Blog do Bruno Voloch

Bernardinho exime jogadores e assume responsabilidade pela derrota contra os Estados Unidos

Bruno Voloch

Será que Bernardinho é o único responsável pela derrota diante dos Estados Unidos ?

Claro que não. Estranha postura.

O que será que existe por trás de tamanha 'responsabilidade' ?

O treinador deixou claro após a partida que se considerava o responsável pela segundo resultado negativo contra os Estados Unidos. Atitude bonita, o gesto protege o grupo, mas não livra os jogadores da responsabilidade.

Enfrentamos uma seleção disciplinada taticamente e que sacou e bloqueou mais do que a seleção brasileira. Simples. Não sei se faltou disposição, não acredito, mas Bernardinho deve se preocupar sim, em fazer a seleção voltar a defender e bloquear como de costume.

Isso é estranho.

O que deixou certamente Bernardinho irritado, com toda razão, foi o fato de ter alertado na véspera que a segunda partida seria diferente e que os norte-americanos certamente viriam agressivos. Dito e feito.

Ele diz que não conseguiu passar tal situação para o grupo e por isso se considera o responsável. Discordo.

Bernardinho não só sabia dos riscos do segundo jogo como alertou os jogadores. Se em quadra eles não corresponderam é uma outra questão.

Lucão, contra os Estados Unidos em Belo Horizonte, já tinha deixado claro sua insatisfação quando substituído. Dessa vez aconteceu com Giba, claramente de cara amarrada quando foi sacado do time. Isso não é normal. É evidente que ninguém gosta de sair de quadra, mas antigamente isso não acontecia, ou pelo menos os atletas não deixavam transparecer a irritação. Hoje, não escondem.

E o que dizer de Marlon ?

Confesso que acho Marlon um jogador de potencial, já escrevi sobre isso, mas será sempre reserva se mantiver essa postura passiva quando entra e quando sai. A imagem que ele nos passa é que tanto faz começar jogando ou entrar na inversão, o que normalmente acontece. Se Marlon tivesse um pouco mais de ambição, poderia ser titular, uma vez que o único concorrente ainda precisa evoluir, como disse Bernardinho.

Mas até entendo Marlon. Só entra no sufoco e quando a situação está pra lá de complicada. Marlon usa da política de Maurício em 2004 e vai aguentar firme e calado até a olimpíada.

Fico abismado quando ouço dizer que Vissoto não faz falta ao time. Faz e muita. Embora não tenha o entrosamente ideal com Bruno, Vissoto é o melhor oposto da seleção. Théo é um bom jogador e merece estar entre os 12. Estará na olimpíada, como afirmou Bernardinho na semana passada.

Bernardinho mantém o estilo 'paizão', defende sempre o grupo e destaca o coletivo, sem dar ênfase a individualidades. Faz bem, até porque controlar o ego dessa gente não deve ser fácil. Mas Bernardinho foi cruel demais. Suas caras e bobas na quadra podem não ajudar, as reclamações excessivas com a arbitragem tornam as vezes as coisas mais complicadas, mas dizer que foi o responsável único pela derrota é injusto.

A idéia que nos passa com essa atitude é de querer tirar a responsabilidade de alguns jogadores, algo perigoso.

Mas o estilo dele de trabalho é esse e tem que ser respeitado. Respeitar é uma coisa, concordar é outra bem diferente.

Mas tem o lado positivo. Bernardinho sabe que a seleção vai se classificar e ainda é favorita ao título da Liga Mundial. Não pelo vôlei que estamos jogando e sim pela irregularidade dos adversários, como os Estados Unidos. 

O discurso de que sempre apostou no grupo e de que o time reage quando é pressionado, está pronto para ser usado. Basta derrotar a Polônia no meio de semana.

Será a hora de valorizar o coletivo, dividir as honras da vitória e ficar perto de faturar mais R$ 60 mil pelo título da Liga Mundial.

  1. deise

    29/06/2011 09:39:49

    olha não tinha pensado por este lado,rsè verdade.Os USA são mestres em taticas psicologicas.Tenho percebido isso em outros esportes tbém.quando vc pensa que baixaram a guarda é ai que eles surpreendem.Nós aqui neste pais onde jogam bebes no lixo,traficante é amigo de jogador de futebol e os politicos roubam tudo que passa na frente deles,e um pais que ainda não esta preparado p/ uma copa do mundo,oque vc vai esperar.

  2. deise

    29/06/2011 09:36:14

    Acho que o giovanne seria muito bem vindo na seleção no futuro!Ricardinho poderia ter uma chance de passar a renovação nos levantadores,passando um pouco da sua experiencia.Não gosto do bernardo e nunca vou gostar.Como tudo que fazem os maricanos são otimos e vou torcer por eles sim agora e nas olimpiadas.

  3. espiga de Itamira

    28/06/2011 20:13:41

    o povinho brasileiro é realmente deplorável. Há dez anos atrás só ouviamos falar da geração de prata que foi o maior sucesso. Agora que superamos a Itália e somos o MELHOR VOLEY DO MUNDO temos que ler esses comentários sobre Bernardinho e essa equipe maravilhosa só por causa de uma derrota. Queiram também voltar ao tempo da ditadura, da inflação, da falta de emprego e da humilhação internacional. SOU mais Brasil, com muito orgulho e com muito amor BORA MELHOR TECNICO DO MUNDO, BORA MELHOR SELEÇÃO DO MUNDO, BORA RUMO AO DÉCIMO TÍTULO DA LIGA.

  4. Raquel

    28/06/2011 20:04:40

    Na minha opinião giba. Marlon. Murilo demonstraram claramente descontentamento como se estivem desmotivados. Todos os jogadores em quadra e os que saiam do banco também erravam muito. Os EUA sempre forçando o saque. E além disso o tecnico pedia tempo e na volta os brasileiros erravam o saque. Tinha um tal de "pattack" jogador americano que so entrava para sacar. Bem diferente do tecnico Bernadinho que viu seu filho levantando muito mal varias vezes. Giba muitto mal e até o melhr libero do mundo"Serginho" quase sem fazer defesas. Se há algum problema escondido não foi divulgado. Mas com certeza a luz vermelha esta acesa e sem querer fazer uma previsão pessimista sobre a nossa seleção ta dando pinta que no futuro haverá necessidade de renovação total inclusive a permanencia do tecnico.

  5. anderson

    28/06/2011 13:24:50

    apesar de o tecnico bernandinho ser excelente e temos que reconhecer suas vitorias, mas sejamos sincero ele e muito teimoso, ja da na hora de renovar e investir em novos talentos principalmente na funçoes de levantadores, cade o wilhiam(o mago) o sandro e o raphael, e o theo e um oposto otimo, mas os wallace sao melhores.ele e tao teimoso que na minha opinaio prejudicou o brasil nas semifinais de altanta contra cuba, marcia fu nao tava jogando bem e ele insistiu nela sendo que na epoca tinhamos leila que estava numa otima fase e foi eleita melhor jogadora do gp daquele ano, e ele vai insistir no seu filho. nada contra ele mas atualmente temos melhores e acho que ele nao vai conseguir o tri olimpico, pela sua teimosia e ja ta na hora do seu reinado acabar, agora dizer que o grupo ja esta fechado e brincadeira e nao dar oportunidades para os wallaces, pia, wilhiam, sidao(na reserva), douglas cordeiro outros bons jogadores que temos..

  6. Luiz

    28/06/2011 08:28:22

    kkkkkkkkkkkkAdorei este comentário!Realmente o Ball está só se preparando. E os EUA tem mais duas armas secretas que são o oposto Parak e o meio de 2,09m Henns. Estes caras jogam MUITO, mas ainda são desconhecidos. Sem falar no Anderson.

  7. sergio

    27/06/2011 18:09:11

    No lugar de procurar saber a cor da pele dos americanos (acho que quem sempre está preocupada com a cor da pele dos outros é uma tremenda racista) devemos nos preicupar com a qualidade dessas seleções e torcer para que a nossa reencontre a maravilha do nosso volei. Já começa a aparecer os torcedores oportunistas, quando a seleção está ganhando vestem camisa, gritam e é só ter um tropeço que já começam a mudar. Oh subdesenvolvimento!!!

  8. Charles B.

    27/06/2011 15:56:06

    A minha opnião é a seguinte:Gosto muito do Bernadinho e não acho que haja outro treinador melhor para seleção, porém descordo de algumas escolhas feitas por ele, ex: Bruninho não anda bem e ainda por cima está com muita marra. O tempo do Giba já passou, nem deveria estar na seleção. Lucão ainda não está pronto para seleção. O Dante tem que ser titular, nem que seja como oposto, pode tirar qualquer um. O resto é isso mesmo.

  9. Nene

    27/06/2011 13:32:58

    Não seria a CBV?

  10. Brasil

    27/06/2011 13:12:30

    Alguém pode pedir ao sr. Gilberto Godoy para tirar a mascara??? Faz carão demais com Sergio.o Lucas já tem cara de *.*. Avise-o que os americanos não tem medo de cara feia.BANDO DE PLAYBOYS METIDOS. FILHINHOS DE PAPAI.Joguem com mais humildade que vão ganhar.Stanley, Priddy e Lee jogaram muito, Millar bem eficiente no meio.Brasil?! Alguns tocos devido aos levantamentos mal feitos.

  11. jhonny

    27/06/2011 11:29:46

    VAI ESSE MONTE DE MANE, E ATE MESMO O BLOGUEIRO CRITICAR. RSR.. PEGA O LUGAR DO BERNANDO.OU MELHOR ENTAO, POE O ZE ROBERTO, O RADAMES, O IAN VANSONG NO LUGAR ?? SRSRSRSRS...KKKKK VAMOS VOLTAR A EPOCA QUE O BRASIL SE DAVA POR SATISFEITO SENDO QUINTO COLOCADO, QUE TAL ???DEIXA E ONDE GALERA, SE O BERNARINHO QUE GANHOU TUDO QUE DISPUTOU COM ESSA SELEÇAO NAO SOUBER O QUE ESTAVA FAZENDO, NINGUEM MAIS SABE.. !BANDO DE HIPOTRICA ! TER CORAGEM DE CRITICAR UM VENCEDOR COMO O TECNICO DE NOSSA SELEÇAO DE VOLEY E UMA VERGONHA !!! SE FOSSE ELE IRIA PARA A EUROPA FICAR MILHIONARIO E DETONAR ESSA BANDO DE MAU AGRADECIDOS..BERNANDO OBRIGADO POR TUDO !

  12. Bruno Marinho

    27/06/2011 11:29:17

    Num é porque perdemos esse jogo que deixamos de ser o melhor vôlei do mundo,ainda somos,agora Bernardinho precisa enxergar que Marlon é mais levantador que bruninho e giba já passou seu tempo,quem tem que ir para Londres em seu ligar é André Nascimento,acredito nesse título da liga,Bora Brasil.

  13. Gilberto

    27/06/2011 11:13:03

    A responsabilidade é do Bernardinho mesmo!!! A começar pelas concovações equivocadas... Bruninho, Vissoto, Théo, Dante... Para cada uma dessas posições, existem ao menos dois jogadores capazes de substituií-los! Essa histõria de ter um grupo fechado, família Bernardinho, não vai funcionar quando tivermos adversários que estudam jogadores limitados como os que citei... Avisa o Bernardinho que isso que ele tem nas mãos é SELEÇÃO!!! E numa seleção, como o próprio nome diz, devem ser escolhidos os melhores, e não os amiguinhos, filhinhos, "contratados"...

  14. lucivania

    27/06/2011 10:27:05

    quero dizer para a criatura de nome pedro que disse para tirar as estrelas ja apagadas como giba que ele nao entende nada de volei giba e o melhor e sempre vai ser pois ele e um idolo trouxe muitas vitorias para o volei juntos com os outros jogadores e ainda vai trazer o que acontece e que nao tem um levantador a sua altura para ele triunfar........

  15. naruto

    27/06/2011 09:45:08

    Vissoto lessado daquele jeito, pois é inadimicivel um cara com aquela alturra ficar no bloueio de um baixinho de 1,90.. fala serio, vejam o polonesKurek apenas 2,04 e faz um estrago contra qualquer time Vissoto devria se envergonhar , pois e to ruim que ninquem o contratou por aqui, ele parece ate a Regiane .. Que acordar as vezes e diz vou jogar e joga direito.....

  16. naruto

    27/06/2011 09:42:30

    Eu acho que o grande erro do Bernardinho e manter o Giba como titular, os americanos ja conhecem o seu joguinho limitado, com o Joao paulo em grande forna e boa marcaão em cima do Stanley e o Dante podendo entrar tranquilamente tambem no lugar do Giba ele o mantem, o Vissto e totalmente dispensavel, um jogador com 2,12 lesado da

  17. xpto

    27/06/2011 09:27:58

    Concordo! Os caras parecem que não têm mais aquele prazer em jogar, em mostrar o quanto o Brasil tem qualidade técnica e tática.Respeito o trabalho do Bernardinho e comissão técnica, e também os jogadores. Contudo, que algo parece estar incomodando lá dentro, isso parece real. Dá a impressão que no íntimo de alguns jogadores, embora não admitam explicitamente, eles desconfiam sobre onde o problema poderia estar. Não falam pra ninguém porque não querem se queimar. Como criticar um trabalho que é vencedor? Como remar contra uma maré que parece sempre vagar para o lado certo?O fato é que com o tempo e treinamento os problemas podem se resolver, ou podem piorar. Eu torço pela equipe como sempre torci, e espero que o esforço seja recompensado. Mais ainda, espero que todos tenham o prazer em se esforçar! E isso é uma coisa que parece estar faltando ainda, embora ache que brevemente seja resolvido.Em tempo: perder para EUA é normal, faz parte, não se pode ganhar todas e do outro lado também tem gente que merece ganhar.

  18. Lauro

    27/06/2011 09:17:41

    O que me preocupa é que o Brasil vai para Londres em nenhuma carta na manga, nenhuma novidade para ser usada em uma partida difícil! Os EUA tem o Ball na bat caverna se preparando, eles estão escondendo o jogo. O que me incomoda é esse controle dos americanos de escolherem o jogo que eles querem vencer.Eles preferem sempre vencer o segundo jogo das rodadas que é para deixar o Brasil com sensação de derrota até a próxima rodada, para que eles fiquem na nossa mente!Essa estratégia americana não é por acaso!

  19. Luiz

    27/06/2011 09:03:47

    Por o esporte nos EUA parte das universidades; e quando um garoto negro, muito alto, chega lá, eles logo o direcionam para o Basquete, já que este é o esportes principal do país. Seria a mesma coisa que perguntar: Por que não tem nenhum jogador branco na seleção americana de basquete? Deu para entender?

  20. Diogo

    27/06/2011 09:03:43

    É melhor Bernardinho assumir a responsabilidade da derrota do que tirar seu filhinho. Já perdeu a Olimpíada por querer colocar seu filho sem ter nível técnico a nível de seleção. Bruninho continua sem nível técnico a nível de seleção e está atrapalhando a evolução do time.

  21. cristiano

    27/06/2011 08:57:27

    Por que os jogadores sao brancos

  22. _CURITIBA

    27/06/2011 08:35:06

    PQ O BRUNINHO AINDA TÁ NA SELEÇÃO.......................QUE PALHAÇADA!!!!!!!!!!!!!!!

  23. Rodrigo Silva

    27/06/2011 08:25:00

    Só acho que não havia necessidade de levar o Thiago Alves, pois já temos Giba, Murilo, Dante e Bravo, o Thiago Alves está sobrando. No entanto, está faltando oposto. O Bernadinho só levou Théo e Visotto, que se machucou e teve que improvisar com Dante. Deveria ter deixado Thiago Alves em casa e ter levado Wallace.

  24. Luiz

    27/06/2011 07:01:54

    O pior de tudo é que o Giba SABE que nesta altura do campeonato a única esperança dele continuar sendo um grande astro são bolas aceleradas, com o bloqueio adiversário chegando atrasado, Porém, é visível a dificuldade que ele está tendo de jogar com o Bruno, e também com o Marlon. No ultimo jogo contra os EUA, ele teve que largar mais de cinco bolas; os levantamentos estavam horríveis. O Brasil que se acerte, pois EU TENHO CERTEZA DE QUE NESTE "SORTEIO" DO CHAVEAMENTO DA FASE FINAL, ELES VÃO ENCARAR LOGO DE CARA OS EUA. PODE APOSTAR!!! A FIVB QUER ACABAR COM A SOBERANIA BRASILEIRA!

  25. Rioki

    27/06/2011 03:03:55

    A culpa é de todos. Do Bernardinho em insistir em colocar seu filho meia boca, e também dos jogadores que precisam treinar saque e recepção. Alguém já reparou que o Rodrigão daquele tamanho saca que nem moça. Assim fica fácil pro outro time. No feminino tem a Rússia que as meninas morrem de medo. Será que no masculino teremos os americanos??

  26. ALEXANDRE NERY

    27/06/2011 02:44:27

    "de volta ao vôlei de antes, vitorioso e digno", JU escreveu!!Esse ou essa tal de JU está brincando ou falando sério??? Respeito qualquer opinião, desde que, faça algum sentido. O brincalhão ou brincalhona!! Esse mesmo time, ganhou o que em 2010??? Será que você estava em marte, o Brasil, com o Bernardinho, foi o campeão!!! Acorde!!!"IDELVAN escreveu" - tomara que o Brasil perca e qualquer outra seleção ganhe (EUA, Servia, etc)....O Idelvan, você é brasileiro mesmo??? Puxa-saco de americano!!! O Brasil, vem melhorando a cada jogo e vem ganhando os últimos títulos sem o Ricardinho, você está ganhando uma grana para defender tanto o Ricardinho?? Vocês dois (JU e IDELVAN), tomem vergonha na cara e se informem um pouquinho, antes de escrever essas besteiras e baboseiras, asneiras e groselhas, de quem é o maior responsável pelas dezenas de títulos conquistados pelo Brasil, respeitem o Brasil, o Bernardinho e a seleção brasileira!

  27. renhirata

    27/06/2011 01:24:40

    tem razao,,,, e no futebol entao o virtual melhor do mundo, mas cade a egemonia...

  28. Gratcheva Rox

    27/06/2011 00:51:23

    Obs: Por quê não tem negros na sel. masc. americana?

  29. guilherme

    26/06/2011 23:06:42

    Colegas, Bernadinho está velho e cada vez mais teimoso e resmungento, já foi um grande maestro, pois nossos jogadores já eram campeões antes de juntarem ao time principal, fala sozinho deprime a estima de algums jogadores quando erram. Se não faz quando ele manda... tem sofrido por ser pai de Bruninho e Treinador, compensa com outras fórmulas os arranjos de jogadores em quadra. Contudo está prestigiando jogadores antigos que CONTRIBUIRAM muito nestes 10 anos vitoriosos. So bad!! Deixou talentos de fora: Douglas Cordeiro, Andre Nascimento, sem contar os levantadores chamados e não usados.Vissoto é o cara!!! Se fizerem um retrospecto ele foi o salvador da Pátria muitas vezes, só que é cobrado por ser o mais alto.

  30. F.I.V.B

    26/06/2011 22:33:58

    O Bruninho entrou pelo sistema de cotas...só pode!

  31. Gratcheva Rox

    26/06/2011 22:27:22

    O Bruninho técnicamente eh bom, acho ele muito bom, mas volta e meia faz opções ERRADAS de levantamento, ou seja, eh meio burro às vezes, levantador nao da pra ser burro. Levantou 4x consecutivas pro Murilo, até esse mandar um avião, tipo de coisa q nao pode acontecer.

  32. Daniel

    26/06/2011 21:01:19

    Uma coisa é certa, toda a seleção terá treino duro e pesado para os próximos jogos. O Bernardinho não irá pegar leve mesmo com a classificação garantida após uma derrota para um time de tamanha rivalidade taticamente. Agora que ele assume uma postura de culpado, certamente correrá atrás de prejuízo. Quem conhece, sabe.

  33. Jamesson

    26/06/2011 20:37:36

    Não e necessario nem comentar a derrota . o Brasil perdeu pq , nada vence tradição e jogo tatico. parabens para a seleção americana.

  34. Ju do Volei

    26/06/2011 20:17:49

    O Bernardinho é um excelente técnico e vitorioso, isto é fato e indiscutível. Mas, infelizmente, com o passar dos anos, os resultados positivos (merecido!) e o poder subindo à cabeça, virou um ditador, o Deus todo poderoso do nosso volei. Tem as diferenças com o José Roberto Guimarães porque este não convocou a querida esposa levantadora e pior, tirou o Ricardinho para levar o filhinho para as Olimpíadas, puro nepotismo. Agora, o que tem me chamado a atenção: o Giba, que já não joga mais como antes, continua sendo convocado...ele era o melhor amigo do Ricardinho e se omitiu quando tudo aconteceu, será que tem alguma por trás disso? Ele vai para Londres apesar de não ter mais as condiçoes físicas e é nítido que não é apenas uma má fase, foi realmente um jogador espetacular mas o tempo dele na seleção já se encerrou. Acorda Bernardinho!!! Sem nepotismo, sem imposições,...de volta ao volei de antes. Vitorioso e digno!!!!

  35. Cesar

    26/06/2011 20:04:44

    Permita-me discordar. Eu acho que o mundo inteiro desejaria te-lo dirigindo sua seleção. Os números mostram a competencia desse cara. Com renovações e tudo, o Brasil nunca deixou de ser competitivo em todas as competições internacionais. Ah se no futebol tivéssemos alguém com 10% da competencia do Bernardinho !!!!!!!!!!

  36. Guaracy de Castro Nogueira

    26/06/2011 19:58:26

    Sou admirdor incondicional do Bernardinho. As derrotas contra os EUA dvem ficar em evidência. Eles evoluiram e muito em dois aspetos bases: no saque e no bloqueio. Nossa brilhante equipe falhou e muito nos últimos jogos. Jogadores exponenciais perderam saques consecutivamente, dando a impressão que estavam complexados pelos rros sucessivos, desetimulados. Aconteceu. Não vamos chorar por causa do leite derramado. Urge treinar, treinar, treinar e.....Muito! Idem com relação ao bloqueio!Perdemos uma batalha....mas.... temos tudo para ganhar a guerra!!!

  37. Silvio Damaceno

    26/06/2011 19:57:49

    Torcedor que se preza e entende de esporte sabe que a qualquer momento seu time vai perder os USA a ITALIA já dominaram o voleibol mundial agora tem sido o BRASIL a qualquer momento será outro País.Comentáristas deveriam analizar melhor o que escrevem pois costumam escrever muita porcaria sem base alguma.NOSSO VOLEI É CAMPEÃO E MERECE RESPEITO.Tenho certeza que a torcida apoia a seleção e o Bernadinho,Se não pode ser contrutivo é melhor não escrever.....

  38. thiago

    26/06/2011 19:55:52

    Também acho q ta na hora do bruno ir pro branco!Acho o jogo do marlon bem melhor, bruno q insisti duas ou tres vezes a mesma jogada!Só quero ver quando o ball volta pra seleção americana, bruninho ta sofrendo muita pressão, ele ate sabe q ta tirando alguns jogadores do jogo com seus erros no levantamento!Tem q fazer igual o zé Roberto faz, o levantador não está correspondendo, ele vai e troca de levantador!O q adianta troca os atacantes se a alma do time q é o levantador não está sabendo arma suas jogadas!

  39. Idelvan

    26/06/2011 19:51:50

    Bem feito a derrota, e tomara que os EUA, Sérvia ou qualquer outro time leve o título. Cuba que tem uma seleção sem estrelas e jogadores improvisados em cima da hora tá jogando mais. Toma estrelinhas, volta Ricardinho! rsrs

  40. Pedro

    26/06/2011 19:45:30

    Tire as estrelas já apagadas do time,como Giba que o Brasil voltará ser o time que era

  41. Carlos Augusto

    26/06/2011 19:44:52

    Boa noite.O Bernardinho precisa entender que o bruninho (seu filho) naõ é bom o bastante para ser o levantador titular da seleção,suas jogadas são sempre previsiveis e erra bastante. Já joguei volei e sei da importância de um levantador para a equipe.Obrigado.

  42. jaime santos

    26/06/2011 19:37:01

    Sobre o jogo e sobre o Benadinho...DEIXE O HOMEM TRABALHAR!!!!!!Ele já demonstrou a imensa competencia.......

  43. Xandão

    26/06/2011 19:33:22

    Tá cheio de treinador campeão entre os comentaristas. Só pode ser isso. Porque falar mal de um sujeito que é o treinador mais vencedor da história do vôlei só pode ser coisa de gente melhor que o Bernardinho. Quanto ao Ricardinho, realmente foi o melhor levantador que já passou pela seleção. Mas caráter não é acessório. É fundamental. Mau caráter só serve pra atleta de esporte individual. Vide corredores de fórmula1.

  44. Geisa Maria Carrara

    26/06/2011 19:29:33

    Apoio em tudo................cadê o Ricardinho??????????????? O Bernardo tem urgencia de chamá-lo,deixar as rusgas de lado, ou até pedir perdão se precisar!!!!!!!!! Pensar no Brasil agora é mais urgente que essas bobagens já acontecidas. O Bruninho tá muito aquem de ser um levantador de seleção!!!!!!!!! VOLTA RICARDINHOOOOOOOOOOO

  45. Ulisses

    26/06/2011 19:23:09

    Ainda tem gente que critica negativamente o trabalho do Bernardinho, o cara já ganhou tudo, ninguém, em lugar algum do mundo ganhou tanto em competições de alto nível, se ele decidisse treinar outra seleção pelo mundo seria contratado a peso de ouro, vai entender este povo. Tem aqueles que choram pelo Ricardinho, sacrificar um grupo todo por conta do ego inflado de um sujeito só, é não perceber que uma única ovelha pode colocar um rebanho a perder.Sem Bernardinho estariamos tomando porradas de Cuba até hoje, não foi sozinho até onde está, mas foi sob o seu comando que chegou ao mais alto nível e está permanecendo por lá por tanto tempo.

  46. Jenifer

    26/06/2011 19:18:34

    ...acho um sarro ver os abutres torcendo por uma derrota do Brasil...vcs nao estao se esforçando, podem fazer melhor....pq o Brasil anda perdendo mto pouco....ou é pq é uma seleção mto boa...ou vcs nao estao fazendo um bom papel....vai, continuem como urubus, torcendo por encontrar uma carniça....

  47. Neto

    26/06/2011 19:14:29

    Acho que a realidade é uma só, com Giba de titular o Brasil não é mais favorito, quando o Dante voltar à sua forma, aposto novamente no Brasil.Concordo que somente EUA e Rússia serão adversários para o Brasil na próxima fase, e dependendo da formação das chaves, imagino que a Polônia será a quarta colocada.

  48. Rodrigo

    26/06/2011 19:11:22

    para de viadagem Luiz, isto é ridículo para um homem ficar se escabelando por macho.

  49. Rubine

    26/06/2011 19:05:11

    Não é necessário se preocupar. O Brasil já esta classificado para a fase final da Liga.Pelos ritérios de desempate que é o set average os Estados Unidos não podem nos ultrapassar.Então eles tem que torcer para que a Polônia não nos vença duas vezes por três a zero.

  50. ODIM

    26/06/2011 18:58:00

    Senhores vamos deixar claro de uma vez por todas, o Ricardinho foi excluido da selecao por indisciplina, nao adianta ser o melhor do mundo e querer ser o manda chuva ser achar melhor que todo mundo. Ele queria ter vantagens do tipo se apresentar qdo quisesse nao treinar so porque o Bernardinho achava que isso era bom para a equipe. o bandido aqui nao eh o Bernardinho e sim o Ricardinho que so pensou em si e nao na selecao qdo comecou a fazer uma serie de exigencias. Depois disso o Brasil ja ganhou a liga mundial sem ele e perdeu a ultima olimpiada por causa dele que aprontou na apresentacao para a mesma e nao houve tempo de preparar a equipe com outro jogador e ele sabia disso, ou seja nao tem o minimo de consciencia de equipe e tanto eh verdade que nenhum jogador o apoiou sera que ele era o unico correto?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso