Blog do Bruno Voloch

Luxemburgo: verdades, mentiras e a credibilidade do jornalismo

Bruno Voloch

O Grêmio finalmente anunciou de forma oficial a contratação de Vanderley Luxemburgo.

O blog bancou a notícia há dois dias.

Um ex-integrante da comissão técnica do Flamengo me garantiu categoricamente que Luxemburgo já tinha acertado com o clube gaúcho. O link abaixo, publicado na segunda-feira de tarde, mostra a veracidade dos fatos apurados.

http://blogdobrunovoloch.blogosfera.uol.com.br/2012/02/20/vanderlei-luxemburgo-acerta-com-o-gremio-e-assina-ate-dezembro-de-2012-treinador-sera-apresentado-ate-quarta-feira/

Na mesma segunda-feira, os dirigentes do Grêmio fizeram teatro e negaram qualquer acerto com Luxemburgo. Profissionais que se dizem ligados ao treinador, via internet, se manifestaram afirmando ironicamente que o blog estava equivocado e que as fontes não eram assim tão seguras.

Pode ser.

Nosso dever também é apurar e trazer ao leitor a informação. Checar e confirmar através das fontes. Foi assim novamente no caso de Luxemburgo.

Caio Junior foi 'fritado' assim como no Botafogo.

Os homens que dirigem o futebol, em sua grande maioria, desconhecem o significado da palavra 'prestigiado'.

Luxemburgo estava prestigiado no Flamengo na véspera e caiu. Joel Santana assumiu.

Fiz questão de escrever no blog, após os dirigentes do Grêmio negarem contato com o futuro treinador, que Luxemburgo 'não estaria para o Grêmio, assim como Joel Santana não estava para o Flamengo'. Segue o link.

http://blogdobrunovoloch.blogosfera.uol.com.br/2012/02/20/luxemburgo-nao-esta-para-o-gremio-assim-como-joel-santana-nao-estava-para-o-flamengo/

E para que ?

Na fim do dia da última segunda-feira, as partes já estavam apalavradas, restando apenas detalhes. Falar em Dunga, Abel e Muricy foi desnecessário.

Por que é tão difícil ser honesto com o torcedor, maior interessado e principal patrimônio do clube ?

Sinceramente, não sei dizer.

No jornalismo, diferente do que muitos pensam, não existe espaço para 'chute'. No futebol a verdade não dura 24 horas e as negociações mudam com uma rapidez impressionante, mas nos 20 anos de estrada, foram plantadas sementes (fontes), confiáveis ao extremo, como nesse caso de Luxemburgo.

É preciso ter responsabilidade com a caneta nas mãos e o teclado à disposição.

Nesse tipo de situação, lembro bem de duas colocações perfeitas sobre o jornalismo:

A primeira, de Natalino Norberto, diz: ''O patrão do jornalista é o leitor''.

A segunda, de Ricardo Noblat: ''Se faço ficção, posso inventar o que quiser. Se faço jornalismo, não posso. Devo ater-me aos fatos''

Eis os fatos.

  1. ozzi

    28/02/2012 07:24:54

    Infelizmente não é verdade, o patrão do jornalista é o dono do Jornal, veja o que aconteceu com Salete Lemos e outros que resolveram ter posturas independentes, sumiram.

  2. sergio

    22/02/2012 20:34:55

    EXISTE UMA CHARGE DO CHICO QUE SAIU NA 1ª PÁGINA DO GLOBO NA ÉPOCA QUE O PROFEXÔ ERA TÉCNICO DA SELEÇÃO JÁ DIZIA TUDO:VANDENBURGO LUXERLEI!!!! ERA A CHARGE DE UM BURRO DE QUATRO DE PALETÓ E GRAVATA COM A CARA DO PROFEXÔ!

  3. joao pontes

    22/02/2012 18:09:58

    vcs agora vão ver o que é bom leva luxa pra lá bem pra lá

  4. joao pontes

    22/02/2012 18:07:48

    graças a deus luxa foi pro gremio só assim acaba o greminho de vez

  5. Josuel santos.

    22/02/2012 17:34:17

    Pessoal, se o luxemburgo esta vindo, só cabe á nós gremistas fieis acreditar que nosso time será temido novamente.é nisso que acredito.

  6. Dimilso

    22/02/2012 17:25:09

    Bruno Voloch, Parabéns pelas suas fontes. Dessa vez vc acertou.Mas quantas vezes vc errou e não escreveu depois dizendo que errou.E mais, elogio deve-se receber de outras pessoas e não se auto-elogiando.E é incrível como vc só fala mal dos times do sul.

  7. Ruston

    22/02/2012 17:08:41

    Pouco importa o Estado ou o clube. Não se trata de torcer por A ou B. Do lado de cá (leitor), chega a dar nojo de vários pseudo-jornalistas ou ex-jogadores que na pressa de veicular um furo, nos enchem com suas meias-verdades ou notícias que carecem de confirmação. No final, quando nada se confirmam, dizem que foi por responsabilidade dos dirigentes ou atletas, mas jamais admitem que estavam equivocados. Do outro lado, estão clubes e seus dirigentes. O Grêmio adotou o hábito de demitir técnicos após poucas rodadas e em seguida já ter outra opção apalavrada (Mancini, C. Júnior, etc). O Inter fez a mesma coisa com J. Fossati e com o Falcão. O Flamengo fez como o Luxemburgo. No final, jogadores, técnicos, jornalistas , integrantes de uniformizadas e dirigentes, são todos farinha do mesmo saco, salvo algumas exceções. Há horas que dá nojo acompanhar o mundo do futebol !!! SE O Joel disse não ao Flamengo, se o Luxemburgo dissesse não ao Grêmio, se o C. Roth tivesse dito não ao Inter quando demitiram o Fossati, dentre tantos exemplos, talvez chegasse o momento dos dirigentes responderem por tanta incompentência e sabidamente, estarem em cargos por puro motivo de apoio político, poder e dinheiro.

  8. Crocodilo

    22/02/2012 16:01:05

    Seu discurso seria perfeito se pudesse ser aplicado na realidade. Não foi isso que aconteceu com Eurico Miranda enquanto ele foi presidente do Vasco. Ai de quem ousasse elogiá-lo dentro das Organizações Gl0bo. Plantavam-se notícias com o intuito de desestabilizá-lo, sem medirem as consequências para a instituição. Há maus profissionais em todas as profissões. Por que no jornalismo seria diferente?Conta outra, Voloch!

  9. Márcio Abreu

    22/02/2012 15:29:10

    Agora vai, um clube médio com um técnico decadente.greminho a segundona te espera.......

  10. FABIO

    22/02/2012 15:21:43

    CONCORDO PLENAMENTE COM ESTA COLOCAÇÃO. ACHO Q O BLOGUEIRO TÁ FAZENDO TEMPESTADE EM COPO D'ÁGUA. E QUANTO AOS DIRIGENTES ATUAIS, PERCEBE-SE Q ESTÃO PROCURANDO AS MELHORES SOLUÇÕES PARA O CLUBE E ISTO É O Q IMPORTA. NÃO PODEMOS DIZER Q MENTIRAM, APENAS QUERIAM TER A CERTEZA DE Q TUDO ESTAVA CERTO PARA PODEREM FAZER O ANÚNCIO. SÓ ISSO. NÃO PODEMOS COBRAR TUDO PRECOCEMENTE ÀS VEZES CARO BLOGUEIRO. SAIBAMOS ESPERAR!!!

  11. Newton

    22/02/2012 14:42:03

    Então a tal fonte que o 'jornalista' recebeu a informação, não é um dedo-duro, é somente uma fonte confiável? Acho que a reforma gramatical foi bem mais ampla do que parece...

  12. Thiago

    22/02/2012 14:36:31

    Lembrando que não é a primeira vez que o Caio Jr. é chutado de um clube para dar lugar ao Luxemburgo, isso aconteceu também quando ele treinava o Palmeiras em 2007.

  13. Sidney

    22/02/2012 14:12:57

    Sobre a informação não comento, mas sobre Luxemburgo...infelizmente, como gremista, acho que essa contratação será mais uma piada, pois, para mim, Luxemburgo (quando mesmo foi seu último título importante? chiiiiiii acho que eu nem era nascido) só pode ser um grande técnico para a mídia pois sua retórica, e somente a retórica, é convincente

  14. Juliano Trentini Maciel

    22/02/2012 14:01:28

    "Por que é tão difícil ser honesto com o torcedor, maior interessado e principal patrimônio do clube ?"Porque simplesmente se o diretor de futebol fala que está "quase" certo e por causa dos "detalhes" dá algo errado. O que o torcedor vai falar? Que os dirigentes são incompetentes.Tão difícil entender isso????

  15. gil-rs

    22/02/2012 13:59:02

    so uma coisa,o caio junior vai se fritado em todos os times que passar,o cara e pessimo treinador,inventa muito,muda jogador de posiçao,o cara e muito ruim mesmo

  16. Maurelio Menezes

    22/02/2012 13:56:41

    Kleber, assim que chegou ao Gremio , começou a cavar o emprego para o Luxemburgo, que começou a história de leva-lo para o Flamengo, com o unico objetivo de conseguir um aumento no Palmeiras, ou uma negociação onde ele e seu agente ganhasse uma grana extra. Caio Jr. pagou pelo fato de o Gremio ter contrato o Kleber. Só por isso nada mais.

  17. Giuseppe

    22/02/2012 13:36:19

    Respondendo a sua pergunta. Nunca nenhum jornalista reconhece que errou ou que comeu uma barriga. No blog do Quesada, ele bancou que Dorival Junior seria treinador do São Paulo, informou valores do contrato, tempo de duração e horário da apresentação. Dorival Jr. não foi para o São Paulo. nem uma única palavra, um mea culpa. Até hoje ninguém da imprensa fala da barriga NA COPA DE 1998, quando ninguém percebeu que o MAIOR JOGADOR DO MUNDO, não tinha embarcado com a seleção brasileira............nem uma única palavra.............RESPONDENDO SUA PERGUNTA; FALTA DE HUMILDADE E EXCESSO DE CAMARADAGEM.

  18. Jaime

    22/02/2012 13:35:39

    Luxemburgo e Kleber Gladiador? Ihhhh...

  19. Sergei

    22/02/2012 13:10:54

    O LUXEMBURGO É MELHOR QUE O CAIO.AGORA VAI.

  20. argonauta

    22/02/2012 12:56:21

    Como Bacharel em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), assino embaixo, Voloch! Parabenizo-o pela correção ética e moral do texto. Você engrandece o verdadeiro Jornalismo, assim agindo, tendo em vista os tantos "jornalistas" que pululam por aí. E mais: o torcedor não é apenas o "principal patrimônio do clube", não. Ele é o único Patrimônio do Clube. Jogador é empregado, por mais que seja ídolo. Parabéns, mais uma vez, pelo texto!

  21. Joca

    22/02/2012 12:49:08

    Não se trata de ser sincero com o torcedor, mas sim, de falar para o treinador que estava negociando com outro enquanto ele ainda estava no cargo.Não sei se este seu post foi feito por ingenuidade, achando que o Luxemburgo ou a Diretoria do Grêmio vão se importar com o que foi dito. O primeiro só pensa em dinheiro, e a segunda não sabe o significado da palavra ética.

  22. robert

    22/02/2012 12:23:47

    Eu acredito q é forma deles os dirigentes mostrar q o clube esta por cima e nao esta deseperadamente atras d um treinador , podendo falar q pode contratar este ou aquele ....... quanto ao sua informaçao q foi postada eu acreditei q vanderlei luxemburgo da silva ja era treinador do Gremio assim como joel ja era do flamengo ......estes cartolas do gremio estao deseperados por causa do sucesso do inter ......q tbem gosta de fazer lambanças como mandar jorge forsatti embora .......

  23. Fernando Quintana

    22/02/2012 12:19:55

    Boa irmao.. falou bem.. Muitas das vezes esses jornalistas ai, tao muito pouco informados sobre o que ocorre por dentro de tal assunto, chega lá, e faz um texto nada ve... Igual quando falaram que os gremistas tavam usando de racismo contra os colorados, porque estavamos chamando eles de macacos.. Tanto que até eles se consideram, e trocaram o seu mascote, sendo agora um macaco..Muito pouco informados, querendo fazer textos de mestres, precisando usar de informaçoes falsas para parecerem bons, e enganando muita gente burra que acredita

  24. Roberto

    22/02/2012 12:18:32

    Eu fui um dos, ou talvez quem postou sobre a questão de vc estar "dando um chute", errei, peço desculpas; ao mesmo tempo parabenizo-o pelo profissionalismo, desejo-lhe sucesso na jornada porvir.

  25. Tarcísio G Dalcin

    22/02/2012 12:17:36

    Queria ver o que a imprensa, incluindo você, teria feito se, de primeira, o Grêmio informasse que estava em negociação ou procurando o Luxa... iria fofocar tanto que o negócio iria pro brejo.

  26. Vólgys

    22/02/2012 12:17:22

    O texto do titular do Blog reflete bem o compromisso maior do jornalista com os seus leitores internautas.Seriedade,credibilidade,responsabilidade profissional no sentido de retratar a veracidade dos fatos na sua integralidade.Tudo isso constitui referência no jornalismo.São virtudes importantíssimas.

  27. Luiz

    22/02/2012 12:12:39

    Concordo em partes, como o Grêmio sofreu com a negoçiação do R10, tido como fechada e deu para trás, os clubes devem negar sempre, antes de não ter nada assinado, sob pena de iludir seus ilustres torcedores.

  28. Tarcísio G Dalcin

    22/02/2012 12:12:24

    Colocação perfeita e coerente... lembram da contratação já fechada com brinde e tudo do Grêmio com o Ronaldinho?... no dia seguinte deu Framengo.

  29. Roberto

    22/02/2012 12:09:33

    Jornalista que atenm-se aos fatos e fala verdade aos torcedores são aqueles que não tem medo da g/l/o/b/o e contam a verdade sobre a r/ouba/lhei/ra do r/tei/xei/ra confirmada na Eu/ro/pa..e até no bra/sil

  30. noé

    22/02/2012 11:30:06

    parabens acompanhei atraves de seu blog as noticias e estavam certas por isso voce merece toda credibilidade que tens mas item muitos que não concordam com a contratação de luxenburgo mas lenbro a todos que caio junior como pessoa é um otimo sujeito mas como treinador lembro a todos que estava perdido sequer conseguiu implementar sistema de jogo e no futebol atual disputado do jeito que esta é o mesmo que dar um tiro no pé enpatar ou perder para times de menor expressão como foi sua passagem pelo gremio afinal caio sequer deveria ter sido contratado é fraco demais na minha opinião luxemburgo È O MELHOR TREINADOR NA ATUALIDADE DISPONIVEL NO MERCADO E MERECE CREDITO PARA DESEVOLVER SEU TRABALHO AQUI NO SUL afinal se ele de fato reduziu seu salario ele tanbem esta querendo provar alguma coisa merece a chance

  31. John Holmes

    22/02/2012 11:28:08

    O Grêmio contratou o Luxemburgo? Azar do Grêmio...

  32. RICS67_SP

    22/02/2012 11:13:43

    Será que todas essas contusões foram mera fatalidade, ou são provenientes de uma péssima preparação física e treinamentos inadequados?

  33. claudio

    22/02/2012 11:07:00

    Bom, na verdade, acho que a diretoria não utilizou o nome dos outros técnicos para enganar a imprensa e sim para poder negociar valores realistas com o Luxemburgo..... Se o presidente do gremio divulga-se que só queria o Luxemburgo você acha que ele iria pedir menos de 1 milhão? Cada profissão/função tem suas responsabilidades e requer habilidades diferentes. Acho que nesse (e por enquanto só nesse) aspecto a dupla Odone/Pelaipe se saiu bem....

  34. Junior

    22/02/2012 10:58:12

    Você está corretíssimo ... pena que o Perrone e mais alguns outros não pensam assim !

  35. Paulo

    22/02/2012 10:54:28

    O diretor seria ovacionado pela torcida gremista, visto que a maior parcela dos trocedores não quer nem ouvir o nome dele.

  36. jotaefe

    22/02/2012 10:51:41

    Bruno, ter Ricardo Noblat como "exemplo", é demais para mim.Me poupe. Vou procurar outro blog que trate de volei.

  37. Josué

    22/02/2012 10:51:26

    Vai ver é porque Grêmio e Luxa não estavam 100% acertados, então a direção, que já tá traumatizada com o caso Ronaldinho, não quis adiantar nada, quis despistar até chegar a um acerto. É do jogo, amigo. E se o Pelaipe confirmasse sua informação e no dia seguinte se desacordasse com o Luxa? A torcida "saberia a verdade" e muitos rotulariam de "mico" o desacerto...

  38. Mauricio - Alegre - ES

    22/02/2012 10:41:54

    Bruno, bom dia! Quem bom seria para os patrões (como diria Natalino Norberto), se os seus nobres colegas (parte da impressa) fosse realmente buscar com tamanho afínco os fatos para somente depois os tornarem públicas. Pois bem, os "figuras" Gilmar Ferreira e Eraldo Leite, postaram via Twitter que: "segundo fontes Abel Braga sabendo que estava sendo fritado no Flu, já teria até aceitado a proposta gremista, abrindo espaço assim para Renato Gaúcho, voltar pela enésima vez ao clube das Laranjeiras". Portanto caro Bruno, fica meio estranho que essas fontes possam trazer tantas informações desencontradas. Na minha humilde opinião alguns de seus colegas plantam especulações para venderem os jornais. Tenho dito.

  39. Guilherme Minssen

    22/02/2012 10:37:15

    Caio Jr parece carregar o fardo do azar, no seu primeiro GREnal como técnico perdeu seus dois alas (Mário Fernandes e Júlio César) fundamentais como alas, dominou o 1º tempo amplamente e levou um gol via tabela em dois defensores. Saiu com um amargo 2 x 2 do Olímpico.Luxemburgo traz a prepotência e a empáfia dos campeões, talvez esteja por ai a fórmula para fazer jogar as melhores contratações da década.

  40. Luís Alexandre Machado

    22/02/2012 10:34:12

    Bruno, Bom diaA direção (incompetente) do grêmio já estava acertado com o Luxemburgo desde o dia 1º de janeiro, eles só estavam esperando o Luxemburgo sair do Flamengo para poder fritar o Caio Júnior, e depois de você publicar a matéria do acerto e eles dizerem que não era verdade infelizmente é normal no meio deles, os dirigente só pensam no ego e poder deles, e nós torcedores gremista é que sofremos com um time com onze anos só ganhando o gauchão quando o inter deixa, isso é ridículo.Um abraço

  41. Luiz Paulo - Londrina

    22/02/2012 10:31:33

    ENQUANTO NÃO ASSINAR NÃO É CONTRATADO. A IMPRENSA ADIANTA OS FATOS. SE UM DIRETOR DO GRÊMIO FALA QUE O LUXA ESTA CONTRATADO SEM ASSINAR E NÃO DER CERTO? VÃO CAIR DE PAU NESTE DIRETOR, OU NÃO?

  42. Paulo

    22/02/2012 10:31:05

    O luxemBURRO deu piti quando aconteceu isso com ele no flamengo? O que ele acha, agora, quando foi contratado ANTES do Caio Jr. ser dispensado? Será que ele vai achar que o Caio Jr. foi TRAÍDO?

  43. João Dias

    22/02/2012 10:29:56

    Onde está o profissionalismo de jornalistas que trabalham em uma emissora e esta segue uma determinada "linha de trabalho".Se a obrigação do jornalista é tão somente com a verdade e os fatos, como ele consegue divulgar somente o que interessa a esta emissora a qual ele serve??

  44. Jean

    22/02/2012 10:26:57

    estava na cara que o luxemburgo viria, so que o gremio nao queria se precipitar e anunciar antes da hora. os bons jornalistas fazem o seu trabalho acertando ou errando nao ficam se gavando por isso, devias apenas comentar sobre o tecnico, se confias nas tuas fontes e sabe que elas sao seguras, nao fique tentando disvendar o que é obvio.

  45. Lucas G

    22/02/2012 10:24:03

    Voloch, é justo seu texto, você se mostrou mais uma vez um bom jornalista. Agora não é teatro, os dirigentes na minha opinião fazem certo de negarem a negociação até o momento de estar fechado o negócio. Se eles confirmam e depois por algum motivo dá errado o desgaste é enorme com uma torcida que já anda revoltada com as atitudes dos dirigentes. Acho que todas as reações foram normais no caso.

  46. carlos Alberto

    22/02/2012 10:10:39

    As coisas não são tão simples assim, Voloch. Principalmente no caso do gremio. Afinal, em datas recentes, o clube havia anunciado Ronaldinho Gaucho e Giuliano e no final das contas nem um nem outro foi contratado. Assim, por que correr o risco de mais uma furada, antes de tudo 100%?. Portanto, não fiquem se achando, pois assim como acertam, voces de vez em quando tão com os burros na água. Aliás, já vi arrotarem glórias por uma informação se confirmou, mas nunca um pedido de desculpas pelas gafes. Humildade não é defeito.

  47. Paulo Rov

    22/02/2012 10:05:25

    Sei que você está decepcionado porque acredito que busca a informação limpa e imparcial. Mas pense um pouco: será que essa postura dos dirigentes não tem um pouco (ou muito?) a ver com a falta de seriedade e profissionalismo de muitos dos seus colegas? Penso que honestidade e transparência devem dispensar adjetivos, pois valem por si só. Mas eventualmente tento me imaginar na posição de um jogador ou de um cartola. E eu te digo: nessa condição, eu evitaria ser aberto, imparcial, transparente com muitos jornalistas (não todos, claro...). Infelizmente a seriedade e honestidade na reprodução do que é dito por um entrevistado muitas vezes passa longe da verdade. É fácil constatar isso.

  48. Ricardo

    22/02/2012 10:03:31

    Bem colocado, mas infelismente no meio jornalistico atual poucos poderiam se considerar jornalistas de fato! A maioria se vende por migalhas.Agora o porque dos discursos com Dunga, etc mesmo após o acordo já felito tem a ver com a politica interna do Gremio; a necessidade do presidente-politico Odone mostrar que "manda" (especialmente em ano de eleições; e na 2a ele ainda estava em Punta del Este) e do diretor "remunerado" de futebol (Pelaipe) mostrar que "trabalha muito" (toda contratação que faz ele valoriza como o coisa mais dificil do munto)! E viva o "profissionalismo" no futebol........

  49. Imortal sempre

    22/02/2012 10:00:43

    Certo, mas vamos dizer que os dirigentes do Gremio dessem com certa a vinda do Luxemburgo antes do acerto final e na ultima hora ele desistisse??? Como aconteceu no caso Robaldinho, que foi dada a palavra e não foi cumprida, voces e digo VOCES da imprensa cairam de pau em cima dos dirigentes do Gremio. Agora a direção do Gremio não confirma nada sem o acerto final. A imprensa tem uma vantegem, digamos, COVARDE em relação aos dirigentes e jogadores: "A IMPRENSA ESTÁ SEMPRE NA MIDIA, NOS HOLOFOTES"...

  50. CLITÓRIO BOTEGA

    22/02/2012 09:57:22

    Das duas uma, ou vc tem muita sorte ou sua fonte é quente pq, de fato, gremista q sou,. na segunda feira, hávido por notícias do novo treinador do Gremio, o único que garantia a vinda do Luxemburgo era vc. A imprensa gaúcha especulava um e outro. Confesso q não acreditei muito na sua coluna mas....Parabéns

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso