Blog do Bruno Voloch

Comissão técnica do Brasil errou na estratégia, Rússia perdeu o medo e ganhou moral

Bruno Voloch

Se no ano passado a estratégia de entregar o jogo para a Bulgária em pleno mundial deu certo, esse ano não.

A casa caiu.

Escrevi que somente no domingo a seleção iria saber o preço de ter entrado em quadra com os reservas na última rodada diante da Rússia. A derrota de 3 a 0 custou o segundo lugar, parecia uma atitude inteligente da comissão, mas na verdade dava naquela altura uma moral perigosa para o forte time da Rússia.

Alekno, treinador da Rússia, disse na ocasião que o importante era vencer sempre e que o jogo contra o Brasil nunca seria amistoso. Ele estava certo.

A Rússia, até então temerosa de nos enfrentar em jogos decisivos, perdia um pouco do respeito e do medo que sentia pela seleção.

É hora realmente da nossa comissão rever alguns conceitos.

Bernardinho assumiu que errou na escalação após quase perder para Cuba. Agora não pode ser diferente e é preciso reconhecer novamente falha no planejamento.

Uma coisa é poupar Giba, fazia sentido, e talvez o único, realmente desgastado fisicamente. Os demais, estavam inteiros, nosso levantador sem gripe e não havia motivo algum para não atuarem.

Erro de estratégia.

A Rússia não é a Bulgária. A Rússia tem mais tradição que os búlgaros e mereciam mais atenção.

A soberba da comissão falou mais alto.

Uma coisa seria perder com 90% do time considerado titular em quadra, outra bem diferente é tomar uma surra de 3 a 0, dois dias antes de uma possível decisão contra os mesmos russsos.

Que sirva de lição.

Bernardinho tinha absoluta convicção de que a seleção venceria a decisão, especialmente após abrir 1 a 0 na final. O filme se repetiria naturalmente, ainda mais depois da vitória no quarto set, quando empatamos o jogo e colocamos pressão na Rússia.

A imagem de Bernardinho era a imagem da certeza da vitória. Ele estava errado. Alekno tinha Butko e a Rússia tinha perdido ameaçava perder o medo do Brasil. O que era uma ameaça, virou realidade no quinto set.

A teimosia e a estratégia dessa vez custaram o décimo título da Liga Mundial.

  1. mauricio

    19/07/2011 17:15:20

    Maurício com 23 anos já era CAMPEÃO OLÍMPICO!!!!!!!!!!!!

  2. Anne

    15/07/2011 17:44:10

    "Bruninho, o Jaqueiro", não consegue ser melhor que o "Marlon, o Reserva", quanto mais superar o GÊNIO...

  3. Espiga de Itamira

    15/07/2011 09:37:36

    E se, quando a partida estava 2x1 para o Brasil no quinto set, o árbitro tivesse marcado corretamente uma bola dentro para o Brasil, será que muitos desses comentários estariam escritos aqui? Cruscificar Bruninho e Bernardinho é muito fácil. Em 2002 Ricardinho era titular da seleção e perdemos para a Rússia em casa, ano passado ganhamos a Liga em cima da Rússia. Só que este ano a Rússia foi melhor durante toda a liga e também entregou dois jogos contra a Bulgária e ninguém disse nada. Por que ninguém critica Murilo que na final errou a grande maioria dos seus saques? Em quais momentos os levantamentos de Bruno foram tão ruins assim. o jogo foi duríssimo o tempo todo, só no quinto set que um tal de Vissoto, mal, errou três ataques na inversão com o tal de Marlon na levantada, o que dizer. e de que semi-final estão falando, se o Brasil passeou contra a Argentina. Acho que estão falando muita besteira sem saber o que dizem. BORA BRASIL.

  4. Jack

    15/07/2011 06:35:31

    Ricardinho aos 25 anos ... não tinha ganhado nada! O Bruno é um garoto e tem talento!

  5. God

    13/07/2011 21:38:20

    Seja prática. Brasil sempre perdeu, ganhou, perderá e ganhará por diversos fatores. Títulos em clubes (e o Ricardo tem duas superligas entre muitos outros) depende de diversos fatores. O que está em questão é desempenho individual visível, sem estatísticas mentirosas. Puxa aí um lance de grossura no Ricardinho. O que o Bruno erra num jogo o que o Ricardo era numa temporada. Vc é parente do Bruneca, só pode.

  6. Thiago

    13/07/2011 16:28:37

    veja os confrontos rescentes entre Brasil e Rússia no voleibol feminino e veja que você está errado. o Brasil vence a maioria dos jogos, mas a Rússia venceu no mundial. pena, fazer o que. muito lembram que nas olimpíadas de 2004 o Brasil perdeu para Rússia na semifinal, daquele jeito. mas não se lembram que em 2008 as Brasileiras nem tomaram conhecimento da Rússia e venceram fácil fácil.

  7. Robison

    13/07/2011 05:48:26

    Que droga! Eu torcendo para a Gamova se aposentar porque a seleção feminina não consegue ganhar e agora vem o Mikhaylov na masculina!! Assim não vamos ganhar mais nada!!A Russia tem tido verdadeiras armas nucleares em relação a jogadores. Tem míssil no saque (Muserskiy), uma bomba no ataque (Mikhaylov) e um arsenal de guerra no restante de seus jogadores. Incrível os MVP masc. e feminino são todos da Rússia!!O jogo do Brasil está manjado, é hora de aprender com os russos!!!!

  8. Julio Oliveira

    12/07/2011 23:30:34

    Bruno, sinceramente nao vejo a menor relação entre os dois jogos. Fico até com a impressão de que você estava apenas esperando a seleção perder a primeira competição para levantar novamente a questão da entrega do jogo do mundial. Posso estar errado mas foi esta a impressão que seu comentário me passou. Vejo volei desde 1982 e me considero um entendedor tambem. Acompanhei não apenas o Brasil nesse tempo todo. E acho que se o Brasil tivesse vencido a partida domingo, e isso poderia ter acontecido, estariamos exaltando e exaltando a seleção. O que vale para mim é estar sempre entre os 4 primeiros. Isso sim dá base a modalidade e a questão de ganhar se faz nos detalhes. Ainda mais quando vejo tantas seleçoes num nivel muito próximo como nunca antes.

  9. Anne

    12/07/2011 22:48:07

    Bruninho? Fenômeno? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkEssa foi a piada do milênio!!!!!!!!!

  10. Paulão

    12/07/2011 21:53:11

    ConcordoSe o Giba pode estar pq não o RicardinhoComplicado

  11. rogerio

    12/07/2011 20:10:13

    com certeza nao se brinca numa semi final ainda mai com os russus mais enfretaremos os em outros campeonatos e acredito no volei brasileiro

  12. Marcos Almada

    12/07/2011 18:48:34

    Fico aqui pensando:- Será q dói tanto admitir a superioridade da equipe adverária?

  13. Carlos A. Pinhatti

    12/07/2011 17:05:12

    Resumindo, se o levantador fosse o Ricardinho com certamente estaria-mos com o décimo título; um pena essa briga do Bernardinho com o genio que é Ricardinho.

  14. Marcia

    12/07/2011 15:33:11

    Acho que o domínio total do voleibol masculino no cenário mundial já não existe. Essa geração atual é muito boa, mas não é imbatível. O Bernardinho pode mudar aqui ou ali, mas o fato é que há seleções tão boas quanto a do Brasil e que num jogo duro podem ganhar ou perder. Por isso, aquela supremacia já era. Hoje somos uma das seleções fortes e uma das principais do mundo, mas sem aquela diferença que fazia do time do Bernardinho o melhor do mundo indiscutivelmente. Hoje, se não jogar 100%, pode perder de várias equipes. Essa é a realidade. Fora o que deve estar acontecendo internamente, que ninguém sabe. Vê-se claramente que aquela união, aquela paixão com que jogavam também não existe mais. Nada é para sempre...

  15. Sergio Penedo

    12/07/2011 13:19:51

    Concordo com o Cesar Fonseca: não é mais fácil sermos mais humildes, parar de procurar justificativas fantasiosas de “poupou aqui”, “planejou ali”? A Rússia jogou com intensidade e não só o levantador, mas toda a equipe defendeu muito. Parabéns aos russos, perdemos para os melhores da Liga.

  16. Sergio Penedo

    12/07/2011 13:19:24

    Concordo com o Cesar Fonseca: não é mais fácil sermos mais humildes, parar de procurar justificativas fantasiosas de "poupou aqui", "planejou ali". A Rússia jogou com intensidade e não só o levantador, mas toda a equipe defendeu muito. Parabéns aos russos, perdemos para os melhores da Liga.

  17. JOSE LIMA

    12/07/2011 12:29:14

    DORA..PARABENS POR SEU COMENTARIO..TB. ESTRANHEI A NAO ENTREGA DAS MEDALHAS..QUANTO AOS OUTROS COMENTARIOS, INCLUSIVE DO SR. VOLOCH. NAO FOGE A REGRA DOS COMENTARISTAS ESPORTIVOS DO BRASIL EM TODOS OS ESPORTES. BASTA PERDER UMA PARA VER UM MONTE DE DEFEITOS. NAO SE PODE PERDER NUNCA, NEM QUE SEJA NAO SER CAMPEAO POR 10 VEZES. E FICA AQUI UMA PERGUNTA. QUANDO A MIDIA VAI MOSTRAR OS OUTROS ESPORTES SEM SER ESSA M. DE FUTEBOLO. GASTA-SE UMA FORTUNA...RECEBEM MILHOES ... E O QUE APRESENTAM??? COMO SER PAIS OLIMPICO SE QUEM DIVULGA O ESPORTE SO VE O FUTEBOL??? PODERIA TER GANHO MAIS UMA....SIM...MAS PERDEU COMO SEMPRE ACONTECE EM UMA FINAL...UM GANHA OUTRO PERDE...OU SER VICE NAO VALE NADA???

  18. Francisco Neto

    12/07/2011 12:16:07

    Vocês são muito chatos. Não dá para ganhar todas. Porque não escreveu isso antes do Brasil perder?

  19. Boroco

    12/07/2011 11:56:56

    Caros amigos e amantes do esporte:Falar o que de um grupo que joga de 24 em 24 horas com dedicação, suor e tudo o mais que, nos brasileiros não estamos acostumados à ver não só no esporte como em nosso cotidiano>Perdemos sim, mas chegamos mais uma vez a uma final, fomos bem, o adversario foi melhor no detalhe, perdemos. O Bernardo é meu amigo pessoal, sei como está se sentindo, é honesto,trabalhador, comprometido com o esporte, e posso garantir, o que o Bernardo ganha por ano, tanto na seleção como no club, é um mes de salario do Mano Menezes ( nada contra ele) .Parabens mais uma vez, e palavras de incentivo da imprensa são existe, então cabe a nós como disse, amantes do esporte bater palmas.

  20. Rolian Fernandes

    12/07/2011 11:36:45

    Entendo que a matéria do Volock é coerente, mas um dos fatores não citados foi a impressionante má atuação de nosso levantador Bruno, estou certo de que é um grande atleta, porém incrivelmente mal na decisão. Marlon toda vez que entrava fazia diferença com bolas certas e precisas, mas não sei o porquê do técnico manter seu filho, quando havia um ótimo levantador no banco. Butko fez a diferença e tbm poderíamos ter feito com Marlon, mas vamos para a próxima. Brasil é ainda a melhor do mundo.

  21. Denise Z. Schmitz

    12/07/2011 10:13:30

    Exatamente o que pensei....fiquei la igual idiota esperando o pódio....e nada..." vamos nos despedindo de voces e blablabla", achei um absurdo tbm...

  22. Ed

    12/07/2011 10:09:21

    O Bernardinho é fantástico, mas não faz milagres. Aliás, até faz. Mas não pode fazer pra sempre. A dupla que ele fazia com Ricardinho era imbatível. Sem um dos dois o time fica manco. Já que não podemos ter os dois gênios trabalhando juntos, o Bernardo precisa encontrar alguém à altura do Ricardinho. Repito: não precisa ser "o" Ricardinho, precisa ser alguém do nível dele. Onde estão nossos levantadores gênios?

  23. Jack

    12/07/2011 05:58:47

    Bruninho por 25 anos é já um fenómeno ... esse é objetivo.

  24. Daniela

    11/07/2011 23:36:37

    Então essa é a mais pura verdade.Os pseudos - knowings do volley acham que colocando o Ricardinho BASTA.Quase perdemos uma liga em 2006 por causa do Ricardinho...perdemos o PAN contra a Venezuela com o Ricardinho...Ocorreram derrotas ( inclusive contra a Rússia) com o Ricardinho...mas essas pessoas tem memória curta.Um dos viúvos do Ricardinho chegou a comentar em uma rede social que o Giba é um "vovô"O Ricardinho é gênio porque tinha Giba e cia com ele. O grupo PROPORCIONAVA isso a ele.No Modena, com MURILO, ANDRÉ NASCIMENTO, E HELLER, o Ricardinho não jogou nada.Mas para essas pessoas, basta colocar o Ricardinho que o problema está resolvido e vamos ser campeões fácil, fácil...

  25. CLAUDIO FERNANDES DO AMARAL TAVEIRA

    11/07/2011 23:35:08

    Dani, concordo com vosso comentário, acrescentaria uma outra informação, mas creio que te pedir em casamento já basta.

  26. Lautemyr Canel

    11/07/2011 22:06:47

    Olá Voloch,Nào acho que esteja errado, mas permita uma inversão. Acho que vários jogadores estavam abaixo das necessidades de uma seleção do Brasil, como o marlon, Rodrigão e o oposto leandrão. Acho também que desde o início, com as derrotas para os EUA o Brasil apresentava falhas de saque, bloqueio e ataque. Acho que já é hora de mudança na comissão técnica e que se traga os melhores, não apenas os que tem "nome". Pelo que a Russia vinha jogando acho que foi a melhor seleção, incluive com "certa folga", pois na final diminuíram os erros de bloqueio e saque do Brasil.Valeu!!!

  27. EDUARDO CARVALHO

    11/07/2011 21:43:54

    O VOLOCH ENQUANTO TIVERMOS ATLETAS GAROTOS PROPAGANDA, BASTA VER NA TV ABERTA, COMERCIAIS O TEMPO TODO, TANTO NO FEMININO E AGORA NO MASCULINO, IREMOS PERDER EM JOGOS ARRASTADOS E CANSATIVOS, VOCE TEM NOS TIMES DA RUSSIA ALGUEM DE BAIXA ESTATURA, ALTURA É FUNDAMENTAL NO VOLLEYBALL, HOJE EM DIA, QUEM CONHECE A FUNDO O ESPORTE, SABE O QUE É ENFRENTAR UMA MURALHA NA FRENTE O TEMPO TODO, A TÉCNICA NAO PREVALECE MAIS SOBRE ALTURA E VIGOR FISICO. SE QUEREM CONTINUAR ASSIM COM APARENCIA FISICA E NOME NA CAMISA, APOIEM O TENIS INTERNACIONAL É LA QUE ESTAO AS VAIDADES DO MUNDO MODERNO.

  28. Dora Gonçalves Dantas.

    11/07/2011 21:35:15

    Acho que o Bernardinho pode ter errado, porém os jogadores nem pessoas como eu que aprendeu a amar o volei não mereciam não ter visto a entrega das medalhas de prata "muito honrosas" e bem merecidas. Assim que terminou o jogo a transmissão terminou. Se o Brasil tivesse ganho todo mundo estaria rindo atoa e seria transmitido a festa final até o fim, Porém a medalha de prata parece que foi uma vergonha. Será que na vida só se ganha? Acho que quando se perde lutando já é uma grande vitória........E os jogadores de volei são exemplos de luta e união...Que Deus os conserve assim,que não se abatam com os comentários. pois perderam de pé.Att.Dora G. Dantas (78 anos) Torcedora dos meninos e das meninas do volei e das meninas do futebol.

  29. Tiago Melo Guarulhos Sp

    11/07/2011 21:32:38

    A estrutura balançou!!!Sabemos que somos a melhor seleção do mundo no volleybol mas me parece que existe algo de podre no Reino da Dinamarca...Não enfrentamos essa final com a mesma garra e superação de edições anteriores.Concordo com o comentário anterior de que não deviamos poupar jogadores em uma semi-final dessa magnutide.Algumas de nossas peças não estão "encaixando" no mesmo ritmo dos demais, talvez seja o momento de Bernando ser mais profissional e menos "paternal" na hora de escalar seus titulares...um vice campeonato é um grande feito porém que fica para a história e será lembrada pelo titulo será a equipe russa.

  30. francisco

    11/07/2011 21:14:06

    voce ter retirado meu comentario anterior, foi grosseiro. 99% dos comentarios sao contra o seu pensamento. portanto, nao houve de minha parte ofensa pessoal, a voce. continuo achando que tudo escrito acima por voce, nao merece credito.

  31. cesar fonseca

    11/07/2011 20:36:04

    Será que não podemos, simplesmente, adminitir que o a Rússia tem um excelente time e o resultado de ontem foi absolutamente normal? Não dá pra aceitar a tese de que o Brasil perdeu a final, só porque não jogou sério na fase anterior. É menosprezar muito o fortíssimo time da Rússia.O Brasil é um grande time, mas não é imbatível.

  32. Ademar F. Mendes

    11/07/2011 20:30:05

    Não se ganha todas. Bola prá frente Brasil! Ganhamos a Copa do mundo de vôlei e mais a olimpíada de 2012. Parabéns Seleção!

  33. arlindo

    11/07/2011 20:28:10

    ACHO UM ERRO O COMENTARISTA BRUNO CRITICAR AS ESCOLHAS ESTRATEGICAS, ACHO QUE A SELEÇAO DEVE CONTINUAR TRAÇANDO A ESTRATEGIA QUE QUISER PARA SER CAMPEA, PRINCIPALMENTE QUANDO PEGA CAMPEONATOS ARMADOS COM O DO ANO PASSADO QUE FOI FEITO PARA A ITALIA GANHAR E ELA SE DEU MAL COM O PROPRIO VENENO.

  34. Marcos Munari

    11/07/2011 20:25:26

    Discordo totalmente... Qdo a Russia, os EUA ou outra seleção entregava jogos e depois levantava canecos, dizia-se que eram estrategistas. Perdemos o titulo no detalhe, até porque algumas vezes tambem ganhamos no detalhe. Lembra da decisão impressionante contra a Servia? 31x29 no tie ? Então parabens aos jogadores e ao Bernardinho. Melhor perder agora e ganhar em Londres 2012... Mas atenção: A nova Geração da Russia e até da Argentina impressiona...

  35. Elisabete

    11/07/2011 20:22:43

    Parabéns Daniela. São poucos os comentários que se pode dar crédito neste blog. A maioria são tendenciosos e maldosos.

  36. arlindo

    11/07/2011 20:20:06

    Daniela, acho que vc comete alguns erros. o RICARDINHO era o melhor do mundo quando saiu da seleçao, se ele jogou mal na seleçao antes disso, nao importa. O que importa é que quando ele saiu ele estava no apice de sua carreira, e com ele jogando daquele jeito nós teriamos ganhado esse jogo facil!Olhando os jogos com Ricardinho, pode-se verificar a inferioridade atual dos levantadores, não existe uma chutada, nem um levantamento de costas. (tá bom, deve ter tido uma meia duzia em dezenas de sets disputados)O BRASIL PERDEU ESSE JOGO POR FALTA DE TALENTO, NESSE CASO DO LEVANTADOR E EM SEGUNDO LUGAR DE UM BOM ATACANTE, QUE O BRASIL NO MOMENTO NÃO TEM! FALTA TALENTO PARA CONTINUAR A SER O MELHOR DO MUNDO!O TECNICO TEM QUE TIRAR COELHO DA CARTOLA PARA CONSEGUIR MANTER O PADRAO DE CAMPEAO, ACHO Q O TECNICO TÁ DE PARABENS!A VERDADE É QUE HJ O TIME NÃO TEM O CRAQUE, O MURILO QUE VINHA FAZENDO ESSE PAPEL, DESAPARECEU UM POUCO NESSE CAMPEONATO.

  37. francisco moroni

    11/07/2011 20:00:42

    É ENGRAÇADO ESSE TAL DE BRUNO Voloch, QUANDO UM COMENTÁRIO] VAI DE ENCONTRO AO ENTENDIMENTO DELE NÃO PASSA NA SUA "MODERAÇÃO", ISSO QUER DIZER QUE OS INTERNAUTAS TÊEM QUE CONCORDAR COM SUAS CRITICAS INCOERENTES E EXPLANAÇÕES ABSURDAS DE UM TAL DE "DONO DA VERDADE".RESPONDÍ, DE FORMA CONTRÁRIA, AO COMENTÁRIO DESSE INCONSEQUENTE "DONO DA VERDADE" E TAMBEM O ENTENDIMENTO DO "DONO DO MUNDO (Voloch), POR ISSO O COMENTÁRIO NÃO FOI ACEITO. POUCA VERGONHA

  38. junior

    11/07/2011 19:44:06

    Bom, o que não entendo, é, si o Wallace foi o maior pontuador da superliga e não estava na saída do time brasileiro, o levantador Wiliam foi o melhor levantado da temporada e também não estava,pq ????? muita gente vem defender o Bernardo, sabemos das conquista , importância que ele tem no vôlei brasileiro e mundial, mas como homem ele foi falho, e errou na escolha dos saídas e levantadores, pq o senhor Marlon não sabe o que estava fazendo La, muito menos o senhor bruninho, por mais que o Théo é um bom jogar, mas esse lugar é do Wallace por tudo que fez nessa temporada e vai continuar fazendo, o bruninho que para mim não passa de um levantador de clube, temos de entender que existe atletas de clube e de seleções e bruno é um deles, respeito o critério que Bernardo usou , ninguém melhor que ele sabe que ele e toda sua comissão erraram e feio, temo de cobrar sim, temos de nos manifestar também, isso não pode acontecer novamente, ou Bernardo assume seus erros ou passa a bola, mas para quem? Então vamos cobrar não só deles , mas também do senhor Ary graça presidente da CBV, para quem não sabe o Brasil nos últimos 3 anos vem perdendo o sul americano infanto para argentina, eu torci para que perdesse não para Rússia mas para argentina, pq só assim Bernardo vai ver que ele não é o todo poderoso, precisa ser mais humilde, não é só trabalhar ,mas si humilhar debaixo da potente Mao do senhor JESUS, agora vamos ver o que vai dar nos próximos campeonatos.... ESPERO VER LA NA SELEÇAO UMA GRANDE MUDANÇA...

  39. Erika

    11/07/2011 19:36:33

    Bernardinho, vc estah de PARABENS, perder na luta é uma vitória, soh não perde, quem não luta, quem não desafia, quem não tenta.Todos suaram a camisa, tentaram, vibraram, não há quem não fique triste, mas o tempo é de renovação, é de reestruturação.Parabens a todos que estiveram presentes em quadra, aos que torceram, q choraram, que sorriram.Parabens a Russia, parabens a Polônia, parabens aos Argentinos e aos demais que não chegaram ao final, mas que estão vivos e dispostos a novas tentativas.Sou brasileira e admiro a força de nossos jogadores, campeões de ontem, de hoje e de amanhã.Não é sempre que estaremos no primeiro lugar, mas ninguem pode contestar a capacidade de um dos maiores treinadores do mundo, o Bernardinho, um brasileiro como tantos outros, que jamais desiste.

  40. Paulo Roberto

    11/07/2011 19:26:26

    Obvio que Bruninho ficou em segundo lugar..Foi o levantador que mais jogou.Marlon praticamente nao jogou..lE esta contagem vale pelas vezes que ele tocou a bola..Os outros times deram vez aos reservas..Bernardinmho nao tira o Bruninho nem com reza brava.Por ele Bruninho dormia agarrado com a bola..Grande merito;.Segundo lugar por ter tocado muiats vezes na bola..Nao foi um segundo lugar merecido..Bernmardinho é esperto.sabe do que falo..Estive trabalhando com ele e sei bem do que falo..

  41. Paulo

    11/07/2011 19:02:38

    Por não ter assistido à final, não me atreveria a comentar o que não vi. Porém isso não me impede de fazer uma breve avaliação do desempenho da nossa seleção ao longo da competição. Cometer erros faz parte, mas persistir no erro é imperdoável. A impressão que passa é a de que o Bernardo tem mais dúvidas do que certezas sobre como deve armar e orientar o time. A meu ver o time não consegue manter a performance nem de um set para o outro, o que me assusta. Qto a perder para a Rússia, diria que foi circunstancial. No mais é ligar o sinal de alerta pois 2012 é "amanhã".

  42. CREU

    11/07/2011 18:58:51

    Brasil jogou muita bola ontem sim. E o Bruno foi muito bem SIM.Para quem quer tanto o Ricadrinho, veja que ironia: Jogou a SL com Vissoto (Campeao mundial pela selecao), Lucao (Campeao mundial pela selecao), MArio Jr. (Campeao mundial pela selecao) ,mais o Camejo, da Cuba. Nem para as finais nao teve a competencia de ir. O Bruninho, com os mesmos Vissoto, Lucao, Mario Jr, e jogando machucado, foi Campeao Mundial.Parem de enaltecer o Ricardinho que so ganhou titulos com a Selecao e com o Bernardinho, pois se nao fosse a selecao, ele teria sido um ze ninguem, sem nenhum titulo.Fui

  43. Carlos

    11/07/2011 18:18:55

    Hahahaha... Essa deve ser namorada do Bruninho.Sabe tanta coisa. Agora só falta saber escrever.

  44. seqmat

    11/07/2011 18:02:51

    Ótimo comentário. Concordo plenamente.

  45. Thiago C.

    11/07/2011 17:51:49

    Bom, em minha opinião o Brasil está previsível. Temos levantadores péssimos que distribuem muito mal o jogo. Difícil ver uma bola de qualidade com velocidade. Não sou defensor de Ricardinho, mas em minha opinião o William do Cruzeiro é muito melhor que Bruninho e Marlon. Marlon ainda poderia ser reserva, mas o Bruninho não dá. É certo que não podemos ganhar todas, mérito dos russos e crédito para nossa seleção, pois títulos, temos de sobra. Agora, já está na hora de acabar com o Neopotismo!!!

  46. josarkc

    11/07/2011 17:42:40

    É impressionante, o cara ganha quase tudo que disputa, é um vencedor, é um dos responsáveis pelo sucesso do volei do Brasil. E ai perde um campeonato num jogo e vem muita gente critica-lo. Poxa, vamos com calma ai galera, acontece, ninguem só ganha, a derrota faz parte também da evolução. Parabéns aos integrantes da SBV, e bola pra frente, ganharemos na próxima.

  47. nathtj

    11/07/2011 17:42:36

    A seleção de vôlei ñ merece ser metralhada assim,até pq eles conseguiram ir até o final com todos esses problemas que a Daniela disse.O Bruninho ele ficou em 2 lugar no ranckt final da Liga Mundial 2011,se o Brasil fosse o campeão 2011 claro ele teria ganhado como o melhor levantador da liga mundial desse ano,como em 2009,quando o Brasil ganhou o 8 título,ele foi eleito o melhor levantador de 2009.

  48. Richard Abou Joaude

    11/07/2011 17:40:49

    Bruninho e Marlos, o Brasil vao chegar aonde ? a Daniela deve estas que veste a camisa do Banco do Brasil e grita qdo GIBA vai sacar ... Bruninho e Marlos foram um fiasco na liga tambem , e se vcs nao sabem após ser desclassificado da liga foi jogar a fase final na Italai e nao ganhou nenhum jogo. Aonde esta o Rafael ? Campeao Europeu de Clubes e Campeao Italiano pelo Trentino, e seu reserva é apenas o levantador da Polonia um dos melhores que ja vi jogar. Estou preocupado com o futuro, pois não temos ponteiros novos chegando, estamos com uma lacuna nesta posição e tambem um saida que poe respeito, estão todos meia boca, precisam melhorar muito.

  49. Rodrigo

    11/07/2011 17:29:36

    Gente! deixemos de ser técnicos como no futebol......esse é melhor, aquele não devia jogar e etc.....O Bernardinho levantou o volei brasileiro, primeiro no feminino e já fazem 10 anos no masculino. Que Ricardinho é melhor ou pior, sei lá já foi....Não se encaixa no esquema tático da equipe. Ontem a Rússia foi superior em alguns momentos, ganharam nos detalhes, assim como a Seleção também já ganhou. O jogo não entrou e os russos estavam inspirados, lembram-se da Olimpíada? Vôlei é isso, agora acho que devem trabalhar, rever as falhas e bola pra frente Brasil....Liga Mundial tem todo ano, Olimpíada nao! Força Brasilllllllllllllllllll!

  50. carlos sp

    11/07/2011 17:29:21

    todo sabem que vc é uma baba ovo da brenete e da bernadete, kkkkACORDA!!!! a seleção levou uma surra da Russia, tropeçou na falta de humildade de nossos jogadores e comissao tecnica.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso