O QUE ACONTECE, OPORTUNIDADES EXITEM PARA TODOS..

  20. mamaisa

    14/12/2012 18:17:35

    não são só atletas de alto nível, vejam só, eu era professora de ed. física, amava minha profissão, jogava basquete pela universidade, pelo palmeira e fazia algumas competiçoes de natação pelo Tietê. eu nao sentia nada na época, tive uma contusão na pantorrilha durante a faculdade e não tratei como deveria, quando ia jogar eu precisava de uma massagem super forte na pantorrilha para poder jogar, me formei, lecionei dando as minhas alunas o que mais amava, o basquete entre outras coisa, um dia dando aula sofri uma queda, consequencias????? fui operada 13 vezes, fui aposentada por invalidez, hoje tenho protese nos dois joelhos, me locomovo com dificuldade e ainda mais a coluna esta arrebentada, mas nao penso nunca em fazer outra cirurgia, entao para minha sobrevivencia tomo voltarem de 100 mg duas vezs por dia e assim mesmo a dor continua. qual atleta que ama esporte nao se sujeita a esses medicamentos. Não adiante falar nada sobre isso pois o amor ao esporte é maior do que a dor.

  21. Mateus

    14/12/2012 17:54:34

    FRESCURA! Quero ver esse povo acorda 4 da manhã pra pega metrô, trabalha o dia inteiro enfrenta outra maratona pra chega em casa e ainda ganha uma miséria de salário minimo. Atleta profissional hj é tem fisioterapeuta, nutricionista, massagista... e ainda reclama!

  22. alexandre campos

    14/12/2012 17:54:08

    joguei volei por quinze anos, em equipes pequenas disputando segunda divisao do paulista e algumas ligas regionais, cheguei a defender um equipe media da capital chegando ao vice paulista, parei de jogar a dez anos ainda sofro com problemas nos joelhos e ombros devido ao tempo de treinamento e as condiçoes que eramos submetidos, cem por cento dos treinadores que tive, diziam que, atleta tem que aprender a conviver com a dor, mas depois de engressar na faculdade de ed fisica, descobri que a dor é o corpo avisando que existe algo errado, hj mal posso correr e me suportar em pé devido a problemas serios de ligamentos e miniscos, cirurgias carissimas, meu plano de saude nao cobre e pedindo auxilio a quem ajudei no passado, tive apenas portas fechadas, se esquecem facil de quem deu sangue por eles, mas a vida segue hoje passo para meus alunos que nao se deve dar sangue por esporte algum, façam por diversao, divirtam-se jogando e nao queiram machucar seus corpos. Infelizemente no brasil se da mais importancia ao rendimento que a saude.

  23. Pedro Antunes

    14/12/2012 17:36:13

    Dizer que esporte de alto rendimento não é sinônimo de saúde já virou até um lugar comum. Agora o que se verifica é que, não só não é sinônimo, como é antônimo... Acredito que deveria haver um novo modelo de campeonato, com menos jogos, menos times, ou quadrangulares. Um modelo destinado a diminuir a quantidade de jogos.

  24. Jones

    14/12/2012 17:20:57

    Bruno, li o seu post e os comentários do pessoal e vocês vão me perdoar, mas culpar fulano ou beltrano não há cabimento. O Nadal, por exemplo, tá quebrado, simplesmente o cara no tênis. Outro exemplo, é no futebol, se formos pensar em quantos jogadores estiveram fora no Brasileirão... No basquete, o Marcelinho acabou de se contundir. Aquele outro que arrebentou pré-olímpico, o Rafael Hettsheimer, nem jogou as Olimpíadas, tava quebrado. Pessoal, isso é esporte de alto rendimento. Outro dia, eu vi uma entrevista do nadador Ricardo Prado, da década de 80, ele falou que nadava 20 km por dia. Pô! Qual é o corpo de aguenta essa carga????

  25. Fernando

    14/12/2012 17:15:33

    Acho lindo quando pessoas que nao conhecem o assunto se metem a comentar, o problema vem das categorias de base, nao existe uma formacao adequada na estrutura fisica dos atletas, o moleque com 13 ou 14 anos ja treina 5 vezes por semana 3 horas por dia, caso contrario nao e competitivo. Eu mesmo fui exemplo disso, quando completei 18 anos pude me profissinalizar, mas ja estava quebrado, e jogava e treinava a base de Voltarem SR, nem o 75 mg fazia mais efeito, conclusao, atrofia de 1.5 cm no tendao do cotovelo e de 2 no ombro todos do lado direito.Hoje como tecnico de volei nos EUA, trabalhho principalmente com categorias de base, a responsabilidade do atleta jogar ou nao e inteira minha, se eu sei que ele/ela esta com dor e eu ponho na quadra e algo pior acontece, minha carreira ja era. O treino de alto rendimento por aqui comeca mesmo apos os 17 anos, ate la e moleza...assim a vida ultil do atleta em alto rendimento e mais longa que no Brasil. BEM MAIS!

  26. João Puiaulo

    14/12/2012 17:13:11

    Alto rendimento é isso.....o atleta sempre será testado....e sempre vai querer superar os próprios limites....pergunta se eles preferem jogar assim ou parar para se recuperar.....o atleta muitas vezes é consultado e orientado a se recuperar mas, preferem arriscar....

  27. Nilza

    14/12/2012 17:08:45

    Diariamente é muita notícia sobre futebol e seus jogadores e o volei , que os brasileiros adoram ,pouco se comenta ou noticia.

  28. Nazaranha Tedesco

    14/12/2012 17:06:07

    concordo com seu post!! só nao concordo com uma coisa: "Vissoto sempre atua com seus altos e baixos na seleção com total irregularidade"vissotto com altos e baixos?? vissotto irregular?? ele é muito regular sim! ele é horrivel pavoroso! só vi ele tendo baixos...... o cara tem 2,12m e é um pamonhão!!!!

  29. GlobusDominus

    14/12/2012 17:00:27

    Qualquer atleta estrangeiro no Brasil, estranha a carga de treinos. Realmente, isso influi nas lesões!

  30. Nazaranha Tedesco

    14/12/2012 16:58:10

    logam tom é uma enjoada pipoqueira que se borra ao ouvir as palavras "Brasil" e "final olimpica" na mesma frase kkkkkkkkkkkkdiva estrangeira mesmo é a VASILEVA! mesmo que nao saiba falar portugues é super simpatica e carismática.... herrera (que ja pode ser considerada brasileira), daymi e dani scott tb sao exemplos........ mas essa manga chupada da logam tomTA ngm merece

  31. manu

    14/12/2012 16:53:35

    realmente nenhum comentario...entao eu faço o meu, o sao bernardo no feminino esta sofrendo de ++++ cade a renatinha colombo ?? o cruzerio levou uma surra do sesi ? o que houve ? poderia perder masi daquele jeito ?

  32. Roberto

    14/12/2012 16:51:16

    Isto é sinal de garra, amor a camisa do Brasil, merecem OURO e muito mais, meus parabens garotada.

  33. Francisco S Danci

    14/12/2012 16:50:03

    Vamos lá... pensar de outro ângulo: será que é muito jogo mesmo? ou muito treino (ou os dois)... mas já que não dá para diminuir os jogos (seleção / clubes - superliga / estadual / etc ), então que se diminua a carga de treinamentos. Para que treinar todos os dias em 2 ou 3 períodos? é musculação de manhã, técnico à tarde, centenas de repetição de ataques, bloqueios e demais fundamentos. Claro que se precisa treinar, ainda mais o conjunto ... os fundamentos? será mesmo que Dante, Murilo, Serginho, Giba, Wallace precisam mesmo treinar fundamentos? Na minha humilde opinião a carga excessiva de treinamentos contribui e muito para o "quebra-quebra" dos ligamentos e tendões do atleta. Tudo na vida é revisto... sempre aparecem novidades: "descobriram que o alimento tal faz bem... " Será que não é hora de pessoas ligadas ao desenvolvimento do esporte e da saúde descobrirem novidades ... Por exemplo que não precisa se treinar tanto ... quem sabe ...

  34. Augusto Vitali

    14/12/2012 16:36:50

    Todo atleta de alta performance convive com a dor. O alto desempenho exige esforço, impacto e desgaste ao ertremo de músculos, articulaçõese também do sistema circuatorio e reespiratório. No Voley isto ainda é mais grave pela repetição continuada de movimentos de pernas, braços com reflexos na coluna e nas articulações (tornozelos, joelhos, quadril, cotovelo, ombros e punhos.Masi ainda, a intensa e continuada movimentação do voley (diferente do futebol, por exemplo) exige muito mais do sistema respiratório e circulatório. E aí faazem-se competições (a nível nacional e internacional) onde os atletas jogam praticamente todos os dias (no futebol há sempre um intervalo mínimo de 72 horas) que se juntam às necessidades de treinamento tático e técnico. Não há corpo que aguente. Jogadores maiores (no voley os pequenos tem 1,90m) e mais pesados como Sidão, Dante, walance Vizoto sofrem ainda mais. Mas não pense que o Serginho que cai uma centena de vezes no chão, também não sofre. Ou um levantador que salta e toca centena de vezes na bola, também não sente.A questão é que se alguém quer ser atleta de alta performance tem que se sujeitar a isso. E tem que ganhar bem para apagar a conta do Voltarem e se aposentar com dignidade ainda bem jovem.

  35. TITANIC 100 ANOS

    14/12/2012 16:25:20

    EU QUEM O DIGA. EU VI QUANDO A DIVAS REGIS PAMONHA ENTREO EM QUADRA AQUELA RIDICULA PIPOQUEIRA. A LOGAM TOM CONTA OS DIAS PRA ESSA SUPERLIGA ACABAR. NITIDAMENTE ELA NÃO TA SE DANDO BEM, NÃO TA GOSTANDO. ELA SO DEVE GOSTAR DA FOFÃO POR CAUSA DOS TEMPOS DE MINAS. A SARAN PAVOR, OU MELHOR, PAVAN TAMBÉM TA MEIO ASSIM NEM UM POUCO A VONTADE.

  36. twilight

    14/12/2012 16:25:13

    Era nítido ver o degaste físico dos jogadores da seleção brasileira nas olímpiadas de Londres. Gilberto,Murilo,Dante e Leandro Vissoto estavam claramente machucados e se viram obrigados a jogar no sacríficio. Quando um atleta,mesmo machucado,sofrendo com dores se mostra disposto a ajudar a equipe mostra o quão profissional é. Por muitas vezes esse é o motivo que leva muitos jogadores a continuar á ativa mesmo lesionados. Mas não é só na seleção masculina que se vê isso, é muito comum na s.feminina também jogadoras se sacrificarem.

  37. caulokahn

    14/12/2012 16:13:54

    Deve ser esse o motivo pelo qual os jogadores ao encerrarem as carreiras, nos últimos tempos, não participarem de equipes master, como se fazia antigamente. O corpe não suporta mais nem jogar de brincadeira com os filhos.

  38. cesar

    14/12/2012 16:10:51

    Está mesmo. No final do jogo contra o Praia, Tom e Daniele Scott se reuniram. o cinegrafista tentou mostrar a reunião. Tom imediatamente fez cara feira e arrastou Daniele pra o meio da qudra. Ao que parece, Bernardinho não tem comando sobre ela. Faz cara feira quando ela erra saque ou ataque, mas, nos intervalos, não diz nada pra moça. Tomara que pelo menos era melhore seu jogo. Não é obrigada a ser amiga de ninguém. Mas, simpatia, ganha torcida. O dinheiro que ela recebe de salário é, também, para angariar torcedores. Fique de olho, Unilever.

  39. manú

    14/12/2012 16:06:30

    situaçao dificil né ? sao atletas de alto rendimento, profissionais, ganham, e bem pelos seus clubes, nao abrem mao da seleçao, prova disso que alguns foram pra londres sem condiçoes, e insistem nessa situaçao por força maior : $$$, fama,amor ao esporte e ao brasil, status etc....entao o que fazer ?

  40. Jaqueline cara Redonda doTrakinas

    14/12/2012 16:03:43

    A Jaqueline toma chá pra emagrecer a cara que é muito redonda, mas nunca conseguiu! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  41. marcelo s. ferreira

    14/12/2012 16:02:52

    Não se falou na questão da saúde. O uso prolongado e indiscriminado de anti-inflamatórios traz prejuízos às funções renais. Uma hora o organismo cobra.

  42. Caio

    14/12/2012 15:54:54

    Importante matéria mas ontem teve jogos da superliga masculina e feminina e hj jogão entre Osasco X Sesi e nem uma linha, q absurdo...

  43. miriam

    14/12/2012 15:47:48

    eu tb trabalho gripada com dor no corpo durmo só 5 horas e 30 min por noite tomo remédio para dor de cabeça para colica para dor na coluna e nao ganho o salário deles! tó cansada de ver esses atletas "falando que ninguém sabe o tanto que sofreram para chegar até ali " se é tão chato muda de profissão !

  44. efi

    14/12/2012 15:11:30

    eu quero é novidade! isso acontece com a maioria dos atletas de alto rendimento. na ginastica artistica, é 'normal' fazer isso...

  45. Tavinho Natal

    14/12/2012 15:07:30

    Murilo foi nosso melhor jogador nos jogos olímpicos e mais uma vez eleito MVP, Lucão ainda é jovem e pode evoluir pro seu melhor voleibol, Vissoto sempre atua com seus altos e baixos na seleção com total irregularidade, e Dante está velho, ultrapassado, vive todo cheio de contusões e ainda pensa em jogar nos jogos olímpicos de 2016 desse jeito. Se Bernardo quiser ter resultados é melhor renovar e trocar peças como Giba, Dante, Rodrigão e etc...

  46. Leia

    14/12/2012 15:06:07

    Por mim, com os valores exacerbados que os atletas de ponta ganham, deveriam jogar em qualquer condição. Com pneumonia, engessados, etc. Se o coitado do "Sou unilever" e do "Uniluxo" descem o morro todo dia pra ganhar salário mínimo vendendo coquinho nas praias, por que Murilo e cia não podem jogar com um pouco de dor? Ahhhhhhhhhhhhhhhhh

  47. Volei BH

    14/12/2012 15:05:15

    Acho que deveriam proibir alguns posts aqui.... O assunto é um e vem uns aí só falando asneira....Vamos comentar em cima do comentário galera!! Bruno. Parabéns pela matéria! Isso já vem das categorias de base onde alguns profissionais tão matando desde cedo a molecada.

  48. kkkkkkkkkkkkkkkk

    14/12/2012 15:03:27

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk Regiane DIVA? nem aqui nem na china.

  49. g.e.

    14/12/2012 14:55:20

    A jogadora Russa Tatiana Kosheleva é mais uma vitima dos esforços dentro da quadra. Ela rescindiu seu contrato com o Dynamo Kazan para se dedicar somente a sua recuperação e tratamento. A Russia pode nos proximos anos perder de uma só vez, Kosheleva, Atamanova, Sokolova e a Gamova.No Brasil se ver a Mari se arrastando na quadra sem total condiçoes de jogar o que sabe por força de problemas fisico. A Sheilinha e Thaisa também tem problemas.

  50. sou unilever

    14/12/2012 14:55:08

    Ganhar canpeonatos nas costas dos outros ai fica facil.............ai até a Dani suco seria campeã assim ou do jeito que ela é ruim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.UNILEVER ATÉ MORRER!!!!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso