Blog do Bruno Voloch

Estados Unidos mantêm a rotina na Liga Mundial; Thornton e Lee inspirados derrubam Brasil

Bruno Voloch

Novamente o filme se repetiu.

Tem sido assim desde o começo da competição. Os Estados Unidos perdem a primeira partida e se recuperam no jogo seguinte. Aconteceu duas vezes diante da Polônia e agora contra o Brasil.

Os Estados Unidos jogaram melhor na segunda partida e venceram com méritos a seleção brasileira.

A expectativa era que os Estados Unidos entrassem em quadra com o comportamento mais agressivo e uma postura mais ofensiva, diferente da noite anterior. Uma derrota poderia significar a desclassificação para os norte-americanos.

E foi justamente o que aconteceu.

Os Estados Unidos ganharam na disposição e porque foram melhores em dois fundamentos: saque e bloqueio.

Lee fez uma excelente partida e marcou 6 pontos de bloqueio. O central dos Estados Unidos fez o mesmo número de pontos do que o time brasileiro. Não dá. Rodrigão e Lucão ficaram abaixo da média na rede e Lucão ainda se salvou no ataque.

O saque norte-americano foi mais constante e decisivo em vários momentos da partida. Stanley arrebentou com o passe brasileiro no primeiro set e Patak e Lotman, vindos do banco, cumpriram com sucesso o papel.

Lucão, sempre ele, foi nosso melhor sacador.

Théo foi apenas regular, Murilo discreto e Giba inconstante. Não dá para cobrar nada de Dante, visivelmente fora de forma. Até Serginho, sempre perfeito, errou bolas fáceis.

A defesa do Brasil não funcionou como de costume, pelo contrário, deixamos de defender bolas relativamente tranquilas.

Bruno teve lampejos e Marlon, quando chamada, não rendeu.

Do outro lado da quadra, os dois foram obrigados a assistir a bela perfomance de Brian Thornton. Jogo simples, sem frescuras, com velocidade e uma leitura incrível do bloqueio adversário. Thornton e Lee foram disparados os melhores em quadra.

Prefiro nem comentar as reclamações dos brasileiros em relação a arbitragem. Temos um time maduro e rodado que não pode se deixar influenciar por erros dos árbitros. Já fomos diversas vezes beneficiados e outras tantas prejudicados. Não existe arbitragem perfeita.

A seleção tem bola para se classificar contra a Polônia e certamente conseguirá. Perder para os Estados Unidos não é nenhum resultado absurdo e faz parte, mais do que deveria, da geração comandada por Bernardinho.

O que preocupa de verdade é a ausência de um levantador confiável, ver Dante ainda fora de forma, nossos centrais bloqueando pouco e a defesa sem funcionar. Vissoto fez falta ao time e tomara que esteja inteiro para a fase final.  

Esse time costuma responder quando é questionado e normalmente cresce nas adversidades. Tomara que o filme se repita, não duvido.

  1. Luiz

    28/06/2011 08:37:16

    Ao escrever EDUCAÇÂO, entende-se boas escolas e universidades, que por sinal são a base do esporte Norte Americano; todos os atletas são formados. Acho que você precisa de uma aulinha de interpretação!!!Todos os jogadores da seleção americana, TODOS, te formação universitária. E nenhum, eu digo NENHUM jogador da seleção brasileira teve a mesma educação. É um bando de medalhista olimpico com o apenas os segundo grau! Por que você acha que os jogadores americanos não participam de todos os campeonatos com força máxima? Porque só no Brasil se dá mais valor a medalhas de ouro do que a educação.

  2. Camila

    27/06/2011 18:37:28

    O Brasil perdeu pelo péssimo saque durante toda a partida,Bruninho levantando bolas muuuito previsíveis e baixas.O time parece que trava diante dos americanos.Toda hora que o Brasil sacava eu praticamente já "cantava" as jogadas norte-americanas mesmo sem ter profundo conhecimento tático do vôlei:"Passe na mão de novo.A bola vai ser no meio"E o bloqueio que não fez nada no jogo?O que foi o Anderson passando toda hora pelo triplo como se estivesse sem bloqueio pela frente?

  3. Vic

    27/06/2011 15:14:29

    O Giba eu não sei, mas se fosse eu, os risinhos seriam para seduzir o cara. Ele é muito lindo. Uau!

  4. Vic

    27/06/2011 14:46:49

    Norteamericano educado? De onde vc tirou isso? Esse povo não se cabe de impáfia e soberba. Adoro quando perdem em qualquer modalidade. Eles faturaram os títulos de 82 e 2010 sobre o Brasil e só. Espero que eles avacem, que Bernardo corrija os erros e dê uma lavada nesses malas.

  5. Gilberto

    27/06/2011 11:06:18

    Pensamento positivo pessoal!!! Agora é torcer para o Bruninho e o Théo terem que voltar pra casa... O joão Paulo jogou como titular em quase todos o jogos anteriores, e acho que correspondeu. Então por quê inistir num Dante jogando essa bolinha? É uma PANELA mesmo!

  6. Vic

    27/06/2011 08:34:56

    Vc está certo quanto ao levantador: ambos são limitados. Acho que nos acostumamos com a sequência Mauricio/Ricardo, além de grandes reservas, como Talmo, Leandro, Marcelinho, e não estamos dando conta dessa limitação. Acredito que o Bruno ainda cresça, pois é muito jovem. Mas o Marlon é aquilo lá e pronto. Não esperem mais.Quanto aos ponteiros, a história também se repete: jogamos mal contra os EUA, Bulgária e Polônia porque eles consequem quebrar o passe. Ponteiros baixos sem passe não viram e nossos meios ficam fora do jogo. Os dois últimos cairam bastante nesse fundamento, mas os yankees sabem fazer isso como ninguem.Quanto ao Vissoto...pelo amor de Deus! Eu o vejo como um jogador de uma fase. Jogou muito no italiano, mas é só. Ele nunca será um oposto como Negrão ou Nascimento. Não esperem muito dele, nem com os 2.12.

  7. Luiz

    27/06/2011 07:21:16

    Fiquei sabendo que no dia depois da vitória sobre os EUA, o time brasileiro foi almoçar junto com o time adiversário - foi aquela galhofada!!!Acho que os rapazes de Bernardinho acharam que aquele convite era uma forma de tregua ou desistencia dos americanos... kkkkkkkkkkkkkkk. Murilo tirou foto e tudo do almoço; está no twitter dele.... kkkkkkkkkkkkkkkk Os EUA almoçaram o frango, mas foi o Brasil que pagou o pato!!!!!!!!!!!!

  8. RENHIRATA

    27/06/2011 01:37:39

    O QUE VALE UM JOGO CLASSIFICATORIO OU SER CAMPEAO...VAMOS ESPERAR PRA VER NAS FINAIS.......

  9. RENHIRATA

    27/06/2011 01:35:47

    vC E BRASILEIRO.... TA VENDO DIREITO, TORCER CONTRA,,, O GIBA FORA DE FORMA AONDE??? HA NAO TEM O QUE DIZER DA SELEÇÃO MULTICANPEA!!!!!!

  10. renato

    27/06/2011 01:33:15

    sim concordo... e vamos ver no fim quem ganha o mais importante,,,, SER CAMPEAO, ALIAS 10 VEZES,,, NE

  11. Val/PR

    27/06/2011 00:56:50

    Gente, eu não sei pq tantos de vcs ainda se espantam com o Giba fazendo carão qdo toma toco... sempre foi assim, a diferença é que antes ele jogava muito e hj é só close!Vissoto só fez falta pq o número de bloqueios dos EUA poderia ser bem maior com ele em quadra!Foi patético ver o Giba dando azia com o Murilo no pedido de tempo e jogando a toalha no chão, falando p/ Murilo que não adiantava ficar reclamando... antes do stress do Murilo o próprio Giba faltou arrancar a rede na cara do árbitro... fala sério né, quer cobrar algo, dê o exemplo p/ poder fazer isso!RoDragão só tomou toco e passeou em quadra... é outro que já jogou muito, mas atualmente...E os EUA jogaram bem, o suficiente p/ vencer!

  12. Gil

    26/06/2011 23:59:44

    É inacreditável como Brasileiro é invejoso, não consegue ver o sucesso alheio.. O time do Brasil e seu técnico é venerado no mundo todo por suas grandes vitórias, mas aqui a critica é tão cruel. Pergunta? Qual time esportivo no mundo possui tantas vitórias? nem os Americanos da Nba. sorry !!! engulam, Bernardo melhor técnico do mundo.

  13. Otávio Prado

    26/06/2011 21:51:25

    Bruno, sou um crítico de alguns posts seus (algumas vezes muito severo), mas tenho que admitir que este foi brilhante. Impacial, preciso, muito ponderado. Meus parabéns!!! Está na hora (ou passando da hora) de entendermos melhor a seleção americana. Há tempos que o Brasil ganha sem convencer, existe uma instabilidade sofrível e uma capacidade de superação incontestável! Jogos comuns tem sido sofríveis, jogos decisivos como o da final contra Cuba tem sido espetaculares!!! Espero que possamos corrigir estes erros a tempo...Abraço

  14. Jamesson

    26/06/2011 20:34:40

    Tenho uma felicidade imensa quando vejo a seleção america jogar bem , eles tem escola e preparo para isso é merecem sempre que possivel vencer . muito diferente do Brasil que alem de ter uma pessima educação, ñ contribui para o crescimento do volei onde se e mais necessario, nas escolas. Por fim vitoria mais que merecida.

  15. Thederson

    26/06/2011 18:30:10

    Concordo plenamente com voce.... a atuação do Bruno foi tipica de um jogador vindo do amador.... e já esta mais do que comprovado com todo o respeito por tudo que o Giba ja fez pelo nosso país mais na boa ja foi sua fase... concerteza e apenas um reserva de luxo... e Rodrigão acredito que caiu muito de rendimento nos ultimos meses e não me asustaria em ver Lucão e Sidão como titulares da seleção.

  16. serginho

    26/06/2011 17:19:32

    Eu sempre gosto qdo o brasil joga com os EUA,é bom que se teste agora nessa fasepq é a única seleçao que pode tirar o título do brasil. Força brasil!!

  17. Neto

    26/06/2011 14:41:37

    ops .. MAU gosto, foi MAL.

  18. Neto

    26/06/2011 14:40:40

    Itália? Só pode ser piada de mal gosto ... hauhauhauuhaahuhauhuaa

  19. Fabiano

    26/06/2011 14:33:39

    Concordo com vc Juninho, o Bruno está em uma péssima fase e o Marlon que sempre entra bem nas inversões, desta vez não correspondeu.O Sidão entrou muito bem nas partidas que jogou, inclusive bloqueando muito mais do que Lucão e Rodrigão juntos e merecia ser titular faz tempo mas não entendo esta insistência. Com o Bruno é por que é seu filho, e com o Rodrigão?Quanto ao Giba, Murilo e Théo não podem ser responsabilizados pela péssima distribuição de bolas do levantador. Cabe ao levantador "fintar" o bloqueio, deixando os atacantes livres...o que não aconteceu.

  20. Luiz

    26/06/2011 14:22:06

    Atah!!! E as caras e bocas do Giba e do Serginho? Desde o primeiro jogo que eles dois estavam zoando com a cara dos americanos, sorrindo, falando besteira na rede... Vai dormir, Peri!!!O "melhor" de tudo foi o Murilo encarando o baixinho do levantador americano, só porque estava passando por cima do bloqueio do carinha... kkkkkkkkkkkkkkkkk Muriloooo, se passar pelo bloqueio de um cara baixinho te dá orgulho e levanta a sua moral, então a coisa está ficando mesmo feia pra ti, perceiro!

  21. Carolina

    26/06/2011 13:36:57

    Os EUA jogaram bem. Ponto. O Brasil estava mal na defesa. Ponto. O Bruno Jogou bem. Ponto. Até quando vc vai culpar os levantadores pelas derrotas do Brasil? UM não traz derrota ao time. Gostava de ler sua coluna, mas desde que começou a liga, vc só sabe colocar a culpa nos levantadores. Fica difícil acreditar na sua imparcialidade e competência. Esperava mais de um profissional de visibilidade como vc.Mas nem todos conseguem ser imparcial.

  22. deivid

    26/06/2011 13:18:18

    Eu achei ótimo perder e na olimpiada vai perder de novo porque esse time tá muito inconstante veja que Murilo de melhor do mundo nem de sombra Giba tá bem fisicamente mas tem de deixar de ser infantil,Rodrigão e Lucão e sidão deviam fazer aula com o Gustavo de bloqueio porque nenhum dos três bloqueia e temos nomes na superliga como Gustavão,Douglas Cordeiro,Mauricio,Ualas que são bons de ataque mas dão show dw bloqueio nesses meios que Bernadinho convoca ataque todo mundo ataca,agora de libero gosto do Serginho do Cruzeiro que a vários anos é o melhor passe e está na lista dos melhores defensores e nem convocado nunca foi e também temos Thiago Brendley o que esse libero defendeu e passou foi o melhor da superliga passada na minha opinião esses são alguns nomes que poderiam ser ultilizados que o sr Bernardo não chamaa porque o grupo tá fechado,tomará que fechem a porta na sua cara Bernardo!

  23. Carlim

    26/06/2011 13:16:51

    Os jogadores estao instaveis. Ninguem no melhor da forma. Sempre achei o Bruno bom levantador. Mas ta na hora dele deslocado pra selecao B, ou C, ou D quem sabe...Levando Vissoto; Giba e Lucao a tira colo.

  24. Alysson

    26/06/2011 13:07:23

    Os Estados Unidos não tremem, como outras seleções, pras caras e bocas e atuações teatrais de jogadores como Giba, Murilo, Serginho, Lucão... Ridículo tais comportamentos, especialmente do primeiro, que inclusive é o capitão. Patético. Aposente-se logo, porque a coisa está ficando feia para o seu lado. Toca toco e fica encarando, enquanto o outro time está comemorando entre eles? Patético, caro ex-jogador em atividade.Rodrigão deveria seguir o mesmo caminho. Por que o Sidão não entrou no lugar de um dos centrais é uma incógnita... Atuação patética de Bernardinho também. Como pode aceitar o jogo desses centrais que raramente bloqueiam, são lerdos e fazem corpo mole?Fora inverter 5x1 com Thiago Alves? Fala sério!Os Estados Unidos de fato se preocuparam em jogar bola e fizeram uma partida muito boa. Ao contrário de alguns pseudo-atores do nosso time.

  25. Rene

    26/06/2011 12:44:26

    Sorte que a polonia ta classificada e joga como treino, se não a classificação estaria diferente nessa chave. Sou mais USA!

  26. Peri

    26/06/2011 12:33:37

    Duro foi suportar os sorrisos do asqueroso do Millard.

  27. juninho

    26/06/2011 12:30:32

    Lastimável a atuação do Bruno ontem...sem comentários como ele é o "levantador" da seleção...Se o Dante tá fora de forma como ele pode recuperar essa forma? Pra mim é jogando!!!Que cara amarrada é aquela do nosso capitão quando era bloqueado e nos erros de arbitragem? A idade tem o deixado mais amador ainda...Rodrigão parece uma lesma no bloqueio e nos ataques o Lee fez uma visão perfeita por isso tocos em momentos decisivos do set...Difícil...

  28. Luiz

    26/06/2011 12:18:50

    Por que será que o único jogador americano para quem o Giba sorri e faz carinhas doces é o Anderson???? kkkkkkk MUITO ESTRANHO!!!Sobre o jogo?Bernardinho não deveria reclamar tanto da arbitragem, pois no final ele acabou saindo no lucro. Revendo a reprise hoje pela manhã, eu vi que o arbitro por três vezes não marcou os dois toques do Bruno. Imagine, seu Bernardo, se o seu filho sai de quadra com três ERROs grosseiros? Como não ficaria a cabeça dele, que já não anda muito boa? Então, enfie a viola no saco, e quando vc for ver os tapes, vai entender que acabou saindo no lucro.O que me espanta mais são os números altissímos de bolas baixas que o Giba e o Murilo foram obrigados a largar, pois os levantamentos eram JACAS e muito podres - e não foi só ontém não, no jogo em que o Brasil ganhou na sexta-feira os levantamentos estavam muito piores. A vitória acabou mascarando os erros.

  29. Rodrigo Souza

    26/06/2011 12:06:19

    Um time com Sidão no banco insiste com Rodrigão que ja deu no que tinha que dar, o cara não ganhou uma do Lee que disparado é o melhor meio desta liga!!!O que dizer do Théo!!! nossa muito fraco, cade os Wallaces senhor surtadinho?????Bruno e Marlon, ta dificil ver quem é o menos pior!!!Definitivamente Rapha se naturaliza Italiano e viva seus momentos de glória, pois voce não tera chance nesta seleção nunca.O que dizer de Murilo e Giba!!! sem comentarios, só sei que a idade esta pesando e dizendo pra que veio!!!Enfim final sera entre a Russia X Italia ou Russia X EUA ou Russia X Polonia.Lamentavel ano de renovação pra Olimpiadas e o Surtadinho insistir com estas velharias!!!

  30. Marcos D. Ferreira

    26/06/2011 11:41:25

    Bruno - segue minha mensagem inicial, que não foi publicada.Obviamente não é bom para o Brasil perder, principalmente errando tanto. Porém, só um detalhe que você e os demais colegas da imprensa não perceberam: o Brasil JÁ ESTÁ CLASSIFICADO PARA A FASE FINAL. Como exemplo, vamos simular um hipotético pior cenário para o Brasil: o Estados Unidos ganham as duas partidas de 3 a 0 de Porto Rico (provável) e o Brasil perde as duas também de 3 a 0 para a Polônia (bem improvável). Nesse caso, quem seria eliminado, em terceiro lugar na chave? Os ESTADOS UNIDOS!!! Nessa improvável hipotética situação haveria um tríplice empate, com os 3 times com 24 pontos e 8 vitórias. Porém (vide site da FIVB), o segundo critério de desempate (após o número de vitórias) é "sets ratio" e nesse caso, a Polônia ficaria em primeiro (26/13 = 2), O Brasil em segundo (26/15 = 1,73) e os Estados Unidos em terceiro (26/17 = 1,53), estando eliminados porque se classificam os 2 primeiros da chave e a Polônia (país sede) já estaria classificada em primeiro.Bem, agora espero que o Bernardinho arrume o time para a fase final, de preferência vencendo todos os jogos restantes.AbraçãoMarcos - São Paulo/SP

  31. CLAUDIO FERNANDES DO AMARAL TAVEIRA

    26/06/2011 11:30:54

    A seleção brasileira de vôlei é equipe de disputar no mata a mata, não vejo a hora de encontrar-mos os Yankes nesta fase, vingança da Liga de 2008 aguarda ansiosa.

  32. 26/06/2011 11:08:17

    Alguém precisa enfiar na cabeça do Lucão que central também bloqueia, fala serio bloqueio brasileiro comeu mosca . E o que falar do comportamento do Giba dentro de quadra ? Péssimo para um capitão , toma toco e fica encarando os americanos ... Vamos jogar bola Giba. Do Bruno eu nem falo mais nada , e essa eu nao posso deixar passar : o que foi o Serginho errando aquele levantamento ? kkkk Vissoto fez falta sim , se ele estivesse em quadra perderíamos de 3x0 e não 3x1 .

  33. Leonardo

    26/06/2011 11:01:39

    Sinceramente, o Vissoto não fez a menor na falta na equipe. E concordo plenamente com a falta de um levantador competente. Bruno tem se mostrado que é jogador de clube, apenas. Me acostumei com Ricardinho. Sandro e William são muito melhores do que Bruno.

  34. Anti Arrogancia

    26/06/2011 10:41:22

    Alguém pode pedir ao sr. Gilberto Godoy para tirar a mascara??? Faz carão demais com Sergio.o Lucas já tem cara de *.*. Avise-o que os americanos, poloneses e russos não tem medo de cara feia.BANDO DE PLAYBOYS METIDOS. FILHINHOS DE PAPAI.Joguem com mais humildade que vão ganhar.Stanley, Priddy e Lee jogaram muito, Millar bem eficiente no meio.Brasil?! Alguns tocos devido aos levantamentos mal feitos.Esses narradores são chatos ao extremos, gritam demais…

  35. jose roberto

    26/06/2011 10:38:53

    É falar mais o que né, não adianta mais reclamar do time, o sr. paneleiro (bernardinho) tem sim e muita culpa mesmo, cadê a Raphael do Trentino heim, o Sandro do Sesi eles estão jogando mauito mais que o filho do paneleiro e do tal de Marlon esse nunca me enganou, o tal do rodrigão heim agora todo mundo sabe o porque foi dispensado do pinheiros/sky não viu a cor da bola e faz tempo heim, o tal de giba não dá mais para ele mesmo ficou provado ontem, giba pega seu boné e fica só no time viu, para vc acabou a seleção, cadê o leo mineiro heim.

  36. Torcedor com suspeitas

    26/06/2011 10:11:55

    Será que alguém pode me explicar aquele ponto a mais que os EUA ganhou no segundo set? A parada técnica virou 16 x 14 e no meio da parada os EUA ganhou 1 ponto. Foi cartão amarelo? E os erros do juiz no segunto set? Foram 3 erros grosseiros. O set terminou 25 x 23, ou seja, tudo isso teria feito diferença…

  37. DECO

    26/06/2011 09:48:12

    É incrível que o Bernardo queira manter no time o Rodrigão, o Giba e o Gustavo, que no seu time não conseguiram nem ficar entre os 4 melhores da superliga, e no período com o Rodrigão, que foi dispensado, o time não ficava nem entre os oito melhores. Eles foram maravilhosos, mas passou... a fila anda... e não venham falar em "era Bernardinho", pois esse técnico só tem o mérito de conduzir jogadores que nos últimos 15 anos são campeões mundiais na categorias de base (infanto e juvenil). A fila deveria andar também para o treinador

  38. Robson Campos

    26/06/2011 09:41:06

    ONTEM VIMOS MAIS UMA VEZ UMA PESSIMA PARTIDA DO "LEVENTADOR" BRUNO, NÃO SOUBE DISTRIBUIR COM DESTREZA E FOI MUITO MAL. EU QUERO SE O BERNADO AGORA NÃO VAI CHAMAR O RAFHAEL PARA LEVANTAR ELE PRECISA DE UMA CHANCE, PARA MOSTRAR QUE É BOM!!

  39. Paulo

    26/06/2011 08:34:37

    Cadê a renovação? Mário Júnior e wallace

  40. Marcos D. Ferreira

    26/06/2011 07:54:50

    BrunoObviamente não é bom para o Brasil perder, principalmente errando tanto. Porém, só um detalhe que você e os demais colegas da imprensa não perceberam: o Brasil JÁ ESTÁ CLASSIFICADO PARA A FASE FINAL. Como exemplo, vamos simular um hipotético pior cenário para o Brasil: o Estados Unidos ganham as duas partidas de 3 a 0 de Porto Rico (provável) e o Brasil perde as duas também de 3 a 0 para a Polônia (bem improvável). Nesse caso, quem seria eliminado, em terceiro lugar na chave? Os ESTADOS UNIDOS!!! Nessa improvável hipotética situação haveria um tríplice empate, com os 3 times com 24 pontos e 8 vitórias. Porém (vide site da FIVB), o segundo critério de desempate (após o número de vitórias) é "sets ratio" e nesse caso, a Polônia ficaria em primeiro (26/13 = 2), O Brasil em segundo (26/15 = 1,73) e os Estados Unidos em terceiro (26/17 = 1,53), estando eliminados porque se classificam os 2 primeiros da chave e a Polônia (país sede) já estaria classificada em primeiro.Bem, agora espero que o Bernardinho arrume o time para a fase final, de preferência vencendo todos os jogos restantes.AbraçãoMarcos - São Paulo/SP

  41. octavio cesar

    26/06/2011 07:46:33

    assisti o jogo ontem, e falar o que né? estados unidos jogaram uma partida perfeita

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso