Blog do Bruno Voloch

Após demitir Mano, Marin vai dar as cartas e mudanças irão atingir categorias de base e futebol feminino na CBF

Bruno Voloch

José Maria Marin resolveu dar as cartas na CBF.

Marin assumiu em março desse ano, esperou o quanto pode, foi até certo ponto político, mas não suportou fazer papel de fantoche.

Mano Menezes, até então seguro no cargo, não esperava esse contragolpe.

O lógico seria demitir Mano após o fracasso na Olimpíada de Londres. Marin optou em esperar, conhecer Mano na intimidade, analisar suas futuras convocações e se fosse o caso, detonar o treinador.

Foi o caso.

Nada mais lógico se levarmos em conta que Mano jamais foi a opção de Marin, portanto, como poderia ser o técnico da seleção se não foi escolhido pelo presidente da entidade.

Mas as mudanças não serão somente na seleção principal.

Marin irá poderá mexer nas comissões técnicas das categorias de base, futebol feminino e mudanças na Granja Comaty, em Teresópolis, também não estão descartadas.

O atual presidente que enfim exercer seu poder.

Mano errou em várias situações, mas é inegável que a seleção começava a mostrar uma identidade e formar uma base. Isso agora porém é passado.

Quem vier, e não faltam opções, se são as ideais é outra questão, terá um ano e meio de trabalho pela frente e muita pressão.

Me parece lógico que se Tite vencer o mundial de clubes pelo Corinthians seja o favorito ao cargo. Se fracassar, não acredito que seja o escolhido.

Até o nome do ótimo Pep Guardiola foi lembrado. A política do futebol brasileiro não nos permite sonhar com o trabalho do espanhol de 41 anos.

Felipão, Abel, Muricy, Paulo Autuori …

Será necessário driblar a desconfiança.

Se Felipão não deu certo e para muitos 'rebaixou' o Palmeiras, pode comandar a seleção ?

O 'não' recente de Muricy Ramalho pode pesar no futuro ?

Paulo Autuori está distante, hoje treina o Qatar, mas sempre teve portas abertas na CBF.

Abel jamais dirigiu nenhum time em São Paulo, tem pouca relação com Marin e seria zebra.

  1. vedre

    26/11/2012 08:50:37

    TEM QUE SER O TIRIRICA PIOR Q TA NAO FICA

  2. Leonardo

    25/11/2012 09:20:26

    Os atuais bandidos, substituíram outros bandidos. E o mais bandido de todos estava na ultima gang e continua na gang atual. Sai fora Andres Sanches!!

  3. Marcelo Rangel

    25/11/2012 09:19:46

    Técnico para seleção brasileira é Felipão ou Dunga. Sim, o Dunga. Ele teve um aproveitamento de quase 80% na seleção, ganhou Copa América, Ganhou Copa das Confederações, ganhou várias vezes da equipe principal da Argentina (duas goleadas de 3x0 e 4x1), ganhou da Alemanha, ganhou da Itália. Está certo que ele perdeu a Copa do Mundo, mas o time dele é muito melhor do que esse que está aí enganando todo mundo... quer dizer, está enganando somente aqueles que querem ser enganados.

  4. FLUZAO ,

    25/11/2012 07:23:13

    Renato Portaluppi , Renato Gaúcho é o novo técnico da Seleção Brasileira ... comandar a seleção na Copa do Mundo, pois tem a cara do futebol brasileiro.........

  5. Nailton

    25/11/2012 00:04:08

    Voces acham que este bando de bandidos que se instalaram na CBF vou querer o Pep Guardiola como technico da seleção, vocês acham que o Pep iria aceitar a CBF dizer quem seria convocado e quem tinha que jogar, Vocês acham mesmo????como diz o ditado (FORMIGA SABE A FOLHA QUE CORTA)

  6. Roberto

    24/11/2012 23:32:52

    Parabéns, até que enfim, uma resposta consciente, apesar de ser torcedor do São Paulo, e achar o Muricy um excelente técnico, mas concordo que ainda não seja o momento dele, ele pode até chegar a ser o melhor do mundo, mas precisa de uns mundiais em seu curriculum, por isso que descarto todos os outros, e realmente a imprensa inventou isso e a torcida do palmeiras comprou a ideia de que o felipão foi culpado, isso é um absurdo, ele realmente ganhou a taça, com um time mediocre , no palmeiras só o Marcos Assunção e Barcos o resto pode mandar passear.Logico que esta é uma opinião minha, mas acredito que depois daquela seleção do Tele, a do felipão foi a que mais jogou melhor, ganhamos uma copa invicta e sem disputar na loteria dos penalti, como em 94, quando foi pura sorte, e não jogamos nada.Falam muito deste Guardiola, mas se ele fosse realmente tão bom, estaria na seleção do seu País, e tb não estaria fora deste mundial com aquele time que ele tinha na mão.o pessoal esquece, que quem na verdade começou a revolução do barcelona chama-se Rhaykard da holanda, este sim entende muito de futebol tb.

  7. roberto guilherme costa

    24/11/2012 22:39:46

    Quanto ao técnico qualquer...e rezar

  8. roberto guilherme costa

    24/11/2012 22:37:49

    Quem assistiu os jogos do quase findo campeonato brasileiro deve ter visto a pobreza técnica de nosso futebol.Goleiro não temos,laterais não marcam e só atacam e mal,não sabem chutar ou cruzar,zagueiros violentos e sem tempo de bola,jogadores de meio de campo só marcam e pensam pouco com raríssimas excessões,meio de ligação joga sózinho e não temos um só,atacantes até que estamos bem.Técnicos superados,não procuram estudar novas técnicass de treinamento,criar novos conceitos.E a nossa cronica esportiva?horrível,torcedora,antipática e ridícula.Quanto ao tecnico qualquer um dia...e rezar

  9. Edgar

    24/11/2012 22:24:29

    Tirar o Mano foi fácil, o Marin deveria se demitir, pois já está velho, caduco e gagá. Ele deveria se aposentar, cuidar dos netos, dos gatos, cachorros e galinhas, não deveria se envolver com negócios da seleção, não é para ele.

  10. Denner

    24/11/2012 21:56:08

    Como tudo é política e fazem parte desta bagunça que é a CBF os srs. Andres e Ronaldo, o próximo técnico da seleção será o titi. Já tem estádio pago por nós, tem um ex presidente que é influência. Tudo vai virar corintians.....

  11. Lewis Monteiro

    24/11/2012 21:48:51

    DUNGA...........

  12. IVAS

    24/11/2012 21:12:00

    ÓTIMO COMENTÁRIO!! VC DISSE O QUE EU PENSO!!! SEM PAIXÕES CLUBÍSTICAS...........

  13. Euclides

    24/11/2012 21:07:43

    Quando se referiu a Abel Braga nunca ter dirigido clube de São Paulo não ficou claro se referia-se somente a clubes da capital. De qualquer forma acho conveniente lembrar que Abel já dirigiu a Ponte Preta.

  14. Nei

    24/11/2012 20:39:32

    Concordo com você plenamente, passamos a detestar nossa seleção graças a essas pessoas que estão na seleção privilegiando interesses pessoais.

  15. Marcelo de Matos

    24/11/2012 20:18:16

    Em geral, os blogueiros da área futebolística não misturam política e futebol. O afastamento de Mano, porém, parece ter ingredientes das duas áreas. A CBF, durante muito tempo, foi comandada pelos cariocas. Atualmente é paulista. Estão no poder outras forças que buscam poder na área esportiva e política. Sim, porque o presidente da CBF tem grande cacife político. Tanto que Marin já fez contatos com Lula, Maluf, São Paulo e Palmeiras. É uma nova grande força política e esportiva em atividade. Parece que o preferido de Marin continua sendo Murici. Felipão e Guardiola são, apenas, cortina de fumaça.

  16. José Luiz de Souza Martins

    24/11/2012 20:13:35

    Você esqueceu de citar o poliglota homem da prancheta, o inoxidável Joel Santana.

  17. Paulovc

    24/11/2012 17:48:22

    Gente, toda seleção se rende a um grande técnico. O Guardiola revolucionou o atual futebol. O Brasil é a potência futebolística c os piores e mais despreparados treinadores. Chamava o cara e colocava um bom auxiliar, estaria aí a solução. O Brasil foi o único país q não avançou em esquemas táticos, organização e técnicos. Tá na hora de mudarmos naquilo que náo avançamos. Guardiola já!

  18. edward power guido

    24/11/2012 17:30:25

    ACHO OTMA ESTA SUBSTITUIÇAO DESTE TREINADOR PORQUE TECNICO ELE NUMCA FOI,SEM CONTAR QUE ESTA A SERVIÇO DA MAFIA QUE ESTA INSTALADA NA TAL CBF FORA MANO,FORA ANDRES FORA BANDO DE BANDIDOS QUE CONSEGUIRAM QUE BOA PARTE DOS BRASILEIROS PASSARAM A ODIAR O NOSSO FUTEBOL QUE CONSEGUIRAM ACABAR POIS ESTAO SOMENTE A SERVIÇO DE MAFIOSOS DA BOLA FORA BANDO DE LIXOS.

  19. Celso

    24/11/2012 16:19:41

    se vc for realmente o Ronaldo, só pode estar maluco ou comparttilha da sacanagem do nosso futebol. Não creio que um ídolo do esporte e exemplo para o mundo posso vir a ter uma atitude dessas...

  20. Luys Rosário

    24/11/2012 16:13:44

    Já que é pra mudar... vamos mudar mesmo!! Guardiola é um excelente técnico, arrojado e está por dentro do futebol internacional... o que mais precisamos? É preciso ousar, sair dessa roda medíocre que vivemos... Sem essa agora de nacionalismo... o que importa mesmo é montarmos um bom time e sairmos desse fiasco que a seleção vem mostrando!

  21. Gennaro Lucazzo

    24/11/2012 15:25:42

    Excelente comentário!!!Concordo plenamente!!!

  22. Daniel

    24/11/2012 14:48:10

    Para mim é Pepe e Pepe!! No máximo Pepe com um auxiliar como Ney Franco, Muricy ou qq outro.Vamos parar com isso de não querer técnico estrangeiro, ainda mais na situação estagnada que vivemos. Pepe na seleção!!

  23. Daniela

    24/11/2012 14:43:51

    Muricy demora muito para arrumar time, imagine pegar a seleção com jogadores que não ficam treinando com ele a semana inteira.É pavio curto, reclama demais, está devendo muito de um ano prá cá. Depois que o Santos foi campeão da Libertadores, o time deixou muito a desejar, vive muito à base do talento de Neymar e não vem bem coletivamente.Muricy, apesar dos títulos que tem em clubes, não tem experiência internacional, não está acostumado à pressão que triplica em uma seleção brasileira.Preparou mal o Santos para o mundial, levou um vareio do Barcelona, escalou mal o time e não conseguiu reverter em nada a situação.Esse jogo é um parâmetro de como Muricy, em jogos internacionais, ainda deixa a desejar. Muricy é um técnico mediano, nada de excepcional. Tem méritos, claro, mas para a Seleção Brasileira ainda falta algo mais.Entre Muricy e Abel, ficaria com Abel.Entre Muricy, Abel e Tite, ficaria com o Tite, que está muito mais maduro e, temos que reconhecer que não é fácil ser técnico do Corinthians, hein?E o Tite mostrou que tem comando o tempo todo, não se deixa abalar com torcida e imprensa, tem mais personalidade, ganhou de forma incontestável a Libertadores e se ganhar o mundial, vai ser um candidato sério à vaga.O Felipão não tem culpa da queda do Palmeiras. Esse mesmo time, nas mãos dele, ganhou a Copa do Brasil. Para um time limitado tecnicamente como é esse do Palmeiras, ele conseguiu muita coisa, levando-se em conta que o clube está na Libertadores do ano que vem.Ele levou uma taça e uma classificação, isso não é pouco. Será que outro no lugar dele conseguiria? Acho que não.Felipão tem muito mais experiência e rodagem internacional do que esses outros técnicos aí. O único que seria páreo para ele é o Guardiola, caso a CBF quisesse um técnico estrangeiro.Dos técnicos do futebol brasileiro, não tem outro que se encaixaria na situação atual que está o futebol brasileiro. Se com um time limitado ele ganhou um, imagine os melhores jogadores à disposição dele.Tem personalidade, tem comando, também não se intimida com imprensa e torcida, tem duas grandes copas no currículo.Dêem a seleção prá ele, e ele fará um belo trabalho.Então, pela ordem, minhas opções seriam:1) Felipão2) Guardiola3) Tite4) Abel5) Muricy

  24. George Amantea

    24/11/2012 14:42:25

    Não lê jornal?? Todos os sites e jornais esportivos indicam TITE coo um dos favoritos!

  25. RONALDO FENOMENO

    24/11/2012 14:06:05

    AQUI E O RONALDO FENOMENO , CONHECI O RICARDO TEIXEIRA E O JOSE MARIA MARIN , MAS SOU A FAVOR DE SEU IMPEACHMENT PARA REFORMULAR A CBF EM GERAL !E CONVOCO TODOS VOCES BRAZILEIROS PARA ADERIR ESSA CAMPANHA ,,,, PARA SALVAR O FUTEBOL BRASILEIRO , IMPEACHMENT JA !!!!!!!FORA MARIN .............

  26. Lilika

    24/11/2012 12:52:02

    Bom para todos porém num momento não muito adequado até de certa forma injusto....como Voloch falou o ideal era sair após as Olimpiadas...ou então após aquele vexame dos pênaltis na Copa América kkkkk mas naquela ocasião estava muito cedo...não acho legal um técnico estrangeiro, temos alguns muito bons aqui que tem cacife para tal rs - como algumas pessoas célebres falaram por aí em ocasiões distintas, massacraram o Dunga por não ter levado o que o povo queria na Copa,pra depois juntar todas estas peças com o Mano como técnico pra não fazer diferença nenhuma, tendo um desempenho muito pior que se poderia imaginar kkkk...

  27. antonio

    24/11/2012 12:03:05

    Vamos fazer um clamor nacional e ajudar o Marin a pensar um pouco e trazer o Pepe Guardiola sei que é dificil aceitar um técnico estrangeiro, mas seria a revolução que o futebol brasileiro precisa porque nosso futebol ta ficando pra trás em relação a outros paizes

  28. Ricardo Cruz - Brasília/D.F.

    24/11/2012 11:07:37

    A VOLTA DE FELIPÃO SERIA UM RETROCESSO. MURICY E TITE SÃO INADEQUADOS. E A 1 ANO E MEIO DA COPA, SERIA A HORA DE TENTAR PEPE GUARDIOLA, E DEIXAR A HIPOCRISIA E A MENTIRA DO FALSO PATRIOTISMO DE LADO.

  29. carolina

    24/11/2012 10:25:42

    jeones vc acredita mesmo nisso???,muda-se os dirigentes mais as cartas do jogo continuam as mesmas,isso é brasil amigo,é como se diz pouca farinha meu pirão primeiro.

  30. JUNIOR

    24/11/2012 10:17:39

    Que papo de TITE, para de falar besteira!São apenas 2 nomes Felipão e Muricy...

  31. jose afonso coelho de arruda

    24/11/2012 10:12:43

    Até o momento o mais apto para comandar a seleçao é o DUNGA. Mas ver quem quer e escuta que tem ouvidos. Olha com carinho pra nós seu Marin!

  32. Thomaz Verna Filho

    24/11/2012 10:03:18

    Não gosto muito do Mano Menezes, mas a forma como o cortaram da seleção foi das mais torpes e covardes já vistas ( e olhem que ele foi técnico do time Oficial do Governo Brasileiro) foicoisa do estilo Marin, sou em quem manda então está mandado, é um baita traidor e não considera o que as pessoas fizeram para ajuda-lo. Acho que o time oficial da CBF vai mudar em breve, passará do Corintians para o São Paulo, mantendo sempre no Podio algum time carioca para matar a ansiedade dos arroxxx com caxxxca.O melhor nome para a seleção é o de Muricy, assim o Marin fica contente e se o Brasil não ganhar a taça das confederações e nem a Copa de 2014, cai ele(Muricy) e quem sabe será feita uma limpesa geral na CBF e no Brasil, já que termos eleições naquele ano.Deus ajude o Brasil e os amantes do Futebol, porque hoje você só estará feliz se torcer para o Flu, Corintians ou São Paulo e gostar das mazelas constantes e elaboradas a partir da eleição do Presidente Lula e os 400 amigos.

  33. JEONES

    24/11/2012 09:52:21

    deve haver uma mudança na CBF para moralizá-la

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso