Blog do Bruno Voloch

Falta de planejamento tirou Unilever do mundial de clubes; prevaleceu a filosofia de José Roberto Guimarães

Bruno Voloch

O planejamento da Unilever foi por água abaixo.

Ao contratar Natália, manter Sheilla e Mari no elenco e trazer Fernanda Venturini de volta, o time carioca tinha como principal objetivo conquistar o mundial de clubes, título inédito na história do clube e que Osasco, rival direto, ainda não conseguiu.

No início do mês, como é de conhecimento geral, o clube anunciou que estava desistindo da competição pelo fato de não poder contar com suas principais jogadoras que não serão liberadas pelo treinador da seleção, José Roberto Guimarães. 

Estranho.

Como um clube tão tradicional e com estrutura invejável não tinha um plano B ?

A Unilever encontrou na falta de um time competitivo, a desculpa para não jogar o sul-americano. Valeskinha, Amanda, Regiane e Fernanda Venturini estariam à disposição de Bernardinho, mas o clube preferiu desistir do campeonato. Uma pena, fora a covardia. A fragilidade é tão grande dos adversários no sul-americano, que uma equipe recheada de juvenis seria suficiente para o time ser campeão e jogar o mundial. 

Por essas e outras é que não dá para responsabilizar o técnico José Roberto Guimarães e colocar na conta dele a desistência do time carioca. Seria covarida.

Zé Roberto está corretíssimo mantendo em primeiro lugar os interesses da seleção brasileira.

O erro de planejamento foi grave por parte da Unilever. O calendário nunca foi alterado e já se sabia com antecedência a data do sul-americano, do pan-americano e do mundial de clubes, ou seja, o clube carioca jogou com a sorte. Perdeu.

A CBV não quis se envolver e fez bem.

Se a seleção masculina vai jogar o pan com um time B, a seleção feminina terá o time A. Bernardinho e Zé Roberto pensam diferentes e ninguém na confederação tem coragem de se meter no assunto.

Bernardinho e Zé Roberto não se suportam e pender para um dos lados, seria abrir uma nova crise no vôlei brasileiro.   

Osasco, vice-campeão brasileiro, poderia substituir a Unilever, mas também estará sem suas estrelas para jogar novamente o mundial.  

O que não pode é o Brasil, líder do ranking mundial, ficar sem representante no campeonato sul-americano de clubes feminino.

O sul-americano será jogado em Lima no Peru entre os dias 27 de setembro e 2 de outubro. Como conquistou o título da superliga na última temporada, o Rio de Janeiro seria o representante do Brasil na competição.

A competição classificará o campeão para jogar o mundial em Doha no Qatar entre 8 e 12 de outubro. Já estão classificados para a competição o VakifGunes da Turquia, Rabita Baku do Azerbaijão, Chang da Tailândia, Kenia Prisons do Quênia e Las Criollas de Caguas de Porto Rico.

  1. reol

    31/07/2011 20:08:28

    O SOLLYS /OSASCO GANHOU A VAGA E VAI SER MUITO BEM REPRESENTADO PELAS JOGADORAS EXPERIENTES COMO JAQUELINE,JU COSTA,KARINE(LEVANTADORA) QUE NA MINHA OPINIÃO É MELHOR QUE FABÍOLA, CAMILA BRAIT(SHOW DE BOLA),E AS NOVATAS QUE ESTÃO CHEGANDO DO JUVENIL.SAMARA E OUTRAS......É VER PARA CRER SOLLYS /OSASCO CAMPEÃO.= SUL AMERICANO DE CLUBES.....TODAS JOGAM MUUUUUUUUUTA BOOOOOOLAAAAAAAAA........JAQUELINE COMANDANDO OSASCO ..FORÇA JAQUE..........

  2. ////

    27/07/2011 17:35:55

    Infelizmente o Unilever desistiu do Sul-Americano, pois o time tinha tudo para ser campeao mundial. Eles desperdiçaram essa grande oportunidade. Espero que outro clube brasileiro como o Osasco (2º lugar na Superliga) ou o Volei Futuro (3º lugar) herdem a vaga do Unilever, pois o Sul-Americano de Clubes sem nenhum clube brasileiro seria muito ridiculo e lastimavel. O Brasil precisa mostrar sua força no volei tambem pelos seus clubes.

  3. Leandro Alves

    27/07/2011 10:47:43

    O "pobre" Zé Roberto só é bicampeão olimpico e faz muito bem em não liberar ninguém, o objetivo é a copa do mundo que classifica os tres primeiros colocados para Londres 2012 e ele com certeza quer que todas cheguem no mesmo nivel no fim do ano, no auge mesmo!.....Aliás o Zé é muito sensato em suas atitudes, dentro e fora de quadra, tem caráter e educação, tem esse grupo na mão e tem todo o direito de fazer o que bem entende.

  4. reol

    27/07/2011 09:46:32

    TRATA-SE DE CAMPEONATO DE CLUBE E NÃO DE SELAÇÃO BRASILEIRA ,PORTANTO A SELEÇÃO B NÃO PODE IR ENTENDEU.... ULLY KAROLINE? TEM QUE SER AS REPRESENTANTES DO CLUBE....E NO UNILEVER TEM MUITA GENTE BOA QUE JOGA D++++++++COMO A MULHER DO BERNARDO QUE AGORA É A ESTRELA LEVANTADORA DO CLUBE.POR Q NÃO VAI O UNILEVER?

  5. GRACA

    26/07/2011 19:32:12

    O MUNDIAL DE CLUBES MASCULINO E FEMININO SERÁ EM OUTUBRO, ASSIM COMO OS JOGOS PANAMERICANOS MASCULINO E FEMININO TAMBÉM SERÃO EM OUTUBRO.PORQUE O SESI vai poder disputar o MUNDIAL completo e o UNILEVER NAO?O SESI está de parabéns, investiu muito, montou uma constelação de ESTRELAS DO VOLEIBOL, tem a MELHOR LINHA DE PASSE DO MUNDO: SERGINHO, MURILO(o melhor jogador do mundo e completo em todos os fundamentos) e LEO. SANDRO, um levantador de muita tecnica e criatividade,Walace: um OPOSTO versátil que vira bolas TANTO NA FORÇA QUANTO NA MALANDRAGEM e p/ completar dois MEIOS de REDE de muita experiência internacional para fechar a rede. Sem contar a cetgoria do TÉCNICO GIOVANE, bicampeão olímpico.Porém, nada desse investimento valeria de nada se BERNARDINHO não liberasse a ESTRELAS do SESI para a disputa do mundial, como ZE´ROBERTO quer fazer com a unilever.não tenho dúvidas de que a culpa seja de CBV e do Zé Roberto Guimarães, de não quererem liberar jogadoras para a disputa do MUNDIAL DE CLUBES. Vimos recentemente que 3 seleções diferentes, disputaram campeonatos diferentes e foram fianlistas em todos: OURO na COPA PAN-AMERICANA, OURO NOS JOGOSMUNDIAIS MILITARES e PRATA na YELTSIN CUP. Isso prova que a UNILEVER poderia disputar o MUNDIAL com: SHEILA, MARI, NATALIA, JUCIELY, VALESKINHA, FABI e FERNANDA VENTURINI e a seleção Brasileira o PAN com FABÍOLA, DANI LINS, THAISSA, FABIANA CLAUDINO, ADENÍZIA, CAMILA BRAIT, JOYCINHA, TANDARA, PAULA, SASSÁ, GARAY e SUELE. Sem prejuízo nenhum, tanto UNILEVER quanto a sleção brasileira estariam bem representadas

  6. yurivolei@uol.com.br

    26/07/2011 18:48:11

    Não concordo que tenha havido falta de planejamento por parte da Unilever. O planejamento e o investimento foram de primeira.De "quinta" foi a atitude do Zé Roberto em não liberar as jogadoras que estão servindo a seleção. Que com o time reserva, o título sulamericano seria certo.E o Mundial? Montar um time para parar na metade do caminho com as pretensões?O time foi montado com o objetivo não apenas de ganhar a Superliga, mas sim os torneios internacionais de clubes.Triste será se por causa disso, a Unilever e outras empresas cancelarem os patrocínios.Egoísmo e picuinha pobre do Zé Roberto.

  7. yuri

    26/07/2011 18:44:07

    Por pensamentos assim que os clubes perdem patrocínio.O time foi montado com o objetivo não apenas de ganhar a Superliga (que como você disse, não é importante) mas sim os torneios internacionais de clubes.Triste será se por causa disso, a Unilever e outras empresas cancelarem os patrocínios.Egoísmo e picuinha pobre do Zé Roberto.

  8. Marcelo Fuka

    26/07/2011 14:27:44

    Curioso... os clubes é que pagam os salários dos jogadores. Concordo. Mas qual seria o salário deles sem a projeção que uma participação em uma seleção nacional proporciona? E isto vale para volei, basquete, futebol... Quando convém, fazem de tudo para estar lá... inclusive CLUBES, por trás dos panos, fazem jogo de bastidor para valorizar atletas e depois ficam com esse nhenhenhé...

  9. Jonatas

    26/07/2011 14:11:50

    Se o Zé está corretíssimo mantendo em primeiro lugar os interesses da seleção, a Unilever tbm está corretissima em não participar. A idéia é disputar pra vencer, e com as reservas eles nao conseguiriam. Foi sensato, melhor nao ir, do que ir e passar vergonha.E sobre o ''erro'' em nao poupar Mari e Paula no GP pra usar no mundia... nao ia mudar nada, pq o Brasil tbm nao ganhou o GP que elas disputaram pelas metades. No mundial o Brasil só perdeu a final, que tbm nao teriam Paula ou Mari caso a contusao tivesse acontecido semelhante ao GP.

  10. felipe

    26/07/2011 12:46:46

    É por causa dessa briga de comadres que os patrocinadores se afastam os clubes e a superliga decai. Num torneio como o Pan que as seleções dos Eua e Cuba não estarao com força máxima, abrir mão das atletas da Unilever não faria tanta diferença, já que teriamos Paula, Jaque, Tandara e Joycinha além da Garay para representar o Brasil no lugar de Sheilla, Mari e Natália

  11. Mauro Mendes

    26/07/2011 10:20:42

    No dia em que a CBV passar a pagar os salarios das atletas que estão a disposição da seleção brasileira uma situação como esta jamais aconteceria,como pode haver interresse por parte dos patrocinadores se eles pagam os salarios de toda uma temporada de seus atletas e só tem eles a sua disposição metade de uma temporada.Qual empresa privada pagaria a um funcionario todo mes e teria ele a disposição de outra entidade com ela arcando com o onus dos salarios?Os clubes precisam fazer alguma coisa para modificar a situação atual.O volei é um esporte profissional com salarios altos e esta temporada de 6 meses de um atleta a disposição da seleção brasileira tem de ser revista,duvido que os clubes europeus de futebol deixem seus jogadores contratados a disposição da CBF o tempo que os treinadores queiram, são ele que pagam os salarios do jogadores.

  12. Simone

    26/07/2011 09:23:16

    Acredito que a prioridade tem que ser sempre a seleção, já que não existe uma seleção permanente. Esse campeonato nem é tão divulgado e tão considerado assim aqui no Brasil. É mais politicagem do que outra coisa. Tá parecendo futebol kkkkk

  13. luana

    25/07/2011 22:10:51

    Não sei por que culpar a equipe por falta de planejamento, assim como não sei para que mandar a equipe principal para o Pan se com a seleção de novas com certeza ganhariamos o Pan. o Sr. José Roberto deve ter se esquecido que quem paga o salário das jogadoras quando estão na seleção é o próprio clube que a contratou!

  14. Mario Santos

    25/07/2011 20:11:31

    Para JOÃO.........Não entendo sua posição,quem disse que se a Mari,Sheilla etcccc não se machucarão defendendo a Unilever???//Vc é Pai de Santo????Atletas se contundem em clubes,seleção e até andando na rua hhahahhhahah.Se a Mari e paula se contundiram no Grand Prix foi uma fatalidade que pode acontecer com qq equipe do mundo.O Zé está certo tem que dar ritmo para estas jogadora e para quem diz que não teve renovação é só ver a média de idade das brasileiras.......é uma equipe que pode ir até Rio 2014.

  15. JOSUE

    25/07/2011 18:47:21

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkunilever amarela e não vai nem disputar o sul americano,onde as equipes são ridículas para jogar võlei!osasco perdeu a ultima super liga mas nunca amarelou no sul americano.tanto que é bicampeão,e é o atual campeão sul americano.GO SOLLYS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. André

    25/07/2011 18:39:52

    Acho bom Zé Roberto cuidar mesmo da seleção feminina que até agora só ganhou mesmo o título olímpico em Pequin e só! Queremos mais títulos, queridos! E enquanto ele não libera as jogadoras para os clubes, elas estão em BH tomando tequila que eu toh sabendo! Se cuida o Zé mané!

  17. Desportista

    25/07/2011 17:34:13

    é claro que o zé roberto não deve liberar as jogadoras.a seleçãodeve sempre ser prioridade de todos.não venha o bernardinho querer dar uma de muricy "se acha" ramalho querer adiar os seus jogos por conta de escalação da seleção.a seleção não tem nada a ver com isso.

  18. Ronaldo

    25/07/2011 17:32:28

    As pessoas se esquecem que a um ranqueamento, e um time não pode montar duas equipes fortes ou ter jogadoras equivalentes no elenco, então, como se preparar se vc pode ter algumas jogadoras somente de alto nivel? Não tem como entrar numa competição desses sem as equipes completas. Concordo com tudo, mas tudo que se fala para o time carioca, tb vale para as demais equipes, na ultima super liga, todos apontavam o time paulista como campeão, ainda mais o time carioca perdendo as grandes jogadoras, alguma inclusive indo para SP. Acho certo as meninas não serem liberadas, pois seleção é seleção, isso devia servir de exemplo para o basquete, algus jogadores não querem representar o BRasil, triste, so espero que se o BRasil se classificar para as olimpiadas, não chamem esses bananas. Torço pelo Rio, mas temos que saber, seleção e mais importante, precisamos aprender isso. E temos que parar de sermos "bairristas", temos que ver o esporte como um todo. Boa sorte Brasil.

  19. Leandro Alves

    25/07/2011 14:45:47

    Zé Roberto está certissimo como sempre, cara sensato, de bom caráter, sempre da entrevistas seja na vitória ou nas derrotas; o calendário não mudou data nenhuma, se a Unilever não se programou paciência! o Zé só está fazendo o trabalho dele, se ele não liberou foi porque realmente não deu, principalmente porque é ano de copa do mundo que é classificatório para os jogos olimpicos, tem que dar ritmo para as jogadoras chegarem no auge no final do ano.

  20. Marcio

    25/07/2011 14:29:04

    Amarelar????Vc só pode estar de brincadeira...rs...O kra é o único tecnico do planeta com medalha de ouro tanto no masculino como no feminino e vc vem com essa...rs..Só rindo...

  21. jota

    25/07/2011 14:04:43

    Num entendias criticas ferrenhas ao Ze Roberto, que é campeao olimpico no feminino e no masculino. Como tb nao entendi que, se é pra poupar jogadoras, pq as jogadoras entao deveriam jogar o sulamericano? É melhor a jogadora se quebrar defendendo o nosso pais, do que se quebrar defendendo uma multinacional em um sulamericano.

  22. jr.

    25/07/2011 13:04:47

    e você realmente acha que pra ganhar o pan o Brasil precisa de força máxima??? se sim, acaba aqui a discussão =)

  23. Jorge

    25/07/2011 10:24:58

    É claro que Zé Roberto não vai liberar as jogadoras. Além de não querer ver o multicampeão Bernardinho conquistar mais um título, Zé Roberto quer tentar ganhar um Pan-americano com a seleção, já que em 2007, a seleção feminina tomou uma virada histórica de Cuba. 3 x 2 com um show de Calderon!Nesse ano, Carcaces, Santos e cia. já devem estar contando os dias para encontrar a seleção feminina em Guadalajara. Só falta o Zé Roberto amarelar de novo!

  24. Márcio

    25/07/2011 10:01:26

    Essa discussão é ridícula. É claro que o Zé está certíssimo em não liberar as atletas da Seleção para esses torneios. O Unilever representa uma empresa. Com muito boa vontade, uma cidade. A seleção representa TODOS os brasileiros. O que é mais importante: Um time representar uma empresa ou a Seleção Brasileira ter a chance de disputar com todas as suas titulares uma competição que vale vaga para os Jogos Olímpicos, em que o Brasil, aliás, é o atual campeão?

  25. Lih

    25/07/2011 09:56:38

    Realmente se estão insistindo,falando que as jogadoras principais deveriam ser poupadas porque então elas deveriam jogar pelo clube e não pela seleção??

  26. Lioubov Sokolova kilic

    25/07/2011 09:21:42

    Acho melhor chamar o Minas pra representar o Brasil no Sul-Americano, é um clube de tradição e agora está começando um trabalho com jogadoras que no futuro integrarão a seleção brasileira, assim como ocorreu com a Fabiana, Sheilla, Fabíola e tantas outras titulares absolutas dessa e das brilhantes gerações do passado. Quanto à comparação Zé Roberto Bernardinho...é a mesma coisa comparar Fofão a Venturini...não vai se chegar a lugar nenhum, pois as pessoas não se respeitam para aceitar o ponto de vista do próximo. Eu sou Fofão e Zé Roberto, e não abro!!!

  27. matuzalém

    25/07/2011 09:15:48

    Zé Roberto coberto de razão. Entrosamento e ritmo de jogo vai ser fundamental na competição mais importante do ano, que é a copa do mundo no japão e que dará três vagas para as olimpíadas. Contusões do tipo que que aconteceu com a Mari e a Paula pode acontecer em treinos, foi uma fatalidade e é uma sacanagem colocar Zé Roberto como culpado. Em relação à alguns comentários que citam a Russia como exemplo de preparação em 2010, se esquecem do fiasco em 2008, quando uma geração de grandes jogadoras como Gamova, Sokolova, Artamanova, Godina, se pouparam das competições internacionais - grand prix, jogaram sem ritmo de jogo, desentrosadas, lentas, sem potência, levando três sacodes da Itália (3x1), China (3x0) e Brasil (3x0), sendo este último com requintes de crueldade. Infelizmente muitos brasileiros só lembram de derrotas, quando ganha, "não faz mais que obrigação". Lamentável...

  28. leite

    25/07/2011 00:33:34

    É incrciível que depois de suas explicações ainda dar a razão à Unilever. Ridículo. A Seleção é muito mais importante que o clube. É por essa e outras que o futebol tá uma merda. O técnico da seleção tem que levar as melhores disponíveis. Apesar de querer ver uma equipe brasileira ganhar o mundial de clubes, tenho certeza que o Grand Prix é mais importante e acredito que todos (menos os Unileverianos) concordam com isso. E mais, a Fernanda se ferrou novamente: não vai participar e nem ganhar o mundial de clubes e tb não vai pra Olimpíada.

  29. joao

    24/07/2011 19:26:05

    olha galera pra quem nao esta por dentro do assunto NÃO FOI O BERNARDINHO que não quis participar do sul americano e mundial de clubes, quem não quis foi os dirigentes da unilever que se você analizar ele tem o direito dele pois o grand prix o brasil pode jogar com a fernanda garay no lugar da mari a camila brait no lugar da fabi, o brasil tem reservas imediatas ja a unilever não, ela pode sim ganhar o sul americano com a equipe reserva mais o mundial nao!! se jogar com a quipe reserva vai passar vergonha, e se for pra passar vergonha e melhor nao disputar o campeonato... O zé tem culpa sim ele no grand prix do ano passado nao quis poupar e se ferrou perdeu a mari e paula pequeno em um so campeonato que nao valia nada pra o brasil e perdeu esse campeonato e o mundial logo em seguida hoje isso deveria servir de exemplo pra ele. mais ele nao quer olhar e reconheçer o proprio erro ... PRA JULGAR TEM QUE SABER QUEM OU OQUE VOCE VAI JULGAR PARA NÃO FAZER CAGADA!!!

  30. RICARDO

    24/07/2011 18:45:33

    Acho q vc está bem por fora mesmo do que realmente está acontecendo..O Bernardo não vai liberar seus principais jogadores pra disputar o MUNDIAL INTER-CLUBES.ELE JÁ LIBEROU: Murilo, Rodrigão, Sidão, Serginho já foram liberados do PAN-AMERICANO para disputar o MUNDIAL INTERCLUBES..Isto não tem nada haver com Bernardo ou Zé Roberto. A culpa é do calendário.O MUNDIAL INTER-CLUBES passou por um hiato de 16 anos. Voltou ano passado e a única competição que coincidiu com este torneio foram as finais do paulista em uma semana e na seguinte inicio da superliga.Todas competições nacionais onde a CBV e FPV conseguiram encaixar as datas para que OSASCO pudesse participar.A rodada que teria PINHEIROS X OSASCO foi adiada para o último jogo do PRIMEIRO TURNO para que OSASCO pudesse disputar o MUNDIAL.Não entendo o pq desta polêmica e nem o pq de rivalizar situações entre BERNARDO e ZÉ ROBERTO, visto q é sabido por TODO MUNDO DO MEIO VOLEIBOLISTICO, que eles não são amigos, aliás estão bem longe disto..Quero ver OSASCO no MUNDIAL INTERCLUBES com um time juvenil, pois sem THAISA, ADENIZIA, JAQUELINE, TANDARAH, FABIOLA, CAMILA BRAIT (QUE ESTARÃO NA SELEÇÃO), será o q sobra de elenco em OSASCO.Ou mesmo o VOLEI FUTURO sem PAULA, JOYCINHA, FERNANDA GARAY e SYKORA..Não há possibilidade de nenhuma equipe brasileira entre as TRÊS PRIMEIRAS COLOCADAS da última SUPERLIGA, participarem do MUNDIAL INTERCLUBES.Nenhuma delas jogará desfalcado de pelo menos 4 jogadoras titulares.

  31. thiago

    24/07/2011 17:48:32

    A Russia pode ser campeã mundial, mais o Brasil é campeão olímpico, e ate mesmo a Gamova ja demonstrou q o titulo olimpico é muito mais importante q o titulo do mundial, é claro q são duas competições muito importante, mais o titulo q toda seleção quer ganha é das olimpiadas, alias todo o mundo para pra ver os jogos olimpicos, ja o campeonato mundial não!Concerteza o Brasil vai ser bi-campeão olimpico e de preferência emcima da Russia, imagine o Brasil com Mari, Paula, Jaque, Natália, Fe Garay, Sassá, Sheilla, Joycinha, Fabiana, Thaisa, Adenizia, Jucyelle, Dani Lins, Fabiola, Fabi e Brait E ainda as jogadoras da seleção B em plena forma é uma dor de cabeça q todo técnico queria ter!O Brasil tera um timaço q nenhum outro time terá!Italia não me parece ter time pra briga nas olimpiadas, o Estados Unidos tem um bom elenco e a Russia pelo q parece é oq vai briga com o Brasil se estiver com a Gamova, se não sem comentários!

  32. Fruuuu

    24/07/2011 17:05:48

    Ele mal ganhava os Grand Prix, era saco de pancada das cubanas.

  33. Ahta

    24/07/2011 17:04:41

    Você já viu a quantidade de jogadoras que Osasco e VF contratam? Eles praticamente montam dois times, um para o paulista e outro para a SL, incluindo reservas. O VF jogou os jogos regionais com jogadoras que dificilmente estarão relacionadas na Superliga, e que talvez sejam apenas reservas no Paulista. Isso não é desculpa. O Bernardo está fazendo drama por nada.

  34. RICARDO

    24/07/2011 17:01:54

    Osasco vai ser campeão sul-americano de clubes e ir ao MUNDIAL sem THAISA, ADENIZIA, FABÍOLA, JAQUELINE, TANDARAH e CAMILA BRAIT?Então o OSASCO tb se tornou refém da sua falta de planejamento, pois sem estas jogadoras o time iria ao MUNDIAL nas mesmas condições que o UNILEVER, com um time juvenil.É isto o q querem??Não dá pra culpar os clubes por falta de planejamento. O Mundial interclubes passou por um hiato de 17 anos, voltando ao calendário ano passado. Se alguém tem culpa nesta história é o proprio calendário.Também não entendo o pq de culpar a UNILEVER, pois qualquer um dos TRÊS PRIMEIROS COLOCADOS da SUPERLIGA passada, não terão como participar do MUNDIAL.VOLEI FUTURO também não disputaria a competição sem poder contar com PAULA, JOYCINHA, FERNANDA GARAY e SYKORA (que ainda não tem previsão de retorno às quadras).Pq só o UNILEVER foi prejudicado pelo seu mau planejamento??Se não contratasse as jogadoras de seleção iria contratar quem para a competição?Nem no mercado estrangeiro os clubes brasileiros podem buscar reforços para estas competições, visto q o limite de estrangeiros no Brasil é 2 por equipe (feminino) 1 por equipe (masculino).Então o planejamento ideal seria disputar a competição com equipes juvenis?UM MUNDIAL INTER-CLUBES com equipes juvenis???

  35. RICARDO

    24/07/2011 16:58:48

    Osasco vai ser campeão sul-americano de clubes e ir ao MUNDIAL sem THAISA, ADENIZIA, FABÍOLA, JAQUELINE, TANDARAH e CAMILA BRAIT?Então o OSASCO tb se tornou refém da sua falta de planejamento, pois sem estas jogadoras o time iria ao MUNDIAL nas mesmas condições que o UNILEVER, com um time juvenil.É isto o q querem??Não dá pra culpar os clubes por falta de planejamento. O Mundial interclubes passou por um hiato de 17 anos, voltando ao calendário ano passado. Se alguém tem culpa nesta história é o proprio calendário.Também não entendo o pq de culpar a UNILEVER, pois qualquer um dos TRÊS PRIMEIROS COLOCADOS da SUPERLIGA passada, não terão como participar do MUNDIAL.VOLEI FUTURO também não disputaria a competição sem poder contar com PAULA, JOYCINHA, FERNANDA GARAY e SYKORA (que ainda não tem previsão de retorno às quadras).Pq só o UNILEVER foi prejudicado?Se não contratasse as jogadoras de seleção iria contratar quem para a competição?Nem no mercado estrangeiro os clubes brasileiros podem buscar reforços para estas competições, visto q o limite de estrangeiros no Brasil é 2 por equipe (feminino) 1 por equipe (masculino).Então o planejamento ideal seria disputar a competição com equipes juvenis?UM MUNDIAL INTER-CLUBES com equipes juvenis???

  36. RICARDO

    24/07/2011 16:49:18

    Rose onde viu isto?O próprio Bernardo já afirmou que vai ao PAN com uma seleção B por ñ poder contar com os jogadores do SES..

  37. ully karoline

    24/07/2011 16:11:51

    na minha opiniao ja que as meninas principais nao pode jogar e so colocar as meninas seleção de novas que disputarão a Copa Yeltsinque jogarão muito bem e ganharão a medalha de prata

  38. José

    24/07/2011 14:02:33

    Sugestão: releia o post, dessa vez o Voloch está correto. Entender da dinâmica do volei também ajuda.

  39. Croitor

    24/07/2011 13:10:36

    Não tem problema! O Unilever ganha a próxima Superliga e no ano que vem disputa o Mundial!MAS QUE A ATITUDE DO ZÉ ROELA É FEIA, ISSO É!SÓ PORQUE NUNCA GANHOU UM MUNDIAL COM A SELEÇÃO NÃO QUER QUE OS OUTROS GANHEM UM MUNDIAL DE CLUBES!COMO DIRIA O BÓRIS CASOY: ISSO É UMA VERGONHA!

  40. Lucas

    24/07/2011 13:05:13

    Ganhou um mundial? Não! O Bernardinho ganhou 1, 2, 3 MUNDIAIS...ou seja, todos os mundiais que disputou à frente da seleção!

  41. Mari Pernambuco

    24/07/2011 12:23:25

    Acho incrivel os cariocas em defesa do Bernardinho.Será que ele iria dispensar seus melhores jogadores para os clubes na véspera de uma campeonato que classifica para a olimpíada??????? Aqui se fala de contusão,que deveria liberar Mari Sheilla etcccc,como se nos clubes ou até nos treinos não pudessem se contundir........não entendo esta perseguição com o Zé>....A Nathalia chegou a seleção com um tumor que não tinha sido diagnosticado no Sollys!!!!!!Será que não se está mais atento na seleção????Perguntem as atletas!!!!!!Parabéns Zé sempre coerente e quem é Bi Campão Olimpico tem este direito,vc só não é MARKETEIRO e amigo dos poderosos do Rio.pena.

  42. Givanildo

    24/07/2011 12:06:55

    com relação aos jogos militares no volei a Regiane foi uma negação não tem bom passe e o ataque dela qualker um defende ja a fernanda berti é mais efetiva, se zé roberto se dignou a ver aos jogos vai ver que existe novas atletas com potencial de ta na seleção principal enquanto que as velhinhas dele ja deviam ter se aposentado. Ou ele acha que paula pequeno e sassa vai da conta da Gamova?

  43. reol

    24/07/2011 11:45:54

    POR Q BERNARDO ESTÁ COM MEDO? LEVA AS QUE ESTÃO AÍ TRIENANDO COM A SUCURINI ,ELA CONTA COM 41 JANEIROS , ELA VAI LONGE........PRA FRENTE UNILEVER DEIXA AS JOGADORAS DA SELEÇÃO TREINAREM,SENÃO O GRAND PRIX VAI SER AQUELE NOOOOOOOOOO.KKKKKKKKKK AÍ VEM A GAMOVA...........

  44. Givanildo

    24/07/2011 11:43:10

    NÃO SEI QUAL É O PIOR ZÉ ROBERTO OU BERNADINHO (UM PREFERIU LEVAR DANTE PRA O MUNDIAL O CARA OS FOI PASSEAR SEM FALAR NOS LEVANTADORES PÉSSIMOS, BERNARDO SEMPRE CONFIA NOS VELHINHOS BAJULADORES DELE) ZÉ ROBERTO TAMBEM NO GRAND PRIX DEU A TITULARIDADE A NATALIA AO IMVEZ DE TER PASSADO A FUNÇÃO PRA JOYCINHA ATLETA DE 1,90 SERVIA AO MENOS PRA BLOKAR JA A NATALIA MUITA FORÇA E BAIXA ESTATURA. A FERNANDA BERTI DEU SHOW DE BOLA NOS JOGOS MILITARES DUVIDO QUE ZÉ ROBERTO CONVOQUE ELA UMA OPOSTA DE 1,92 DE UM ATAQUE MUITO EFICIENTE.AMBOS OS TREINADORES SÃO COVARDES NÃO SÃO OUSADOS COMO OS TÉCNICOS CUBANOS QUE PREFEREM OS JOVENS QUE TEM BOA ESTATURA. A CBV DEVERIA MANDAR ESSE 2 TECNICOS FAZER UMA RECICLAGEM EM CUBA. O ZÉ MANÉ E O BERNARDO NEPOTICO.

  45. josé dirson

    24/07/2011 10:42:22

    Mais uma vez repito a seleção brasileira é uma seleção velha, não houve renovação o que há nela são resquicios dos treinadores marco aurélio mota e bernardinho, o idiota do zé roberto (apagão), so pq ganhou o ouro todo mundo esquceu não mexe, não dá oportunidades, vi o campeonato em brasilia a ana tiemi, não entrou nem pra dar saque era hora de levar as novatas ao pan esse técnico é uma mer..fora zé roberto!!!

  46. Cássia

    24/07/2011 09:49:48

    A grande questão é que o Unilever estaria sem Sheilla, Mari, Natália, Jucy, Fabí e Juliana Nogueira. Ou seja, o time seria composto por Fernanda Venturini, Roberta, Regiane, Amanda, Valeskinha, Mara, Ana Carolina e Juliana Perdigão. Para mim é absurda a ideia de levar 8 jogadoras para um mundial. Isso que não teria oposta, teria que improvisar uma das centrais. É justo isso? Investir milhões num time para ter que improvisar...Me assusta a Unilever não ser soberana sobre suas atletas, achei que eles que tinham poder de falar se elas jogariam ou não, assim como acontece no futebol, em que os clubes mandam nos seus atletas...

  47. Alex SJRP

    24/07/2011 06:03:13

    Pêra aí, depois de ter perdido ano passado o GP e o mundial vcs ainda questionam o por quê dele querer dar preferência a seleção, ano passado Osasco teve suas atletas pro Sul-americano e as jogadoras foram de um lado pro outro tentando se adequar ao fuso-horário, formação( no caso da Natália, que passou de oposta pra ponteira e depois pra oposta e voltou como ponteira) Jaqueline sumiu, Adenízia e Thaísa se ferraram por causa da mudança de levantadoras e por aí vai, depois do que vi ano passado o Zé está coberto de razão e será que o Bernardinho iria deixar a preparação da sel de lado pra treinar o time do Rio? E outra quem surgiu com a história de time fechado pra Londres não foi o Zé, se tem alguém realmente preocupado com a renovação da seleção é o Zé, ou vcs acham normal a sel masculina ter 11 jogadores dos 14 com mais de 29 anos e 9 com mais de 31 anos, me desculpem, mas esses xiliques da torcida do Rio já encheu também!

  48. graca

    24/07/2011 03:16:47

    Quando PAULA e MARI se contudiram defendendo a selecao e ficaram meses paradas quem pagou o SALARIO delas foram seus CLUBES ou foi o Sr. ZE'ROBERTO?A selecao disputa um numero excessivo de torneios e ficam muito tempo fora de seus clubes, se nao fosse clubes como o UNILEVER, SOLLYS etc... nem existiria volei feminino, portanto e' injusto desrespeitar os torneios importantes que os clubes tem que disputar.Fernanda Garay e Juciely foram campeas do JOGOS MILITARES gracas a um puxao de orelhas que o Sr. Ze'Roberto levou dos Generais do Ex'ercito, afinal de contas ele queria boicotar os JOGOS MILITARES dentro do pro'prio Brasil, nao respeitando treinamento militar que as jogadoras receberam no Exercito para poderem disputar os jogos, se fosse pela vontade do EGOISTA ZE'ROBERTO, as jogadoras, a competicao e o exercito brasileiro seriam prejudicados.O Fenerbahçe, time do ZE' foi campeao do ULTIMO MUNDIAL, mas nao conseguiu se classificar p/esse, pois ficou atras do seu ARQUI-RIVAL VakifGunes e do Rabita Baku. Sera' q se o Fenrbach estivesse classificado p/ o mundial e tivesse no elenco jogadoras da selecao brasileira, Ze'Roberto teria a mesma atitude? SERA'que ele iria CONTRARIAR dirigentes e patrocinadores TURCOS nao liberando jogadoras para o mundial? Sera' que o Ze' esta' de pirraca so' pq nao quer ver Bernadinho campeao mundial com a UNILEVER?Seria justo, hipoeteticamente, o SANTOS disputar o mundial e enfrentar o BARCELONA sem suas estrelas, q estaraim disputando um PAN?O SESI vai disputar o sul-americano e o mundial com suas estrelas, pois BERNARDINHO nao fez a mesma exigencia absurda que o Ze'.Uma selecao com FABIOLA, DANI LINS, CAMILA BRAIT, THAISA, FABIANA CLAUDINO, ADENIZIA, PAULA, SASSA', GARAY, SUELE, TANDARA e JOYCINHA nao seria o suficiente para disputar o pan?NAO RESPEITAR CLUBES E PATROCINADORES que sustentam o volei brasileiro e' ruim para o proprio volei. Um titulo mundial de CLUBES e' muito importante para o Brasil.

  49. fernando

    24/07/2011 03:00:21

    se ja deicouu,,porq voltouu,, ficasse na tumba

  50. daniel

    24/07/2011 02:58:23

    prejudicando o unilever e a familia do marrentinho é oq interessaa

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso