Blog do Bruno Voloch

Polêmica com arbitragem chega à CBV; jogadores do Cruzeiro acusam entidade de prejudicar o time

Bruno Voloch

A crise na arbitragem chegou à CBV, Confederação Brasileira de Vôlei.

Os jogadores do Cruzeiro, inconformados com a derrota para o Minas por 3 a 2 na última rodada, deixaram mensagens no Twitter.

O levantador William diz que o Cruzeiro foi prejudicado pela arbitragem e pedem uma solução para o caso:

'Vamos esquecer o assalto no jogo de sábado e partir para grande semana', postou o jogador. A mensagem foi postada nesta segunda-feira. A revolta de William porém, pode ser sentida no sábado, após o jogo.

'Vergonha. Em 20 anos de vôlei eu nunca vi uma equipe ser tão beneficiada pela arbitragem. Nem sei quantos pontos. Até quando a CBV vai colocar árbitros do mesmo estado para apitar clássicos locais. Ainda mais depois das notícias dessa semana'.

William fez alusão irônica sobre o escândalo de extorsão envolvendo os árbitros da federação paulista.

Ainda revoltado, o levantador diz temer pelo fim do time:

'Acho bom rever os conceitos porque desse jeito planejamentos e patrocínios vão embora rapidinho. Vai se f…'.

O Sada/Cruzeiro diz que não foi a primeira vez que foi prejudicado pela CBV:

'Só porque uma equipe briga pelos seus direitos e não aceita o que lhe é imposta ? Ela tem que ser prejudicada ?? lembrem-se do sul-americano', postou William.

O Sada/Cruzeiro decidiu a última superliga contra o Sesi e apenas o campeão jogou o sul-americano. O Sada, por direito, teria que jogar o torneio e ficou de fora.

O blog tentou ouvir Josebel Palmerin, responsável pela escala dos árbitros, mas a CBV não autorizou.

A partida entre Cruzeiro e Minas foi dirigida por Gustavo Costa e Alair Silva, ambos da federação mineira.

  1. Aline

    13/03/2012 06:35:50

    Galoucura tosco!!!

  2. Marcelo Bari

    12/03/2012 22:08:30

    Se é pra compensar, tem que compensar. A maior operação foi no ano passado, quando o Cruzeiro, como vice-campeão da SL 2010/2011 deveria ter jogado o Sulamericano e CBV roubou esse direito do Cruzeiro...tem que reclamar sim. E essa turminha do VF sempre se pousando de coitados... nunca erram a favor deles... ah, tá bom.Só de cartão amarelo pro reclamão Ricardinho e o tarado Lorena já daria uns 200 pontos perdidos...

  3. Marcelo Bari

    12/03/2012 22:06:20

    Caramba... já notaram como a torcida e times do VF reclamam de tudo, entram em tudo quanto é polêmica... brincadeira...

  4. Betão

    25/01/2012 12:25:33

    Internautas que foram ao jogo no Riacho ne respondam: Voces gostariam de ficar com algo que não é seu de direito?Eu estava lá e no lance que gerou polemica vi o Wallace tocar duas vezes seguidas na bola. Acho que a grande maioria da torcida celeste também.Seria roubro contra o Minas se não tivesse sido marcada a falta. Parabéns aos juizes que foram corajosos e fizeram justiça.

  5. thiago

    20/01/2012 11:08:10

    Galera Não vamos esqueçer que no jogo sada e minas , pra quem foi ao ginazio viu o que foi roubo, e eu estava la,entao deixem de dizer que o sada reclamou e o juiz do jogo contra o volei futuro compensou.Não so no volei mais tambem no futebol, deveriamos ter punições em dinheiro para o caso de arbitragem mau intecionada e com erros primarios como foi o jogo contra o minas.Mas no nosso país e assim, ja dizia o velho CAFUNGA"No Brasil, o certo é o errado, e o errado e o certo".

  6. paulo

    19/01/2012 11:44:07

    DEU RESULTADO A RECLAMAÇÃO DO CRUZEIRO NA CBV, ONTEM EM ARAÇATUBA A ARBITRAGEM OPERARAM O VOLEI FUTURO A FAVOR DO CRUZEIRO, FOI UMA VERGONHA O QUE O JUIZ APRONTOU ONTEM NO PLACIDO ROCHA.DIRETORIA DO VOLEI FUTURO E AI QUANDO É QUE VCS VÃO TOMA UMA ATITUDE, SÓ ERRAM CONTRA O VOLEI FUTURO, E NO MASCULINO E NO FEMININO A TORCIDA NÃO AGUENTA MAIS.

  7. Luis Trivellato

    18/01/2012 22:32:02

    É so os cara do Cruzeiro virem reclamar na midia que sao ajudados pela arbitragem!!Quero ver cara...ridiculo!!

  8. Fernando

    17/01/2012 14:21:47

    Se acha que o erro é grotesco, procure qualquer fita desse jogo. Os 4 toques do Sada foram nítidos. Podem estar reclamando a demora do árbitro pra marcar, mas aí estariam comemorando um ponto roubado a favor do Sada. Curioso, isso né.

  9. Leonardo BH

    17/01/2012 12:05:15

    As bolas podem ser duvidosas e difíceis, mas em sua maioria foram acertadas. A bola do final do jogo, os 4 toques foi muito confusa e certamente a que mais gerou revolta pelo lado cruzeirense, porém a decisão foi acertada, não teve favorecimento algum. Acontece que o jogador do cruzeiro tocou sim na bola 2 vezes, se o Sada ganhasse esse ponto nao iriam chorar, mas seria roubado. A confusao toda foi do arbitro em nao te marcado imediatamente o que o segundo árbitro já tinha acusado. Jogadores cruzeirenses estao rclamando de uma vitoria injusta do Minas, por uma bola que o Sada NAO teria o direito, pois claramente fez 4 toques. Que vitória justa seria essa do Cruzeiro, ein. Nos outros lances, não teve nada de anormal, bolas duvidosas sim, como se vê em todos os outros jogos da superliga, devido a fraca arbitragem brasileira, vemos isso em todo jogo. O que a gente deve cobrar? A melhora, por parte da CBV, do nível dos juízes e não ficar acusando má fé, compra de jogo ou que for, porque quando começa a ser geral os casos de confusões é pq a coisa entra no ramo da incompetencia. No mais Sada, dá pra perder de formar mais nobre, até mesmo criticando a arbitragem se preciso. Mas desmerecer o adversário como estão fazendo, que por méritos PROPRIOS buscou o jogo, afinal o Minas jogou muita bola sim nos 3 ultimos sets, é a forma mais feia de aceitar uma derrota.

  10. Galoucura

    17/01/2012 11:43:17

    Isso que dá deixar as marias choronas disputar campeonato de vôlei. Uma vez choronas, sempre choronas.

  11. Luiz

    17/01/2012 10:52:08

    Já falei: independente de qualquer coisa, gostando ou não dele, tem algo muito errado aí.

  12. Luiz

    17/01/2012 09:00:08

    O Vôlei Futuro tem o melhor ataque e o melhor atacante. Já o Volta Redonda que perde praticamente tudo tem o seu levantador como terceiro melhorna estatística. Vai entender!

  13. Liz

    17/01/2012 08:00:58

    Ricardinho ainda ... Luiz é obcecado....ahahhah

  14. Luiz

    17/01/2012 06:41:43

    Você realmente acredita nisto?Não gostar do Ricardinho é uma coisa, mas querer ser cego e burro já é outra. Pois estão prejudicando o cara descaradamente. Já fizeram isso ano passado, e estão fazendo agora. O sandro, levantador do SESI, passou a superliga passada, em primeiro lugar no levantamento, segundo as estatísticas, mas no final deram o prêmio para o Williian do Cruzeiro. Em 2009, o Tiago Alves se contundiu, e passou boa parte da superliga no banco, só voltando para a faze final, mas mesmo assim foi eleito o melhor atacante, O próprio Tiago disse que aquilo era uma mentira. Este "equívoco" da cbv já está acontecendo desde muito tempo, e parece que com o Ricardinho há uma má vontade préestabelecida. Erro no levantamento, continuidade de ataque, reboe, tudo isto é medido através da matemátca, PORÉM, QUEM AVALIA A QUESTÃO DOS LEVANTAMENTOS EXCELENTES É O OLHO HUMANO, assim como um árbitro avalia se um jogador cometeu condução ou dois toques - é meramente interpretativo, e parece que com o Ricardinho a avaliação é sempre negativa. Como pode o levantador de um time que só perde, estar entre os dez melhores, mas o Ricardinho não? Como eu disse, não gostar dele tudo bem, mas a pessoa antes de comentar precisa fazer uma análise crítica. É quase impossível o melhor ataque da superliga ter um levantador fantásma. Então quem está levantando?O time tem o melhor ataque e o melhor atacante, o que acontece então?

  15. Douglas

    17/01/2012 03:04:05

    Perai neh,falar pra ele ganhar na bola e nao grito.pra mim vc nem volei joga e quer falar...Coloque no youtube Willian Arjona e depois vc fala pra quem quiser pra ele ganhar na bola.

  16. Carlos

    17/01/2012 01:52:53

    É muito engraçado como estão querendo culpar os árbitros. Nesse jogo apesar do choro cruzeirense foi feita justiça pela arbitragem. No lance que gerou polemica todo mundo no Ginásio viu que o Wallace tocou na bola duas vezes. Não entendo a revolta cruuzeirense com os árbitros. Para mim estão desviando o foco devido sua fraca atuação nos tres ultimos sets.Se eles nãovoltassem atrás na marcação quem estaria chorando com muita razão seria o minas. Portanto justiça foi feita.

  17. Carlos Eduardo BH

    17/01/2012 01:12:04

    No primeiro turno do Campeonato Mineiro de 2011, na Arena Vivo, fui no Clássico entre Vivo/Minas e Sada/Cruzeiro e simplesmente não acreditei na arbitragem.Um juiz de linha é estagiário na minha escola e é atleticano( coincidencia ou não, teve 3 pontos a favor do Minas que a bola foi fora e ele marcou dentro e vice-versa) e o arbitro principal, ( meu professor de educação física) além de atleticano, é ex-sócio do Minas, tanto que ele dava aula às vezes com um calção do Minas, não deu outra, Minas 3x2 Cruzeiro.E o coitado do Minas, mesmo com a arbitragem jogando com ele consegue perder 2 sets ainda kk.

  18. joao de sa

    17/01/2012 00:58:38

    ate parece q o MINAS precisa de arbitro pra ganhar! as monas tao com raivinha pq nao deram conta!!! O minas e 4 vezes campeao!!!

  19. MARCOS VERTEIRO

    17/01/2012 00:13:26

    Choram muito,essas marias choram muito!!kkkkkk Vai pagar a ultima parcela pro galo,jogo comprado se não era segundona!Aprendam a perder suas maricas.

  20. Luis

    17/01/2012 00:02:02

    Ricardinho é "hors concours". Essa estatística tá furada.

  21. Luis

    16/01/2012 23:57:16

    Ricardinho não aparece entre os 10 mais da estatística pois é "hors concours". Eu não sei pq criticam ele, pode até ser meio arrogante dentro de quadra, mas no dia a dia aqui em Araçatuba ele conversa e cumprimenta todo mundo.

  22. tião

    16/01/2012 23:54:30

    deixa de galinácio, rosático abestalhado. levou de seis no futebol e descarrega sua frustração e mágoa no vôlei. vá chorar com o cuquinha e kanil no seus galinheiros de segunda divisão!

  23. ly

    16/01/2012 22:27:35

    exatamente.. o problema é que arbitros apitaram certo mas demoraram para confirmar o erro.. deviam ter voltado o ponto..melhor coisa que fariam e evitariam essa polemica toda

  24. ly

    16/01/2012 22:22:09

    Na verdade o arbitro principal é argentino.. e eu estava nesse jogo e posso garantir que houve msmo favorecimento ao time do minas.. Todas as bolas duvidosas foram da equipe do minas.. e um erro grotesco no fim do jogo decretou a vitoria pro minas..

  25. Pura verdade

    16/01/2012 22:08:03

    Nao vamos fugir do foco.Se houve um ou mais erros da arbitragem, nao culpo os arbitros deveriamos sim questionar quem os escala, ambos os arbitros nao tinham condicao para conduzir tal partida, o primeiro arbitro embora seja Internacional nao tem experiencia suficiente e o segundo arbitro todos que o conhecem sabem que e limitado. Enquanto a CBV quiser ficar economizando com a arbitragem e este presidente da Cobrav, Sr. Josebel escalar como se escolhe banana na feira, me perdoe, nosso voleibol, nossa Super Pobre Liga vai pra lama. Como tornar o esporte atrativo para patrocinadores e televisao.Vamos ser profissionais, coloca gente competente pra dirigir o departamento de arbitragem, sangue novo, nao pessoas que ainda vivem de passado, que se preocupam apenas em viajar e somar milhas pra gastar nas ferias com a familia.O publico, as equipes, os arbitros e o voleibol, agradece.

  26. Rogério Araçatuba

    16/01/2012 22:03:08

    Só tenho uma dúvida, como o Ricardinho tem um dos piores percentuais de acertos no levantamento, e os atacantes do Volei Futuro estão entre os melhores em percentuais de ataque se o levantamento é ruim????? Voloch se vc sabe manda um post sobre este tema.

  27. Alessandra França

    16/01/2012 20:53:55

    Alô bruno, não se vc esteve no ginásio, mas o juiz de baixo marcou SIM o 4º toque ( que existiu, o proprio Sada depois vai ver suas proprias filmagens e perceber isso) , mas o primeiro árbitro não o viu e deixou o jogo correr, o erro mora é aí. Depois de avisado pelo segundo, ele marcou corretamente. Confusa a situação, mas totalmente correta.E que pena o Sada ter ser descontrolado totalmente por causa de um "timinho". Não se fazem mais equipes superiores como antigamente,hein

  28. Brilhantina do Basílio

    16/01/2012 20:49:58

    Uia, bem lembrado!

  29. Alessandra França

    16/01/2012 20:49:04

    Até parece que os erros , que não foram erros e sim apenas confusos, que fizeram o Minas ganhar. Quem esteve lá e tem o mínimo de discernimento sabe que não foi bem assim. O juiz não deu o jogo qdo Vivo-Minas virou um 2X0 Sada, o juiz não buscou os aces do Henrique, o juiz não fez os blocks do Marcelinho, o luiz não virou as bolas de lucareli. Muito cômodo o Sada jogar a culpa pra arbitragem, mas a verdade que é que estiveram muito perto da vitória e nao conseguiram fechar.

  30. Torcida Independente do São Paulo

    16/01/2012 20:48:21

    Queremo aqui manefestar o noço apoio às colegas da torssida do Cruzeiro. Tamos côcêis,meninas! Bees Unidas jamais sairão ardidas!

  31. Neto

    16/01/2012 20:34:00

    No final do jogo com o Cimed, esse mesmo Willian reclamou dizendo que a bola tinha tocado no bloqueio. E agora depois do jogo contra o Minas, novamente a mesma choradeira? Tá parecendo desculpinha pra não aceitar a derrota, como já disseram.

  32. Roberto

    16/01/2012 19:21:16

    Voloch,Vc deveria apurar esta palhaçada de estatística da CBV. Já não é deste ano que isso vem acontecendo.... Todos os levantadores que jogam em Araçatuba e em Londrina, acabam tendo um percentual muito baixo nas estatísticas de levantamento. ACORDA CBV!!!!!!!!!! Vcs ainda não perceberam que os critérios utilizados para avaliar este fundamento nestas 2 cidades estão diferentes das outras. Podem verificar.... Como pode, o Ricardinho, um dos levantadores que mais acelera a bola e deixa seu atacante com bloqueio simples não estar entre os 10 melhores levantadores da Liga????? A SC consultoria que é responsável pela estatística da CBV deveria rever isto urgentemente....Fora que eles premiam quem eles querem no final do campeonato... Deveriam premiar os melhores ranqueados em cada fundamento, mas não é isso que ocorre... LAMENTÁVEl!!!!!!!!!!!!!!!!

  33. Carlão

    16/01/2012 18:48:52

    Não vi este jogo mas este árbitro Alair Silva é uma temeridade. Não sei se é mal intencionado, mas é ruim com força. Há dois anos ele assumiu um departamento de competições na FMV e a partir daí os campeonatos da base de MG viraram uma baderna.

  34. Marcos

    16/01/2012 18:28:26

    Infelizmente so pode comentar quem estava vá !Eu estava e tenho convicção de que o arbitro e Atleticano !E quanto aos "elogios" a torcida cruzeirense citados abaixo meu silêncio diz tudo !

  35. Alessandra França

    16/01/2012 17:16:07

    Ah Sada, e não ceder quadra pra Minas Tenis Clube nao treinar na final do Mineiro, ou entao combinar com o hotel onde o time minastenista ficaria hospedado pra final que nao haveria mais vagas, pro time ficar sem ter onde ficar? Antes de querer acusar irregularidades onde não existiram pensem nos próprios atos.

  36. Luque

    16/01/2012 17:14:53

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Que comentário hilário!!!!Quer dizer que o todo-poderoso Ricardinho não aparece nem entre os dez melhores levantadores da Superliga com o melhor ataque e uma das melhores recepções?Então, está detectado o problema do VF: fica bem no meio, entre a recepção e o ataque. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  37. GRACA

    16/01/2012 17:13:02

    O levantador wilian do CRUZEIRO está querendo desviar a atencao da derrota pondo culpa na arbitragem e na CBV. O VIVOMINAS foi melhor e venceu com JUSTICA... Outra coisa, SE QUISER DISPUTAR O SULAMERICANO ganhe priemiro a SUPERLIGA... O CRUZEIRO levou uma SURRA do SESI na final da superliga e ainda queria disputar o SULAMERICANO? WILIAN menos! Larga de ser MARRENTO E GANHA NA BOLA E NAO NO GRITO!

  38. Léo

    16/01/2012 16:36:49

    VERGONHA, a arbitragem fez feio nesse jogo viu.Só assim pro MINAS ganhar do CRUZEIRO.

  39. bruno

    16/01/2012 16:15:31

    Grande Teodoro, não sei se vc estava no Ginásio. Mas após esse 4º toque, nenhum dos juízes apitaram nada, e só depois de um longo raly e o ponto do Cruzeiro, empatando o 5º set em 12x12, que os árbitros resolveram apontar tal irregularidade. Nunca assisti a nada igual. No mínimo teriam que voltar o ponto.Mas não há problemas, o MINAS não irá longe com esse timininho. Podem ter certeza, que o SADA com um orçamento muito inferior aos outros times irá incomodar muita gente e classificará entre os 3 primeiros.

  40. Helio. SP.

    16/01/2012 16:08:49

    Em alguns comentários aqui a ignorancia impera. O que tem a ver Welington Paulista com o time de volei? Cada uma viu!!!!

  41. ASSUNÇÃO

    16/01/2012 16:08:43

    nada " HAVER" ??????? O que o verbo haver tem a ver com isso ?

  42. Luiz

    16/01/2012 16:04:23

    Olha, sabendo que os jogadores do Cruzeiro estão com os nervos assim, eu começo a me preocupar com o jogo de amanhã, Cruzeiro x Vôlei Futuro. Isto não vai acabar bem. Vai juntar problemas antigos com problemas novos e pode dar M...

  43. joao ando

    16/01/2012 16:00:34

    boa tarde bruno;sei que nao tem nada a ver com o assunto que vc colocou;mas vc acha que a fernanda venturini voltou a jogar so por causa das olimpiadas/vc acha que a dani lins e a outra loirinha nao sao boas levantadoras,e ana tiemi tb nao tem chance/qual a sua opiniao;grato joao

  44. argonauta

    16/01/2012 15:43:00

    Isso acontece não é somente no volei, não. Tenho 50 anos de paixão, e vejo o BOTAFOGO ser sistematicamente prejudicado desde 1999, a partir do primeiro jogo da decisão da Copa doBrasil, em Caxias do Sul. Poucos são os jogos em que o "soprador de apito" atua rigorosamente com imparcialidade. Em campo, o Glorioso tem jogado contra 12, e, às vezes, 14, quando os "bandeiras" resolvem também "mostrar as unhas". Imoral! E as "diretorias" do Botafogo, nada, Raramente tomam uma atitude! O que temos sido prejudicados nesses Brasileirões é festa, e dura anos!

  45. marcus barreto - Rio de Janeiro

    16/01/2012 15:24:21

    Que baixo nivel!!! Você é cristão? Não tem amor no coração? Além do mais homofóbico!!!! Vai rezar meu irmão. Deus com certeza vai perdoar-lhe se você arrepender-se de seu comentário tão neurótico.

  46. Meia da Gattaz

    16/01/2012 15:05:56

    Ain, assumiu que a torcida do Cruzeiro é vítima de homofobia né? É só sair do armário, liiinda!

  47. Rapaz que queria cheirar o chulé da Gattaz

    16/01/2012 15:04:52

    Protejam suas carteiras, o Cruzeiro tá chegando moçada!

  48. Policial

    16/01/2012 15:00:06

    É gente com mentalidade do futebol, meu filho. Do tipo que é pego batendo a carteira e sai gritando que é preconceito ou racismo.

  49. Ronald

    16/01/2012 14:36:02

    Cadê a moderação, UOL? Até quando veremos comentários homofóbicos e discriminatórios sendo publicados no site? Absurdo!

  50. renato

    16/01/2012 14:09:04

    Mas o Cuca já não tinha saído do Cruzeiro ??Então ele foi chorar no time de volei ??Sorte que não tem Corinthians na liga...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso