Blog do Bruno Voloch

Fernanda Garay estava no lugar certo, na hora certa e foi a melhor em quadra

Bruno Voloch

O Brasil fez diante do Japão uma de suas melhores partidas no Grand Prix.

Foi perfeito taticamente e ganhou com sobras. Não foi ameaçado e teve a partida sob controle nos 3 sets.

Sem Mari, contundida, Zé Roberto escalou Fernanda Garay de ponta. A jogadora do Volei Futuro atuou muito bem, com personalidade, chamou o jogo e foi disparada a melhor jogadora em quadra com 17 pontos, 14 de ataque e 3 de bloqueio.

Provavelmente para o jogo contra os Estados Unidos, Mari deverá ainda ficar de fora e Garay terá a chance de atuar diante das norte-americanas.

É cedo, a Copa do Mundo será apenas em novembro no Japão, mas Garay está se garantindo na competição após atuações mais do que convincentes no Grand Prix.

A Copa do Mundo garante aos 3 primeiros colocados, a classificação para a Olimpíada de Londres.

Mas voltando ao Japão, Garay estava no lugar certo e na hora acerta.

Ela jogou a última temporada no NEC e conhece bem o estilo de jogo das japonesas. Talvez, também por isso, tenha realizado uma partida tão boa.

Não poderia ser injusto e deixar de falar em Thaísa. Nossa central fez novamente um jogo muito regular e me impressiona sua forma física e técnica.  

Mas hoje o dia foi de Fernanda Garay.

  1. Edson Geraldino

    07/11/2011 23:09:26

    VOLOCH qual é?! vc nem vai falar da reapresentação da Stacy em Araçatuba?? prq?!! aa,é time do interior né..!!!

  2. prm25

    26/08/2011 10:55:01

    A Garay está mesmo fazendo um ótimo Grand Prix!!!! Mas acho que a Jaqueline não deveria ser descartada não, o que deveria ser repensado é Paula Pequeno e Mary juntas!!!! Ambas apresentam os mesmos pontos fortes e fracos também, interessante seria Garay e Jaqueline juntas!!! Aí a bola não cai nem a pau!!!!

  3. Rodrigo

    26/08/2011 09:25:38

    Simplesmente joga demais..... Deixou a Mari e Paula no BANCO mesmo.....

  4. Gustavo Valle

    26/08/2011 08:50:13

    É indiscutível a boa apresentação que vem sendo feita pela Garay, mas não de pode esquecer todo o histórico da Mari na seleção. É verdade que ela é irregular, mas já foi decisiva em vários jogos.Recupera logo, Mari.

  5. Emerson Fonseca

    26/08/2011 05:25:14

    Vimos hoje uma grande seleção em quadra. Contra os Estados Unidos, não tivemos grande atuações individuais, mas deixou claro a todos que tecnicamente o Brasil é superior a qualquer outra seleção do mundo. USA entrou no jogo com força total, mas logo nossas meninas se adaptaram a forma de jogar das Americanas. Dani Lins soube distribuir bem as nossas centrais principalmente a partir do segundo set, deixando nossas ponteiras mais livres para o ataque. Parabéns pela atuação da Nathália, que aos poucos está se soltando em quadra e nos próximos jogos vai dar muito trabalho para as adversárias. Um recado para nossas centrais Fabiana e Thaísa: "...vocês são as melhores do mundo...". Quanto a Garay sobra confiança e muita força no ataque.... . Que venham as Russas.Emerson Fonseca.

  6. josé dirson

    25/08/2011 22:40:25

    A CARAY SO JOGOU PORQUE A MARY MACHUCOU, ENQUANTO TIVER A MARY A JAQUE E A PAULA , NINGUÉM TEM VEZ. ESSA SELEÇÃO É UMA VERDADEIRA PANELA, DEPOIS CRITICAM A MASCULINA, MAS O BERNARDO NÃO TEM MEDO E SEMPRE RENOVA SEUS CICLOS, PERGUNTO A QUALQUER PESSOA ENTENDIDA EM VOLEIBOL OU QUE JÁ JOGOU: SÁSSÁ NA SELEÇÃO? ADENIZIA? PELO AMOR SEU ZÉ ROBERTO TENHA CORAGEM E RENOVE A SELEÇÃO, ESSA QUE TÁ AI AINDA E RESQUÍCIO DO MARCO AURÉLIO MOTA!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Antonio Inacio

    25/08/2011 22:18:33

    è isso mesmo,passadoras excelentes temos sim,a Sassa, mas precisamos de ataque forte e alto,a Mari neste quesito é nossa melhor opção em jogo !

  8. Filipe

    25/08/2011 21:23:20

    ficar mostrando os dentes o tempo todo, gritando e pulando não ganha oque ganha jogo é bola na quadra adversária e isso ja sabemos que MARI faz i mto bem..ah e outra o gesto q MARI fez achei bem feito pra pessoas q a críticam tanto como vc..cale-se,,cale-se kkkkkkk

  9. Renato

    25/08/2011 21:02:36

    Voce tem assistido e acompanhado os jogos da seleção, acho que vc ta viajando na maioneze a jaqueline não esta na seleção como ela vai da o lugar dela pra garay

  10. Fernando

    25/08/2011 21:00:12

    Menos cara bem menos pra começo de conversa a jaqueline ne na seleção está

  11. Renato

    25/08/2011 20:57:25

    Homem a mari não vai fazer a menor falta, pelo o contrario se o brasil pegar a Rússia na semifinal, ao menos a mari não vai contribuir com o time o russo para o brasil perder

  12. Acme

    25/08/2011 20:52:31

    Interessante as sugestões aqui comentadas. A de testar as reservas contra os EUA poderia ser boa. Vamos lá:Vantagens- Escalar reservas e dizer pra elas: É pra ganhar o jogo! Vai testar o comportamento e a atitude das jogadoras.- Preservar algumas das titulares que estão sobrecarregadas.Desvantagens- Perder a oportunidade de pressionar as titulares num jogo de alto nível contra os EUA. Especialmente Dani Lins.- Alguém vai falar: "ah, mas então entregou o jogo?" no caso de perder a partidaContinuo achando que tem que entrar para ganhar! Com o time principal! E testar a atitude e comportamento das jogadoras. Eu vejo a seleção evoluindo no campeonato, embora ainda perceba que faltam detalhes importantes, individuais e coletivos. Mas isso é pra ser assim mesmo, ganhar o Grand Prix não é objetivo, não é causa de batalha. Temos dois passos importantes: (1) Ganhar a vaga p/ Londres e (2) Treinar para chegar lá e evoluir até a final, quando o time tem que estar no ápice doplanejamento.

  13. Marcelo

    25/08/2011 20:13:46

    desculpe, mas os ataques da Mari nao sao superiores aos de Garay mesmo!Vejamos as estatícticas e os aproveitamentos de cada uma.Se rir nao ganha partida, a inanição so atrapalha.Mari nao tem condições ainda de ser titular absoluta da seleção.Até Paula Pequeno que tem uma recuperação física bastante lenta está superior à MAri.Caso esta consiga jogar como em 2008 ok, maravilha, caso contrário, sem chances.Mari é a jogadora mais fria do Mundo todo. Cansa!

  14. Jamesson

    25/08/2011 19:30:04

    A mari logicamente esta pecando e muito na recepção do saque , quanto a isto não ha o q descutir, mais porem no ataca é e muito superior a Garay, ou seja seus erros são compensados pelo bom ataque q tem em momentos importantes . Espero profundamente q a mari supere todas as adversidades e mostre mais uma vez , que brincadeiras e sorrisos não vecem uma partida agora seriedade sim .Força mari estou torcendo por vc....

  15. Nininho

    25/08/2011 18:51:51

    Neneca na seleção!Essa joga muito, é a nossa Mireya Neneca.

  16. Naty

    25/08/2011 18:43:08

    No meu entender, o melhor jogo do Brasil até agora, foi com a Itália, em todos os aspectos. Apesar da vitória de hoje, por 3 a 0, contra o Japão, acredito que as meninas não mantiveram a concentração, como ontem, e pecaram em certos momentos no passe que continua irregular. Devemos louvar a recuperação que a equipe tem tido, quando as adversárias passam à frente no placar mas isso resulta em desgaste emocional e físico que poderia ser evitado, se a equipe fosse mais regular. O dia hoje foi de Fê Garay que alia os atributos de técnica, força, vigor físico e impulsão com uma alegria e raça incríveis, elementos que suas colegas nem sempre demonstram, em quadra. Pena que a levantadora ainda não acertou a "mão" nos passes para a Sheilla, que tem de fazer "acrobacias" para dar conta do recado e fazer os pontos que o time espera e precisa, o que nem sempre é efetivado. Daí vermos uma Sheilla regular e meio apagada, longe da imagem da jogadora "mortal" e "certeira" que ela nos passou em outras competições. A "briga" entre as ponteiras vai revelar quem tem ou não condições de seguir em frente com a seleção, nos próximos torneios. Mas hoje a comissão técnica vai ter de tomar a decisão mais difícil desse Grand Prix: qual a tática a ser adotada contra os EUA. Se perdermos ou ganharmos dos EUA, poderemos enfrentar a Rússia na semifinal pois agora o outro grupo "embolou" com a derrota das russas para a Sérvia. Outra decisão a adotar é quem jogará: as titulares ou as reservas. Da melhor decisão a ser tomada, dependerá o caminho da seleção brasileira nesse Grand Prix .Que Deus dê sabedoria para a comissão técnica tomar suas decisões.

  17. Pedro

    25/08/2011 17:58:00

    Pra mim as ponteiras que tem que ser titular do Brasil e a Fe Garay e a Mari

  18. João

    25/08/2011 16:58:20

    Quem acompanha o volei nacional já sabe que é a Fernanda Garay... somente isto, a última superliga que participou rankeou em todos os fundamentos, sendo umas das maiores pontuadoras, portanto nunca teve chance na seleção, este brilho de agora não é novidade e nem culpa dela, até que em fim deixaram ela fazer o que sabe, que é jogar bola e muita bola. Os paneleiros sempre atenuou a qualidade dela, desqualificando como esta matéria. Ela não está jogando bem só com o Japão, acorda não é de hoje que vemos estas matérias tendenciosas, elas também existiam na superliga retrasada, quando a Garay rankeava, ela já está acostumada a isto! O jogo dela está me lembrando da Hilma, inclusive a explosão de ataque!

  19. Marcelo

    25/08/2011 16:56:38

    E eu pensando que a ótima GARAY tinha conquistado finalmente a vaga no lugar de MARI... Me enganei! Se Mari nao estivesse com esse estiramento, provavelmente seria a titular, mesmo passando super mal (ela nao aguentaria os saques de SAORI e de todo o JAPAO) e com ataques que oscilam entre bons e péssimos. GARAY é a cara da seleção: Vibra, saca, ataca e PASSA. Gente, sem passe nao dá e Mari nao tem passe, por mais que venha jogando a bilhoes de anos como ponteira.ATé pra ela mesmo é pessimo q seja a titular pois em TODOS os jogos ela passava pela frustração de NUNCA terminar o jogo em quadra. NUNCA. Observem que MARI em NENHUM jogo foi regular, NENHUM. Em Todos ela começava bem e depois descia ladeira abaixo ate o ze ser obrigado a substituí-la, parecia que ele tinha obrigaçao de deixa-la em quadra. ME POUPE!Saudades do tempo em que ela era OPOSTA, nao precisava passar e so atacava. PRONTO! ela precisa voltar a esta posição. Sinto muito se vai disputar com Sheila a vaga, mas a realidade é que ela é melhor pela saída, sem obrigações de passe.

  20. CLAUDIO - TORCEDOR DO VF

    25/08/2011 16:51:10

    É a prova do que eu postei há algum tempo. O VF vai arrebentar na superliga. Garay sobrando, PP4 retomando seu jogo. Ana Tiemi evoluindo nas maos do Paulo Coco. Centrais de qualidade. Joycinha dando conta do recado. A nmelhor libero do mundo - Stacy. Um banco excelente. Só vai dar VF. Em tempo: O maculino arrebentou com o Santo André na noite de ontem. Lorena, Bob, Piá, Vini, Michael, Ricardinho e Dentinho deram show no reencontro com a torcida. Avante VF

  21. volobrocha

    25/08/2011 16:14:22

    sem comentarios para a nossa jogadora Garay, ela simplesmente acabou com Paula Pequeno, Mary e Jaqueline ... além de ter um exelente ataque, ela mostra um passe e um bloqueio pra la de ótimo ....

  22. Rodolfo

    25/08/2011 16:06:15

    Onde vc viu a Mari chorando? Coitada, queria ver também.

  23. NOBREGA

    25/08/2011 15:27:54

    garay foi bem interessante.mas estava na dúvida se ela iria jogar assim.pois pensava pelo seu tamanho, 1,80, baixa para os padroes de ponteira, e bloqueio, se ela iria ser util, e me enganei. acontece que a mary, e lenta demais, e alta otimo blouqueio, mas e lenta e nao tem consistencia no passe, infelizmente, uma otima jogadora dessas, qeu vc nao confia muito, e salta muito pouco. incrivel, como ela salta pouco.a garay, apesar de baixa, salta bem, vamos ver como se sai em jogos como a russia e EUA. A Garay tambem e bem mais rapida do que a paula e mary. o que esta faltando a seleçao e rapidez, veja como a garay e rapida em relaçao a mary e paula.vamos ver amanha falaremos quando o jogo acabar.

  24. Leonardo

    25/08/2011 14:59:38

    Muito cuidado com essa declaração ;a Russia foi a primeira, pode nao esta na fase final neh (leia os outros post do Voloch)...,Brasil ja classificado beleza... Sou mais o Brasil entrar com tudo e tentar ganhar porque senão depois pode cair na semi final com um time inferior viu escute o que eu estou falando ...

  25. Renato Fogaça de Almeida

    25/08/2011 14:53:27

    Apesar de torcedor do Osasco e fã da Jaqueline, sou obrigado a concordar com voce...hoje a Garay é muito superior à Jaque e com as atletas escolhidas pelo ZR para serem nossas ponteiras, nem sinto falta dela.

  26. Renato Fogaça de Almeida

    25/08/2011 14:50:39

    Concordo com voce. Torço pela rápida recuperação da Mari, que certamente não será mais a tempo desta competição, mas acho que ela realmente não fará falta. A Garay tá comendo a bola e isso desde os jogos militares, onde, na minha opinião, foi a melhor jogadora do torneio. Dá gosto ver essa menina jogar!

  27. Lioubov Sokolova kilic

    25/08/2011 13:40:07

    Isso mesmo, tem umas jogadoras ali que pelo amor de Deus viu...parece que nem gostam de jogar. Viram bola e nem um sorriso esbanjam...pra que isso gente? Depois quando ganha olimpíada ainda tem coragem de mandar os outros calarem a boca...que moral ela acha que tinha pra fazer aquilo? O brasileiro é alegre, espontâneo, vibrativo, se não quiser jogar assim deveria ter se naturalizado na Rússia, acho q nem lá elas são assim. Fora Mari...

  28. Torcedor

    25/08/2011 12:59:24

    Amanhã veremos se a Garay tem condições de ficar como titular na seleção !!! Vai enfrentar uma equipe de mesmo nivel Técnico que o Brasil e com um otimo Bloqueio Torço muito por ela #PracimadelasGaray

  29. Dhiego

    25/08/2011 12:44:13

    Incrivel ne como esse povo muda de opinião rapid a pouco tempo stavam reclamando quando ZRG tirou a mari pra pro a garay em um certo jogo ai, formam sua opinião muito de momento ne!

  30. Carlos E

    25/08/2011 12:37:47

    Também acho que ela precisa ser testada contra blocks mais altos, mas isso nao diminui suas boas atuações até agora. As outras pontas nem contra esses blocks mais baixos conseguiram se destacar como ela. Fora que tá sendo o único passe decente da seleção, incluindo o da Fabi que está horroroso.

  31. Leonardo

    25/08/2011 12:08:35

    Elá é demais,pra mim a melhor jogadora da seleção.Jaqueline devia dar o lugar pra Garay.Mari é excelente pontuadora,mas o problema é que mari erra muito e Garay é a que menos erra.

  32. EDSON

    25/08/2011 11:59:20

    hj a seleção russa foi massacrada pela servia 3x1 gamova esta peqna diante das servias, nicolic e companhia!!

  33. Luciano

    25/08/2011 11:51:53

    É bom ver novas jogadores destacando na seleção feminina. Não podemos ficar dependentes de meia dúzia de jogadoras já rodadas. Fico feliz pela personalidade da Fernanda Garay, vem comendo pelas beiradas e aos poucos vai tomando conta da posição de titular. Espero que ela voltando ao Brasil em competições nacionais continue neste nível para atuar no Volei Futuro, caso isso ocorra a equipe é séria candidata a derrubar a hegemonia do Rio de Janeiro.

  34. muciolo

    25/08/2011 11:44:29

    Voloch, sempre acreditei na potencialidade da Fernanda Garay, mesmo quando ela jogava no Minas e no Pinheiros, equipes teoricamente inferiores e com menos investimentos do que os times de ponta como o Osasco e o Unilever. Ela sempre se destacou em algum dos fundamentos. E com todo respeito que a Mari merece, ela nem precisa mais voltar ao time para jogar nesta reta final do Grand Prix, porque Garay dará conta do recado. é boa na linha do passe, defesa, bloqueio e no ataque, além de ser vibrante.

  35. Cicero tocchio

    25/08/2011 11:40:40

    Fernanda Garay sem dúvidas que é umA boa jogadora e com potencial para crescer mais, no entanto o seu principal diferencial e a sua ALEGRIA, ao meu ver ela tem a cara do BRASIL. Estava faltando alguém que nos representasse nesse quisito, alias ela e a Marcia Fú ao meu são parecidas.Que DEUS continue abençoando nosso volleyboll.

  36. Cleyccianne

    25/08/2011 11:38:15

    Gente a Garay ta babadeira.Se ela jogar nas finais e se destacar também, Jaquelina,Mari,Paula...vão ficar com a cara na poeira e terão que suar a camisa.Vai Garay...precisamos de vc .quero Brasil x Russia nas semis.Quero ver Gamovão chorando....

  37. Alex

    25/08/2011 11:36:45

    Concordo que Garay está surpreendendo cada vez que é acionada. Acredito que a passagem pelo Japão a fez amadurecer bastante. Até pq enquanto estava no Pinheiros, mesmo em várias ocasiões sendo uma das maiores pontuadoras do campeonato nacional, dificilmente era reconhecida. Enfim, agora minha grande dúvida e penso ser a de muitos também é sobre essa "disputa" para as vagas de ponteiras que fica cada vez mais acirrada. Vejam, Londres está chegando e já podemos começar a pensar no time que representará o Brasil. Vcs acreditam que Jaqueline ainda tem chances de voltar? Afinal, não seria injusto dispensar Garay que participou de toda a preparação e colocar uma jogadora "topetuda" que sente-se no direito de ir e voltar quando bem entende. Sem contar que Garay nas estatísticas dessa primeira rodada da 2 fase está em primeiro lugar em recepção. Bom, espero que o ZRG tome a decisão mais justa nessa ocasião.

  38. TGM

    25/08/2011 11:25:19

    O Brasil peca e muito no passe! Não temos ponteiras passadoras! Somente a Garay que se salva! Mari, Paula e Nathália são pessimas passadoras. Com Mari e Paula lesionadas (que sina das duas heim), o Brasil vai sofrer e muito com a Nathália no passe! Mas de fato, parabéns Garay!!!!!!!!!!!!!!

  39. Paulo Jorge Dumaresq

    25/08/2011 11:15:01

    Se Zé Roberto for coerente e justo não deixará Fernanda Garay de fora nas próximas partidas do Brasil no GP.Na minha opinião, Garay é superior à intragável Mari.

  40. diego

    25/08/2011 11:05:08

    #GaraynelasNão só a personalidade, mais o que mais me entusiasma ver Garay jogar é o carisma dentro de quadra, sempre sorrindo chamando o jogo, ouvido e sabendo fazer bem o que passam para ela. Nada contra Mari, que gosto muito jogando, mais essa cara mais feliz e pra cima da Garay nos anima acordar de madrugada para assistir uma partida de voleibol.

  41. Tetsuko

    25/08/2011 11:02:36

    Fernanda Garay já está em primeiro em recepção e segunda em aproveitamento de ataque nas estatisticas da FIVB, a estrela de Garay brilha muito neste GP. Torcida para que o Brasil atropele os EUA e depois a Russia. E com meus poderes paranormais prevejo Brasil e Sérvia na final.

  42. Givanildo

    25/08/2011 11:01:23

    Ja que o brasil ja está classsificado deveria contra os Estados Unidos usar todo o banco de reserva ou seja deixar os estados unidos assumirem o primeiro lugar não por medo de pegar as russas mas sim pra russas provarem da estrategia delas de entregar o jogo pra times fracos. Se Zé Roberto não uasar as atletes que estão no banco vai sobrecarregar as titulares pra uma possivel final as titulares está 100% fisicamente amanha contra os estados unidos vai ser um jogo desgantante vai exigir muita força por isso ja que as brasieiras ja estão classificadas nada mal usar as reservas agora seria a hora ideal pras titulares assistirem o jogo contra os estados unidos nessas alturas as americanas ja estudaram as brasileiras els estão preparadas pra jogar contra o time titular do brasil se ogarem contra as reservas do brasil ae já é um jogo que elas vão ter que estudar em cima da hora.

  43. volei

    25/08/2011 10:57:04

    O VF acertou em cheio na contratação Garay....se ela manter o nivel....o VF não vai deixar a desejar em relação as ponteiras...com PP4 e Garay, o RJ vai ter Mari e natalia e Osasco jaque e tandara........essa superliga vai ser boa.....mas voltando a seleção o Brasil mostra que tem um grupo forte e que não depende de apenas uma jogadora...faz um tempinho que sheilla não é maior pontuadora e nem melhor da partida mas o Brasil segue vencendo....vamos torcer pela rapida recuperação da Mari, deu dó ver ela chorando daquele jeito ontem....ela sempre forte e que nunca demonstra seus sentimentos, ontem não segurou a pressão...#forçamari

  44. Diogo

    25/08/2011 10:55:49

    Também gostei da atuação da Fernanda Garay e sinceramente espero que ela continue bem e com o tempo que melhore, porém sendo bem realista nós só vamos saber se ela realmente veio com tudo quando jogar contra Rússia.Passar pelos paredões russos é mais complicado do que passar pelos "paredões" japoneses. Lembrando também que uma atleta não precisa apenas atacar, têm o passe, defesa, bloqueio... e nesses quesitos Garay também foi muito bem contra o Japão.

  45. Leh

    25/08/2011 10:52:04

    Fernanda Caray vc é FODA!...SAI "MAnca"RI... entra novamente Caray... :D

  46. Cidão

    25/08/2011 10:42:16

    Ele ta certo eu acho que pra final do grand prix deveria ser ela e a Mari nas pontas ja que a Paula ta com aproveitamento de 15% a cada 20 bolas que ela recebe ela poem 2no chão começou tão bem o Gp mais voltou a ter atuações sem graças e até passe ela ta errando pra mim é hora de renovação ela já deu o que tinha que dar é Garay e Mari futura dupla de ponteiras campeãs !!!!!!!!!!!!

  47. vilma

    25/08/2011 10:37:58

    Garay esta jogando muito bem, mas contra seleções baixas agora quero ver enfrentar usa e russia q são seleções altas e com bom bloqueio, pra mim ela estara entre as ponteiras pra copa do mundo mas pra fazer o papel da sassa na epoca boa dela.

  48. Matthew

    25/08/2011 10:21:10

    Garay é disparada a melhor ponteira em atividade hoje no Brasil. Da lhe Garay e vamos la Brasil.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso