Blog do Bruno Voloch

José Roberto Guimarães admite mudanças na seleção e sai em defesa de Natália

Bruno Voloch

“É um processo natural. A gente precisa colocar algumas meninas para jogar, só dessa maneira poderemos testá-las. Ao mesmo tempo, se for necessário, poupamos as mais experientes. Cada caso será analisado individualmente''.

Foi dessa maneira simples e objetiva que o treinador da seleção feminina, José Roberto Guimarães, confirmou que pretende dar oportunidades para as mais jovens em 2013.

O técnico se recusou a falar sobre Mari, para ele assunto morto.

Se Mari é passado, Natália é presente.

Por causa da ausência de Mari, a participação de Natália na olimpíada de Londres foi alvo de críticas. O treinador fez questão de defender a jogadora do Rio de Janeiro:

“Algumas pessoas maldosas disseram que a Natália foi para Londres para passear. É mentira. A Natália foi leal, honesta, correu atrás, nos ajudou muito nos treinamentos e foi importantíssima contra a China e na final contra os Estados Unidos”.

Inconformado, José Roberto Guimarães lembrou:

“Ela jogou todo o tie-break contra a China e a Jaqueline foi para o banco. Se a gente tivesse perdido aquele jogo, ganharíamos um ponto e estaríamos eliminados da olimpíada. Isso as pessoas não lembram”.

Mari foi preterida como ponteira. Natália, Jaqueline, Paula Pequeno e Fernanda Garay foram as escolhidas. A líbero Camila Brait acabou sendo cortada na ocasião da confirmação de Natália.

 

 

  1. Sunshine

    19/12/2012 01:10:53

    Finalmente alguém que sabe o que está falando. Sejamos educados e agradecidos as pessoas que muitas alegrias nos deram, tendo o mínimo de dignidade ao admitir que algumas pessoas foram importantes para o nosso esporte e que ninguém é descartável. Existem pessoas que devem ser lembradas com muito carinho e respeito pelo que já fizeram e que nenhuma pessoa merece ser esquecida, mas sim admiradas pelos seus feitos.Mari sempre foi e sempre será lembrada por mim como uma grande jogadora.

  2. Amilton

    17/12/2012 22:19:37

    Jogadora mediana...sempre falei isso.

  3. Tiago PSR

    17/12/2012 08:56:38

    Realmente Mari jogou muito há alguns anos. HÁ ALGUNS ANOS. Tá vivendo do passado e de declarações na mídia. Tá desesperada, coitada.

  4. Alexandre Magno

    15/12/2012 00:22:05

    Boa na sua opinião é a turista Natália, que foi para as olimpíadas passear sim, ao contrário do que disse o Exmo Sr. José Roberto. O Brasil se complicou e foi pressionado pelo resultado contra a China por causa de sua gestão sobre as atletas, que admitiram clima ruim com o técnico. Elas se reuniram sem a presença dele, se questionaram e correram atrás do prejuízo.Ainda bem que dessa vez, ao contrário de quase todas as outras, tinhamos uma seleção preparada psicologicamente para isso, e foi isso, somente isso que nos trouxe o título.

  5. CA

    15/12/2012 00:01:35

    E você acompanha volêi faz quatro meses só né!!!! Procure se informar antes de criticar. Com a idade da Natália, Mari já tinha carregado um time na costas (2004) como oposta e sido campeã olimpica em 2008 como ponteira ficando entre as dez melhores passadoras (Vai no site da FIVB e procure pela Olimpíada de 2008). Enquanto Natália continua sendo uma eterna promesa até hoje. E Garay nem é tão jovem assim, e também não é um primor no passe. Falar que Mari não está em um bom momento hoje sim, podemos falar. Mas dizer que ela é uma das piores jogadoras do Brasil é não entender o mínimo de vôlei ou acompanhar a pouco tempo.

  6. justino

    14/12/2012 17:52:32

    zé roberto nao deveria ter treinado as meninas de ouro em londres.

  7. sou unilever

    14/12/2012 15:00:56

    É isso ai UNILUXO essa tal de Leia ta pensando que ela é quem para trolar desse jeito tão vulgar,vamos detonala até o fim amigo,e nunca esqueça UNILEVER ATÉ MORRER esse é o nosso lema........Fui agora vou para a praia.................

  8. UNILUXO

    14/12/2012 13:10:06

    NOSSA QUE DESCASO SUA RAMEIRA XO DAQUI SUA XEXELENTA, AQUI TEM PESSOAS DECENTES, QUE NÃO SÃO OBRIGADAS A FICAR LENDO ESSAS INDECENSIAS SUAS

  9. Daniel Félix

    14/12/2012 08:51:02

    Mari é uma das piores jogadoras que já passaram pela seleção brasileira. É pessima na recepção, irregular no ataque e muito limitada nos outros fundamentos. Um país que já teve Ana Moser e Márcia Fú e hoje tem Sheilla, Natália e Garay jamais ficará refém de uma jogadora mediana como Mari.Não é à toa que ela foi dispensada da seleção e ficou desvalorizada no Brasil. Se um dia voltar ao país, certamente será para jogar em times pequenos, como Sâo Bernardo, São Caetano e Rio do Sul.

  10. André Martins Ferreira

    13/12/2012 20:53:31

    Discordo diametralmente das suas colocações. Primeiramente, a Mari é, sim, muito reconhecida pelo público brasileiro que acompanha o voleibol, tanto que há muitos mais defensores dela do que do Zé Roberto nessa "briga" dos dois. Em segundo lugar, puxar a atuação excelente da Mari de anos atrás não é argumento suficiente e razoável para mantê-la hoje na seleção. Veja bem, não estou contestando o talento dela nem o fato de que ela foi essencial para as maiores conquistas que a seleção feminina já obteve (durante todo o ciclo olímpico de Pequim 2008), mas o fato é que ela simplesmente não rende mais. Está prestes a ter seu contrato com o Fenerbahçe rescindido no meio da temporada, tamanha a decepção do time turco com a sua atuação. Se ela não é boa o suficiente para um time como esse, certamente está muito longe do nível das jogadoras de que a seleção brasileira necessita para se manter no topo do mundo.Penso que é chegado o momento de superar essa questão e parar de olhar para o passado. Temos de fixar os olhos em Rio 2016 e nos novos talentos que, por sorte, abundam no Brasil (sendo um dos maiores a Natália, sem dúvidas).

  11. Takeshita

    13/12/2012 19:32:25

    Fiquei muito emocionada com o seu comentario (maisvolei) Mari, sempre será a melhor jogada de volei que ja passou pela Seleção Brasileira, calou e vai calar a boca dos criticos novamente.ORGULHO GOMAR!

  12. Takeshita

    13/12/2012 19:25:38

    Sera? so porque elas ganharam a medalha? e se não tivesse ganhado e onde você viu o ZRG dando oportunidade a Marianne Steinbrech?eu não vi!

  13. Takeshita

    13/12/2012 19:20:39

    Daniel meu querido, esta reproduzindo as palavras do Zé Roberto, por acaso assistiu esse jogo contra a China? gosto muito da Natalia, agora dizer que ela foi fundamental, pelo amor de Deus isso é o cumulo do absurdo, a Nat passou um ano sem jogar, dizer que ela correu atras foi guerreira sim ela foi, quem não quer ganhar a medalha Olimpica.Não concordo e nunca vou concordar que ela contribuiu para a medalha, e ZRG deixou bem claro que iria apadrinhar ela, como fez.E se não fosse jogadoras como Fernanda Garay, Sheila Castro, Fabiana Claudino e Jaqueline Carvalho o Brasil não tinha ganhado um jogo se quer.

  14. Takeshita

    13/12/2012 19:14:48

    Concordo com você Alan a Mari vai jogar na Alemanha, e vai ser novamente campeã Olimpica ao contrario do Brasil e do Ary Desgra..... que optou pela burrice de ter mantido o Babaca do ZRG... como tecnico, enquanto a menina Jaqueline deixa ela jogar agora que a seleção esta sem Mari ela ganhou espaço, depois de praticamente 8 anos sendo banco, um dia tem que ganhar um chance.....Espero que faço por merecer....ou vai perder rapidão para Priscila Daroid e Amil e cia......Bejoss Jaquele arrasa Bonita......

  15. Luisa

    13/12/2012 19:13:47

    Falou tudo Jonas!

  16. Fred Bartmann

    13/12/2012 19:04:29

    Concordo com Gamovão, não sou fã do jogo da Regis porém não vou critica-la pois ninguém tem o direito de julgar ninguém, se ela não esta bem tecnicamente acho que ninguém pode opinar, pois até onde sei ninguém aqui é da comissão da UNILEVER, ela é uma boa jogadora, ja fez atuações na seleção e esta em um ótimo time, outra coisa que as pessoas não tem um minino de educação e são baixissimas, quer criticar todos somos livres para fazer isso desde que não interferimos nos direitos das pessoas, então vamos ter decência e cricar ela como atleta e não como pessoa.Esses dias esta lendo o blog e fiquei muito chateado com os comentarios referente a imagem pessoal da dela, infernizar não vai fazer que ela melhore seu rendimento, por que não apoiar em vez de criticar?

  17. Raul

    13/12/2012 18:55:02

    Concordo, Mari foi a melhor jogadora das Olimpiadas de Atenas 2004, muito criticada por não ter acertado o utimo ataque para fechar o set, pore o que muitos não entendem que a mesma fez uma Olimpiada brilhante, com 21 anos na maioria das partidas foi titular, e contra a Russia naquele mesmo jogo a mesma fez 37 pontos, mais de um set, me fala que jogadora brasileira conseguiu esse feito, em uma olimpiada? ainda contra uma potencia como Russia, com as jogadoras Sokolova, Gamova, Perepelkina, Helena Godina entre outras em quadra. Me fala, Natalia? Jaqueline, ou foi Tandara? Outra a Mari pode esta em uma pessima fase, o que não entendo e que as pessoas nunca falam esta jogando ruim por problemas fisicos? quero que comprove que seja por problemas tecnicos! igual o babaca do ZRG falou mais não provou. Tenho serteza que ela ainda vai jogar outra Olimpiada nem que seja por outro Pais, vou esta la novamente vendo brilhar, igual estive em Atenas (2004) e em Pequim(2008). Mari força vai passar essa fase e vai calar novamente a boca dos criticos.

  18. sou unilever

    13/12/2012 17:20:13

    Adoooooooooooooooooooooooooooooogo mais uma DIVA..............

  19. sou unilever

    13/12/2012 17:15:10

    Nossa que pouca vergonha essa tal de Leia MOCRÉIA........É triste pois num blog tão familiar como esse ela fala essas coisas lamentavel....

  20. SECRETARIA DO Sou Unilever

    13/12/2012 17:12:00

    Recalcada é vc sua mulamba.............E o DIVO Sou Unilever sabe muito de volei sim ta bom....Mais respeito com ele ok...

  21. Jonas

    13/12/2012 16:37:16

    Mari foi a melhor jogadora que passou pela seleção, pela versatilidade e coragem. Aos 20 carregou a seleção nas costas, quando as bolas na ponta eram para as, já velhas, Virna e Érika. Saiu da sua zona de conforto, jogando na saída, para se arriscar como ponteira e ajudar a seleção, que sofria com a falta de ponteiras altas e dê potência no ataque, (Naquela ocasião só tinha Paula. Jaqueline e Sassá eram jogadoras de fundo). Desloucou-se para a ponta para ajudar a até então amiga, e namorada, Sheilla. Sheilla bancaria para Mari, e o Brasil perderia muito com uma das duas fora de quadra. Com mais versatilidade, e sempre mais golpes, foi para a saída a pedido do Zé. Brilhou lá assim como brilhou como era oposta. Mas nunca, nunca foi reconhecida e nem a queridinha do público brasileiro. Pq? Pq ela simplesmente era diferente e contida. Não gostava de se expor e a cada ponto comemorava de forma singela, ou muitas vezes nem comemorava. Aquilo para ela era rotineiro, ela não precisava comemorar um ponto com se tivesse ganho o ouro olímpico ali. Se contudiu muito, sofreu com o ombro, joelhos, abdomem. Jogou muitas vezes no sofrimento, e claro o rendimento caiu. Mesmo abaixo da jogadora fantástica que foi ela ainda poderia dar muito a seleção, pois sempre foi uma das melhores atacantes do mundo.

  22. Leia

    13/12/2012 13:15:30

    Nazaranha, Uniluxo, Unilixo, Sou Unilever, Sou Campinas, Sokoloka......lleo bh, Diva Régis, os secretários: UM BANDO DE BIBINHA RECALCADA. De vôlei que é bom não entendem nada. Saudades tenho da Aline. Por onde anda? Saudades da rainha dos comentários. E ah, Diego de Americana - SP, TE QUERO MEU GATÃO!

  23. Leia

    13/12/2012 13:12:24

    Me possua, Diego Americana - SP! Me possua, me possua, me possua!

  24. Boni

    13/12/2012 10:55:01

    E desde quando Mari estava a altura de alguma ali???

  25. Roger Federer

    13/12/2012 08:37:40

    Ao seu comentário Cesar só posso dizer lamentavel tenho direito de opinar e o fiz.Falar a verdade encomoda!!!!!

  26. Juan Pablo

    13/12/2012 01:32:37

    O Ze nao tem que dar ninhuma explicacao a ninguem. Fez o dever de casa... voltou com a medalha de ouro o que mais o povo quer? Cada um que faça as suas festas em casa... O importante é que Brasil ganhou, e quem foi a Mari? Mari? niguem mais lembra dela... Assim que Ze!!!!Continue com a sua intuicao.Estamos com vc... Bi....

  27. GAMOVÃO

    13/12/2012 00:58:56

    Vocês são muito burrinhas. A coitada da Verna Lee até tentou, mas precisa fazer um cursinho de interpretação de texto e outro de redação. Este post já rendeu o suficiente, Agora vou sair. Vou gastar parte do meu salário, QUE É O MAIOR DO VOLLEY FEMININO (lembram-se tapadinhas?), em uns modelitos finos. Bjs

  28. alan#unilovres

    13/12/2012 00:49:35

    não inveja pode! são estatiscas de toko que ela toma por jogo sua carniça...18 pontos na final olimpica kkkkkkkkkkkkkkkk ahahah nem a Berg quiz saltar no block,as americanas ignoraram a JACKtoco,todas estavam preocupadas com a garay e sheilla...e eu curto muito a Gamova só por ela ter se negado a sair em uma foto que a JACKtoco a pediu!!! nunca me esqueço desse fato...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk foi babar ovo se lascooooo kkk

  29. Bruna

    12/12/2012 22:07:50

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK GENTE EU ACHO QUE VOU VIRAR A LADY GAGA.

  30. Bruna

    12/12/2012 22:05:10

    CONCORDO!!!!!! A NATHALIA FOI FAZER TURISMO EM LONDRES. A PRÓPRIA SHEILLA DEU UMA ENTREVISTA QUE A NATHÁLIA É SUPER DIVERTIDA É QUE ELAS RIAM MUITO DAS BRINCADEIRAS DELA OU SEJA DESCOBRI O QUE ELA FOI FAZER EM LONDRES SERVI DE PALHAÇA.

  31. Bruna

    12/12/2012 22:02:16

    Pq essa implicância com a Regiane, eu gosto dela, se é para falar de pipoqueira ta superliga tem tantas, até a sheilinha que adoro é uma craque as vezes não ta no dia é não joga bem, coitada da Regiane se fosse eu com aqueles gritos todo do bernadinho na cabeça já tava traumatizada.

  32. Bruna

    12/12/2012 21:57:50

    é por isso que eu leio esse blog adoroooooo os comentários kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  33. Bruna

    12/12/2012 21:53:23

    Ramirez joga muito, mas dizer que ela é mais completa que a jaqueline é piada né.

  34. Nazaranha Tedesco

    12/12/2012 21:41:50

    queremos comentários sobre a Sarah Pavor (que ate agora não decolou), sobre a diva das divas Elitsa Vasileva, a linda central Bia do SESI etc!!

  35. Nazaranha Tedesco

    12/12/2012 21:40:40

    e cade os comentarios sobre a superliga?? bruno só comenta quando é jogo do Sollys.... tudo bem que é o melhor time do mundo na atualidade (depois do Mundial 2012) mas queremos debater sobre os outros tb!beijos da diva das escadas

  36. alex moraes

    12/12/2012 21:40:34

    Galera nem Zé Roberto, nem ninguém mataram e enterraram Mari. Ela mesmo trata de fazer isso, sabe-se lá porque razões (profissionais, emocionais, afetivas). Vejam e analisem a situação dela atualmente na Turquia, bem distante daqui. Não é titular, e ainda pode ter o contrato rescindido. Não vive boa fase, fala demais, joga de menos... Precisa de recuperação.

  37. UNILUXO

    12/12/2012 21:38:41

    LOGAN TOM, SOKOLOVA, ARTAMONOVA, REGIANE, AMANDA, MICHELLE

  38. Lilika

    12/12/2012 21:29:50

    Bom ainda não viramos a página kkkkkkkkk - simples, não concordo com o ZRG em alguns aspectos, mas naquela hora, com as atletas que tinha em mãos, e que não tinham mais tantas outras pra ficar fazendo uni-duni-tê pra escolher, então ele optou pelo óbvio...devo discordar quando ele fala de Natália, ela só está apresentando atuações e desempenho decentes somente agora, quase meio ano depois de Londres..

  39. Cesar Augusto

    12/12/2012 21:12:07

    Quem ensinou vc a ser tão mal-educado, ao escrever com "caps lock"?Volta para escola, criatura mal-educada. Dá nojo é de gente que não sabe expor opinião sem ser mal-educado e grosso. Enoja quem cara-pálida??

  40. Cesar Augusto

    12/12/2012 21:09:39

    O que realmente é de MAU gosto é o seu português. E também ao "seu ver" não importa. Importa o "ver" de José Roberto Guimarães.

  41. SECRETARIA DO Sou Unilever

    12/12/2012 20:55:05

    Beeeeeeecha com todo o respeito...............

  42. Costa Concórdia

    12/12/2012 20:52:54

    Vcs são a vergonha desse blog FORA TITANIC 100 ANOS FORA SPICE GIRLS FORA TODOS AQUELES QUE DESRESPEITAM A DIVA RÉGIS E SEUS FÃS FIÉIS...........

  43. SECRETARIA DO Sou Unilever

    12/12/2012 20:50:16

    Nossa que gente mar..................................Diva RÉGIS é linda maravilhosa gostosa e RICA coisa que vcs meras mortais nunca serão..............

  44. sou unilever

    12/12/2012 20:45:50

    Nossa o seu portugues é pessimo................Acho que vou vomitar...........Fora TITANIC PRECONCEITUOSO............DIVA RÉGIS É A MELHOR!!!

  45. sou unilever

    12/12/2012 20:42:08

    Seu preconceituoso vc sempre humilha a Regiane sim vc é um homem sem noção sem humildade.................Pessoal vamos expulsar essa criatura desse blog familiar ele não esta no nosso nivel k.......................................

  46. Fabio Carvalho

    12/12/2012 19:11:28

    E no banco não ter ninguem a altura... Sorte não ter precisado. É melhor chamar a equipe juvenil pra ganhar experiencia pra 2016.

  47. Fabio Carvalho

    12/12/2012 19:07:57

    O povo esquece que quase ficamos de fora das quartas... Aqui é assim: se ganha é ídolo...

  48. Tavinho Natal

    12/12/2012 18:44:00

    Sou fã da Ramirez, sei que não é esse ser invejoso e preconceituoso ai. e diferente de muitos ai que usam de apelidos para meter o pau em todo mundo e ficar no anonimato, meu nome é original, sendo inclusive sendo o mesmo nome do meu face também. Não sei por que me tratam no feminino, mas não ligo, a palavra preconceito já diz tudo. Acho até engraçado isso tudo! Mas não me escondo atrás de apelidos para criticar.

  49. Roger Federer

    12/12/2012 18:34:07

    Mais uma vez e sempre que puder o nosso querido blogueiro irá falar mal de uns e endeusar outros.Pô esse negóciode que a Mari isso e aquilo é um saco. Mundo vai acabar.....culpa da Mari......já deu né.Zé deveria rever algumas partidas na fase de grupos e analisar o seu semblante preocupado.Sabemos que a Natália é uma boa jogadora mais dizer que ela era fundamental em Londres é piada de mal gosto.A seleção só ganhou o bi porque a Sheilla lembrou que sabia jogar, e a Garay a meu ver deveria levar duas medalhas de ouro pra casa pois jogou por ela e pela Paula Pequeno.2016 tá longe tem muita coisa pra acontecer vai ser aqui a cobrança vai ser maior, é melhor treinarem bem mais e especular de menos.

  50. Tavinho Natal

    12/12/2012 18:27:23

    Concordo com Zé Roberto em levar Fernandinha no lugar de Fabíola, pois a mesma não atravessava um bom momento tecnicamente, ela também tem as mesmas características de Dani Lins que estava em excelente forma e foi perfeita durante as semi finais. Fernandinha não rendeu nas finais e errou muito. Levar duas levantadoras com as mesmas características não sou de acordo, apesar de Fabíola hoje estar sendo talvez a melhor levantadora da superliga. As jogadoras que participaram de todo ciclo olímpico não estão indo bem, demonstrando um certo desgaste, com exceção de Fabí e PP4. Jaque está jogando muito e em excelente forma mas ela não participou de todo ciclo. Discordo de Zé Roberto quanto ao corte de Mari, totalmente injusto e equivocado, ela é uma das melhores atacantes do mundo, tem experiência e sabe jogar contra seleções internacionais, ela seria mais útil que Natália que não tinha condições de jogo, e Tandara que apesar de estar em uma boa forma em Londres, não tem a metade da categoria de Mari. Recentemente Fabíola deu declarações sobre o seu conte, dizendo que Zé Roberto foi super frio, não olhou nos olhos dela, não aperto a mão dela, não deu um abraço, não deu explicações e mal conversou.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso