Blog do Bruno Voloch

Após o bicampeonato, norte-americana Hooker é eleita MVP do Grand Prix; 3 brasileiras são premiadas

Bruno Voloch

Destinee Hooker foi eleita a melhor jogadora do Grand Prix.

Hooker, que deve jogar a superliga pelo time do Osasco, fez 16 pontos na decisão contra o Brasil.

A FIVB, Federação Internacional de Vôlei, ainda premiou outras 7 jogadoras.

Dani Lins, conforme o blog antecipou, acabou sendo escolhida a melhor levantadora da competição. A central Thaísa ganhou o prêmio de melhor saque do torneio e Fernanda Garay, principal passadora.

Milena Rasic, jogadora da Sérvia, foi escolhida a melhor atacante do Grand Prix. Iullia Morozova da Rússia superou Thaísa e ganhou a indicação de principal bloqueadora.   

Jovana Brakocevic, 104 pontos só na fase final, foi a maior pontuadora;

A líbero Kuzyakina deixou para trás as demais concorrentes e acabou sendo escolhida a líbero mais eficiente do Grand Prix.

  1. @judovolei

    05/09/2011 22:32:06

    a Dni foi bem no campeonato ...mas não merecia o premio de MELHOR LEVANTADORA

  2. Alexandre Magno

    04/09/2011 18:26:50

    Tomara que a Hooker faça 1/3 do que está todo mundo esperando...acho que ela vai ser como a Glass, joga muito com as americanas, por aí...sei não.

  3. Alexandre Magno

    04/09/2011 18:23:10

    Marcello, trocar uma pela outra é trocar seis por meia dúzia, a Fabíola tb não foi grande coisa no torneio que ficou com a vaga, deu a mesma "pane" na final, enfim, não dá pra dizer que uma é melhor que a outra, acho que ambas estão no mesmo nível. Nenhuma das duas é ruim, só não sabem jogar finais.

  4. carlos gustavo soares

    03/09/2011 11:40:52

    ESPERO QUE NÃO, MAS ANTES DE LUIZIOMAR DE MOURA, RECEBER A NORTE AMERICANA MVP DO GRAND PRIX, FIZESSE UMA BUSCA DO COMPORTAMENTO DELA NOS CLUBES QUE A MESMA ATUOU, PRINCIPALMENTE EM PESARO NA ITÁLIA, QUE O TÉCNICO E A FEDERAÇÃO ITALIANA, ATÉ HOJE AGUARDA O JUGAMENTO DELA, E A PUNIÇÃO DA FIVB.

  5. Sérgio Valença

    02/09/2011 21:02:24

    Prêmio de consolação!!!. A FiVB faz sempre assim... dá prêmios para as que perdem para equilibrar as coisas!!!. Os Estados Unidos estudaram o nosso vôlei e nos derrotaram com competência. Acho que começamos a assistir a decadência do vôlei premiado do Brasil... seremos daqui para frente apenas participantes...

  6. Fábio-Santos/SP

    30/08/2011 21:14:32

    A voz do povo é a voz de Deus! Achei que apenas eu tinha achado que a maior deficiência do Brasil foi no quesito levantamento, pois houve até prêmio como destaque na posição ao Brasil... Enfim, vejo que o problema é realmente esse. Vi o jogo final por 3 vezes e todas as bolas de meio estavam baixas. Thayssa e Fabiana bateram com o braço encolhido ou foram espetadas no bloqueio. Sheyla sumiu, foi apagada pelas bolas imprecisas; ora longe da rede, ora baixas demais, sem um padrão. Garay e Natalia nao sentiram tanto, pois são pau-para-toda-obra e batem bolas altas, ou seja, sem grande misterio. Mas o que me deixou preocupado foi a falta de visão da Dani Lins, viciando e jogo, parece-me que com medo de tentar fazer algo diferente, pois se errar deve pensar que vai ser substituída e perder a posição. Assim, virou escrava do óbivio para ser titular. Para um time que necessita de velocidade e do fator surpresa, Dani não serve!

  7. Ricardo Man

    30/08/2011 01:53:07

    Concordo que rolou um clima de já ganhou. Perdi duas madrugadas para ver uns clássicos e não farei isso novamente, exceto em caso de final. Poderia ter sido bem pior... Já pensou: perder para a as russas e desmotivadas entregar o terceiro lugar para a Sérvia.

  8. Carlos

    30/08/2011 00:42:30

    Dani Lins é horrivel...Vergonha pro Brasil ter uma levantadora q nem ela...Ferrou o campeonato inteiro com nosso ataque!Acho q vc não viu várias vezes os Zé aos berros com ela pra ela ser mais esperta, prestar mais atenção, distribuir melhor as bolas...Fabíola é qm merce ser titular...Dani dá Pane, Sempre...e deu mais uma vez.

  9. MARCOLOV

    29/08/2011 18:03:41

    Pro seu governo, quando estava 22x15 no terceiro set Sheila foi para o saque e o resultado foi o empate 22x22. Chupa!!!

  10. Augusto Vitali

    29/08/2011 17:44:19

    Você está enganado. O saque do Brasil é bom. Foi ruim na final, sim, e por isso, nosso bloqueio também não conseguiu fazer nada (2 pontos apenas). Mas nosso saque é tão bom que a melhor sacadora da competição foi a Thaísa. MAs ontem sacamos muito mal. Deveriam ter sacado na Logan Tom pra tentar diminuir a eficiência dela no ataque mas sacamos fraco e na líbero. Suicídio. E naõ foi por falta do JRG falar "Porrada nelas"Já não usamos o meio porque os EUA sacaram muito bem e ficou difícil fazer jogada de primeiro tempo. Nosso passe não foi bom e a Dani teve que se virar só com as ponteiras. Aí realmente fica impossível ganhar. Nem a Russia com a Gamova conseguiu ganhar só com ponteiras e oposta. Acho que isto explica suas perguntas. Só pra completarseu comet[ário sobre o jogo da Rússia, sim o Brasil descarregou toda sua adrenalina contra a Rússia e aí faltou adrenalina pra final. Isto é relativamente comum e muitos esportes. O time libera todo o stress na semi-final e na final fica molinho em campo. E não se tem nada o que fazer. Quando se vira um jogo de 22 x 15 para 25 x 23, ainda mais contra a Rússia que estava atravessada na garganta, tem mesmo é que comemorar, gritar, urrar. Aí acaba a drenalina.

  11. josué

    29/08/2011 17:36:23

    Sinceramente Dani lins se eleita a melhor levantadora do grand prix de volei,só póde ser uma piada, pois até mesmo a obesa berg táva melhor que ela na final. O zé roberto também tem sua culpa por não tirar a dani e colocar a Fabíola que modesta a parte é bem melhor que ela,mas ousada e mais precisanos levantamentos.Mas de qualquer forma valeu Brasil!!!!!!!!!!!

  12. Augusto Vitali

    29/08/2011 17:32:25

    Pra ver como você não entende nada de Voley. Vá no site da FIVB e veja as estatírticas dos jogos e das jogadoras. Com certeza a Takeshita do Japão foi melhor que a Dani, mas o prêmios é só para as jogadoras dos 4 finalistas (o que faz todo o sentido do mundo). Então, não há o que se discutir. Matemática elementar

  13. jose luiz

    29/08/2011 16:55:31

    A Dani Lins foi excelente levantadora até a final. Na final eu vi um vexame! Uma éssima distribuição de bolas além de muito previsível, dava pra adivinhar quase todas as bolas dela.

  14. paulo

    29/08/2011 15:29:50

    pessoal que esta metendo o pau na SHEILA que me desculpem mas a culpa do mau desempenho da SHEILA EH TOTALMENTE DA PANI LINS todas as bolas na fogueira dificilmente punha uma bola em condiçoes legais quem selembra da final olimpica onde a levantadora eranada mais nada menos que a FOFÃO que punha bolas açucaradas ou entao em condicoes de ser atacadas lembram a SHEILA acabou com as americanas na final e acabou com todas as outra adversarias inclusive a russia com um 3x0 pra ninguem contestar por favor troquem as levantadoras da seleçao elas nao tem talento algum eu nunca vi uma seleçao ter o passe na mao e jogar sem variaçao de ataque o BRASIL EH superior aos EUA mesmo com asmediocres levantadoras porem eu acho que o BRASIL simplesmente achou que o campeonato havia acabado no jogo contra a RUSSIA infelizmente foi isso o que aconteceu. e voces podem ter certeza se a seleçao jogar hpje amanha depois de amanha contra as ameriocanas ganhará todas mesmo que de forma dificil esse 3x0 para as americanas nao foi normal e nunca sera

  15. Eduardo Garbo

    29/08/2011 14:21:30

    O jogo foi muito bom, porém a Dani Lins não levantou nada............ela não utilizou nossas jogadoras de meio e as bolas que estavam sendo levantadas para as ponteiras ficaram curtas e baixas.A Dani se queimou de novo, sempre pipoca na final. Fabiola merece a vaga.Vamos BRASIL!!!!

  16. Marcelo Silva

    29/08/2011 13:14:49

    Dani Lins a melhor levantadora....... tão de brincadeira...... !!!!!Até a "enorme" da Berg, joga mais que ela. Vai entender.Esta jogadora não pensa pra jogar, falta neurônios.

  17. Adilson

    29/08/2011 12:52:48

    Nosso grande problema foi o Brasil ter jogado contra os Estados Unidos na semi final, Naquele jogo, As americanas vieram preparadas para marcar nossas centrais, e deu certo, porém não contavam com a Natália durante o jogo inteiro, tanto que foi a maior pontuadora, porém no jogo da final elas vieram dispostas a marcar nossas ponteiras que não atuaram tão bem, porém não havia substituta para nenhuma delas. Acho que o tempo da Sassá já era, fazer fundo de quadra é função de líbero e é um desperdicio utilizar a vaga que poderia ser por exemplo da Jaqueline que bloqueia muito mais, ataca muito mais, recepciona e defende muito bem. Graças a Deus que foi para o Sesi, e a Jaque ficou no Osasco. Espero que a Tandara possa jogar como ponteira no Osasco, pois reserva da Hooker não joga.

  18. Andreia Ferreira

    29/08/2011 12:44:35

    Realmente a Dani Lins como melhor levantadora é inexplicável. Ou o mundo carece mesmo de levantadoras do nível de Fernanda Venturini e Fofão. Acho que o meio buraco hj na seleção é achar uma levantadora à altura do restante da equipe. A Fernanda Garay já mostrou que está apta a fazer parte do grupo e a Thaissa sacou e bloqueou muito bem. Mas a lacuna no levantamento, para mim permanece.

  19. Francisco Edson

    29/08/2011 12:34:03

    o saque do Brasil no feminino é como o passe de bola no futebol masculino, lento, devagar, quase parando, entende né? Hoje me dia, o saque é o principal fundamento para se ganhar um jogo, então ele tem de ser forte e com precisão. O Brasil precisa de jogadores com força no saque e principalmente no ataque. Ganhar jogo só com pingadinhas não vai a lugar nenhum. Lembra das atacantes da Rússia que nao tem nem ai, quando recebem bola no ataque metem a porrada na bola e fazem o ponto? Então acho que o Brasil deveria fazer do mesmo jeito. Precisamos de jogadores ponteiras fortes no ataque e tambem de melhores bloqueadoras e melhorar tambem a defesa, que anda meio precária.

  20. RODRIGO EUZEBIO

    29/08/2011 12:20:15

    Infelizmente é triste ver brasileiros que ficam pixando a nossa seleção. Vão morar no EUA e sumam do nosso país.Parabéns meninas não deu para ganhar, as americanas foram melhores e ponto. Vamos levantar a cabeça e seguir em frente, tem muitos campeonatos ainda.Garay parabéns, Thaisa arrebentou.Sou mais Brasil sempre.

  21. Guilherme

    29/08/2011 11:53:47

    Sabia que ia vir alguma idiota aqui se fingindo de jogadora da Rússia pra tirar sarro...kkkk

  22. Sérgio Queiroz

    29/08/2011 11:11:54

    O resultado maior é ter que ser campeão e vencer? O que as meninas fizeram durante o torneio inteiro não vale nada? Gente, as jogadoras e toda a comissão foram brilhantes. Infelizmente na final perderam para os EUA e ganharam 13 partidas invictas. Só perderam quando não tinham que perder mesmo. A gente cobra demais porque sabemos que é uma seleção vencedora juntamente com todo o voleibol do Brasil: Praia e quadra das duas modalidades, feminino e masculino, por isso que cobramos demais.A Dani Lins foi sem dúvidas e merecidamente a melhor levantadora, assim como a Fernanda Garay a passadora e a Thayssa. Lá, pelo menos, tem as pessoas que estão por lá para ver o nível técnico e estatísticas individuais de cada uma.Parabéns Brasil por mais esta taça, mesmo sendo de prata. O Brasil não deveria ter nem Bernardinho e nem Zé Roberto pq aqui nestas postagens estão cheio de técnicos....comecem a partir de hoje a mandar currículo...quem sabe conseguem????????????????????? E O blogueiro calou-se???????

  23. Rick

    29/08/2011 10:55:27

    Quanto recalque hein colega?

  24. guto

    29/08/2011 10:46:41

    dani é boa levantadora sim destribuiu muito bem, colocou bolas nos lugares certos e defende muito bem

  25. muciolo

    29/08/2011 10:27:13

    Aline, bem se ve que vc é uma pessoa despeitada. É melhor cortar os pulsos de tanta inveja da Dania Lins.Se a Dani foi eleita a melhor levantadora da competição, foi com base nas estatísticas em atuações no decorrer de todo o Grand Prix. E só você e algumas pessoas recalcadas não enxergam o óbvio, por não entenderem de volei, pois só viram a atuação dela no últmo jogo, quando perdemos. Parabéns meninas! Vocês foram brilhantes, porque nem sempre de vitórias se faz um grande time. Vamos para a copa do Mundo como uma das favoritas ao títulos

  26. gomes

    29/08/2011 00:42:09

    a dani evoluiu . as centrais estao bem .as pontas podem melhorar mas com todas existem mutias opções de jogo. isso é bom em um jogo contra usa para dificultar o estudo delas. sheila foi bem , não comprometeu , mas não foi a mesma de antes , fiquei preocupado ! mas ela é a SHEILA .fabi não é mais aquela de antes .!!!NA SUPERLIGA não tem mas essa de o rio super favoritoo osasco tem a jaque e a camila que dao mais consistencia ao passe do que o rio ,e tem uma potente MVP hoocker da moral pro time .e as centrais do osaco são melhores e mais altas . fabiola ta em melhor formad do que venturini ! e ai OSASCO está mais vivo do que nunca ....mari e nati muita potencia porém pouco passe..que time joga sem passe e sem um bom fundo de quadra ?

  27. gomes

    29/08/2011 00:33:00

    parabéns as meninas do brasil , o título não veio mas elas mostraram potencial .o jogo contra a rússia foi demais ,acho que na final faltou ao zé ferramentas para variar o jogo ... tinha poucas ponteiras ,, sassá passa muito mas perde no ataque . acho que a jaqueline toma a vaga dela ,pois passa bem embora não seja potente no ataque , porém seria uma opção! acho que o Zé deve acabar tirando a tandara da equipe e utilizar a natália ou a mari que já jogaram como opostas e assim levar a jaque pra proxima competição

  28. aline

    28/08/2011 23:11:02

    "Dani Lins, , acabou sendo escolhida a melhor levantadora da competição....e Fernanda Garay, principal passadora"Parem o mundo que eu quero descer!!! Dani melhor levantadora?? ta de palhaçada mesmo! Ela q ferrava com nossas atacantes...UóGaray eu nem comento.Faltou Mari e Paula nessa final...As melhores ponteiras do Brasil!!!!Talvez a historia fosse outra se elas tivessem jogado.

  29. jose estevam

    28/08/2011 21:45:06

    como pode uma equipe perder uma unica partida e ficar com o vice e outra que perdeu 3 partidas ser campeã? só num regulamento louco que beneficia as equipes de baixo da tabela.

  30. ///

    28/08/2011 21:39:41

    Eu não entendo porque nas cerimônias de premiação as brasileiras são obrigadas a usar uma viseira com o logo do patrocinador. Primeiro, é desnecessário porque obviamente o local é coberto, e segundo, o logo do patrocinador já está sendo exposto no agasalho, e terceiro, nas fotos não dá nem pra ver direito o rosto das jogadoras nas fotos por causa da sombra da viseira. Ou seja, acho tudo isso muito ridiculo e deixam as nossas belas jogadoras muito cafonas. Vou até reclamar isso pra CBV, porquê isso é totalmente desnecessário e existem outros meios mais discretos para divulgar o patrocinador sem ser muito extravagante.

  31. MARCELLO

    28/08/2011 21:23:58

    NOSSA!!!!!! PANI LINS COMO MELHOR LEVANTADORA?? COM A PANI Q DEU NA FINAL?? A LEVANTADORA AMERICANA MUITO MELHOR CONCORDA?? SEM FALAR QUE A FABIOLA SÓ ENTROU NO SUFOCO. SE ENTRASSE DO COMEÇO A HISTÓRIA PODERIA SER DIFERENTE!!!!!! FABIOLA, MUITO MELHOR Q PANI LINS!!!!!!!!! ACORDA ZÉ.............

  32. Ariel

    28/08/2011 21:18:23

    Dani Lins como melhor levantadura é o fim do mundo!!

  33. Diêgo

    28/08/2011 21:17:22

    Quero ver que irá parar Hooker na superliga!!!!!Acho que Osasco fatura esse ano, embora o principal problema continua lá....(Técnico)

  34. Dirceu

    28/08/2011 20:43:10

    Pra mim MVP tem um nome e é Jovana Brakocevic, 23 anos, 1,96 m, passa bem, defende bem, tem liderança e não é por acaso que fez mais pontos.

  35. manoel

    28/08/2011 20:37:17

    uma pena n o brasil n ser campeao...o grupo merecia...pois tinha ganhado todos as partidas,ao contrario do eua,e thaisa seria mvp...acho injusto esses criterios...quem ganha mais deveria ser o campeao...desde a fase classificatoria...com isso o brasil teria GANHO O ANO PASSADO E ESSE TMBEM...

  36. Maracus Aguiar

    28/08/2011 20:26:50

    Olha, o sujeito acordar de madrugada para ver os jogos da seleção feminina de voley e no final ver uma palhaçada daquela é simplesmente revoltante. Aliás só acompanhei por teimosia e por que não dizer sempre esperando uma melhora da seleção. Adversários medíocres chegaram a nos dar susto, exceto os EEUU que no primeiro jogo simplesmente jogaram para estudar nossos defeitos com as jogadoras em quadra. Quando é que os técnicos brasileiros (masculino e feminino) vão aprender a substituir os jogadores que estão jogando mal? Será que não tem substituto(a)? Se não tem por que levam? Nas outras seleções, quando o time está jogando mal é um verdadeiro rodízio. Considero Zé Roberto um dos melhores técnicos de voley do mundo mas já está na hora de mudar. Aí vem as Olimpíadas de Londres e desse jeito não vai dar.

  37. FLORIPA

    28/08/2011 20:01:03

    E aí Bruno vamos falar mau da sua queridissima levantadora Dani Lins que foi péssima hj !

  38. RÓGERSON

    28/08/2011 19:57:04

    O maior culpado pela derrota do Brasil foi o técnico José Roberto, só ele não viu que a Dani Lins não estava bem no jogo, a Fabiola jogo de mais e ele fez o favor de não coloca, ele é mt fraco para ficar na frente dessa seleção com tantos grandes talento.

  39. Marcos Santos

    28/08/2011 19:37:38

    Que nome, Hooker! Hooker em inglẽs não é uma giria para prostituta?

  40. paulo

    28/08/2011 18:38:53

    Voloch vc deve estar feliz prq a Dani foi eleita melhor levantadora kkkkkkkk mas convenhamos, o q vc axou do desempenho dela hj???? tanto passe na mao e um jogo buuuuurrooooooooooooooo

  41. Ricardo_SCCP

    28/08/2011 18:33:21

    Péssimo ano para o vôlei brasileiro !!! Campanhas ruíns nas categorias de base, a seleção feminina entregando em finais como sempre e a seleção masculina demonstrando queda de rendimento...

  42. TGM

    28/08/2011 18:31:18

    MESMO COM A DERROTA, TIVEMOS 3 DESTAQUES:BRASIL - 3 DESTAQUES INDIVIDUAISRUSSIA E SERVIA - 2 DESTAQUESESTADOS UNIDOS - 1 DESTAQUEDANI LINS CALOU A BOCA DE MUITOS! THAISA SUPERAR NO SAQUE LOGAN TOM E LARSON (DUVIDOSO?) E GARAY MESMO ERRANDO ALGUNS PASSES AINDA FOI ELEITA A MELHOR PASSADORA.DE FATO, EUA MERECERAM GANHAR: SACARAM, BLOQUEARAM E DEFENDERAM MELHOR. O BRASIL ENTROU EM QUADRA ACHANDO QUE A FINAL TINHA SIDO CONTRA A RÚSSIA E ESQUECEU DE JOGAR COM CONCENTRAÇÃO. MESMO ASSIM, PRATA! PARABENS!AGORA NÃO ENTENDI PORQUE O BRASIL SACOU SEMPRE NA LIBERO DAVIS (SUA FUNÇÃO É PASSAR) E PORQUE DANI NO SEGUNDO SET NÃO USOU NOSSAS CENTRAIS MESMO COM BLOQUEIO MARCADO! O SAQUE DO BRASIL É FRACO DEMAIS E ERRAM SAQUES DEMAIS. QUEM SOUBER A RESPOSTA DESSAS DUAS PERGUNTAS, MANDA RESPOSTAS! VALEU...........

  43. Renato Fogaça de Almeida

    28/08/2011 18:17:42

    Não deixou de ser uma eleição válida, mas creio que só dentro do selecionado dos EUA a gente já poderia encontrar uma maior merecedora que a Hooker, a Logan Tom por exemplo, embora eu acredite ainda que a legitima MVP deveria ser a Thaisa que só não levou o premio porque a FIVB não dá esse premio para jogadora de time que não leva o campeonato.

  44. Cabocla Jupira

    28/08/2011 18:11:09

    Bruno, não vai comentar o mico-prêmio-categoria nova "Galaxy" dado pra uma chinesa? Afe... Meus sais, sim?

  45. Emmanuel

    28/08/2011 17:52:45

    Faltou o blog antecipar tambem que a Dani entraria em total pane. Se vc tivesse me alertado, Bruno, talvez nem teria assistido ao jogo.

  46. Rodrigo Souza

    28/08/2011 17:45:09

    Ta ai a matadora de Osasco!!! Hooker!!A Fabiola com o passe na mão que a Jaque e Brait vai dar, ela vai DIVAR com Thaisa e Ade e detonar com a poderosa HOOKER que coloca a Sheilla apagão no Chinelo!!kkkkkkkkGo Osasco...Go Hooker...Chupa Brasil, menosprezou agora aguenta!!!

  47. Carlos Sena

    28/08/2011 17:36:02

    Às vezes ficou pensando: alguns comentários descabidos de algumas pessoas que só observam os resultados e não o processo como "um todo". Referi-mo a final do Grampix: o nosso jogo não "entrou". É necessário (só uma opnião) que analisemos o seguinte quando os E.U.A. jogam contra os nossos atletas, eles assimilam a derrota e corrigem os erros, adaptando-se rapidamente ao esquema tático. Assim, temos que planejarmos uma forma de supreendê-los, pois talento não nos falta e nem organização dentro do voleibol. É só um breve comentário. respeitemos os nossos companheiros e companheiros de quadra.

  48. Gamova - Rússia!

    28/08/2011 17:31:25

    Olá brasileiros (as) fãs das Meninas Verde-yellowzada. É o seguinte: até deixamos seu timeco ganhar pra ver se muda de vida. Mas ñ é que ñ deu outra: Vcs realmente sabem fazer jus a um belo segundo lugar. Sou fã do jeito como vcs valorizam tanto o segundo lugar. Parabéns! a Seleção e o técnico mais vice de todos os tempos! Agora, qdo vcs ganharem uma finalzinha, verão também que ser o primeiro não é mal e não dói. Pensem nisso! Ah, os palhaços também gostam de pipocas.... Um fraternal abraço da Gamovinha!

  49. Cibele

    28/08/2011 17:21:35

    A premiação no volêi é e sempre foi uma piada. Não dá pra levar a sério mesmo. Pani Lins melhor levantadora?. Pára, pára tudooo! Tá certo que ela não foi a culpada pois a Sheila simplesmente desapareceu neste Grand Prix justamente quando se precisava mais dela. Thaisa saca bem, mas tem jogadora que saca muiiito melhor que ela. Enfim....

  50. Adampsycho

    28/08/2011 16:32:01

    todo mundo sabe que as melhores levantadoras era a russa naturalizada peruana, taqueshita e tomkom. Mas a FIVB só premia quem vai pras finais. Totalmenete injusto, por que isso contraria a semântica da palavra: melhor.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso