Blog do Bruno Voloch

Brasil quase não errou em jogo atípico; Marlon vai ganhando personalidade

Bruno Voloch

Existiam duas preocupações antes do jogo contra a Rússia, atual campeã da Liga Mundial:

Primeiro, a própria força do adversário, tradicional e forte tecnicamente, até então invicto.

Segundo, recuperar o time emocionalmente após a derrota para a Itália.

Superamos.

A verdade é que a Rússia esteve num dia apagadíssimo e muito abaixo da  média. O Brasil teve méritos na vitória por 3 a 0, mas o leitor não deve se iludir. Trata-se de um placar absolutamente atípico para a qualidade das duas seleções.

Acho que a seleção nem precisou jogar tanto para vencer e os jogadores brasileiros devem ter se assustado com a fragilidade demonstrada pelos russos. Fizemos apenas 4 pontos de bloqueio em todo o jogo, mesmo número deles.

No saque, fundamento que deu a vitória para a Itália em cima da seleção, Brasil e Rússia, graças a Tetyukhin, foram rigorosamente iguais. A diferença foi no ataque e nos erros dos russos, isso sem falar no nosso volume de jogo, muito superior.

A Rússia errou demais. Quase 30 pontos, mais de um set, para o Brasil em erros. A seleção fez uma partida equilibrada e de poucos erros, apenas 14. Esse foi o grande diferencial do jogo.

Nossos ponteiros, Giba e Murilo, estiveram bem no passe e Serginho impecável na defesa.

Bernardinho agiu corretamente ao manter o time titular mesmo depois da derrota para a Itália.

Marlon vai ganhando confiança dos companheiros e se mostrando mais à vontade. Marlon está seguro e espero que Bernardinho também.

Nesta sexta-feira contra a China, Bernardinho poderia aproveitar e deixar os reservas ganharem ritmo de jogo. O adversário é muito fraco, não ameaça o Brasil e ao mesmo tempo a comissão técnica evitaria o desgaste desnecessário dos titulares. Não vai ser o jogo diante da China que vai diminuir ou aumentar o entrosamento do time.

O descanso, se vier, será merecido.

  1. Richard

    28/11/2011 14:31:27

    Eu acredito que na seleção, falta mais velocidade nos levantamentos, que o ponto de referencia que estar faltando seja o Ricardinho, pois mesmo com passe “B” ele dava velocidade aos levantamentos. Apesar que Marlon tem dias de altos e baixos e o Bruninho estar com o jogo muito marcado, se continuarmos assim não vamos muito longe nas olimpiadas.

  2. Gabriel melo

    25/11/2011 11:13:51

    O brasil que nao deu oportunidades para a Russia. Mesmo nos pontos russos, os brasileiros sempre tocavam na bola, e o resto eh do de sempre GIBA, MURILO E SERGINHO inspirados nao tem quem segure.

  3. Rodolfo

    25/11/2011 08:14:09

    Não disse que ele não é um bom técnico, disse que ele se descontrola em momentos adversos e tira a confiança das jogadoras. E pra tirar a dúvida é só esperar a superliga começar e ver o quanto Sheilla e Mari vão render na superliga. Deu dó da Sheilla nessa copa do mundo, e a Mari então coitada devia entrar pensando "se eu cometer um erro ele me tira" e aí não conseguia jogar. Repito, ZRG não passa confiança pras suas comandadas e é um desesperado.

  4. Graca

    25/11/2011 07:39:56

    So' p/ ilustrar, a SERVIA que acabou de fazer um EXCELENTE campeonato europeu do qual se sagrou campea, e sempre entra como FAVORITA, ja' perdeu 4 partidas para: ARGENTINA, IRAN, CUBA e POLONIA. O IRAN, do campeonissimo tecnico JULIO VELASCO, por sua vez, vem vencendo equipes como: SERVIA, ARGENTINA, JAPAO e POLONIA.

  5. Graca

    25/11/2011 07:34:22

    Ao contrario do feminino, o torneio masculino da COPA DO MUNDO tem um nivel tecnico muito mais alto e e’ bem mais equlibrado, ate’ por isso fica impossivel prever resultados. O equilibrio e’ tao grande que as equipes menos cotadas ao titulo vivem arrancando sets das tradicionais. Exemplos: O Egito arrancou um set da Russia e a China levou a partida para o tie break contra o Brasil. No masculino a diferenca entre o primeiro e o ultimo colocado e’ bem mais TENUE do que no feminino. Nao existe entre os homens selecoes como a do KENIA ou ARGELIA que todo mundo vence facil, Egito e China estao prontos para vencer se o time adversario der oportunidade. Por isso a COPA DO MUNDO e’ o torneio mais dificil de se vencer no voleibol, pq esses times podem tirar sets importantissimos das equipes de ponta, que vao influenciar no resultado final.

  6. MARCELLO - SAMPA

    25/11/2011 00:52:38

    O SR. VOLOCH NÃO É NADA DEMOCRÁTICO, NÃO PUBLICA NOSSOS COMENTÁRIOS, PQ SERÁ?? SERÁ Q SÓ ELE ENTENDE DE VOLEY?? QUANDO MANIFESTAMOS NOSSAS OPINIÕES Q VÃO CONTRA AS DELE, NEM SEMPRE ELE ACEITA PUBLICAR!!!! ORA VOLOCH SEJA DEMOCRÁTICO, QUEM ESCREVE O Q NÃO DEVE TAMBÉM TEM Q LER O Q MERECE!!!!! KKKKKKKKKK

  7. MARCELLO - SAMPA

    25/11/2011 00:46:00

    ATÍPICO FOI O BRASIL PERDER PRA ITÁLIA!!!! ISSO SIM.......A NOSSA ETERNA FREGUESA!!! KKKKKKK FORÇA BERNARDINHO E CIA, RUMO AO TRI CAMPEONATO, GO BRASILLLLLLLLLL..........

  8. Paulo

    25/11/2011 00:27:19

    Gosto mais do vôlei feminino porque nota-se mais técnica do que no masculino, que ultimamente tem se destacado pela força. Não é difícil ver partidas no masculino sendo decididas pela força no saque, o que descaracteriza muito o esporte.

  9. Melinda

    24/11/2011 23:41:45

    No último mundial vc achou um absurdo o Brasil poupar titulares e trilhar um caminho mais fácil para o título, agora vc pede o contrário??? Mais coerência por favor!

  10. ROMEU CORREA JUNIOR

    24/11/2011 23:01:03

    OLHA O BRASIL É O MELHOR DO MUNDO...TEMOS GIBA, ESCADINHA, MURILO, SIDÃO, DANTE(QUE NÃO ESTÁ JOGANDO), MARLON(FANTÁSTICO). CLARO QUE PODEMOS PERDER, MAS NA HORA CERTA.PARABÉNS BERNARDINHO, VOCE É FENOMENAL. ACOMPANHO VOLEY HÁ TEMPOS, ANOS. JÁ VI GERAÇÕES JOGANDO AO VIVO. MAS TECNICO IGUAL NUNCA VI

  11. robert

    24/11/2011 22:55:36

    não gosto de volei masculino ....................acho chato

  12. José Júnior

    24/11/2011 22:40:44

    Realmente hoje o Brasil me surpreendeu, não esperava por isso, não que eu seja pessimista, como fui criticado em meu último comentário aqui no Blog, mas faltou para o Brasil e, digo ainda, que faltou nos três primeiros jogos e de modo acentuado contra Itália um único fator: ATITUDE, que esteve exacerbadamente presente no jogo de hoje. E pelo que conheço de Estatística, a palavra ATITUDE (ou sua abreviação) não se encontra em nenhuma fórmula de Estatística Básica ou Inferencial. Posso dizer que o Brasil não permitiu a Rússia jogar, e é digno dessa seleção que possui um grande potencial, mas o que parece é que para muitos jogadores parece ser mais um título para o currículo. Quanto ao Vissoto não é questão de perseguição (porque a mim ele não deve nada), simplesmente são fatos que estão visíveis a todos, mas parece (já que o Vitale pediu que eu e muitos outros que comentam nesse blog verificássemos os dados na FIVB) que os analistas da Federação Internacional estão com olho de Tandera e tendo a visão além do alcance; hoje foi um exemplo, mesmo com a Rússia realizando um jogo pífio o Mikhailov foi de longe muito superior em comparação com o Vissoto, e olha que ele tem 10 cm (DEZ CENTÍMETROS) a menos que o nosso oposto. Outro questionamento também foi se o Bravo faria melhor do que o Murilo, que como disse na quarta a noite que ele estava ainda mais apático; poxa se existem reservas e os titulares não estão bem, o que qualquer técnico deve fazer? Fazer como fez o técnico da seleção Brasileira de Futebol no episódio com o Ronaldo, deixando-o jogar mesmo depois que teve um episódio de crise convulsiva e nada produziu? Ainda bem que não, pois o dia que o Voleibol entrar na máfia do futebol, serei obrigado a desistir desse esporte. Mas voltando ao nosso assunto, até então, na seleção Brasileira, desde 2001, não temos 6 jogadores e sim 12 jogadores e, se perdemos essa fundamental qualidade, isso sim é preocupante, mas independente disso ou não, o Murilo (um grande jogador) não estava bem contra a Itália e deveria sim, ser substituído.Mas o importante de tudo é que a seleção Brasileira voltou a brilhar e espero que essa ATITUDE apresentada hoje possa continuar nessa Copa do Mundo e ainda ser aumentada para as Olimpíadas. Boa sorte a todos.

  13. tony

    24/11/2011 22:00:08

    Cara ainda experiencia é tudo. Giba melhor jogador da hoje,seu passe foi extrardinario, Escadinha maravilhoso, Murilo semcomentario nao tenho como defini-lo. Mais Bernadinho foi o mentor,o lider parabens seleção adorei o jogo já é campeã nao tem pra ninguem

  14. Alessandro

    24/11/2011 21:59:41

    Não é essa a Rússia que, juntamente com a Bulgária, derrotava o Brasil de vez em quando na época em que Ricardinho era o levantador titular? (Estados Unidos ainda não era tão forte como atualmente)Hoje o Brasil não pode sofrer uma derrota que para alguns a culpa foi a ausência do Ricardinho.

  15. Demosthenes Siqueira

    24/11/2011 21:58:38

    simplismente Brasil melhor time de volei do mundo

  16. Alexandre Helvecio F M Machado

    24/11/2011 21:57:13

    Tá aí: essa confusão de russos e soviéticos podia levantar uma questão, qual seja, a do melhor time de todos os tempos. Seria a Polônia dos anos 70? A URSS do Savin e do Zaitsev (o pai, não o Ivan)? A Itália de Gardini, Bernardi, Lucchetta, Zorzi e Giani? O Brasil treinado por Bernardinho? Os Estados Unidos de Kiraly? Ih, fiquei em dúvida.

  17. Demosthenes Siqueira

    24/11/2011 21:56:05

    jogo men um puico me deculpe volochm mas voçe esta errado em falar isso se o Brasil perde voçe fala mal se o brasil ganha voçe fala que o outro time não jogou nada, seja mais coeerente.

  18. TavinhoNATAL

    24/11/2011 21:47:40

    É o que eu digo sempre quando o Brasil está fisicamente no padrão das seleções "Top" da europa, o Brasil se sai bem pois nosso vôlei é o melhor do mundo e tecnicamente muito superior. É a questão em que a seleção feminina peca.

  19. Alessandro

    24/11/2011 21:29:22

    Interessante! Não sabia que atípico é o mesmo que FORA DA AAANORMALIDADE.

  20. Jefferson

    24/11/2011 20:55:53

    Ele começou o jogo, mas foi substituído.

  21. Kiraly1234

    24/11/2011 20:51:16

    É o seguinte: a ATITUDE conta muito no masculino e o Brasil estava com tanta gana nesses 2 jogos contra EUA e Rússia que passeou em quadra. A recíproca se aplica e pelos mesmos motivos a Itália nos venceu.

  22. Caco

    24/11/2011 19:46:35

    E tem gente falando que essa vitória não serve para suprir a derrota sofrida na Liga Mundial. Como se a Liga Mundial fosse mais importante do que a Copa do Mundo! kkkk Aliás, somos os maiores vencedores daquela competição. Para aqueles que ainda têm a coragem de criticar gratuitamente essa seleção vale a resposta do craque Giba depois do jogo: "Não temos preocupação de revanche, até porque se tivéssemos essa preocupação faz dez anos que todo mundo iria querer revanche contra o Brasil".kkkkkkkÉ isso aí, galera! Brasil campeão!!!

  23. Dani

    24/11/2011 19:33:55

    Voloch...Inversão fechada os jogos! Bruno sempre foi muito bem!

  24. César Augusto

    24/11/2011 19:29:49

    Só um detalhe: os russos deixaram há muito tempo, desde 1991, de ser um "sexteto soviético".....são somente o sexteto russo.

  25. torcedor do volei futuro

    24/11/2011 19:12:50

    O Volei Futuro montou um timão feminino. No masculino, embora tenha ficado até terça feira invicto não convence. O Ricardinho nao está com essa bola toda. Embora o esforço dos novos contratados o Vissotto e o Lucão tem muito mais qualidades. O Volei Futuro que se cuide para a Super Liga. Com esse time nao vai longe. Acho que o Ricardinho tem sido intocavel. Diretoria do VF preste atençao.

  26. Nanda

    24/11/2011 18:42:46

    A "Jaca" que ajudou a trazer a medalha de ouro no Pan.A "Jaca" que defende melhor que o levantador titular.A "Jaca" que não insiste em jogadas com Giba sendo marcados,fazendo o cara ir pra cima do bloqueio com bolas espreitadas.

  27. Nanda

    24/11/2011 18:35:00

    Quero ver quelm vai falar mal do Giba agora,o cara destruiu no jogo de ontme.Jogou demais!!!Que força,que garra,que vibração,lindo de morrer kkkkkkkkk.E o Serginho,o q falar dele,o craa É FERA!! até de levantador ele faz certo,melhor do que a Pani Lins kkkkkkkkkkkk. Fabizinha deveria aprender com ele,pois ela só levanta bola de manchete.

  28. Nadia

    24/11/2011 18:32:02

    também acho...

  29. Nadia

    24/11/2011 18:30:09

    Com ceretza... Falou e disse tudo... e que reservas em??? um timao é o nosso, po meu, que orgulho esses meninos de ouro... Pricipalmente o SIDAO... O príncipe da selecao... Lindo demais... E desculpe lá viu Anne Lins, mas voce tem muita sorte...

  30. Tadeu

    24/11/2011 18:26:02

    Vou repetir o que disse quando a Russia ganhou do Brasil. É um time pesado, se o saque entra, o bloqueio deles funciona, senão, chegam um dia atrasado, são muito pesados, o passe é sofrivel, bloqueio otimo, saque forte, defesa regular, este time não bate o Brasil em condições normais.

  31. Mario Carreiro

    24/11/2011 17:20:35

    Realmente não achei que haja sido um jogo atípico da Russia. O Brasil jogou um bolão e desartirculou o sexteto soviético. Êles não jogaram bem porque o Brasil não deixou. Parabens Bernardinho e companhia. O tempo de ser humilde passou.

  32. Elisangela

    24/11/2011 17:09:13

    Pessoas,Significado de Atípico - Algo Fora do Comum, do habitual, ou seja que está fora da anormalidade, algo que acontece esporadicamente. Ou seja o Bruno está corretíssimo em dizer que esse foi um Jogo atípico.Parabéns para a seleção Brasileira, dá gosto acompanhar seus jogos madrugada a dentro.

  33. Paulão

    24/11/2011 17:03:03

    Baixos e precisam de bolas redondas? Que burro...dá zero prá ele. Será que é por isso que ambos já foram melhores do mundo?

  34. marcos silva

    24/11/2011 17:02:54

    VOLOCH TA DE BRINCADEIRA... A PREPARAÇAO ESTA PERFEIRA E O BLOGUEIRO VEM COM JOGO ATIPICO... JA PENSOU A SELECAO FEMININA SENDO CAMPEA DA COPA DO MUNDO? O BRUNO IA COMENTAR COMO FOI IMPORTANTE JOGAR OS JOGOS PANAMERICANOS, JA O MASCULINO...VA TER QUE ENGLIR POR MUITO TEMPO ESSA SELEÇAO...HEHEHE

  35. JOSÉ ROBERTO

    24/11/2011 17:02:47

    COM CERTEZA O BERNARDINHO VAI UTILIZAR O TIME DE RESERVA CONTRA A CHINA VIU, ELE É UM CARA QUE PENSA NAS COISAS, ESTÁ CERTO QUE QUASE NEM SEMPRE ELE ACERTA, MAS COM CERTEZA VAI JOGAR O TIME RESERVA CONTRA OS CHINESES.

  36. Átila Machado (Maceió/AL)

    24/11/2011 17:02:22

    O bloqueio do Brasil foi o diferencial na partida de hoje. Apesar de não ter feito tantos pontos diretos (aoenas 4), mas amorteceu muitas bolas, inclusive com Marlon, que é nosso ponto mais vulnerável nesse fundamento.Parabéns ao Brasil pela superação tática e emocional. Quem conhece um pouco de vôlei (e de seleção brasileira) sabe o quanto é (e será) importante essa vitória, não só na Copa do Mundo, como para todo o ciclo olímpico.

  37. Leo_:

    24/11/2011 16:57:32

    BOM AMIGO ENTRA NO BLOG QUEM QUER CERTOO... VC NAUM FOI OBRIGADO NEH ENTAO CONSIDERO Q CRITICAS FORAM ATOA... SERIO MSM .. BRASIL GANHOU E FOI UMA PARTIDA ATIPICA SIM .. A RUSSIA TEM MUITOO POTENCIAL E NAO TIVERAM UM DIA FELIZ .. POREM O BRASIL MOSTROU A FORÇA E DETERMINAÇAÕ QUE FALTOU NA RUSSIA ... PARABENS BRASIL ...

  38. André

    24/11/2011 15:51:57

    Putz... não concordo com o comentarista que diz que o jogo foi "atípico" e para não nso iludirmos! O Brasil jogou como potência, nós os induzimos a erros! Discordo e lamento a opinião do comentarista Voloch... os ditos "catedráticos" também são infelizes nos comentários... fazer o que...

  39. Bruno Marinho

    24/11/2011 15:50:43

    Discordo qdo se diz que foi jogo atípico,fizemos com que o time russo errasse,estamos jogando muito essa é a verdade,agora concordo em que se coloque o time reserva contra a china que agente vence do mesmo jeito.O que está fazendo esse time masculino voar nessa copa do mundo,foi o fato de ter colocado o time reserva pra ir ao pan,fato que num aconteceu no feminino,por causa de zé roberto guimarães.Bernardinho agiu correto.Por isso o masculino vai conseguir fácil a vaga para a Olimpíada de Londres.

  40. Fabio Costa

    24/11/2011 15:48:05

    Mesmo com Cuba imbatível ganhamos várias vezes dela em Grand Prix. Não há o que comparar entre os 2 técnicos... Veja que o Bernardinho consegue lapidar vários talentos na Unilever... Quem ZRG lapidou?

  41. Fabio Costa

    24/11/2011 15:46:11

    Concordo que algo tenha que ser feito e urgente. Mas o mesmo saque "folha seca" de hoje foi o que fez estragos em Pequim.

  42. desportista

    24/11/2011 15:46:05

    FALOU TUDO

  43. gerson

    24/11/2011 15:45:33

    A pausa que houve do jogo com a Itália e Rússia,serviu para que a comissão técnica e jogadores estudassem bem o time russo e cumprisse o dever de casa.Não deram chances a eles e impuseram o seu jogo,fazendo com que errassem de forma exagerada,tanto no saque como no ataque.Murilo e Giba ao contrário do jogo com a Itália,tiveram uma ótima atuação em todos fundamentos,Serginho como sempre seguro na defesa,recepção e também nos levantamentos.Marlon fez um bom jogo,talvez precipitou em alguns levantamentos.Lucão,Sidão e Vissotto jogaram bem.Pegamos a China eu acho que dependendo do jogo o Bernardinho poderia poupar alguns jogadores pois teremos três adversários difíceis :Argentina que joga um estilo semelhante da Itália,Cuba um time jovem de muito força e Sérvia que não está bem no campeonato mas é uma incógnita nesta outra fase se ela venha melhorar o seu desempenho.Parabéns Brasil!!!

  44. Luiz

    24/11/2011 15:35:47

    Não sei porque rrecriminam tanto o Voloch; pois foi um jogo átipico SIM. A Russia NUNCA errou tantos saques assim. Esta não é a Russia que conhecemos.No entanto, vale lembrar que todos os times Russos nunca primaram pelo bom comportamento. Os jogadores sempre se entregaram às noitadas e bebedeiras.

  45. Paulo

    24/11/2011 14:41:27

    Ainda bem que o time é humilde, porque se dependesse da arrogância da torcida brasileira, só seria considerado jogo atípico se o Brasil perdesse de 3 x 0, o contrário nunca é, afinal o Brasil é imbatível e infinitamente superior aos adversários, portanto ganhar sempre de 3 x 0 é obrigação. Concordo com a análise do Voloch, não foi o Brasil que jogou muito, foi a Rússia que não jogou nada, o que é atípico para um confronto que costuma ser equilibrado.

  46. Renato Prado

    24/11/2011 14:35:03

    Sr. Voloch.Tenho que concordar com o pessoal, já que você "arrumou uma boquinha" fofocando sobre os times cariocas, acho melhor escrever apenas sobre isso.

  47. DINHO HONESTIDADE

    24/11/2011 14:32:33

    JOGO ATÍPICO. Gente, na Liga Mundial do ano passado o Brasil perdeu de 3x2 para a Rússia em um jogo disputadíssimo, e o sr. Voloch, não ressaltou jogo atípico do Brasil, mas sim elogiou e muito o time Russo. Pode? Agora o Brasil anula os principais jjogadores da Russia, mas a Russia perdeu porque jogou um jogo atípico? Francamente Bruno Voloch, a manchete deveria ser. Brasil vence Russia com autoridade...

  48. Marcia

    24/11/2011 14:30:27

    Kkkkkkkkkk ... até que em fim alguém definiu corretamente os levantamentos do Bruno ... Jacas .... Ótima. Boa sorte ao Marlon e sua categoria.

  49. Evandro

    24/11/2011 14:19:37

    O Zé Roberto é sim um ótimo técnico. Quem comenta com emoção sem analisar o que acontece incide em erro. Quem você acha que seria melhor que êle? Não esqueça que êle foi campeão olimpico com o masculino e com o feminino.

  50. Fernando

    24/11/2011 14:10:00

    Parabéns ao brasil,belissima vitória sobre os monstros russos,agora essa copa do mundo esta sendo uma loucura,jamais imaginei que a sérvia e polonia iriam perder pro inespressível irãn, alias a sérvia vem me decepcionando nessa copa do mundo,como esta jogando mal demais,hoje suou pra vencer o fraco japão,enfim coisas do voleibol.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso