Blog do Bruno Voloch

Vítima de racismo, Wallace, jogador do Cruzeiro, desabafa: “Quase perdi a cabeça”.

Bruno Voloch

Wallace, jogador do Sada/Cruzeiro, é mais uma vítima de racismo no esporte.

Durante o jogo entre Minas e Cruzeiro, pela oitava rodada do returno da superliga masculina, o atleta alega ter sido xingado de 'macaco'.

Ao site do clube mineiro, Wallace confirmou o fato e declarou que por pouco não perdeu a cabeça:

''É muito revoltante escutar uma coisas dessas. não dá para aceitar. Foi até melhor eu não ter conseguido ver a pessoa, pois eu podia ter perdido a cabeça na hora. Isso me tirou um pouco do jogo''.

O Minas venceu de virada por 3 sets a 2.

A diretoria do Cruzeiro, inconformada com o acontecimento, exigiu que o delegado informasse o ocorrido na súmula da partida.

O Cruzeiro vai esperar o pronuciamento oficial da CBV, Confederação Brasileira de Vôlei. O relatório deverá chegar ao Rio de Janeiro nos próximos dias e o Minas pode ser punido.

Independente da posição da entidade, o Cruzeiro já colocou o departamento jurídico à disposição de Wallace.

  1. Sandra

    26/03/2012 11:39:08

    Ficamos bastante triste quando percebemos que a infeliz tinha conseguido o que queria, Wallace essas coisas só acontece com quem incomoda e você é muito bom no que faz. Assistimos todos os jogos, hora torcemos por um, as vezes torcemos por outro, mas quando o Cruzeiro joga eu e meu marido não torcemos por Cruzeiro TORCEMOS por VOCÊ, pois es O JOGADOR. Te admiramos, DEUS TE ABENÇOE SEMPRE.

  2. rodolfo

    06/03/2012 18:04:29

    Nossa o voloch não posta mais nada da até raiva!

  3. Fernando O.

    06/03/2012 16:35:05

    Vamos aguardar se a CBV vai tomar alguma providência ou vai agir com a mesma conivência e falta de punição como no caso do Michael ano passado.

  4. Ana Paula

    05/03/2012 16:43:42

    Se a equipe do Cruzeiro tivesse sido punida no ano passado com o episódio do Michael, não teria acontecido isto com o Wallace. Simples assim...

  5. Ana Paula

    05/03/2012 16:39:30

    Não viaja cara!! Ele só comentou isso uma vez, e foi brincadeira não foi ofensa. Sem exageros... please.

  6. Regina

    04/03/2012 23:04:04

    BRUNO VC TEM O EMAIL DELE ? VC ME PASSA POR FAVOR . OBRIGADA !

  7. Regina

    04/03/2012 23:03:21

    Ah , eu fiquei muito triste acho o Wallace um otimo jogador ,poxa cara bola pra frente nao fica triste viu , tudo passa , vc é um guerreiro nao deve se importar com uma cara que nao é nada porque o cara que fez isso deve ser um NADA.

  8. eduardo

    04/03/2012 20:43:10

    kkkkkkk a piada do ano " O Volei Futuro humilhou o Sada com as camisetas em apoio ao Wallace" apoio aonde? Aquilo lá foi tudo marketing, aliás, é a única coisa que presta nesse time por sinal, VF não consegue humilhar nem o Climed Atibaia, vai humilhar o Sada?!! Volei Futuro time infantil birrento e chato pra caramba. Vem em Contagem, quebram o vestiário e querem pagar de santinhos, ow time pequeno é f@da véi.

  9. eduardo

    04/03/2012 20:37:59

    Até parece que o Volei Futuro é um time muito certinho. Fica fazendo charminho gritando na cara dos outros brigando com o sportv ano passado pra não jogar em SP a disputa do 3° lugar ( o que o lugar de vocês, ou melhor, o lugar de vocês é na superliga B), o VF era, é, e sempre será o time mais ridícula e chacoteado do Brasil do pançudo do Ricardinho e da cubana do Lorena toma toco atras do outro e fica pulando lá. Time mais falado porque é o mais ridículo nem torcida tem.

  10. Roberto

    04/03/2012 20:33:55

    É lamentável em pleno século 21, uma puta dessa chamar alguém de macaco, deveria ser deportada de um país maravilhoso como esse multi racial, eu como descendente de japoneses adoro pessoas independente de cor, religião, orientação sexual, etc. Wallace levanta a cabeça, tu é melhor que essa cadela.

  11. Saudavel...

    04/03/2012 18:33:19

    Meu caro, acredito que não é necessario ir trajado de social, tampouco levar um manual de boas condutas aos ginasios, para alguem que já é civilizado e acima de tudo com uma boa base educacional, seja familiar ou estudantil, o que parece não ser seu caso, pois considerar o RESPEITO, que é o que as pessoas estão defendendo aqui, como bichisse, atitude de pessoas mal amadas e etc, realmente...triste. Posso te garantir meu amigo, dá sim pra se divertir, torcer, brincar e como vc disse "zoar", sem ofender alguém, sem desrespeitar alguém, sem DEBOCHAR de ninguem. Voce nao se sentiu ofendido? mas Wallace sim, Michel sim, portanto, rir e se divertir com a cara dos outros é mto legal até que façam isso com A SUA. Pense nisso.Realmente, triste demais saber que AINDA tem gente que se diverte com isso (zoar alguem, debochar dos outros) e ainda considerar isso saudavel... saudavel pra voce, pois pra quem é zuado, não é.. mas não é MESMO!

  12. Elisabete Paulino Bernardes

    04/03/2012 16:15:58

    Eu fico decepcionada por isso ainda acontecer nos dias de hoje.Eu acho que tem que haver punição tanto para quem xingou, com um processo bem como para a equipe, perdendo por tres vezes o mando de jogo.Quero lembrar que o Brasil é o país mais miscigenado que existe.

  13. Tom Zé

    04/03/2012 07:59:24

    O ser humano tem personalidade, caráter e por isso mesmo, precisa ser coerente em suas atitudes. Se o Cruzeiro considerou o terrorismo psicológico imposto ao Michael "provocação normal", não há motivos para tentar levar vantagem em cima do ocorrido com relação ao Wallace.

  14. Vanderbilt

    04/03/2012 07:56:35

    Antes da Superliga passada, só se falava em quem? O time mais falado, mais noticiado, que tinha trazido os jogadores da seleção era o vôlei futuro. acho que você vive em outro mundo.E sim, concordo que comparar com animal é uma ofensa. Jogador, diretor e torcedor do Sada/Cruzeiro não merece ser chamado de animal, são bandidos sem caráter. E comparar bandido com os inocentes animais é uma ofensa aos segundos.

  15. Salubrei

    04/03/2012 07:54:08

    O Volei Futuro humilhou o Sada com as camisetas em apoio ao Wallace. Esse ficou tão envergonhado de suas atitudes que nem conseguiu jogar. Coerência é tudo.Esse time do Sada/Cruzeiro pode chegar onde for, mas nunca deixará de ser visto como uma equipe suja, de gente mau caráter, incoerente e moralmente desonesta.

  16. snuffyrj

    03/03/2012 23:14:07

    Eu também isso acontecer... Realmente inaceitavél, principalmente da pessoal que veio essa frase... Bernardinho é mestre, mas muitas das vezez perde a razão!

  17. Pedro

    03/03/2012 22:36:06

    Onde vamos parar? Por esta linha de pensamento temo pelo virá. Tanto o Michael quanto o Wallace não foram "vítimas" de torcedores que foram "zuar", "azarar", "torcer". Foi ofensa pura e simplesmente e, embora não seja formado em Direito, até onde sei a lei é aplicável a todo o território nacional. Onde está o crime? Discriminação é crime, onde quer que ela ocorra. Em um jogo também. E vou mais longe, os patrocinadores - dos times, da CBV, da TVs, deveriam tomar posicionamento público a respeito. Afinal não deveriam correr o risco de ter as suas marcas associadas a esses atos degradantes.

  18. Hariana

    03/03/2012 22:12:23

    E quem não precisa de dinheiro nesse mundo???

  19. Vic

    03/03/2012 20:59:07

    Sou mineiro, frequento ginásios e nunca, eu disse nunca, tive qualquer posição preconceituosa ou desrespeitosa com atletas ou torcidas rivais. Vc deveria conhecer melhor o estado e as pessoas que aqui nasceram ou vivem antes de falar merda.

  20. Vic

    03/03/2012 20:56:39

    Tá! E se a moda pega, nunca mais terá jogo em SP. Para! Se vc conseguir me apresentar uma torcida que não comete, pelo menos em um jogo, alguma infração, eu assino o seu abaixo assinado.

  21. Carlos

    03/03/2012 15:58:51

    Será o que a CBV vai fazer contra o narrador do canal Sportv que ontem durante o jogo do Minas debochou o tempo todo do nome do jogador Orestes do Minas, dizendo que Orestes é nome de síndico, manobrista. Ou isto também não é desrespeito??? Se formos levar tudo a ferro e fogo....

  22. Geisa Maria Carrara

    03/03/2012 15:02:00

    òtemoooooooooooooo! O Walace que seja macho e fique quietinho!

  23. Geisa Maria Carrara

    03/03/2012 14:57:46

    Isso mmo!!!!! Eles abusaram da torcida!

  24. Geisa Maria Carrara

    03/03/2012 14:56:29

    Boaaaaaaaaaaaaa!!! adorei seu comentário!!!!! A Jaqueline é uma antipática,ironica etc e tal........O Walace e a torcida do Sada estão bebendo do pp veneno! E não foi uma só que gritou p/ o Michael,foi o ginasio todo!!!!!! è feio tudo isso e deveriam proibir jogos em Minas.E tb o Sada não perdeu por causa de um grito! Bem feito p/ eles!

  25. Botafogo

    03/03/2012 14:40:41

    Caro Bruno,Estou acompanhando a Super Liga e uma coisa não sai da minha cabeça: e a seleção brasileira masculina? É, o time que vai às Olimpíadas de Londres deste ano? Pelo que eu entendi desses últimos anos observando a seleção, teremos Bruno e Marlon como levantadores; Sidão, Lucão e Rodrigão e/ou Gustavo; Murilo, Giba, Dante e João Paulo Bravo (quem?); Vissoto e Theo; Escadinha e Mário Jr. Considerando que nem Rodrigão, nem Gustavo são titulares em seus times; que o Giba está operado e nem jogando está; que o Rio de Janeiro RJX, com meia seleção brasileira (Marlon, Dante, Lucão e Théo, só lembrando!), está dando o maior FIASCO da Superliga; que ninguém sabe quem é João Paulo Bravo... Enquanto isso, jogadores fantásticos se destacam em seus times na Superliga. O que será dessa seleção brasileira? Será que promessas feitas a um grupo vencedor - como foi a promessa feita a esse grupo que (AINDA) hoje está na seleção brasileira de que estariam juntos nas Olimpíadas de Londres - devem prevalecer sobre questões técnicas? Será que a vontade ou a vaidade de um grupo deve prevalecer sobre a representação de uma nação? O que se constata é que o time brasileiro compõe-se NÃO pelos melhores jogadores em atuação no país, mas pelo "time do Bernardinho". Se esse time for mesmo às Olimpíadas, talvez seja a última competição de muitos deles, como Giba, Dante, Gustavo e Rodrigo. E esse João Paulo Bravo nem deveria estar na seleção brasileira. É medíocre e sua presença ali é inexplicável. Será que não vale a pena dar uma chance a jogadores novos? Em vez de Giba e Bravo: Lucarelli, Thiago Alves ou JP Tavares. Em vez de Rodrigão e Gustavo: Thiago Barth, Eder. Em vez de Théo, Wallace (ou o do Sesi ou o genial Wallace do Cruzeiro). Acho que é preciso promover uma renovação da seleção, a começar pela comissão técnica. Ou teremos que esperar muitos anos até que uma nova geração se firme na seleção. Teremos que aguentar as frustrações que a equipe italiana experimentou por ter estendido uma geração vitoriosa muito além do que eles deveriam. Será que você pode comentar a esse respeito?Obrigado.

  26. angel

    03/03/2012 12:55:29

    Só uma pergunta. Você é branco?

  27. angel

    03/03/2012 12:53:25

    Wallace vai ter que assumir que é um macaco kkkkk é hilário!!!

  28. angel

    03/03/2012 12:50:48

    É triste como pessoa, perceber nos comentários, não só dos torcedores, mas sobretudo dos "jornalistas", que racismo é uma coisa pequena , corriqueira. Afinal foi cometido esse crime inafiançavel, na arena de um dos maiores clubes do Brasil, veja bem do Brasil, não de BH....Macaco, pq não, afinal é uma platéia seleta, ninguém faz parte de torcida de time de futebol. todo mundo é classe média....alta e afinal eles ganharam pq conseguiram desestabilizar um garoto que era "o cara" nesse e em vários outros jogos. Atenção torcedores, cidadãos brasileiros racismo é crime inafiançavel e Wallace vai brilhar pela seleção.Bernardinho trabalhe a cabeça dele contra a ignorância....

  29. ricardo

    03/03/2012 10:46:43

    o sesi perdeu de novo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a Pane Lins Perdeu de novo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pega ,,,,,,,que coisa boa Ze Roberto meu filho se vc insistir em lçevar essa amarelona nosso ouro ta em risco

  30. Luiz

    03/03/2012 10:35:54

    Gente, o jogo Vôlei Futuro x Cruzeiro já está dando confusão antes mesmo de começar. Agor ano twitter os jogadores do Cruzeiro disseram que os jogadores do VF quebraram os bancos de reserva do ginásio só porque acabou a luz na hora em que eles estavam treinando. Gente, vai ter morte hoje a noite. Espero que a policia esteja a postos.

  31. Britney Spears

    03/03/2012 10:16:13

    Caro "onde vamos parar", não sou formada em direito, mas sou uma cidadã informada e civilizada! O racismo não é só crime como é um crime hediondo, imprescritível e inafiançável (Lei no 7.716, de 5/1/89). A homofobia, ao contrário de vários países civilizados, ainda não é crime no Brasil, mas já existe projeto em andamento para torná-la. Vc, pra variar, continua contraditório, ou boa parte da minha dificuldade de entender seu texto deve-se ao fato de vc não saber utilizar a pontuação textual correta. Claro que ofensa é crime, mas acho que chamar o atleta de "burro", "pipoqueiro", se encaixa muito mais na sua "azaração e zuação" do esporte do que ofendê-lo com características pessoais através da cor da pele e sexualidade. Não vou tentar mudar a sua opinião através desse blog, primeiro pq não ganharia nada com isso e segundo esse tipo de orientação deve ser dada ainda na formação do carácter do jovem, seja na escola ou pelos familiares... Imagino que no seu caso pularam esta etapa...

  32. J.V.O.S

    03/03/2012 09:47:12

    Ridículo este cometário....

  33. Luiz

    03/03/2012 08:34:35

    falando sério? Eu acho que não. O Vôlei Futuro tem contas a acertar com este time. No jogo em Araçatuba, como não foi transmitido, os jogadores do Cruzeiro fizeram cobras e largatos, chegando até dar dedo para a torcida.

  34. Luiz

    03/03/2012 08:32:00

    Me desculpe discodar, mas apunição correta é fazer jogos sem público presente toda vez que o Cruzeiro for o mandante. É assim que acontece no futebol. O Juiz diria quantos jogos de punição. Mas, como a CBV é cagona e precisa de dinheiro, NUNCA permitiria isto. Pois Cruzeiro, Vôlei Futuro, Vivo Minas, Sesi são os times que mais dão renda de público.

  35. Marcela

    02/03/2012 22:18:11

    Taí uma verdade. Nunca vi tamanho melindre no feminino, já no masculino...Muito me admira! A defesa do Cruzeiro tava certíssima e as pessoas ali em cima, Fidodido e Carlos Brasil, também! Jogador profissional tem que atuar e suportar provocações! A torcida brasileira, de um modo geral, é extremamente mal educada mesmo, eles já deveriam saber e conviver com isso!

  36. Lilika

    02/03/2012 21:13:31

    Bom...como todos já disseram, o episódio é lamentável...muito ruim para nosso esporte, mas não deixa de ser irônico acontecer justamente com o clube que tentou abafar a todo custo, autor do incidente ano passado com o Michael...essa coisa de destino, o feitiço volta-se contra o feiticeiro, não acredito muito nisso, mas há de se concordar que o que aconteceu dias atrás caiu como uma luva para o Cruzeiro...

  37. Wagner

    02/03/2012 20:39:06

    Uma punição legal? Proibir por um tempo jogos (tipo umas 3 Ligas) em Minas... simples, até o povo se civilizar. Torcida mineira (salvo alguns) envergonha o esporte. Isso é volei, não futebol.

  38. Jordan

    02/03/2012 20:12:55

    Existe preconceito e existe atitude de um torcedor. Michael ano passado foi xingado por um ginásio LOTADO e INTEIRO, Wallace foi ofendido por uma mulher, que poderia muito lhe ofender na Rua, na Padaria, no Aeroporto e em qualquer lugar! Sim, chamar o cara de macaco foi feio pra essa senhora, mas culpar o Minas pela atitude de UMA torcedora é digno e não assumir o erro da torcida INTEIRA não é, né Sada!E se for preconceito, eu já chamei a insuportável da Jaqueline de Girafa Toqueira. Beijos, CBV!

  39. eduardo

    02/03/2012 18:47:34

    Lembrando que sou contra qualquer tipo de preconceito. E sábado o Sada Cruzeiro vai colocar esse time do Volei Sem Futuro no lugar dele 3x0 pro Sada.

  40. eduardo

    02/03/2012 18:43:34

    Esses torcedores idiotas do Volei Futuro ficam comparando um caso com o outro, o Michel assumiu que era gay depois do jogo, até então era uma coisa para desestabilizá-lo no jogo ninguem no ginásio sabia da opção sexual dele, e além do mais o timinho de Araçatuba aproveitou a oportunidade para as pessoas saberem que esse time existe, no caso do Wallace é diferente, é uma ofensa pessoal compará-lo com um animal, coisa que ele não é.

  41. onde vamos parar

    02/03/2012 14:50:09

    Cara Britney Spears e Nei vocês postaram um comentário sobre o que postei dizendo respectivamente que pode chamar a pessoa de burra e isso não é crime? Gostaria de saber em qual faculdade de Direito você está estudando ou em qual faculdade de Direito você se graduou e caso seja advogada ou bacharel em direito gostaria que colocasse aqui nobre colega a lei brasileira que diz que o que ocorreu naquele fato é crime, francamente vá estudar direito primeiro pra depois sair por ai dizendo o que é crime ou não. Segundo você então pelo que entendi acha altamente ofensivo e criminoso chamar alguém de macaco ou de bicha e de burro não? kkk...Vocês querem tanto polemizar que nem seguir uma linha coerente de raciocínio conseguem e o que eu quis dizer que pra torcer deve-se levar em consideração a esportividade de não apelar com azaração e zuação. Porque pelo que tá parecendo o exagero de gente achando racismo e preconceito seja de cor ou orientação sexual por ai daqui a pouco teremos que ir pros ginásios trajados de roupa social clássica de alta costura, receber um manual de boas condutas e ética e um microfone portátil sem fio pra registrar todas as nossas falas e se forem politicamente erradas, seremos processados...Fala sério, kkk. Eu chamo isso de frescura, bichiche, infantilidade, atitudes de pessoas mal amadas que não tem o espírito esportivo de levarem a vida na brincadeira principalmente num lugar de diversão como ali numa partida de voleibol onde pelo que parece vamos lá pra nos divertir. No rumo que tá indo esse mundo pra essa palhaçada do politicamente correto vão querer provar por a ou por b que vaiar atletas é falta de educação pois já ouvi essa asneira, dizendo que no japão não costumam vaiar pois acreditam que é desrespeitar o adversário. Blábláblá...é super divertido ir pra um ginásio zuar, azarar, debochar enfim isso é torcer e azarar é normal e saudável agora fora dali do ginásio numa outra situação que não como torcedor, óbvio que xingar uma pessoa comparando ela com animais ou com nomes pejorativos dados a orientação sexual das pessoas, da classe social dentre outras é algo desrespeitoso dependendo da situação que acontecer é crime e deve ser punido mas num jogo? Como torcedor? Tenha a santa paciência onde vamos parar?

  42. Neusa Maria

    02/03/2012 13:34:43

    Todos casos em que o racismo ocorre, merecem repúdio. No caso em questão, seria muito bom que surgisse alguma gravação na qual o rosto da torcedora que "berrou" os impropérios racistas apareça. Divulgando a imagem em rede, poderão os dirigentes tomar atitudes. Aí veremos se as "notas" foram realmente de repúdio, pois, medidas jurídicas deverão ser tomadas caso o rosto apareça.Wallace, somos mais forte do que os incomodados, descendemos de uma ancestralidade valorosa. Não se deixe abater!!!

  43. marcelo

    02/03/2012 13:28:10

    Será que estamos mesmo no seculo 21 ? Aonde foi que se perderam os valores de civilidade ? Vamos xingar o ex-presidente de "sem-dedo" ou a atual de militante ? Sem dúvida, estamos no fim mesmo.Respeito devia ser comprado, assim, alguns poderiam adquirir.

  44. Vlad

    02/03/2012 13:17:48

    Você não viu as reportagens, né ?

  45. Vlad

    02/03/2012 13:15:53

    Acho que isso tá ficando comum em Minas, infelizmente.

  46. Luiz

    02/03/2012 12:15:19

    Tiraram onda da cara do Vôlei Futuro com esta nota oficial e acabaram sofrendo na pele (com desculpa do trocadilho) o mesmo preconceito.O mundo girou e parou no mesmo lugar. Nada acontece por acaso, Se aconteceu justamente com o Cruzeiro é porque alguém tem que aprender alguma coisa com esta história toda.

  47. Vic

    02/03/2012 11:41:58

    Sou totalmente contra qualquer tipo de ofensa. Acho isso pobreza de argumentos. Se vc sabe o que quer e o que é errado ou certo, faz suas escolhas sem precisar tentar massacrar quem é seu opositor.Agora, dizer que Só a torcida de Minas é preconceituosa, chega a ser cômico.Cansei de ver xingamentos em todos os jogos, principalmente quando já estamos nas oitavas. E isso acontece com todas as torcidas.Já ouvi desaforos absurdos de torcedor do Finasa, de dentro do ônibus (se ele estivesse a pé, duvido que gritaria os palavrões que gritou para os torcedores do Minas que estavam na fila para entrar no ginásio na rua da bahia) e os torcedores simplesmente começam a rir, sem revidar os palavrões, de tão ridícula que foi a cena. Ele perdeu a graça. Ou seja, o anônimato sempre permite às pessoas a fazerem o que não deve. Esta torcedora foi mais um desses que se aproveitam da situação.Paula já foi ofendida sim. Mas Hilma já foi chamada de crioula, de sapatão e o tempo em que o Minas jogou no Pio XVII para reforma do seu ginásio, chamavam lá de chiqueiro (quem vive nesse espaço?).Portanto, isso não é novidade nem particularidade de nenhuma torcida ou time. Acontece em todos os lugares. Cabe às autoridades punir culpados quando forem descobertos e aos atletas de não se deixarem influenciar por pessoas tão mediocres.

  48. Nei

    02/03/2012 11:31:11

    Concordo plenamente com você Britney. O comentário do colega demonstra claramente a inércia do brasileiro pelo fato de achar tudo normal. com certeza ele não é preto nem gay.

  49. Mauro Luiz

    02/03/2012 10:51:27

    Independente de qualquer coisa, tem que haver punição, pois se houver impunidade, vai ser uma baderna geral, em todos os jogos vai haver discriminação e xingamentos. O torcedor tem que ter educação e respeito tanto para sua equipe quanto para com os adversários. Pra mim a regra é simples: ocorreu o fato, tem que haver punição! Agora é só multar o Cruzeiro e fim de papo. Em caso de reincidência, multa dobrada, e por aí vai. Infelizmente num país sem educação, tem que haver punição, é a única linguagem que o ser humano entende.

  50. Paulo Roberto

    02/03/2012 10:48:29

    Medidas diferentes?????Olha a defesa do Cruzeiro no processo que envolveu o Michael do Volei Futuro...``Curiosamente, o mesmo Cruzeiro, no ano passado, reclamou ao ser multado em R$ 50 mil pelo STJD por caso semelhante. Na ocasião, no primeiro jogo contra o Vôlei Futuro pelas semifinais da Superliga em Contagem, torcedores da equipe mineira chamaram por diversas vezes o central Michael de ‘bicha’. O Cruzeiro lamentou o ocorrido e se solidarizou ao atleta, mas em nota oficial relativa àquele episódio declarou que provocações são típicas do esporte.“Nossos atletas, em vários ginásios pelo Brasil, também recebem gritos das torcidas adversárias, mas como profissionais são treinados para conviver e atuar com as provocações. A torcida emoldura o esporte competitivo. Campeões do mundo e olímpicos, consagrados na história do vôlei, já passaram por inúmeras provas. E as venceram por sua capacidade profissional”, divulgou o Cruzeiro em 2011.´´

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso