Blog do Bruno Voloch

Thank you, McCutcheon

Bruno Voloch

A seleção feminina deve agradecer aos Estados Unidos.

A classificação veio graças ao profissionalismo do time norte-americano. Mesmo classificado para as quartas de final e em primeiro lugar do grupo, o time mostrou atitude, respeito aos torcedores e venceu a Turquia por 3 a 0. Belo exemplo.

Quem imaginou que o treinador McCutcheon fosse poupar as titulares se enganou. McCutcheon escalou a força máxima.

Sendo assim, a seleção feminina entrou em quadra classificada. A Sérvia, que tinha ganho somente um set na competição, atuou descompromissada e sem ambição alguma.

Após ganhar de presente a vaga na fase seguinte da olimpíada, o mínimo que o Brasil poderia fazer era vencer por 3 a 0.

O jogo foi muito fraco tecnicamente e sem emoção.

De positivo, apenas a presença de Fernanda Garay como titular e o bom rendimento das nossas centrais. Thaísa segue sendo superior.

De negativo, a falta de concentração habitual.

No mais, thank you, McCutcheon.

  1. francisco iudice

    11/08/2012 13:13:30

    deus acho que e mexicanoo que voce achou dos covardes brasileros contra o mexicovoce que o o mais covardes dos covardesah ah ah ah

  2. Bruno

    10/08/2012 22:44:40

    AGORA É HORA DE ESQUECER TUDO E JOGAR A FINAL CONTRA O GRANDE TIME DA ATUALIDADE USA, O BRASIL TEM QUE SEGUIR DESSE RITMO PRA CIMA, JAQUE DEFENDENDO, PASSANDO BEM E PONTUANDO QUANDO SOLICITADA, FE GARAY DECISIVA, SHEILLA DECISIVA E TALENTOSA, THAISA FORÇA, RAÇA, TALENTO E LIDERANÇA, FABIANA FORÇA E TALENTO, FABI PASSANDO E DEFENDENDO MUITO, E DANI LINS DANDO UM SHOOOOOOOW DE TALENTO E VARIAÇÃO, PARABÉNS EM ESPECIAL PARA ESSA GAROTA, E JOGO CONTRA OS USA É SACAR SEMPRE NA LARSON PRESSIONA-LA O MÁXIMO NO SAQUE PRA BERG DEPENDER SOMENTE DA HOOKER NA VIRADA DE BOLA, DEIXE QUE LOGAN TOM ATAQUE, ASSIM INVERTEMOS AS FUNÇÕES DAS PONTEIRAS, E SE PARAR PARA PENSAR, AS CENTRAIS NORTE-AMERICANAS NÃO CONSEGUEM FAZER UM BOM JOGO CONTRA AS BRASILEIRAS, ENTÃO ESSE TIME VAI DEPENDER MUUUUUUITO DE DESTINEE HOOKER, E O BRASIL VAI AJUSTAR O BLOQUEIO EM CIMA DELA, "BASICAMENTE" É ISSO ;) VAMOOOOOOOOOO BRASILLLLLLL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Victor

    08/08/2012 23:59:18

    Precisam mesmo? Então se matem em frente ao Kremlim! PORQUE PERDERAM! PODEM SE ENFORCAR. E APROVEITE E VÁ JUNTO!

  4. mkl

    08/08/2012 07:30:25

    o lance do corte da Fabiola foi ela ñ 'sacar' o tipo de distribuição de bola que o Zé gosta. É preciso jogar com mais inteligencia, mas ñ mostrar submissao ao Zé! muito menos cara feia, como ela faz. ainda é imatura pra suportar a pressao da seleçao. lembram do mundial 2012? ela pegou o lugar da Dani, mas a Thaisa continuava sem jogar! So Sheila e ponta, Sheila e ponta, e nossas grandes atacantes no meio desperdiçadas e tinham q berrar pra receber bola. Fofão esta em outro nivel, muito experiente, inteligente, calma (as vezes parece que a Dani e a Fabiola vao chorar). Pra mim (desculpe fas da grande Fernanda venturini) a Fofao é a melhor, porq com ela levantando era so alegria e pancada na ponta com Mari, Pp e Sheila. fora as bolas imprevisiveis pelo meio que ela colocava, que transformava o jogo em algo magico. SAUDADES FOFAO!!!! VOLTAAAAAAAAA

  5. mkl

    08/08/2012 07:13:20

    realmente, a seleção EUA esta em outro nivel.realmente em um nivel acima dos secadores brasileiro.mas, msm assim, JOGO É JOGO. podemos ganhar do Japão (embora seja jogo dificilllllll) e ganhar das Norte americanas. Vejo a Hooker respeitando demais o Brasil. e nós fizermos pressao, jogando bem, elas vão sentir FUDIDO!Acredito demais na Thaisa, e na potencia e coragem da Garay. Mas precisamos de inteligencia das levantadoras, do passe e do volume da Jake, e d Sheila e Fabizona do mundial de 2010.devemos exorcisar este mundial! de la pra ca, nunca mais jogamos muito bem. ele traumatizou nossas jogadoras com fabizinha, que esta buscando seu melhor jogo, enquanto Camila esta plena, mas talvez nao para esta competiçao.

  6. micaelle

    08/08/2012 07:01:44

    kkkkkkkkkkk chupa Gamovaaaaakkkkkkkk chupa Sokolovaaaaaaaaakkkkkkkkk

  7. Flavio Futuro

    07/08/2012 16:34:59

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. SRL

    07/08/2012 02:33:09

    Quando f.Venturini qui voltar a seleção ZRG disse o seguinte para ela:1 - Tem que estar jogando como titular em sua equipe na super liga.2- Ter participado de todo o ciclo olimpico.3 - Tinha que ter aceitado as convocações todas, mesmo para campeonatos que não eram interessantes ( mas que tinham premiações em $$$$$$$$ ). Coerência de ZRG: Natália jogou o ano todo pelo Unilever e brilhou em seu time.Fernandinha participou de todo o ciclo olimpico, por isso é que sabe como ninguém jogar com todas as jogadoras da seleção, com bolas perfeitas. ZRG já tinha convidado a Fernandinha para jogar muitas vezes pela seleção e ela não tinha aceitado nenhuma delas, além de quase nunca assistir aos jogos do Brasil e quando assistia era pelo youtube.Bem coerênte ele ao que lhe é conveniênte.

  9. Hikaro

    07/08/2012 01:02:23

    Sonhar não custa nada, quero que o Brasil ganhe, mas a Natália????????? difícil de acreditar.

  10. claudio

    07/08/2012 00:50:35

    Amigo, a Dani Lins é tão boa que a maior parte do tempo foi reserva da Fabiola, que jogava num time de segundo escalão, o Pinheiros. A Fabíola nunca foi grandes coisas, não por acaso jogava no Pinheiros, mas a Dani Lins conseguia ser tão irregular e imprecisa que perdeu a posição para ela. Dani Lins sempre foi a grande aposta com todas as chances possiveis, Fabíola era para tampar buraco e nem assim Dani Lins teve competência de se manter como titular

  11. Gamova Nelas!!!

    06/08/2012 20:48:51

    Todos os torcedores da Rússia no feminino e masculino estão convocados. Gamova já esta sabendo dos Fãs brasileiros e da torcida aqui pela Rússia.Vamos assistir amanhã na Tv Aberta Record em HD. Ou sportv. As 11h.Quem merece o OURO é Gamova; Artamanova e Sokolova. As russas são as maiores tradicionais no vôlei mundial. Foram pratas em 2000 e 2004. Perderam para As Super Cubanas tricampeãs olimpicas em 2000 e perderam para o forte time da China em 2004. Agora elas precisam vencer.

  12. lina

    06/08/2012 19:34:20

    Acho lembra do time escalado em todas estas vitórias..,Mas devido a rivalidade em quadra entre Brasil e Russia, acredito que o Brasil entrará com força. Não me importo de Natália irá ou não jogar. Prefiro que fique no banco, assim a vitória será das atletas que realmente estão lutando, apagando, lutando nesta olimpíada...Pq ela entrando, com certeza todos os comentaristas esportivos dará o mérito da vitória para a entrada dela. O que não acho justo...a vitória seria fantástica, mas perder iria mostrar com mais intensidade a verdadeira situacão da SFV e assim, os questionamentos da ida de atletas figurantes tornariam mais forte. E assim teríamos uma (meu sonho) mudança no cenário do volei...Mas, torço pelo Brasil desde do tempo da Ana Moser e cia...

  13. PP4

    06/08/2012 19:30:48

    Ele não ia poder. Ia ser barrado pela imigração. rsrsrsrsrsrsrsrs....

  14. victor

    06/08/2012 19:27:46

    corrigindo: no final de 2011 na copa do mundo.

  15. victor

    06/08/2012 19:26:29

    Eu quero que o Brasil ganhe. Mas... o USA esta muito a frente. Primeiro em 2009 convocaram Larson, Hodge, Hooker. Elas foram ajustando seu voleibol em 2010. Se apresentaram bem. Em 2011 foi crescendo a confiança dos EUA as novatas foram se tornando as ''potências'' do time. E isso ficou claro, em 2010 elas eram um time, em 2012 eram outro time superior e no final de 2012 na copa do mundo, cresceram como nunca. Essas garotas infelizmente merecem, evoluem a cada dia. E muitas como a Hooker ''melhor'' não joga vôlei profissional nem a 4 anos. Isso que é ter vontade e ser boa. #Gousa.

  16. sou unilever

    06/08/2012 19:12:21

    Não fala assim da Grande Fabizinha .

  17. .

    06/08/2012 17:43:31

    Nossa, como a dani levantou bem hoje, deixou a sheilla várias vezes no bloqueio simples ou sem bloqueio, utilizou todo seu introsamento com a fabiana, que bola foi aquela espetacular que ela levanto de joelhos para traz fazendo uma china com a fabiana, ela está sendo espetacular nessas olímpiadas, agora esses medíocres que ficaram falando que ela ia amarelar, ela deve estar rindo dos comentários passados de vcs.

  18. Bruninho

    06/08/2012 16:38:34

    DANI LINS medíocre????? HAHAHAHAHHAHAHHAHHAHA PIADA ou ALGO PESSOAL.Amigo, conte-me mais sobre quem foi a melhor levantadora do Pan e e de 4, das 6 últimas superligas??? (PS: e ela só tem 27 anos).Por favor, analise as coisas com imparcialidade. Se vc é apaixonado pela Fabíola ou tem algo contra a Dani Lins, ÓTIMO! Mas respeite o voleibol das jogadoras. Não concordei da Fabíola ter sido cortada para que em seu lugar fosse a Fernandinha, mas a DANI LINS é bem melhor do que as duas, e eu digo pq: MAIS ÁGIL, DEIXA AS ATACANTES EM MELHORES CONDIÇÕES, JOGA NUMA SINCRONIA MELHOR COM AS JOGADORAS, BOA DEFESA E BOM SAQUE (embora este fundamento tenha falhado). Nenhuma jogadora seria A SALVAÇÃO da equipe, que está completamente desequilibrada. Nenhuma jogadora é mágica! Mas, com a DANI, o time joga claramente melhor!

  19. tricoloka

    06/08/2012 16:36:13

    nossa.... sem noção....SFV forte e ofensiva? SELEÇÃO SEM ATAQUE!Garay inspirada nos ataques? BATE FORTE MAS NÃO TEM TÉCNICA!Artamonova grande esperança do time? A tática russa sempre foi bola alta na ponta pra Gamova!!! Tô torcendo pra Brasil ganhar pq sou brasileira e trocedora da SFVMas filha.... vai falar besteira lá na escolinha do desenho a mão que vc provavelmente frequenta e deixa aqui pra gente grande...

  20. Flávio

    06/08/2012 16:29:03

    1- É ridículo! Vi uma entrevista da FERNANDINHA afirmando que só via a atual seleção feminina jogando pelo youtube (quando via!). Como é que, às vésperas das Olimpíadas, a MERDA de técnico que nós temos atualmente resolve cortar a FABÍOLA? 2- DANI LINS provando que, das atuais levantadoras que temos, ela é a que merece ser treinada e firmada como titular, assim como foi no Pan, onde ela recebeu o título de melhor levantadora do torneio, e nas últimas 5 superligas (acredito que ela ganhou melhor levantadora de 3 ou 4); A reserva da DANI LINS deve ser a Fabíola, que tem boas atuações, mas faz mais jogadas previsíveis (a DANI é mais versátil);3- PONTEIRAS: Garay merece ser titular. Jaqueline ainda merece tbm, pois, por mais que leve alguns TOCOS, é importantíssima pro volume de jogo da equipe. Paula ainda é uma boa atacante, mas está ruim nas Olimpíadas. Renovação JÁ! 4- TÉCNICO: A PIOR DERROTA DE TODAS! SÓ EU ESTOU ODIANDO AQUELA CARA DO ZÉ ROBERTO OLHANDO PRAS MENINAS?????? NÃO SUPORTO MAIS OLHAR PRA CARA DELE. PARA MIM, BOA PARTE DO DESEQUILÍBRIO DA EQUIPE SE DEVE ÀQUELE PANELEIRO PUXA-SACO.

  21. Ricardo

    06/08/2012 16:16:54

    Excelente obervação! A Dani Lins está ótima!

  22. Ricardo

    06/08/2012 16:09:38

    E jogando bem, viu! Dani Lins é a melhor levantadora do Brasil. Em 2º, Fabíola. Fernandinha não é levantadora de seleção.

  23. Oswald de Souza

    06/08/2012 16:00:58

    Atendendo a pedidos, como cravei os dois resultados de EUA X Turquia e Brasil X Sérvia, agora me empolguei: Japão 2 X 3 China; EUA 3 X 0 República Dominicana; Itália 3 X 1 Coréia; Brasil 3 X 2 Russia.

  24. caroline

    06/08/2012 16:00:09

    não acho a rússia como a grande favorita . brasil pode e tem capacidade de vencer as russas. temos um time forte e ofensivo, e provavelmente a Thaisa vai jogar com raiva (ela admitiu que adora jogar com as russas e isso lhe dar mais força pra tentar vencer) e Garay inspirada nos ataques temos muitas chances, porém devemos ficar atentas com a gamova, sokolova,gonchereva e artamova (a veterana e capitã do time é a grande sperança desse time russo), mas não tememos nenhum adversário e iremos em busca da vitória.

  25. Pátria amada

    06/08/2012 15:45:38

    Onde estão os grandes estudiosos do voleibol que cravaram a "entrega" americana contra a Turquia? Muitos deles além de não entenderem nada de volei, confundem torcer com avaliar alguma coisa que está pra acontecer. devemos sim dar parabéns as americanas que mostraram mais uma vez que estão em outra categoria e não são tão baixo nível quanto estes secadores brasileiros.

  26. maria

    06/08/2012 14:41:28

    palavras de sheilla castro, oposto da seleção, agora vamos conquistar o ouro, e outra Natália veio p/ essa olimpiada para servi de bobo da corte, ela é muito alegre, que diga as cameras do sporttv, o quanto tem filmado Natália com suas bobeiras, Servia não demerecendo o jogo delas mais sabemos que é um time muito fraco, e precisamos muito mais de 2 pontos feito pela ponteira que estava 100%, Natália é um coringa que pode atuar nas 2 pontas, esperança é a ultima que morre. Torcendo para que as Russas sitam um apagão, pq com o jogo de ontem, só temos a agradecer aos EUA, e tenho certeza que uma hora dessa as meninas da seleçaõ devem esta na lavanderia lavando todo uniforme Americano.

  27. DIGOBH

    06/08/2012 14:28:04

    Pois é, não entendo tantos russos morando aqui no Brasil. Vou torcer muito por ela, pois precisamos mandar é energia positiva e não esse tanto de URUBU ficar ai enchendo o saco.FORÇA BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

  28. marcelo bahia

    06/08/2012 14:12:36

    Itália não está bem????Vc viu o melhor jogo das olimpiadas no feminino entre Italia e Japao? Esqueça o jogo contra Russia, até pq todos sabem que elas são inigualáveis em ataque e bloqueio.

  29. marcelo bahia

    06/08/2012 14:09:46

    amigo, amiga!se esqueçam sim. Nunca compare duas finais de mundial e uma semifinal olimpica com o Grandprix. É comparar Açucar com Sal. O que se destaca á a atitude e postura nas horas decisivas, a qualidade técnica, a genética que tb favorece as russas e, sobretudo, a frieza e vontade de ganhar. Nisso as russas dão um show e o Brasil tem muito que aprender. É claro que torceremos para o Brasil mas ninguém pode fingir que o que passou nunca existiu. Primeiro pq Sokolova nao estava e nem Kosheleva e

  30. Rafa

    06/08/2012 14:09:11

    Pessoas com complexo de inferioridade dão mais valor ao erro que ao acerto. Em 2011 foi 3x0 e em pequim, 2008, também!Agora será uma nova história e com novos personagens! Pra mim não há favoritos neste jogo

  31. pamela

    06/08/2012 14:06:13

    fiquei mais animada com esse jogo. A jaque e a fabiana melhoraram bastante. percebi q n tem isso de jaque só na recepcao, manda bola q p ela no ataque, qdo ela acerta a 1 ela se empolga. thaisa e garay seguem decidindo .fabi, pp4 e natalia sao um erro de convocacao. sheilla so com lagardinha tb n da. dani: limitada, mas é o q tem p janta. vamo brasil. vai ser sofrido, Mas da. o q viEr é lucro, a vergonha já passou, graças a Deus, nao aos EUA. Ele sempre tem um proposito. Fé!

  32. Reinaldo

    06/08/2012 14:02:04

    Essa da Sheila foi ótima. O repórter do SporTv respondeu que não tem essa de lindinho, tem que falar o nome. A cara de pânico da Sheila foi hilária.

  33. Ti amo Naty

    06/08/2012 14:00:26

    Isso msm !, Q dó de ver a Natalia tomando toco ( e bem feio) , mas isso n é de preocupar né ? ela manda cada bomba q mata dois do outro lado kkkk. Vamos lá ZRG usa ela pra atacar como ponteira para nossa seleção brilahr. Tou confiante imagina .... "a seleção q teve duas derrotas passou por dificuldades e ganhou um ouro suado !!!" espero ler isso em todos os jornais rsrsrsrs. Te amo Naty.

  34. Paulinha

    06/08/2012 13:57:28

    Torço por esse milagre Pe, mas sinceramente...

  35. Paulinha

    06/08/2012 13:56:22

    Isso aí todo mundo sabe. A situação em que as brasileiras se meteram foi por culpa elas, isso não era problema dos EUA. E olha, classificar com invencibilidade somando todos os pontos possíveis, faz um bem danado para o ego de qualquer equipe, em compensação, classificar em quarto, no pé da rabiola é vexatório!!

  36. jackeline

    06/08/2012 13:44:12

    Vá morar lá, otário!

  37. wendarlem

    06/08/2012 13:40:17

    Servia está toda desfalcada. de titular ali só tem uma ou duas do time que disputou os campeonatos anteriores.

  38. Diego

    06/08/2012 13:40:07

    Aff... Agradecer pq??Se os EUA entregassem o jogo iriam ser ridicularizados mundialmente...Eles em nenhum momento pensou em ajudar o Brasil, fez apenas o seu papel, o povo americano é um povo frio e egoísta, quem já viveu lá sabe como é... Atualmente os EUA vem apresentando um ótimo vôlei, mas não são imbatíveis...O Jogo entre China e Coréia foi mediocramente articulado, os 2 países se beneficiaram da falha na pontuacão (pontua apenas com 2 pontos o time que vence por 3x2). dando margem para essa máfia oriental...Em relacão ao jogo com a Rússia, o Brasil vai jogar tudo que pode...pela rivalidade que existe entre os times...Depois das declaracões da Gamova (aquela que é o vestígio da existência de extraterrestres...OHH Mulher feia)... O Brasil tem que entrar p/ detonar...Vamos lá Brasillllllll....Eu ACREDITO!!!!!

  39. keshet ben ana

    06/08/2012 13:36:53

    Você está certo....deveriam incluir o jogo do bicho como esporte olímpico. hahahaha.

  40. keshet be anan

    06/08/2012 13:31:52

    Disse tudo!!!!!! Adorei o seu comentátio.Tem gente demais prá jogar e ser técnico aqui no UOL.

  41. Teddy

    06/08/2012 13:30:40

    EUA será ouro no feminino e no masculino em Londres 2012, pode apostar. GO USA!!

  42. claudio

    06/08/2012 13:23:30

    Sinceramente, achei um absurdo o que o Zé Roberto fez com a Fabíola. Ela jogou de forma regular durante 4 anos na seleção, daí vem a Fernandinha, joga 3 ou 4 jogos bem no Grand Prix e a Fabíola é cortada. Agora a Fernandinha tá na reserva, sem transmitir a mínima confiança para entrar como titular, e temos que ficar na mão da medíocre Dani Lins e seus levantamentos nas costas das jogadoras.

  43. Rogério Reis

    06/08/2012 13:14:50

    Quem algum dia viu uma equipe dos Estados Unidos da América entrar em qualquer partida esportiva para perder? Cada atleta americano sabe que está representando a maior potência mundial. Jogar pelo resultado, escolher adversários é coisa do Bernardinho

  44. Mauricio

    06/08/2012 13:12:20

    Interessante a reação dos brasileiros quanto à atitude dos americanos. No ultimo mundial masculino muitos justificaram a atitude do esquadrão brasileiro em entregar o jogo para se beneficiar na tabela. A memória é curta e a ética é flexível quando somos nós os beneficiados. Os Estados Unidos provavelmente nem trabalhou com a hipotese de entregar o jogo, pelo simples motivo que os espetalhões somos nois... quem tem que se dar bem somos nós... Valores morais neste país é visto como grande feito. brincadeira.

  45. Valdir

    06/08/2012 13:08:08

    "Post" mais estapafúrdio! As campeãs olímpicas jogaram 5 vezes, venceram 3, classificaram-se. Jogou mai apenas contra as coreanas, num jogo bastante equilibrado, o que foi uma grande zebra. Na outra derrota, contra as americanas, começaram mal, equilibraram nos dois últimos sets e, com um pouco mais de sorte, poderiam ter vencido. Mais respeito com as atuais medalhistas douradas seria benvindo.

  46. carla

    06/08/2012 13:07:32

    tem que agradecer mesmo, os EUA poderiam ter perdido de propósito e o Brasil já entraria em quadra eliminado!!

  47. hugo leonardo

    06/08/2012 13:04:14

    Infelizmente não podemos esperar muita coisa há não ser um sonho que se torne realidade THAYSA se transforme na REGLA TORRES PARANDO AS RUSSAS E QUE EMPOLGUE AS OUTRAS JOGADORAS COMO FABIANA, SHEILLA E FERNANDA GARAY E .... FABI SEJA UMA LÍBERO A ALTURA DE 2008. sonhar é isso aê na boapq na realidade será 3 SETS A ZERO p/ RUSSAS UM SHOW PARTICULAR DA NOVA IMPERATRIZ RUSSA : - GONCHAROVA.

  48. João Paulo Gomes

    06/08/2012 12:56:22

    E aí, Bruno, no masculino vc acha que o Brasil vai entregar pra Alemanha pra pegar a Bulgaria nas quartas? Se ficar em 2º pode pintar uma Polonia ou uma Russia pelo caminho já nas quartas... Já vi esse filme em 2010. Abraço a todos

  49. Tuca

    06/08/2012 12:55:51

    Mesmo não concordando com os cortes feitos ZRG nas vésperas dos jogos olímpicos e com a relação das jogadoras selecionadas para disputar o torneio, jamais torcerei contra o Brasil, ao contrário da maioria dos participantes deste blog. Dei uma passada de olhos nos comentários e fiquei surpreso como tem russo no Brasil! Um monte de gente enaltecendo Gamova e cia. e já antecipando um massacre das gigantes russas sobre o Brasil. Mesmo sabendo das dificuldades e limitações do time brasileiro que acabaram repercutindo numa campanha irregular na fase de classificação, jamais toreceria a favor da Rússia! Assisti o jogo da russas contra as italianas e tenho plena convicção de que o time delas não é imbatível. E digo mais, somente 02 equipes nestas Olímpiadas tem plenas condições de bater a Rússia: EUA (favoritdo abstoluto ao ouro) e Brasil. Não sei não... Acho que o Brasil vai surpreender e calar a boca de todo mundo que tá tocendo contra neste blog. Vai ser a redenção desse time ! Força Brasil !

  50. Paulinho Manejo

    06/08/2012 12:52:15

    Primeiramente não há o que agradecer. As americanas ganharam por que são muito superiores, é o ano delas. Segundo, é impressão minha ou o sr. colunista está secando a seleção? Qualquer idiota vira colunista mesmo. Preciso de um contato forte....

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso