Blog do Bruno Voloch

Há algo de errado dentro da seleção brasileira; grupo dá sinais de estar dividido

Bruno Voloch

Definitivamente não é normal.

Tudo bem que a Sérvia evoluiu, tem uma seleção razoável, mas não pode, ainda, fazer jogo duro com o Brasil, especialmente desfalcada das principais jogadoras.

Mas esse não é o X da questão.

A seleção feminina não é a mesma e ponto. Existe algo interno muito sério acontecendo e é fácil perceber pelo semblante de algumas jogadoras. O clima é pesado.

A derrota de cara para os Estados Unidos mostrou uma seleção pouco aguerrida, sem espírito de luta e que se entregou com uma facilidade assustadora.

Não existe mais a alegria e a vibração de pouco tempo atrás.

Thaísa, central da seleção, deixou escapar, sem intenção, que o grupo inteiro precisa estar junto. De fato não está. Quem viu a entrevista da atleta após os 3 a 2 diante da Coreia, chegou a essa óbvia conclusão. O choro da jogadora após a sofrida vitória contra a Sérvia, deixa claro a angústia de uma campeã olímpica.

Mari está triste, Sheilla não sorri como antes e a insegurança domina Fabi, líbero até então intocável.

A classificação pode não vir na Copa do Mundo e é bem provavél que não aconteça com a bola que estamos jogando. Mas estaremos na Olimpíada de Londres em 2012 de uma forma ou de outra, até porque teremos mais duas oportunidades com o Pré-Olímpico das Américas e o mundial, última chamada.

Penso que ainda podemos nos classificar e vencer China e Itália, ficando até em segundo lugar, colocação honrosa. A seleção pode desencantar e jogar o fino da bola a partir de sexta-feira, mas essa não é a tendência e a ordem natural das coisas.

Tomara que seja assim.

José Roberto Guimarães sabe do respeito e da admiração que tenho pelo trabalho dele. Mas terá que 'matar' o problema o quanto antes e Zé sabe do que estou falando. O assunto é delicado demais e não serei eu o responsável por detonar a bomba. Jamais.

De fora é fácil perceber que o grupo está quebrado ou rachado como se diz na gíria.

A questão não é só técnica. Evidente que são gritantes os problemas de recepção da seleção, a decadência de Fabi e a volta da insegurança de Dani Lins.

Mas como explicar o fraco desempenho de Mari, uma das maiores atacantes do vôlei mundial ?

E a instabilidade de Sheilla ?

Outras jogadoras alternam momentos de lucidez com total falta de concentração.

A seleção não consegue se soltar, o jogo não flui naturalmente e o prazer de ver as meninas atuarem, virou tortura e sofrimento nas madrugadas.

Agora, no auge da turbulência e no meio da competição, Zé Roberto não irá resolver o problema e contornar a possível crise. Na volta e com tempo, o treinador tem obrigação de arrumar a casa e deixar gente que joga só com o nome e passado, de fora da seleção.

  1. justino

    22/06/2012 14:06:18

    estamos em 2012,e a seleçao é a mesma.mas gostaria de saber porque as nossas meninas as vezes jogam bem e tambem cai de desempenho na mesma partida ?

  2. Cesar de Araujo

    16/11/2011 12:44:23

    Essa Mari é a jogadora que mais treme na seleção, sempre na hora decisiva ela afina.Ela já tem cara de perdedora, tomar um bloqueio da Takeshita de 1,58m , valendo o SET, é inadimissivel. Fora Mari

  3. Carla

    16/11/2011 10:34:31

    Me poupe falar que a Fabíola é melhor…. Só rindo mesmo… Reparem todas as levantadas dela… ela depois cai no chão… Não tem equilibrio… Deveria estar atenta para os bloqueios junto com a Fabi para assim efetuar outro tipo de levantada… Gosto muito da Dani Lins… e com essas situações que o José Roberto coloca, com certeza deixa com baixa estima… Até eu!!!! Qdo olhei a escalação dos jogos contra Itália e Japão sabia q o Brasil iria perder… Pois com a Fabíola não temos estabilidade… Falta mais treino e delicadeza em suas levantadas… Não acho que deveriam sair… Mais sim um bom preparador para as levantadoras… Esqueçe Fofão… Falta na seleção jogadoras com espírito de liderança

  4. Christine

    16/11/2011 01:44:33

    Sua "modesta opinião " é péssima e vc com certeza não entenda NADA DE voleibol pq a Mari joga e MUITO!

  5. Geraldo

    15/11/2011 11:18:59

    Concordo, Liliam, mas não só a Fernanda como titular, mas a Sassá também. Não entendo porque essa jogadora fantástica não é titular

  6. Geraldo

    15/11/2011 11:15:35

    Puxa vida! Vc é cego ou sem memória, Verdão?

  7. Bruna

    15/11/2011 02:23:27

    Ai gente, colocar a culpa na Mari é ótimo né?! O fato é que a seleção inteirinha está jogando mal, não é um bom momento e temos que admitir isso. Acredito que elas estejam cansadas, foi uma temporada muito puxada, e cá pra nós, ninguém é de ferro. A Mari é uma grande jogadora, isso é comprovado nos vários títulos que ela tem, e ninguém pode negar isso. Precisamos urgentemente de uma levantadora que possa corresponder à altura de nossas atacantes, é isso que o Brasil precisa, de uma levantadora que não deixa a desejar. A Dani Lins é uma boa levantadora, não é uma Fofão da vida, mas tá treinando pra isso. Ano que vem nas olímpiadas o Brasil não vai mudar a seleção, pode ter certeza, vão somente voltar as contudidas, que a propósito estão fazendo bastante falta na hora de ter opção pra substituir. Outro fato que deixa as titulares sobrecarregadas, falta reservas, esforço maior. Poxa gente! Entendam, nossa seleção é a melhor do mundo, está passando por um momento ruim, todos passamos, mas com certeza isso vai mudar, elas são guerreiras.

  8. lu

    14/11/2011 23:50:40

    ACHO O ZÉ ROBERTO UM CARA MUITO VINGATIVO ... QUE NAUM PERDOA ...E COMO ESTRATEGISTA QUE É PROCUROU A HORA CERTA DE PUXAR O TAPETE DA MARI .... SEM RECLAMAÇÕES VISTO QUE É UNAMIDADE QUE ELA NAUM ESTEJA JOGANDO BEM .... MAS ACHO DE EXTEMA MALDADE DELE ESCALÁ-LA NESTE MOMENTO .... NAUM ACREDITO QUE ELE ESTEJA DANDO A ELA UMA NOVA OPORTUNIDADE ... MAS ACREDITO QUE ELE ESTEJA QUEIMANDO A MARI DEFINITIVAMENTE ....... TENHO CERTEZA QUE ELE SE ARREPENDERÁ AMARGAMENTE ... PQ TUDO QUE PLANTAMOS COLHEMOS !

  9. Verdão apaixonado

    14/11/2011 23:46:37

    Mari a injustiçada..

  10. Verdão apaixonado

    14/11/2011 23:43:55

    Não sei porque o coleguinha aí de cima defende tanto a Mari, a garota não joga nada faz muito tempo, e na minha modesta opinião nunca jogou.

  11. gustavo

    14/11/2011 17:57:40

    Concordo plenamente com comentários feitos em relação a Mari, ela esta numa péssima fase, todos que assistem e admiram o volley ficam imdignados com sua permanência onde Fernanda Garay deveria ser titular absoluta ao lado da Paula que é a única que mostra garra na quadra.

  12. Litiery

    14/11/2011 02:42:12

    FORA MARI / FORA MARI / FORA MARI...Acho que já é o suficiente pra definir tudo. Não tem passe, não ataca e não defende, está fazendo o quer na seleção???

  13. Igi

    13/11/2011 20:43:51

    Desculpe-me a ignorãncia, mas só percebo que "algo" está, de fato, acontecendo e que nem de longe diz respeito à técnica, à qualidade, a desgaste físico, etc etc. Vc poderia, se é que pode, me informar? Não é sempre que venho por aqui e nem li o Ancelmo (azar o meu, sei), mas vendo os jogos contra a Itália e o de hj (Japão), fiquei intrigada: qtas caras, bocas, olhares e, nada! Só decepção!

  14. caca

    13/11/2011 20:38:51

    eu queria saber com que gabarito eese povo afirma que Mari e Scheila estão em má fase fra da quadra.....que isso gente.....parem de boiar..... é o velho ditado: boca fechada num entra mosquito.... então calem-a.

  15. david

    13/11/2011 17:40:48

    concordo plenamente c vc.

  16. Edisondd

    13/11/2011 15:41:05

    A Mari pode ter lá suas virtudes, mas é carrancuda, mal-humorada e não tem dado o seu melhor, na prática, não nas palavras. Isso acaba contaminando. Ninguém tem culpa pelas contusões e problemas pessoais dela. Tomara que o Zé Roberto mude este quadro de apatia da equipe, que entra com ar de derrota, é só olhar os semblantes. Senão, nem pré-olímpico salva!!!!

  17. Moacir Ramos

    13/11/2011 12:13:35

    O Brasil tem que melhorar não temos duvidas... agora daquilos que todos estão vendo nos jogos, não adianta culpar uma duas jogadoras e esta a depender de uma para vencer os jogos, pq volei e coletivo e como tal todos tem que estar ao mesmo nivel e logico a entre aquelas coisas que estamos careca de saber jogar com alegria, sempre com muita vontade de vencer etc... Há, muita Garraaaaa.

  18. Liliam

    13/11/2011 10:59:30

    Também tenho certeza que há um grave problema interno na seleção. Me arrisco a dizer que a insatisfação principal é com a manutenção da Mari como titular. Isso ficou claro pra mim com o gesto da Fabiana, que no jogo contra a China foi eleita a melhor em quadra e entregou o prêmio para Sassá. Não sei se só eu enxerguei dessa forma, mas, a meu ver, a atitude foi mais do que um reconhecimento pelo desempenho da Sassá, mas sim a expressão do sentimento geral entre as jogadoras: se a Mari não está num bom momento, se vem errando em todos fundamentos, se vem atrapalhando o bom desempenho da seleção com defesas e passes sofríveis, além de ataques que, em regra, vão direto pra fora ou param nos bloqueios adversários, por que insistir nela? Não pensem que não gosto da Mari, muito pelo contrário, torço muito por ela, que se recupere emocionalmente e volte a apresentar aquele voleibol que já rendeu grandes títulos ao Brasil. Só não concordo com a manutenção como titular de uma jogadora em má fase, que está atrapalhando e desestruturando toda a seleção, quando existe a opção de passar a posição para Sassá, que vem se apresentando de forma infinitamente melhor.

  19. O elefante na sala

    13/11/2011 10:03:49

    hahahaha. Que piada! Caro Voloch, a bomba já foi detonada há muito tempo atrás na coluna do Ancelmo Gois, no O Globo! Todo mundo já sabe!

  20. Nina

    12/11/2011 20:10:09

    Aff!! se sorriso grande ganhasse jogo, a paula dentuça pequeno seria campêa em tudo.O jeito da mari nunca atrapalhou a seleção em nada então deixem de idiotisse!

  21. Sara

    12/11/2011 18:55:13

    Tem razão quem disse q o Brasil está perdendo pra ele mesmo!Temos as melhores,continuam sendo as melhores,mas não estão demonstrando,pq estão emocionalmente abaladas!Elas precisam de um tempo,não vamos jogar pedras nas nossas meninas de ouro,elas são feitas de carne e osso!E Mari tem coração pra aqueles que duvidavam...Ela precisa se cuidar,e voltar com tudo,pq precisamos dela, sem ela o Brasil não é mais ouro!

  22. Sheila

    12/11/2011 15:27:17

    Mari, diva, loira, é a cara da Carol Trentini várias capas de Vogue América, imagina a Mari desfilando em Paris no alto de seus 1,88m magérrima e belíssima....vai ser modelo,uai! nada a ver,só rindo c esse argumento

  23. Sheila

    12/11/2011 15:14:45

    antes fosse,melhores amigas É ÓTEMO

  24. Camila

    12/11/2011 14:39:03

    Corrigindo;ERAM melhores amigas.Agora se odeiam e por isso acabaram dividindo o grupo.Afinal,elas são as duas estrelas do time.

  25. Wra

    12/11/2011 05:06:44

    gente a mari e a sheilla são melhores amigas então não falem coisas que não sabem .

  26. joaquim Manoel

    11/11/2011 20:38:18

    Givanildo, a gente não deve falar de coisas que não sabemos! Quem falou que só iria jogar na ponta foi a Mari, lembra que ela disputava com a Sheilla no Pam aqui no Brasil? Pois é depois ela foi cortada, quando voltou exigiu jogar na ponta. Quando falar, fale o que você sabe!

  27. Paulo

    11/11/2011 19:27:28

    Concordo!

  28. Thawane Morais

    11/11/2011 19:00:54

    Sinceramante a Mari não e a mesma, ela não ataca nem bloqueia como antes, e alem de tudo esta com uma pessima recepção, não e muito comum ver uma das nossas melhores atacantes nesse desanimo, sendo superada por todos!Afinal a Mari é, e sempre sera uma otima jogadora... a Sheila ja não é a mesma ela nao vibra como sempre fez, ninguem a vê sorrir...Sem contar que a fabi e as outras jogadoras nao se sentem confiantes!:/

  29. Teresa Guimarães

    11/11/2011 15:58:07

    Acredito que haja mesmo algum problema com as meninas que está claro que existe uma superação durante o jogo pois estamos vencendo,mas que a Mari não está bem nessa competição é clarissimo,não vira as bolas, não bloqueia bem e na recepção um caos, as vezes fica difícil e causa desanimo qdo a defesa se apresenta bem é as pontas não conseguem virar e ficam bloqueadas.Qto ao Zé Roberto as vezes acho que demora para fazer a substituição da Mari pela Sassá,que tá com mais gana no jogo,infelizmente ela é mais baixa no bloqueio, mas já que a Mari não está indo bem nesse fundamento a troca é melhor, da mais confiança para o time.A torcida é grande para que a seleção encontre um melhor momento.

  30. Akemi

    11/11/2011 15:36:10

    Tinha uma entrevista no site da FIVB com o Andrea Zorzi, onde ele declarava que o Brasil tinha um “estilo” de jogo muito rápido , de velocidade, que não era como a das asiáticas (ataque rápido mas fraco), são jogadas velozes e com MUITA força, que era impressionante, e que todas as jogadoras, principalmente as italianas queriam imitar. O Brasil inventou um “estilo” de jogo rápido e forte de ataque, que hoje se vê nas jogadas da Alemanha, da Sérvia e da Italia..Essas seleções evoluíram muito com o passar do tempo. O Brasil, além dos problemas de contusões, de instabilidade emocional, nos últimos 3 anos, não evoluiu como as outras . As chutadas precisam de uma levantadora com mãos habilidosa para jogar com velocidade e precisão, com MIRA, e leitura de jogo. A mais próxima disso hoje é a Fabiola, ela tem todas essas qualidades, além de ser mais estável emocionalmente, mais carismática e ousada que a Pani.

  31. Akemi

    11/11/2011 15:35:25

    Desde 2008 o Brasil é o time a ser batido. Todo mundo estuda o Brasil, as pessoas não fazem idéia de como esse time é idolatrado em blogs de volley na Europa e na Asia. O Barbolini, o Zoran e principalmente o Guidetti imitam a forma como o José Roberto implementa a técnica e a tática, a velocidade das chutadas, é só ver como esses times jogam parecidos com o Brasil. Todo mundo quer jogar igual ao Brasil, estudam, imitam, copiam.

  32. sandra

    11/11/2011 14:41:25

    Camila, boa tarde, li seu comentário e como sou completamente desligada de certas coisas da vida, fiquei perplexa, e gostaria de saber se entendi bem, as jogadoras Mari e a Sheila? tiveram um casamento (politicamente falando) de 5 anos? ou é outra da equipe? e quem é o novo namorado e de quem? é da comissão técnica?, por outro lado, nada contra religiões, mas será que a religião da levantadora Fabiola, também não é problema?, afinal muita gente gosta de orações só na igreja, e por fim é esse o segredo que o Bruno Voloch não quer comentar? um abraço...............por favor espero uma resposta........tenha um bom final de semana

  33. Eric

    11/11/2011 11:56:49

    Juh ??

  34. jurdel

    11/11/2011 11:28:55

    concordo com você nunca gostei do jogo da Mari ela é muito séria e brasileiro de verdade tem um sorriso cativante e contagiador. Fora mari.

  35. Luc

    11/11/2011 10:03:30

    Temos que ter paciência sim a com Mári.È evidente que ela está mal fisicamente,emocionalmente e sem motivação pra jogar.Mais isso passa é so uma fase, espero ver a Mari jogando muita bola, e que Deus te ajude nesta caminhada.FORÇA MARI, VOCE É DEMAIS!!!!!!!!

  36. Nenê Crepaldi

    11/11/2011 08:53:16

    Só não vi o jogo contra os Estados Unidos. O duro de assistir aos três últimos jogos foi de ver o Brasil estar perdendo para ele mesmo.

  37. charles

    11/11/2011 08:24:57

    ESTOU SENTINDO UM MEDO IMENSO DE TERMOS AS " MELHORES DO MUNDO " SE PERDENDO EM CAMPO......TODAS SÃO OTIMAS " TITULARES E REVERSAS ".....NÃO PERDEREI O ORGULHO DE TORCER POR ESTA MENINAS....ELAS TEM QUE LEMBRAR QUE EXISTE NO " BRASIL " UMA TORCIDA FERVOROSA ESPERANDO PELA ALEGRIA DE VÊ-LAS JOGAR....MENINAS VAMOS PARA CIMA......A TAÇA É NOSSA....VCS SÃO CAPAZES E ACREDITO NA CLASSIFICAÇÃO NESTA COPA DO MUNDO....." NÃO VOU FICAR COM OLHEIRAS Á TOA ".....ACREDITO EM VCS........" ADORO TODAS "......

  38. Bruno

    11/11/2011 07:50:32

    Nunka é tarde bora seleçãoOooOOo

  39. Chris18

    11/11/2011 07:23:34

    O TIME É MUITO BOM, SÓ QUE AS OUTRAS EQUIPES TAMBÉM ESTÃO CRECENDO HOJE 11/11 JOGAMOS UM BOLÃO COM A PAULA E COMPANHEIRAS ,ACREDITO NESSA SELEÇÃO.O ZÉ ROBERTO É UM BAITA TREINADOR.

  40. TonnyMelo

    11/11/2011 06:53:24

    O grande problema da seleção brasileira de volei, se chama Mari...péeeeeeessssiiiiima, e ainda Zé Roberto bate nesse erro. Tem algo errado aí...deve ser um tipo de amor, mas, como Mari não gosta da fruta...acorda seu Zé!!!Tô muito triste e decepcionado....

  41. paulo roberto fernandes

    11/11/2011 06:49:31

    O unico responsavel é o Tecnico.Convocou o time com 2 liberos e ao perder a Garay está expondo as suas atacantes a desgaste e consequente fadiga mental.As opções que tem no banco não são boas para descansar a Mari, a Sheila e a Paula Pequeno.

  42. renato tricolor

    11/11/2011 02:57:44

    Sinceramente, vc se esqueceu que este mesmo time acabou de ganhar um medalha pré-olímpica. È natural um relaxamento de uma equipe tão competitiva pós ganhar uma medalha numa competição que foi a menos de 1 mes. é muita pressão tão pouco tempo, nda mais natural. Mae acho engraçado isso, se um time não vence é pq esta "rachado", mas se ganhar ae td bem, só que muitos times rachados em qq esporte ganham campeonatos ou vc não lembra do time de prata do masculino de William e cia, onde um não olhava na cara do outro?

  43. Dico

    11/11/2011 02:07:28

    Não entendi pq barrou meu comentário. Não tinha nada ofensivo, não tinha palavrão. É só por que penso diferente de vc Voloch???

  44. Mariana

    11/11/2011 01:54:56

    Caro Marcelo... Fala sério! Dizer que a Paula não tem a mesma força. Não to vendo ninguém bater forte. Nem Scheila, nem Mari. A situação tá igual pra todas, meu amigo. E aliás, vc disse que a Scheilla é ponta. Isso não preocede. Ela é oposto. Falou?:P

  45. Paulo Mancha

    11/11/2011 01:39:02

    Quer dizer que voçe sabe o motivo do fraco desempenho da seleção na copa do mundo e não vai falar porque tem admiração pelo Zé Roberto, então se fosse crise na seleçao masculina voçe falaria pois o Bernadinho não tem moral com voçe.Bruno cade a etica e a imparcialidade o jornalista tem que dar a noticia e ser totalmente imparcial.Voçe acaba de reconhecer que a sua critica com a seleção masculina é pessoal entre voçe e o Bernadinho, Bernardinho que voçe idolatrava quando comandava a seleção feminina na epoca do programa SUPERVOLEI seja imparcial e poste o meu comentario........estou aguardando a sua IMPARCIALIDADE,

  46. FIVB

    11/11/2011 01:24:11

    As mesmas estatísticas dizem que a Dani Lins é a melhor levantadora e a Fabiblia é a melhor atacante...

  47. djalma

    11/11/2011 00:31:22

    EU JÁ ESCREVI ISSO MIL VEZES, O BRASIL NAO TEM UMA JOGADORA DE PONTA ALTA QUE RESOLVA OS PROBLEMAS DE ATAQUE CONTRA JOGADORAS DE TIMES ALTOS. VOLEIBOL É ESPORTE PARA ATLETAS ALTAS E COM TALENTO. OQUE ACONTECE É QUE O BRASIL TEM JOGADORAS DE MEIO EXCELENTES E JOGADORAS DE PONTAS QUE ALÉM DE PASSAREM A BOLA MAL, NAO SAO ALTAS. ANTIGAMENTE TINHAMOS ANA MOZER, VERA MOSSA E ISABEL FORTES NA PONTA MAS QUE NAO SABIAM BLOQUEAR , NO MEIO DE REDE TINA , ANA PAULA ,ANA FLAVIA, MUITO BAIXINHAS... ASSIM COMO O MURILO E O GIBA ESTAO PARA O MASCULINO , SHEILA, MARI E JACKLINE ESTAO PARA O FEMININO. BAIXOS DEMAIS PARA ATUALIDADE. AUMENTA O TIPE ZE. 1, 95 NAS PONTAS E SAIDA DE REDE E 2M NO MEIO.

  48. fabio

    11/11/2011 00:13:37

    horrivelsua colocaçao.kkkkk

  49. Dirceu

    10/11/2011 23:41:27

    Acho que esta seleção já chegou no pico e agora está na descendente, mas ainda tem muito jogo muito mais do que estão apresentando.Nos simples movimentos notamos que não é a mesma coisa, aquelas jogadinhas de tapinha na bola sem energia e nem colocação, devolvendo para os adversários, saques mal feitos quando o brasil sempre teve excelentes saques, composição mal feita nos bloqueios.Mas ainda torço por elas e acredito muito nas olimpíadas.

  50. Paula

    10/11/2011 21:22:49

    Perala! A mulher tava virando as bolas e ai a Venturini passou a mandar todos para a Mari que a essa altura já estava marcada. Você quer culpar a atacante? Será que uma levantadora do porte de Fernanda não consegue mandar a bola para mais ninguem? Ela sim era o ponto de descontrole do Brasil!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso