Blog do Bruno Voloch

Malandragem levou vôlei do Brasil à Universíade da China

Bruno Voloch

A Universíade, como o próprio nome propõe, é um evento multidesportivo interncional, organizado para atletas universitários. A iniciativa é da Federação Internacional de Desporto Universitário, conhecida como FISU.

Os jogos existem desde o fim da década de 50, início anos 60, e em 2011 foram jogados no mês de agosto na cidade de Shezhen na China.

O vôlei mandou, como de constume, as seleções feminina e masculina.

Para participar da competição, diz a regra, que todos os atletas precisam ser universitários em seus respectivos países se origem. Diante da situação, a CBV, através de Antônio Rizola, gerente da unidade de seleções, correu atrás e matriculou todos os jogadores na UNIP, Universidade Paulista.

Os atletas foram matriculados no ensino à distância da UNIP, ou seja, estariam aptos para participar do evento.

'Todos os atletas estão cursando. Cada um está fazendo o curso que escolheu, com bolsa integral'.

A resposta foi concedida ao companheiro, Luiz Paulo Montes, repórter do UOL.

Segundo Rizola, existe um acordo entre a CBV e a CBDU, Confederação Brasileira de Desportos Univesitários.

Ednílton Vasconcelos, diretor técnico da CBDU, deixou escapar que não conseguiu agradar a todos os envolvidos:

'Temos plena consciência de que ninguém consegue modificar qualquer situação agradando a todos', numa clara alusão aos jogadores que estudam de fato e não gostaram da 'armação'.

Vasconcelos ainda disse que os 'universitários' passaram pelo processo seletivo exigo pelo MEC.

O blog apurou que hoje, 90% dos jogadores que representaram o Brasil na China, trancaram suas matrículas na UNIP.

O Brasil, sob comando de Rubinho, assistente de Bernardinho na seleção adulta, foi terceiro colocado com o masculino. Rubinho será o técnico do Brasil no Pan. Murilo Radke, Wallace, Thiago Alves, Luiz Felipe, Mauricio, Éder, Tiago Brendle, Fidele, Renan, Gustavão, Rogério Mineiro e Tulio foram os universitários envolvidos.

No feminino, estiveram na China as jogadoras Flavinha, Roberta, Regiane, Mari Paraíba, Michele, Amanda, Fernanda Berti, Patricia Bianchi, Fernanda Ísis, Natasha, Ana Carolina e a líberoTássia.

No quadro geral de medalhas, os universitários brasileiros terminaram a competição apenas na vigésima terceira colocação. A China, com universitários de fato e de direito, foi a grande vencedora da competição com 26 medalhas de ouro.

Países como Jamaica, Hungria e Indonésia, ficaram na frente do Brasil.

  1. Deborah Palma

    15/10/2011 18:36:30

    E pensar que almocei meses antes com um players desse processo e quando questionei sobre esse risco, fui chamada de burra pela minha linha de pensamento..... Sem comentários....

  2. cesar

    11/10/2011 20:35:48

    comentário perfeito!

  3. Tatiana

    11/10/2011 20:11:07

    Isso é bem comum no esporte universitário viu. Trabalhei anos com isso e posso te dizer: não é só no caso dos jogos internacionais, regionais e nacionais também ocorre isso. Realmente tecnicamente eles eram universitários, mas acaba desmotivando aqueles que realmente estudam e dependem das bolsas atletas para poder estudar, pois fica muito mais fácil a universidade simplesmente matricular um time todo, participar de uma competição e depois trancar a matrícula de todos do que manter uma equipe, comissão técnicas entre outros custos. E no caso dos jogos militares também temos isso hein, temos atletas que foram listados e aceitos como militares para participar dos jogos.

  4. ROBERTO

    11/10/2011 13:44:21

    Bruno, Se o time B do Brasl foi mal, imagina se fossem os universitarios mesmo.....kkkA parceria é legal....legal no sentido denotativo e no pejorativo, ou seja, cria-se uma cultura de esporte de alto rendimento e tambem que atletas devem estudar...o que poderia ser melhorado é a questão da evasão, deveria ser criado uma situação para evitar isso..abs

  5. GIVANILDO

    10/10/2011 10:06:48

    mesmo com toda essa armação o volei masculino não consegui a medalha de ouro castigo merecido e falta de competencia.

  6. silvio

    08/10/2011 21:19:15

    A mesma pouca vergonha aconteceu recentemente nos ?????? Jogos Mundiais Militares????? e ninguém falou nada.

  7. Roberto

    08/10/2011 21:09:29

    Não sei o que é mais vergonhoso: os universitários de mentira ou uma universidade de mentira. Os primeiros acabam com a essência dos jogos universitários e a segunda acaba com a educação no país !!!

  8. Erasmo Braz

    08/10/2011 16:50:05

    Esse subterfúgio tem sido utilizado também nos Jogos Universitários locias, onde "alunos" tem sido matriculados para apenas jogar e tão logo termine os jogos, eles passam a não ser mais "alunos". Tudo na cara das "autoridades competentes" que fazem vistas grossas. Não era melhor investir de fato no esporte universitário, onde os alunos depois de formarem buscarem clubes profissionais?

  9. sebastião ribeiro da cruz

    08/10/2011 16:40:39

    isso não deve fazer

  10. Wellinton

    08/10/2011 16:07:20

    Pois essa tem sido a realidade do esporte universitário. Já disputei campeonatos e muitas vezes questionamos a participação desses tipos de jogadores "que não tem nada de universitários". O fato de estarem matriculados como no caso, não necessariamente quer dizer que sejam universitários, universitário é aquele que está no dia-a-dia na universidade tem frequência de no mínimo de 75% comprovada, para ser aprovado. PARABÉNS PARA NOSSA CONFEDERAÇÃO DE VOLEI QUE TEM APOIADO ESSE TIPO DE ATITUDE, VERGONHOSO....

  11. Jefferson

    08/10/2011 10:58:00

    Isso é algo realmente condenável, para dizer o mínimo. E como alguns já disseram, isso também aconteceu com os militares. LAMENTÁVEL.E também acho curioso que a referida seleção não venceu. Quem acompanha o vôlei sabe que estes jogadores são de alto nível, são jogadores bem sucedidos na Superliga. Eles ainda ficaram com o bronze........com certeza nos outros países em maior ou menor grau aconteceu este tipo de coisa. Poucos (talvez nenhum) se salvam. O QUE NÃO JUSTIFICA FAZERMOS O MESMO.Como já disse, LAMEN TÁVEL!!!!!!!

  12. tatiana

    07/10/2011 23:06:15

    talvez se fossem com quem estuda de vdd pegaria colocação melhorzq bem feito. Igual jogos militares, pura maracutaia! Ridiculo!

  13. Nelson

    07/10/2011 22:13:03

    É, vale qualquer coisa para se atingir um resultado?Vale ganhar fazendo gol de mão? "Ah, se o juiz não ver que mal tem?"A pergunta é: Que valores são construídos tomando atitudes como essa?Ou melhor, a pergunta mais correta nessa situação é: Que valores são destruídos por meio dessas atitudes?Se não formos capazes de enxergar o lado perverso disso, então temos que nos preparar, porque o país vai virar terra de ninguém.

  14. eustaquio

    07/10/2011 20:42:39

    MAS DE QUAL O BURACO CHAMADO BRASIL TEM ORIGEM? PRECISA FALAR MAIS ALGUMA KHOYZA!!!!!!!!!!!!

  15. Alex

    07/10/2011 19:04:08

    VCS NAO SABIAM QUE ISSO ACONTECIA? E NAO É DE HOJE. VASCULHEM AS UNIVERSIADES DA DECADA DE 80....ISABEL, VERA MOSSA....AI O BRASIL AIDA CONSEGUIU GANHAR UM SET DA CHINA....E O BERNARDINHO MATRICULADO NA CASTELO BRANCO~???? FOI MAS UM

  16. maria

    07/10/2011 17:45:17

    é melhor levar eles do que o bande de inuteis que vão para esse campeonato encher a cara e fazer farra, esses pelo menos são profissionais do esporte. lembre-se do atleta que apareceu bebado para competir, acho esse campeonato um absurdo.

  17. Diogo

    07/10/2011 17:40:48

    É o famoso jeitinho brasileiro. Para mudar a cultura de um país precisa investir em educação. O resultado é a longo prazo, muda de geração para geração.... é complicado, mas é a saída.

  18. muciolo

    07/10/2011 17:31:58

    Que coisa triste, podre. Fato é que a corrupção no Brasil está tão banalizada - seja na pólítica, no judiciário, na polícia e nos esportes -, que se tornou na coisa mais normal para as pessoas que não têm vergonha na cara. Porque atualmente em nosso país um cidadão honesto é motivo de deboche, é tachado de idiota e bobo da corte, Enquanto os corruptos são tidos como "pessoas inteligentes e bem sucedidas".

  19. Nivaldo Silveira Ferreira

    07/10/2011 15:35:50

    Essas atitudes não ajudam em nada o esporte brasileiro. O ideal seria incentivar a pratica esportiva nas universidades e, a partir daí, criar seleções com os melhores universitários. Sendo o esporte um apêndice à sua formação profissional. O mesmo caso se aplica aos jogos militares, novamente seria mais inteligente estimular a prática esportiva no meio militar, o que, sem dúvida, os tornariam melhores militares. A gana por ganhar medalhas apenas por ganhar nos leva a tais situações.O esporte tem que ser encarado como fator de educação e formação de caráter, o ganhar medalhas, títulos, é secundário na formação do cidadão! O que precisamos, de fato, são cidadãos brasileiros decentes e honestos.

  20. sandro

    07/10/2011 14:44:04

    O problema é esse: "não sei porque o ESPANTO!". A CORRUPÇÃO faz as FRAUDES ficarem tão frequentes no cotidiano do BRASILEIRO, que alguns acham que não devemos nos espantar com isso! Pelo contrário, não podemos ACEITAR ISSO! O que ganhamos com isso? O BRASIL cada vez mais se torna MENOS CONFIÁVEL e MOTIVO DE CHACOTAS NO CENÁRIO INTERNACIONAL... Cada vez mais somos menos respeitados por atitudes como essa... E a troco de quê? De uma medalhinha ou outra? Como os verdadeiros atletas universitários e militares devem estar se sentindo: UM LIXO? ou UNS PALHAÇOS? Que motivação para treinar eles vão ter com isso?

  21. Eduardo

    07/10/2011 14:09:24

    Esse tramite é comum, acontece há várias edições, não só pelo Brasil, como outros países (China, inclusive!!) e também na competição militar, por vários países. O Fábio Balassiano (Bala na Cesta) já tinha criticado isso há muito tempo em seu blog... não sei porque o espanto...

  22. Daniel

    07/10/2011 13:24:26

    Brasil: o país do faz de contas!!! Aqui tudo acontece, menos coisas HONESTAS... VIVA A MALANDRAGEM... VERGONHA!

  23. Macunaíma da Silva

    07/10/2011 13:13:54

    Se um deles se lesionar e tiver que abandonar a carreira, vai reclamar que o governo não dá apoio, ou vão fazer como os jogadores da Copa de 70 e pedir uma aposentadoria e um abono.

  24. Marcelo

    07/10/2011 13:07:48

    Você que comparar isso como estupro???? Não será nem o primeiro e nem o ultimo a fazer isso!!!! e ninguem fala nada que há falsificam na seleção militar, todas as jogadoras passam por treinamento como todos os militares....

  25. Caio

    07/10/2011 12:58:27

    Vergonhoso esse fato ocorrido. Bruno, gosto muito do blog e leio sempre que posso.Temos muitos atletas bons em universidades, que deixaram de ser atletas profissionais para seguir outra carreira, Universidades como USP, UNICamp, Fefisa, Mackenzie, Anhembi Morumbi em São Paulo tem atletas que de fato são estudantes e mesmo não treinando todos os dias conseguem manter um bom nível nos campeonatos que disputam , alguns inclusive já jogaram campeonatos como superliga. Os Estados Unidos, são um ótimo exemplo como realmente deve ser a junção de esporte e educação, no caso do volei, não há uma liga profissional, mas há um campeonato universitário fortíssimo, de onde inclusive saem os atletas para a seleção, como a Hooker, por exemplo.

  26. tigrao

    07/10/2011 12:53:48

    Isso só mostra e reforça a IMAGEM DOS BRASILEIROS NO EXTERIOR: CORRUPTOS AO EXTREMO!!! A corrupção está ENRAIZADA na sociedade brasileira, SEJA na POLÍTICA, SEJA no ESPORTE!!! Por isso todo mundo desconfia de brasileiro mundo a fora, tem fama de SAFADO e CORRUPTO e com os fatos ocorridos nos JOGOS MILITARES e OLIMPÍADAS como podemos nos defender???

  27. TIGRAO

    07/10/2011 12:49:50

    Vergonha! O esporte adotou os mesmos métodos da POLÍTICA... O Brasil deu VEXAME ao fazer seleções MILITARES e UNIVERSITÉRIAS "FALSAS"! Não venham com a desculpa que se outro país pq não fazer também: Pelo mesmo motivo que se um estrupador estrupa eu NÃO VOU ESTRUPAR TAMBÉM! É um enorme desrespeito com os verdadeiros atletas MILITARES e UNIVERSITÁRIOS! Com isso tanto os JOGOS MILITARES quanto a UNIVERSÍADE perdem a razão de ser! O que adianta ser campeão MILITAR ou UNIVERSITÁRIO com militares e universitários FAKES, falsos mesmos! Isso chega a ser NOGENTO, INESCRUPULOSO! OS FINS NÃO JUSTIFICAM OS MEIOS!

  28. Marcelo

    07/10/2011 12:28:44

    Ué pode até ser trapassa, mais nenhum deles na e´poca não deixaram de ser univertarios...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso