Blog do Bruno Voloch

Botafogo já foi Robin Hood, vira bipolar e medalhões perdem espaço

Bruno Voloch

Não existe time mais bipolar no Brasil.

Melhor ataque e pior defesa do campeonato. Como pode ?

Sim, no Botafogo pode.

Até apelidado de Robin Hood já foi. Tirava dos grandes e dava aos pequenos. Isso recentemente.

Eis que o Botafogo vai ao Beira-Rio e vence o Internacional. Como pode ?

Sim, no Botafogo pode.

O mais otimista torcedor botafoguense não esperava derrotar os gaúchos dentro de casa. Aconteceu.

O empate seria bem-vindo, ainda mais depois de sair perdendo por 1 a 0.

Oswaldo de Oliveira manteve sua linha de raciocínio. Elkeson e Maicosuel barrados e no banco de reservas. Com o placar adverso, não seriam eles que iriam resolver o problema, até porque deixaram o time por deficiência técnica.

O Botafogo fez ótimos 15 minutos no primeiro tempo. Depois, caiu de produção, deu campo ao Inter e sofreu o gol. Nova derrota à vista, a terceira seguida, pressão e crise.

O cenário era esse.

Mas tudo é diferente quando se trata de Botafogo.

O time voltou o mesmo para a segunda etapa. A diferença foi que a equipe soube manter o ritmo durante os 45 minutos finais. Outro detalhe importante e que não poderia deixar de ser citado: Fellype Gabriel.

Taticamente o Botafogo cresce com a presença dele em campo. Fellype ajuda na marcação, tem um bom passe, é rápido e normalmente se coloca muito bem. É titular com sobras no Botafogo.

O Botafogo é tão imprevisível que me arrisco a dizer que dificilmente será igualado. Me refiro especificamente as vitórias fora de casa contra Coritba e Internacional. Não sei se algum outro time conseguirá tamanha façanha no campeonato.

O Botafogo está atrás de regularidade.

Esse Botafogo é mesmo muito estranho. Andrezinho deixou para fazer seu primeiro gol com a camisa do clube justamente em cima do ex-time e no Beira-Rio. Incrível.

E assim o Botafogo vai se mantendo entre os 4 primeiros.

O time está muito distante do ideal, mas Oswaldo de Oliveira tem se mostrado coerente. É um grande avanço se levarmos em conta a passagem trágica de Caio Jr.

Mas o time ainda não é confiável, o torcedor sabe disso. Aquele que pensa o contrário, está se enganando.

A zaga é frágil, o meio-campo pouco criativo e o ataque sem força. O esquema com apenas 1 atacante sobrevive com Herrera.

Oswaldo é político, faz elogios e diz que Loco Abreu é imporante para o elenco. Oswaldo está certo e não pode ou não deve entrar em conflito com Loco Abreu, ídolo de uma torcida carente, mas consciente da queda do camisa 13.

Loco é hoje fundamental fora de campo. O Botafogo pode faturar em cima da imagem de Loco e vice-versa. Dentro das 4 linhas, o uruguaio está devendo e não passa de mais uma opção ao lado de Elkeson e Maicosuel.

E assim caminha o Botafogo, teoricamente favorito contra a Ponte Preta no fim de semana.

 

 

  1. Diogo

    19/06/2012 22:42:54

    gostaria mto q o HERRERA ficasse.Loco Abreu não faz mta falta pq é paradão e pouco esforçado.O time está rapido e os mlks não gostam de correr pra um chupa-sangueq nem ele sugar o time.Maicosuel poderia sair pelo dinheiro, mas o Herrera tinha q ficar!

  2. JP

    19/06/2012 11:30:48

    Concordo com você Sebastião, gostaria de acrecentar ques os técnicos deveriam tirar maior proveito dos jogadores que tem e coloca-los a jogar onde esles podem rederem mais e não ficarem presos a táticas de jogo. O Bota pode vender o Loco, Herrera,Maicosuel e o Felipe Menezes, temos jogadores da base que se tiver continuidade de jogos vão serem ótimos, só aparece craque jogando e não assistindo os outros jogarem. Minha escalação no Bota: Jefferson, Lucas, Antonio Carlos, Britner, Márcio Azevedo, Renato, Felipe G., Andrézinho, Vitor Jr., Elkson e William. A forma de jogo bonito é totos defendendo e atacando com rapides.Torcida Botafoguense não critique tanto o time, pois estamos sempre brigando na frente, tem outros times grande que não chegam nunca e faz tempo. Abraços.

  3. miguel Moura

    19/06/2012 10:15:51

    E "não" é pronome aonde, meu querido? Acho que tem mais gente necessitando voltar à escola.ps: "não" é advérbio. =)

  4. rafael soares

    19/06/2012 10:12:50

    esse anderson barros vai mandar o time pra segundona so pensa em vender!!! titulo se ganha com elenco veja o flu!!! depois que estivermos brigando pra nao cair ele vai sair do botafogo e deixar o time nasegundona!!! se for pra vender e trazer wilhiam do timao borges do santos ai vai, mas pelo visto vao trazer refugo de outros clubes

  5. serio

    19/06/2012 08:00:46

    essa proposta pelo herrera caiu do ceu, esse cara é o maoir mico que o bptafogo ja contratou, nao conseguiu ser titular em clube nenhum de primrira divisao, o corint estava na segunda, e no gremio praticamente nao jogou, essa diretoria sem faixa branca, pagou se nao me engano $4500000, por esse mico, que ia acabar se aposentando no botafogo, pelo menos uma boa noticia, agora segurem o maicosuel p jogar na frente sem ter que correr atras de lateral, e o elkeson

  6. zambrosio

    19/06/2012 07:36:09

    Apesar de sempre discordar do Bruno em matéria de Botafogo hoje sou obrigado a concordar. Tem coisas que só acontecem com o Fogão.Se conseguíssimos jogar sempre como foi contra o Coritiba e Internacionalcom certeza teríamos grandes chances de título.O time sim tem suas deficiências e sofre com a queda de produção de Elkeson , Maicosuel e Louco Abreu se esses jogadores voltassem a jogarpelo menos 50% do que jogavam já dava para o gasto para esse Brasileiro.Batemos na trave em 2010/2011 por causa de treinador espero que esse ano pelo menos consigamos a vaga na Libertadores já que sonhar com título ainda esta muito difícil por causa da inconstância do time.

  7. LEANDRO

    19/06/2012 00:54:31

    Melhor ataque - ataque sem força?????Nunca duvidei que vc fosse botafoguense. Esse é o maior exemplo. A defesa é a mais vazada, por isso é frágil. correto! Agora, o ataque é o melhor da competição, mas não tem força??????? fica difícil entender.

  8. Sérgio santana dos Passos

    18/06/2012 23:49:11

    Porque o FOGÃOOOOOOO não contrata o Diego Forlan, Ele é a cara desse time!!!

  9. Renato

    18/06/2012 23:06:29

    Concordo. Não dá pra saber o que esperar do Botafogo.Ele sempre nos surpreende, tanto pra bem quanto pra mal.

  10. Luiz Fernando Petrópolis/RJ

    18/06/2012 20:44:07

    Bobalhão!!!É por estas e outras, que o futebol brasileiro vive essa crise de identidade, de nenhum craque, de jogadores descompromissados com cabelinhos arrepiados, de jogos recheados de dezenas de faltas, de árbitros despreparados usando o cartão amarelo como muletas, de dirigentes nada confiáveis e de uma mídia que desconhece a essência desse esporte e se aprimora somente em fofocas e futilidades. Enquanto isso, temos de continuar assistindo futebol com a Eurocopa.

  11. marco brasil

    18/06/2012 19:59:21

    voloch esse time ta para nos deixar doidos. Precisamos de reforcos nas laterais, de um zagueiro e um atacante, ambos de bom nivel. Como vc disse o OO ta sendo coerente, acho q aos poucos vai acertar o time. Mas sem reforcos nao da.Pelo visto este ano sera uma montanha russa. Espero q o time nao flerte com o rebaix.abs.

  12. Luiz Antônio Marinho

    18/06/2012 19:55:00

    É isso aí Bruno,Finalmente um comentário centrado. Concordo em gênero, número e grau, parabéns!

  13. Danilo Salvadeo

    18/06/2012 19:42:23

    Caro Bruno, como botafoguense há 50 anos, mal acostumado com Garrinhca, Didi, Zagalo, Nilton Santos e companhia, assino embaixo do que publicou. Nosso time é mesmo fraco nos setores citados, salvando-se o goleirão Jefferson. Não é moçe aguentar Lucas (os dois), Fábio Ferreira, Márcio Araújo e Brinner (melhor o Yul, saudoso do cinema). Seedorf seria uma boa opção, se a diretoria contratasse um bom zagueiro para dividir a defesa com o Antônio Carlos, dois laterais e um atacante veloz (o Liédson do Corinthians serve). Aí, sim!

  14. renato

    18/06/2012 19:28:00

    NAO SE INICIA FRASE COM PRONOME, VOLTA PRA ESCOLA!!!!

  15. medeiros

    18/06/2012 19:22:59

    Realmente, o Sr. Osvaldo está provando que conhece futebol e que tem realmente moral. Medalhões não ganham jogo. O Botasfogo tem plantel que pode corresponder dentro de campo seguindo o exemplo do Herrera, homem lutador, dedicado e que pe capaz de suar sangue dentro de campo. Parabens, Sr OSVALDO. Parabens Bruno Valoche, você é realmente um comentarista imparcial

  16. De Carvalho

    18/06/2012 18:16:08

    Falou quase tudo ... Só faltaram duas coisas: 1ª que o Vítor Junior esta muito bem e 2ª que como sempre o presidente fala de reforços.

  17. rafael soares

    18/06/2012 17:46:05

    tanto sacrificio pra trazer o mago, e agora querem se livrar dele só pq está em má fase,esse anderson barros quer acabar com botafogo, ate agora nada de reforços e tá querendo enfraquecer elenco

  18. Rodolfo Cavalcanti

    18/06/2012 17:24:56

    Hoje você acertou na veia, Voloch. Belo texto, conforme a alma e mística botafoguense. Parabéns!

  19. pelé

    18/06/2012 17:20:14

    se o botafogo fosse tão ruim, não teria o melhor ataque da competição e nem estaria em 4º lugar na tabela, o ataque e o meio de campo são bons, a defesa, principalmente a zaga, é fraca.

  20. Francisco

    18/06/2012 17:15:47

    Acho que vc cometeu algum erro de digitação, a defesa esta ruim mesmo, agora o meio campo de ataque? Dominou o Inter inteiramente, e o ataque é o mais positivo! Então imagine o atque dos outros times...francamente...repense seus conceitos.

  21. RENOR

    18/06/2012 16:48:54

    ESTE COMENTARIO FUI MUITO VERDADEIRO, SO NAO DISE QUE PRECISAMOS URGENTE DE ZAGUEIROS E UM CENTRO AVANTE QUE SEJA MATADOR E QUE SAIBA JOGAR , SEI QUE E DIFICIL MAS NAO IMPOSSIVEL.

  22. Marcos Barreto

    18/06/2012 16:21:54

    90% desse "enigma" tem uma resposta...Fellype Xavi Gabriel..assista os jogos e me fala..pelo menos o Botafogo não é mais o amarelão sem poder de reação depois dessas 3 viradas, sendo duas na casa do adversário...e que adversários..

  23. Leandro

    18/06/2012 16:15:01

    Suas análises são sempre sóbrios e certeiros. Parabéns!

  24. Sebastião Queiroz

    18/06/2012 15:54:02

    M A R A V I L H A !!!!! G A N H A M O S !!!!! Vamos jogar o ano todo assim e seremos campeões. Seremos o GELSEA-FOGO. Pra que jogar no ataque? Pra que ter mais de um atacante? Seria melhor que não tivéssemos nenhum. Futebol moderno é isso! Todos no meio de campo e jogando bola pros lados ou para trás. Contratamos mais uns 6 gandulas para reporem rápido a bola no Engenhão e mais uns 4 jogadores de meio campo de contenção. A tática é não levar nenhum goal e rezar pra defesa adversária falhar, fazer contra ou qualquer coisa assim. Jogaremos tipo aquele jeitão do FOGÃO de Paulinho de Almeida – FUTEBOL MODERNO-GELSEA-FOGO. O que importa são os resultados e não a performance.Será que dá certo com SEXO também? Eu mereço ver um futebol desses e ainda ter que ler que torcedores do meu clube chamam isso de GRANDE FUTEBOL. Garrincha deve estar se revirando no túmulo e pensando: Onde foi que perdemos a alegria de jogar futebol? Perdemos na ESPANHA em 82. Continuando...E quem achou o nosso futebol lá na Espanha soube fazer um ótimo proveito dele...E a nós coube trazer pro Brasil em uma mala, um futebol que se não é o pior que jogamos é um dos piores de todos os tempos. A começar pela mentalidade dos cartolas, dos técnicos, passando pelos jogadores e agora chegando até a nossa torcida ALVINEGRA que eu sempre considerei como uma torcida inteligente porque sempre foi exigente e não se enganava com pouca coisa. Hoje qualquer vitória parece esperança de título. E qualquer futebol parece fantástico. É um absurdo manter velhos jogadores que não deram "LIGA" no nosso time com velhos técnicos que não trazem nada de novo para o futebol brasileiro dominando e impondo táticas e fórmulas no mínimo covardes de jogar futebol. Entramos em campo para não perder. Alguém tem que assumir isso! HOJE JOGAMOS UM FUTEBOL QUE É CLARAMENTE FEIO ESQUISITO E COM O ÚNICO PROPÓSITO DE NÃO PERDER. E QUE É O MELHOR A SE FAZER.

  25. HENRIQUE

    18/06/2012 15:30:02

    Caro Bruno vc foi perfeito no seu cometario, o botafogo e essa incógnita.

  26. ANTONIO

    18/06/2012 15:14:41

    E realmente imprevisivel o time do bota,quando se pensa numa grande vitória vem um empate ou uma derrota.Agora já não se saber se é melhor á volta de Marcelo Matos,Loco, ou deixar como está .A verdade é que tem que se contratar um atacante,um cara que se mexa, que ajude na marcação e que não fique só andando em campo feito o quero-quero do Pituaçu. Loco está superado nem no banco daquele time feio do Uruguai ele fica, não tem condição de ser titular do botafogo.

  27. jofranopa

    18/06/2012 14:38:58

    Botafogo. Provavelmente vai perder pra Ponte. Não dá pra confiar.

  28. Breno

    18/06/2012 14:37:00

    Disse tudo Voloch,não discordo uma palavra dita por você.O Bota é mesmo estranho.É um time que não da pra se empolgar.

  29. Roger

    18/06/2012 14:19:50

    Não sei como o uol coloca um blog tão amador quanto o seu, defesa frágil até concordo mas com briner na zaga, com o antonio carlos e f. ferreira, fica razoavel, agora falar que o meio do fogo é inoperante e nao tem criatividade é muita falta de noção do futebol, falar que o ataque é fraco é muita incompetencia de um cara que se fala que entende de futebol, o melhor ataque do campeonato com 3 gols a mais que o segundo melhor ataque, dizer que é fraco é sacanagem, acho melhor bruno comentar os jogos do flamengo ou corinthians que são os que estao merecendo suas analises!!

  30. remilton

    18/06/2012 14:16:43

    Realmente, tbm nao da pra fazer previsoes deste time, e muito cheio de altos e baixos, nos torcedores ficamos sem entender nada, se houvesse coerencia, seriamos lider ao lado do vasco , mas existem coisas que so acontecem ao meu fogao, mas concordo que o felipe gabriel e um ponto de equilibrio e com ele o bota se supera em varios aspectos, escrevi aqui que o andrezinho e reserva do maicossuel, mas que talvez contra o inter seu ex time pudesse dizer a que veio e aconteceu, tomara que continue jogando assim e deixe o maicossuel no banco pra ele saber que tem que jogar + , assim como o elkessom, rio de janeiro acaba com eles. Agora acho que o bota nao pode se desfazer deles nao , porque o campeonato e longo e nao tem por ai jogadores do nivel deles nao, marque eles em cima , multem eles , punam etc. Nao vai demorar muito e o vitor junior vai fazer parte do time deles, ta jogando muito bem , mas e questao de tempo. Eles deviam ser inteligentes, ganhar agora pra depois usar,mas fazer o que ne.

  31. Roberta Tatarin

    18/06/2012 14:04:34

    Loco pode estar devendo, ser ídolo de uma torcida carente, o que for, mas enquanto as opções de ataque do Botafogo se resumirem entre ele e Herrera, confio MUITO MAIS no uruguaio!Aliás, esse esquema do Oswaldo de botar o centro avante isolado lá na frente, nem com Fred (que pra mim é o melhor 9 do Brasil), resolve.Dos 11 ou 12 gols que temos, apenas 4 foram marcados pelo centro avante.

  32. Thomaz

    18/06/2012 13:49:19

    Bruno. Muito bom teu comentário. Nunca te disse, mas digo agora. Sempre leio teus comentários no teu Blog. Acho-ti, ponderado e objetivo no que quer dizer. Botafogo, não é melhor nem pior que nenhum dos times brasileiros. Todos são iguais. Um dia um se destaca, e em outro, faz uma apresentação pífia. A impresa que gosta de um dia cunhar que este ou aquele time é o melhor. Que este ou aquele jogador é o diferencial. Não é. Todos estão no mesmo patamar. Hoje, existe um negócio que se chama preparação física. Tendo os jogadores bom preparo físico e, o conjunto todo lutarem dentro de campo, dificilmente perderá o jogo. Canço de ver um jogador se matando em campo e outro trotando pra lá e pra cá. Claro está que este time deverá perder o jogo. O time do barcelona, decantado em versos e prosa como o melhor do planeta, tem sido pq todos em campo marca e jogam ao mesmo tempo. O dia que algum jogaodr não faz isto, o time deixa de ganhar. Veja vc, que até os pernas de pau de Chelsea, ganhou o jogo deles.Pq? por causa do conjunto todo lutando. Nenhum se viu trotando em campo.No NOSSO Botafogo, Loco, pernas de pau, apenas trota em campo. Por isto, sábado ganhou do Inter, poi todos em conjuto lutaram em campo. Algumas estrelas do Inter, trotaram em campo. Abraços Thomaz.

  33. querubino

    18/06/2012 13:43:19

    Cantei apedra quando Osvaldo de Oliveira chegou ao botafogo : ELE COLOCARIA LOCO POSTE ABREU NO BANCO PORQUE COM ELE O FOGÃO JOGA COM MENOS UM . E tem mais ele fez beicinho e pediu para não viajar para o sul porque iria ficar na reserva . se ele fosse da minha empresa descontaria no seu salario ,MAAS COM ESTA DIRETORIA FLAMENGUISTA VAMOS FAZER O QUE .

  34. murilo

    18/06/2012 13:40:23

    O BOTAFOGO MELHOROU NO SEGUNDO TEMPO POIS COMEÇOU A USAR AS PONTAS E ISTO DETONOU O INTER, O FOGAO NAO TEM JOGADOR DE HABILIDADE PARA O MEIO MAS AS PONTAS TUDO PODE ACONTECER, PRECISAMOS AINDA DE MAIS ZAGUEIROS COMPROMETIDOS COM O TIME E UM ATACANTE QUE GOSTE DE FAZER GOL AI SIM TEREMOS UM TIME COMPETITIVO.

  35. Dario Nicolau

    18/06/2012 13:20:54

    Realmente,tenho a dignidade de admitir que eu mesmo jamais acreditei que o Botafogo venceria esse jogo. Poém concordo com o colunista quando afirma que esse botafogo ainda não inspira comfiança,jamais um jogador como Herrera dara comfiança a uma torcida, a defesa o nosso pior ponto da esquipe,wsem um grande zageiro e um atacante que inspire medo ao adversário não conseguiremos recosntruir a auto estima que primava os botafoguenses no passado.

  36. jsa

    18/06/2012 13:18:48

    1) A zaga é frágil, o meio-campo pouco criativo e o ataque sem força. 2) ... teoricamente favorito contra a Ponte Preta no fim de semana.(teoricamente no futebol significa 'o que acontecer')

  37. Sílvio Jose de Carvalho

    18/06/2012 13:17:35

    Excelente sua crônica. Parece q. vc. vive a alma do botafoguense. Não nos ofendeu e nem nos elogiou. É disto que precisamos que os juizes façam duran- te as partidas - imparcialidade. Eu gostei do futebol do Pelé; ganhava do adversário, da torcida e do juiz, mas não temos um Pelé.Um caloroso abraço de um botafoguense. Botafoguense é sinônimo de apaixo-nado, ou não é botafoguense,Sílvio.

  38. serio

    18/06/2012 13:15:43

    o felipe gabriel , marca , o que o renato nao faz , e cria , o que o renato nao faz, entao pq manter no time uma nulidade dessas?onde esta o peito do oswaldo p barrar esse cara, que alias , nem pode ser cobrado, pq sempre jogou isso ai, por isso estava a tanto tempo num time de segunda na espanha( o campeonato gaucho mais dificil do mundo)

  39. serio

    18/06/2012 13:10:43

    essejogo foi ¨fora da curva¨ nao acredito que esse andrezinho continue a jogar como jogou, contra o inter, o que sustentou o time foi o fato do lateral lenon subir pouco ao ataque e assim o time conseguiu ter mais dfensores,pois o renato ¨bolinha p o lado¨ continua sem marcar e sem criar, o herrera foi ridiculo, como sempre, nao gosto do fabio ferreira, mas o culpado dessa peneira na nossa defesa chama-se renato, so o oswaldo nao ve

  40. euler

    18/06/2012 13:01:19

    Precisamos de zagueiro, volante e atacante, a diretoria não pode empurrar com a barriga, por tem algumas vitórias.O osvaldo é inteligente, apesar de muitas vezes petulante, contra o cruzeiro e naútico se tivesse colocado volante, zagueiro, como fez com o Inter, certamente estaríamos com mais 4 pontos. Dessa vez, foi humilde, e armou o time para não levar gols, na parte final. Parabéns.

  41. GILBERTO NEVES

    18/06/2012 12:58:30

    Perfeito!

  42. Eduard0 Nakamur4

    18/06/2012 12:54:16

    Pode-se reclamar de tudo menos do fato do Oswaldo ter barrado os medalhões.Agora estranho mesmo é o Loco se recusar a ficar no banco de reservas e toda hora inventar uma contusão ou problema pessoal... Muito estranho! Se acha esse gringo de m3rda. Não deixar saudades mesmo esse ídolo "criado" pela diretoria. Eu não engulo essa! Fora Loco! Fora Elkeson, Fora Anderson Barros (FLAmerdista doente!) e boa parte da diretoria incompetente que só contrata velho e refugo!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso