Blog do Bruno Voloch

Ary Graça ameaça, faz exigências, mas Bernardinho e José Roberto Guimarães seguem ‘intocáveis’

Bruno Voloch

Ary Graça, presidente da CBV e agora da FIVB, Federação Internacional de Vôlei, declarou recentemente que irá exigir que Bernardinho e José Roberto Guimarães sejam exclusivos a partir de 2013.

O dirigente quer os dois somente na seleção brasileira. Nesse caso, os técnicos teriam que optar clube ou seleção.

Ary garantiu ainda que a exclusividade será condição sine qua non para a permanência de ambos no cargo. Diz ele que os contratos ainda não foram renovados.

A ameaça porém não irá surtir efeito algum.

O blog tem informações de que os dois estão apalavrados com a CBV e com os contratos renovados até 2016.

A entidade não tem como bancar os salários pagos nos clubes. Bernardinho e José Roberto Guimarães ganham bem mais na Unilever e no Amil/Campinas. Mesmo fora da temporada de competições pela seleção, recebem da CBV.

O mesmo se aplica aos jogadores.

A maioria recebe uma quantia 'irrisória' da confederação e na verdade são sustentados pelos clubes. Aliás, briga antiga essa, uma vez que as empresas, como toda razão, reclamam de não poderem usar os jogadores durante a temporada. Isso sem falar quando ganham de presente problemas físicos e médicos em função dos desgaste na seleção. Dante é apenas um exemplo entre tantos.

Pressionado, Ary deve mudar em breve o calendário e tentar administrar a insatisfação dos patrocinadores.

Ainda sobre Bernardinho e José Roberto Guimarães, Ary pressiona, dá declarações, mas não terá coragem de mexer no masculino e feminino.

Não existem substitutos à altura. Giovane Gávio e Luizomar de Moura são promessas e as primeiras opções de Ary Graça.

Experiente, o dirigente sabe que a pressão por resultados na olimpíada de 2016 será ainda maior pelo fato do Brasil atuar em casa. Falta coragem e seria comprar uma briga desnecessária com a mídia. Político, Ary bate de um lado, mas faz carinho do outro.

A única chance de Bernardinho e José Roberto Guimarães saírem da seleção, é se algum deles não quiser continuar, o que não é o caso.

Competentes e vaidosos ao extremo, eles não vão largar o osso. Não agora e fazem muito bem.

Mesmo mantendo os dois no cargo, Ary não deixará de opiniar. O dirigente é a favor de uma renovação drástica na masculina e Bernardinho está ciente de que será obrigado a formar uma nova geração visando 2016.

  1. Karol

    03/12/2012 15:35:49

    Esta muito dificil encontrar técnicos do nivel de Bernardinho e Zé Roberto, sei que eles ja renovaram, mas se tivesse que apostar em algum nome para as seleções, acho que os mais indicados hoje em dia, seriam, Marcos Pacheco , que conhece muito bem os jogadores brasileiros e tem trabalhado com quase todos da "renovação" da seleção masculina e o Rubinho, do Sao Bernardo, que ja possue uma experiencia internacional, por ter participado em todas as competições como auxiliar do Bernardo, entao ele esta bem informado sobre o nivel do voleibol internacional e como funcionam os torneios da FIVB. No caso do Feminino, o mesmo se aplicaria ao Paulo Coco, mas esse é um técnico que nao tem carisma, as meninas nao gostam dele, da pra notar isso. Acho que outro bom nome seria o do Marcos Kwiek, que esta fazendo um grande trabalho na Republica Dominicana e ja possue uma boa experiencia internacional, penso que seria um bom nome.

  2. Freud Explica

    08/10/2012 18:52:19

    Perfeito comentario Guilherme!

  3. edvaldo augusto

    07/10/2012 14:06:11

    Também a cbv pode dá oportunidade a marcelo mendes, ótimo tecnico do sada cruzeiro, tem capacidade pra fazer um bom trabalho na seleção.

  4. Bruno

    07/10/2012 00:25:10

    Aplausos para vc e sua coerência. Infelizmente no Brasil a vitória de hoje é esquecida amanhã mas a derrota de anos é lembrada para sempre. Maníacos brasileiros que só pensam em ganhar, ganhar e ganhar. Essa é a ledeira do futebol profissional. Os egos, o não enxergar que um dia é da caça e outro do caçador. O troco nas russas de 2004 foi dado na mesma moeda e podem ter certeza que a dor é a mesma, pior: teve até suicídio (infelizmente). Esporte é um esporte que anda com a felicidade e a tristeza lado a lado. O que vale é o pensamento positivo e a energia que passamos àqueles que lá estão dando o sangue e suando por sua equipes. Por favor, respeito aos técnicos e jogadores, olhem para o que conquistaram e valorizem isso. As perdas foram infelizes, fatídicas e até errôneas, mas assim que se aprende e se evolui a cada dia. Deixem o vôlei em PAZ!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. victor

    05/10/2012 23:20:44

    Todos os dois técnicos são ótimos. O masculino pode ter perdido a final olímpica, duas consecutivas. Mas sempre esteve nas finais em todos os campeonatos igual ao feminino que sempre está nas finais dos campeonatos, claro que não ganha todos.

  6. guiherme

    05/10/2012 21:20:53

    Que absurdo dizerem que ZRG tá bem integrado com a seleção feminina. Ele só tá colhendo os louros porque elas resolveram jogar pra valer e mudar a história. Notem que o time começou a jogar após conversa de 1h30 da diva Fabiana com o técnico, onde ela o colocou em seu devido lugar, falou da situação absurda do corte de Mari e de Fabíola, do tratamento desrespeitoso de Zé e de seu imediato (Paulo Côco), às meninas que estão totalmente desmotivadas e desconfortáveis. A partir disso ele teve que mudar, pois sabia que não podia continuar como o dono da bola, como um déspota. ZRG foi inconsequente, autoritário, se achando o dono da bola e do time. Fez o que quis, levando jogadoras que não tinham a mínima condição, em detrimento de outras. Traindo seu discurso. Rompendo com a ética e com o bom senso. Basta ver o caso da insistência ridícula em levar Nathália. Nada contra ela. Foi convocada, foi passear, e jamais diria "não". Vejam, só, o que Bernardinho acaba de dizer sobre a jogadora, que, apesar de já ter idade pra ter arrebentado em jogos pela seleção (o que Mari fazia nos seus 20 anos, ao marcar num único jogo 37 pontos), ainda é tratada como promessa, como um diamante bruto: “Natália ainda não está apta para jogar. Ela atacou duas vezes em um mês conosco. Hoje é quase a nossa terceira líbero”. Então, a coisa não pode estar certa assim! A CBV não pode aceitar esta situação. Algo deve ser feito!!

  7. Brasileiro com Orgulho

    05/10/2012 18:18:08

    Não concordo que o Bernardinho e o José Roberto Guimarães sejam intocáveis, eles são, sim, os melhores treinadores do voleibol mundial na atualidade e nos últimos anos. O José Roberto é o treinador atual bicampeão olímpico no feminino, dentre outros títulos, além do título olímpico com os homens em 1992, ou seja, é tri-campeão olímpico. Já o Bernardinho é o atual tri-campeão mundial, três finais olímpicas consecutivas, um ouro e duas pratas, além de muitos outros títulos. Então, não são eles intocáveis, mas os seus respectivos trabalhos de muita competência, disciplina, seriedade e dedicação, e que devem ser mantidos, para o bem das seleções brasileiras feminina e masculina.

  8. Lauro

    05/10/2012 13:06:34

    Não podemos correr riscos, faltam menos de 4 anos para os jogos de 2016, e não da mais tempo para criar um entrosamento tão bom de um técnico com a seleção feminina como o de Zé Roberto. Zé Roberto impõe muito respeito, precisamos chegar em 2016 com moral, ganhar todos os jogos por 3 a 0 com autoridade e sermos tri campeãs olímpicas como a seleção da década, a seleção temida por cubanas e russas!! O BRASIL!!

  9. alexandre mota

    05/10/2012 09:34:46

    Calma PAULO ,só estou dizendo que a renovaçao não vai acontecer.isto todos nós ja sabemos.

  10. Clecio

    05/10/2012 08:58:46

    Acho que ele esta se referindo a neozelandes, técnico campeão olímpico 2008 no masculino e vice com o feminino em 2012, com as seleções americanas.

  11. osasco

    05/10/2012 08:41:24

    vc ficam alimentando certas discussoes ridiculas ,tão ridiculas qto o comportamento deste emburradinho "digo"bernardinho.por que esta pagina(voley)ñ fala dos campeonatos regionais principalmente o paulista de voley.vc preferem ficar fazendo fofoca intrigas .do que informar os apaixonados pelo esportes os jogos e as classificações dos campeonatos paulista(no caso)masculino e feminino.mesma coisa a tv fechada(sportv)ñ passou quase nenhum jogo,ñ informa nada,mas si num treino qualquer de futebol o jogador sair correndo pro banheiro pronto .um monte de noticias vai sair na midia.fala seriopque descaso com o esporte que troxe varias medalhas olimpicas para o pais.

  12. louca conciente

    05/10/2012 07:50:42

    o zé jà disse que não voltaria pro masculino. pq segundo ele, jà especializou no feminino, por isso então acho melhor cada um ficar onde està!eu admiro os dois! não gosto muito do jeito do bernadinho tratar os comandados,principalmente as mulheres ,mais acho ele melhor tecnico que o zé! pra mim os dois sao os melhores do mundo!!!

  13. Lopes

    05/10/2012 02:39:25

    Não sei porque esse povo acha que só porque Luizomar e Giovane, já ganharam superligas que são bons técnicos, ambos tem boas equipes, no caso do Luizomar ainda tem, já o Sesi masculino deu um caída… tenha dó, parece que esse povo nunca acompanhou um treino desses dois…aff… para mim do nível do Bernardo e Zé Roberto, não apareceu nenhum, os que mais se aproximam deles e fazem bons trabalhos com suas equipes são os auxiliares deles, Paulo Cocco e Rubinho… acorda povo… Espero que eles os forneçam condições para ambos continuem dando bom andamento ao bom trabalho que eles estão fazendo…

  14. Lopes

    05/10/2012 02:37:24

    Não sei porque esse povo acha que só porque Luizomar e Giovane, já ganharam superligas que são bons técnicos, ambos tem boas equipes, no caso do Luizomar ainda tem, já o Sesi masculino deu um caída... tenha dó, parece que esse povo nunca acompanhou um treino desses dois...aff... para mim do nível do Bernardo e Zé Roberto, não apareceu nenhum, os que mais de aproximar e fazem bons trabalhos com suas equipes são os auxiliares deles, Paulo Cocco e Rubinho... acorda povo... Espero que eles os forneçam condições para deem andamento ao bom trabalho que estão fazendo...

  15. Dyl Blanco

    05/10/2012 01:35:34

    Bernardinho e José Roberto não seguem intocáveis. O que segue intocável e o trabalho bem feito deles, calcado em seriedade, desenvolvimento técnico e profissionalismo. Enquanto seguirem dessa forma não devem ser substituídos. Seus sucessores sim, devem se despir de vaidades e participarem na condição de aspirantes, buscando se preparar melhor para o momento da substituição.

  16. qual

    04/10/2012 21:36:46

    Vc estava ate indo bem com as palavras.Mas,"DEXA"?seu burrao!!

  17. Henrique

    04/10/2012 18:47:11

    Currículum Vitae:Bernadinho: 1 medalha de ouro olimpica, 3 de prata, 2 de bronze e 3 títulos de Campeão MundialZé Roberto: 3 medalhas de ouro olimpícas, sendo Bi-Campeão com a seleção feminina (2008 e 2012)Gosto de futebol, mas tenho que tirar o chapéu para esses dois "monstros" do esporte mundial.PS: antes destes camaradas o Brasil nunca tinha sido campeão de nada importante no Volei.

  18. alexandre mota

    04/10/2012 11:48:10

    Será que vai entrar verba da FIVB para ajudar a pagar os salários do intocáveis treinadores?

  19. Daniel

    04/10/2012 11:45:42

    também gostava de saber, só se dessem uma paulada no cara no tempo técnico. Tem cada torcedor de momento aquiBernadinho levou o que tinha de melhor, cheguei a conclusão que o buraco das Olimpiadas é mais embaixo, não é qq um que se encaixa numa competição de 15 dias e defendendo a amarelinha. Deixo o meu parabéns para o Wallace que mandou muito bem

  20. Daniel

    04/10/2012 11:43:16

    Os dois técnicos são os dois melhores do mundo, sou fã e reconheço e o mundo inteiro também. Sorte do Brasil que tem um Bernadinho e um ZRG para segurar o tranco em 2016.

  21. alexandre mota

    04/10/2012 11:27:00

    Meu caro PAULO concordo com vc.Quanto ao lugar do RICARDINHO tenhocomigo que o levantador do sada/cruzeiro é o melhor no momento.Quanto a renovação tem que ser rápido mas não vai acontecer.

  22. Joselito

    04/10/2012 10:51:54

    Com a saida de Bernardinho e Jose Roberto, quando vai ser ninguem sabe, mas acho que a CBV deveria apostar em tres nomes: Talmo, hoje no Sesi-SP, para o feminino, Marcos Pacheco (Medeley) ou Marcelo (RJ).

  23. Flavio Wrigg

    04/10/2012 10:49:01

    Gosto do estilo do Rubinho, sim, mas um outro nome que me agrada bastante é o do atual técnico do RJX Marcelo Franckoviack, acho ele um técnico que sabe mexer, é muito bom observador !Abs !

  24. Fernando Petraglia

    04/10/2012 10:29:39

    Pow!!! Cadê a cobertura do Campeonato Paulista de Volei? Alás, a cobertura dos Campeonatos Estaduais de Volei??

  25. Cabeção

    04/10/2012 10:16:43

    Giovane Gavio, técnico da Seleção Brasileira??? Só se for cartilagem do Seu Ari! Ele pode ser razoável! Mas vai ter que comer muito sal! Pelo amor de Deus!

  26. hiihihihihihi

    04/10/2012 09:03:19

    Sapateou no bosteiro... como o povo fala merda

  27. Julio Pesquisa

    04/10/2012 08:39:32

    Com 10 anos praticamente entre os 3 primeiros do mundo, tanto no masculino qunato no feminino, era de se esperar que o volei fosse muito bem organizado e divulgado dentro de nosso país. O que vemos no entanto é uma Superliga que de tão profissionalizada, dá preferência ao seu logo ao logo dos patrocinadores, tanto na transmissão quanto nos ginásios. Culpa não apenas do Ary, mas também dos donos de clubes e federações que são coniventes. E também dos atletas e treinadores que procuram individualmente os seus interesses. Reclamar de calendário é apenas uma bobeirinha, dentro do que realmente deveria ser discutido, que é alternância de poder, voto aos atletas e acabar com exclusividades e privilégios.

  28. kwai dik chun

    04/10/2012 04:18:07

    seria bom que o Graça aplicasse essa mesma regra aos cargos que ele acumula e por falar nisso qual a sua opinião sobre o embrólio Nuzman?

  29. Flavia Cris

    04/10/2012 00:46:00

    A única maneira de resolver esta situação e agradar a todos é mesmo adequar o calendário da seleção com o dos clubes. Uma mudança de treinadores para os próximos jogos não acho muito viável. Até porque a pressão que treinadores menos experientes irão sofrer será bem grande. isto é mais do que certo, ainda mais sendo no BRASIL os jogos. É verdade que Bernardinho está desgastado com o grupo que foi a Londres, mas haverá renovação até lá e esta é a hora dele provar seu valor como treinador frente a novos talentos. E quanto a ZRG o título de Londres o segurou, e pelo que importa é resultado, dificilmente deve deixar o encargo pra que outro assuma. Já postei aqui se o treinador da seleção feminina deixar de lado as birras pessoais, o Brasil pode sim ser o franco favorito a conquistar o tricampeonato olímpico em casa. Como diz o ditado que em time que está ganhando não se mexe e só o Brasil tem as duas seleções que chegaram a duas finais olímpicas consecutivas. resultado de um excelente trabalho da CBV e dos clubes, e romper este vínculo pode ser muito perigoso.

  30. Renan

    04/10/2012 00:28:06

    "...O Russo é um jogador nível médio..." !?!?!?A envergadura dos braços deste moço aí tem mais de 2,20m, e o cara pesa mais de 100kg. COMO é que Bernardinho poderia neutralizar-lo??

  31. Adilson

    04/10/2012 00:00:35

    Amigo, desculpe, mas discordo de vc em: NÃO COMBINAR COM SELEÇÃO (???? COMO SE O CARA GANHOU TUDO EM 10 ANOS DE SELEÇÃO???).....em PRIORIZAR FILHO (O FILHO DELE É REALMENTE UM DOS MELHORES DE SUA POSIÇÃO, NÃO SEI AO CERTO SE É O MELHOR....)....já politico eu concordo e tambem como barraqueiro, rsrsrs

  32. USA

    03/10/2012 23:58:27

    Enquanto Zé Roberto estiver na seleção e na Amil elas serão jogadoras da SFV, uma pena, pois não têm condição nenhuma delas defenderem a seleção. Quanto a Tandara também acho que não acrescenta em nada para a seleção, é somente jogadora de SLiga.

  33. Adilson

    03/10/2012 23:56:39

    kkkkk......sabe q tem razão? Seu comentário é deveras inteligente cara!!!kkkkk........chorei!

  34. Adilson

    03/10/2012 23:52:38

    Eles são os melhores do mundo, com certeza.....Admiro tambem o americano, McCutcheon, que não sei porque, vai treinar um time americano fraco, de um campeonato fraco, ao invés da seleção.....strange!

  35. Paulo

    03/10/2012 22:18:31

    Acho que já deu tanto o Bernadinho na SMV quanto o Zé na SFV. Eles estão aí mais no nome do que por outra coisa. Há um desgaste natural e a prepotência dos dois já passou do tolerável. A seleção feminina só ganhou o outro porque as titulares resolveram jogar na fase final se não fosse isso, teriam caído ainda na primeira fase. Todo o ciclo olímpico foi uma grande erro no feminino e no masculino o desgaste vem desde a polêmica saída do Ricardinho.Não sei quem poderia assumir o posto. Talvez apostar numa novidade seria interessante.

  36. luciano

    03/10/2012 21:17:09

    *Com a base da seleção...

  37. luciano

    03/10/2012 21:15:17

    Esse cidadão tem que parar com essa conversinha de machão,enfiar a violinha no saco e aceitar a situação! Ambos são técnicos vencedores,tem mercado em qualquer lugar do mundo,o mais fraco da história é o ilustríssimo presidente.Ao invés de ficar com esse papo de exclusividade,a CBV por meio do seu dirigente-mor,deveria valorizar o diamante bruto que é a SL..As equipes Amil e Univeler são frutos de projetos dos dois dos melhores treinadores da atualidade.Jogadoras como Sarah Pavan e Logam Ton só estarão disputando o torneio nacional por causa da fama internaconal do Bernardinho e a criação de uma equipe em Campinas só pode ser realizada pq o nome do Zé Roberto está ligado ao projeto.Sr dependesse do Ari Graça,a SLF seria um quadrangular:com a base da dividida entre quatro equipes(Unilever,Sollys,SESI e Amil),seria um torneio rápido,as jogadoras ficariam mais tempo à disposição da seleção,essa sim a menina dos olhos do ilustríssimo presidente.Enquanto isso,os clubes bancam os salários das atletas....Esse Ari Graça bota banca,dizendo que vai fazer e acontecer na FIVB como se o voleibol no Brasil fosse um paraíso.Só vou acreditar nesse senhor quando a SL se transformar em um torneio de primeiro nível.Se não for agora,não será nunca.

  38. Fabio Carvalho

    03/10/2012 20:34:17

    Sinceramente, o Giovane e o Luizomar estão longe dos atuais técnicos. Sabe um nome que me agrada muito? O Piccinin, ex Mackenzie. Com um time mais fraco conseguiu ganhar da Unilever e ainda resgatou jogadoras como Pri Daroit, fez aparecer a Gabi... Me diga... Quem o Luizomar formou de atleta? Queria ve-lo tecnico de um time tecnicamente inferior...

  39. kentinhas da Sokoloka

    03/10/2012 15:26:48

    Raquel Pelucci ganha seu primeiro título na Turquia e a partir do ano que vem nao será permitida a recepção de saque feita de toque.

  40. Higor

    03/10/2012 15:16:43

    Eu,pra mim nenhum dos dois servem...... só que pra mim o Giovane é bem pior, pois nem experiência tem.O comentário que você fez se aplica totalmente para o Giovani também. "Ele só chega as finas da SL por causa das jogadoras de seleção, alias, a base da seleção, pq senão nem chegaria entre os 5 primeiros colocados."

  41. Douglas

    03/10/2012 15:11:56

    Prata com a seleção feminina?????Dá onde vc copiou essa informação????kkkO correto são 2 Bronze no feminino...Se informa primeiro antes de postar o que não sabe...kkkk

  42. Jose.

    03/10/2012 14:34:33

    Luizomar é fraco. Freguês do Bernardinho nas disputas entre Rio e Osasco, mesmo quando tinha time bem melhor que o do Rio. Não demonstra tanto conhecimento de volei quanto José Roberto e Bernardinho. Penso que depois de Bernardinho e José Roberto, somente um nome estrangeiro poderia manter a Seleção no nível que está. Além do mais, tem que ter rodagem pelos campeonatos italiano, russo ..

  43. Marcelino

    03/10/2012 14:22:16

    A cbv não é a cbf, vc confunda as confederações. Quem tem dinheiro pra mimar jogador e técnico é a do futebol.

  44. Evandro

    03/10/2012 12:56:51

    Puxa, você deve mesmo entender de volei. Andre paar técnico já.

  45. Lucas

    03/10/2012 12:53:21

    vai embora amigo ...vai...

  46. Sandra

    03/10/2012 12:48:26

    Foi o que pensei. Fora o jeitão de pinguço dele kkkkkkkkkkkkkkkkk.

  47. Caco

    03/10/2012 12:01:12

    Também achei isso na hora do jogo, mas depois vi uma entrevista em que o Dante afirmava ter pedido para sair porque não aguentava mais as dores. Entre Giba e Tiago Alves ele foi no jogador que transmite mais confiança. Tiago depois entrou e não conseguiu ajudar muito.Acho que o grande erro da comissão técnica foi ter pedido para os jogadores pararem de sacar forte. O nosso saque caiu, o da Rússia cresceu e quando o saque deles entra, é complicado.

  48. Kaka

    03/10/2012 11:06:25

    PELOAMORDEDEUS eles tem que ficar, quem guenta Luizomar de Moura como tecnico da feminina?

  49. LEANDRO

    03/10/2012 10:52:07

    CONCORDO QUE A NATASHA É UM LIXO DE CENTRAL.

  50. waldemar

    03/10/2012 10:43:54

    Luizomar é um grande técnico, ainda em amadurecimento, mas muito bom. quanto a bernardinho, é um grande treinador, o que é bem diferente de ser técnico. treinar, formar jogadores elaborar programas é uma coisa, saber o que fazer na hora do jogo é outra. não me falem de giovane por favor, melhorou um pouco, aprendeu mais duas frases além de "vamos la galera", embora ainda não saiba o momento de usar cada uma delas. marcos pacheco sim, esse no momento é o melhor. orienta muito bem durante os jogos. mas tudo isso que estamos falando é só balela, pois não vai mudar nada

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso