Blog do Bruno Voloch

Brasil e Porto Rico valeu apenas pelo segundo set

Bruno Voloch

O Brasil cumpriu sua obrigação e venceu a fraca seleção de Porto Rico por 3 a 0.

Mas o desempenho ainda esteve bem abaixo do esperado.

Tivemos algumas dificuldades no primeiro e terceiro sets, algo preocupante quando o adversário é Porto Rico.

O jogo foi fraco tecnicamente e vale destacar o bom segundo set da seleção. O resultado da parcial demonstra a diferença técnica e a relidade entre as duas seleções: 25/10.

Tirando o segundo set, não dá para aproveitar muita coisa, ou melhor, dá sim para destacar Lucão e Giba.

Lucão teve ótimo desempenho no ataque, facilitado evidentemente pelo fraco bloqueio de Porto Rico. Giba foi regular no saque.

Importante ressaltar a concentração da seleção. Quando se enfrenta um adversário tão ruim em termos técnicos é preciso não perder a concentração e manter a seriedade. Quase caímos nessa tentação no terceiro set, mas Bernardinho nos livrou do pior.

  1. Eduardo Garbo

    20/06/2011 20:12:08

    Boa noite!!! Acho que a nenhum momento Bruno tinha que ser convocado pra seleção, porque possuimos levantadores bem melhores do que o voleiball que Bruno tem apresentando.Como sabemos que enquanto o Bernardinho estiver no comando o Ricardinho nunca será convocado, eles poderiam dar chance pelo menos para o Rapha.Hoje não tenho muita certeza que o Brasil será campeão dessa Liga Mundial, mais conforme a frase que todos conhecemos " Somos brasileiros, não desistimos nunca".... vamos vê no que vai dar.

  2. Ana Paula

    20/06/2011 08:13:44

    Querido, se vc tem SPORTV na sua casa, tb deve ter o Esporte Interativo!! Eu assisti lá o jogo inteirinho!!!

  3. H L

    19/06/2011 22:19:03

    QueridoO Bruninho no Modena quase ganhou do time do bonzão que você está se referindo. Só não ganhou porque o quinto jogo foi na casa do adversário. Isso porque o Bruninho foi contratado para substituir o levantador que se contundiu do Modena. Mas pra quem acha que sabe de tudo, é só preconceito... dor de cotovelo... A obrigação do levantador que vc se referiu seria ganhar todos os jogos da semifinal, se ele é tão bom... Mas não foi o que aconteceu... kkk

  4. Mauro

    19/06/2011 21:02:42

    Bruno 4 vezes campeão da superliga??Bom pra ele, o Raphael é "SÓ" campeão do italiano (melhor campeonato do mundo, sim melhor que a superliga pelos jogadores e estrutura), campeão europeu, e CAMPEÂO MUNDIAL DE CLUBES!!!Agora vem dizer que o Bruno não é protegido?? Posso até concordar que não é absoluto como titular, mas só em situações extremas, como na Liga Mundial 2010, mas também até o Hierrezuelo de Cuba tava melhor que o Bruno naquele campeonato, não tinha como não trocar, porém ele é protegido sim, não sai da seleção enquanto o pai dele não sair de lá. Reconheço tudo que o Bernardo fez para o volei brasileiro e mundial, melhor tecnico de todos os tempos, mas em relação a esse quesito esta deixando a desejar faz tempo.

  5. Eliana

    19/06/2011 15:52:32

    Obrigada, Matheus. Valeu pela solidariedade..... Boa semana pra vc!

  6. Eliana

    19/06/2011 15:51:38

    VALEU, Luiz!!!! Brigadão, mesmo!

  7. Eliana Velkis

    19/06/2011 15:41:32

    Extremamente bem colocado, Alex. Amei!

  8. Eliana Velkis

    19/06/2011 15:39:09

    Vc está levemente equivocado. Na Liga de 2010 o Bruno foi substituído pelo Marlon, que se tornou titular, só não permanecendo no Campeonato Mundial pq se machucou, lembra? E o Brasil não podia nem chamar outro levantador pq o prazo já estava esgotado. Então, Bruno não é intocável, como todo mundo está dizendo e, até o ano passado, era, de fato, o melhor levantador em atividade no Brasil, tanto que ganhou como tal nas últimas 4 superligas! Hoje, sim, ele vive um mau momento, mas ninguém garante que esse quadro vai continuar e, por isso, ele deve ser descartado como uma pilha descarregada ou malhado como o Judas? Bernardinho deveria, sim, dar oportunidade para os demais convocados mostrar o seu trabalho mas, estando eles treinando com todos os outros, será que isso já não foi avaliado? É fácil criticar sem saber direito das coisas.

  9. Rodrigo

    19/06/2011 11:39:56

    Nooooooossaaaaa Janaina: A Seleção deve estar preocupadíssima com a tua recusa em torcer para o Brasil. Torce pra Finlândia então, afinal o Brasil não ganha nada mesmo. A paixão por Ricardinho tem limites guria.

  10. Marcelo Cardoso

    19/06/2011 11:28:02

    Concordo plenamente, é um absurdo não ter como assistir a um jogo da seleção masdulina do segundo esporte nacional e não ter opção, a não ser procurar um dcanal internacional para assistir pela net como eu fiz, mas que não é o ideal e nem é opção para a maioria, o desmando é tanto que no site da FIVB está escrito que eles não podem transmitir para o Brasil por conta dos direitos de transmissão da Globo, que não transmite nm elibera para quem quiser transmitir, o esporte só perde com isso, a federação precisa rever esse contrato pernicioso que só entristecfe e nós fãs do voleibol.

  11. geraldo

    19/06/2011 10:37:50

    INDIGNAÇÃO TOTAL COM A REDE GLOBO!!!!! COMO É QUE PODE TER DE ASSISTIR A MARATONA E UNS FLASHES DO JOGO ENTRE BRASIL E PORTO RICO. POR QUE ENTÃO NÃO PASSAM O JOGO AO VIVO NO ESPORTE TV, EM VEZ DE TRANSMITIR JOGUINHO DE FUTEBOL DE ONTEM ENTRE BAHIA E FLUMINENSE? ESTÁ FICANDO DIFÍCIL ESSA SITUAÇÃO DE MANDO DA POWERFUL REDE "LOBO"!!!! ISSO SÓ DIMINUI O INTERESSE PELO ESPORTE. QUERO VER NAS OLÍMPIADAS AQUI NO BRASIL. DE REPENTE, VAI QUERER, EM CIMA DA HORA, PROMOVER TODOS OS ESPORTES. BRASIL É O QUE A GLOBO QUER E MOSTRA !!!! TRISTE NAÇÃO QUE NÃO TEM IDENTIDADE POR CAUSA DE UM MEIO DE COMUNICAÇÃO DE MASSA QUE NOS TORNA VERDADEIROS PERSONAGENS DO LIVRO DE GEORGE ORWELL: 1984 OU REVOLUÇÃO DOS BICHOS!!!!

  12. laercio

    19/06/2011 10:18:33

    quem jogou volei, conhece a importancia do levantador em uma equipe.em barcelona e atenas, o brasil contou com mauricio e ricardinho, jogadores excepcionais, para vencer.bruno e marlon, apesar do grande esforco, estao longedo talento de mauricio e ricardinho.ja passou da hora de se testar outras opcoes.vale lembrar que na ultima olimpiada, o lloy ball fez a diferenca.

  13. deivid

    19/06/2011 04:01:55

    Sabe de uma coisa eu queria que o Brasil perdesse essa liga para o Bernardinho ver que não tá dando certo alguma coisa tá errada porque não e possível que ele não tá vendo que o filho dele tá ruim só se ele for cego e quanto a vocês que disseram que o Brasil ganhou tudo na era Bernadinho o título mas importante as Olimpiadas perdeu uma e ganhou uma ou seja 50% de aproveitamento Liga Mundial e igual ao Grand Prix ningém importa,eu por exemplo no meu caso estou preocupado com as Olimpiadas até porque em 2008 Brasil deu sorte que não cruzou com a Russia na semi senão seria nem vice e não sei vocês lembram naquela Liga de 2008 1 Eua 2 Servia 3 Russia 4 Brasil minha preocupaçao é essa!agora para vocês que acha que tá tudo bom quero ver a hora que perder a Olimpiada de novo se vai estar tudo bem depois me responde e outra coisa Bruninho fora ,Rodrigão fora,Giba fora estão todos decadentes tem outros melhores.

  14. Alex

    19/06/2011 02:22:43

    Perfeito o comentário, Rodrigo!

  15. Luiz

    19/06/2011 00:57:57

    Segundo estatísticas da CBV (mesmo antes do final da rodada de jogos) a seleção brasileira vai enfrentar na semana que vem o melhor sacador da competição (Staley - EUA) e o melhor líbero da competição (Lanboune - EUA). E mais, três americanos estão entre os dez melhores jogadores de defesa da competição. VAI SER JOGO DURO, BRASIL!!!o levantador italiano Travica é o único que poderia ultrapassar o stanley ainda nesta rodada como melhor sacador, e o líbero da Polônia o único que poderia ultrapassar o líbero americano; mas como Polônia e Itália já jogaram seus dois jogos desta rodada, os americanos permanecerão, pelo menos esta semana, na ponta da lista.

  16. Paola

    18/06/2011 23:54:20

    Tem gente aqui falando tanto em USA, na olimpíada de Barcelona eles também jogaram seu verdadeiro voleibol e viram o sonho do tri olímpico desmoronar diante do BRASIL, esse negócio de ter medo dos USA é um problema sério que tem que ser superado na cabeça do torçedor e do time do BRASIL

  17. Luiz

    18/06/2011 23:38:54

    O meu medo é o Brasil ganhar esta liga mundial, e ai todos vão bater no peito que venceram no final das contas, que a seleção é a maior, e que está tudo bem com o time; quando, na verdade, há muita coisa de errado al. Quem aconpanha o vôlei sabe que esta seleção jogou muito mal a liga mundial de 2010, ganhando o título de uma Russia que estava esfacelada. Leandro Vissoto e Bruno cagaram no campeonato inteiro. O mesmo aconteceu no Mundial, quando Cuba apresentou aquele jogo vergonhoso. Se o Brasil enfrentasse um EUA naquela final, todos sabem que o resultado seria bem diferente.Agora eu me pergunto: "O Bernardo vai deixar para reparar os erros quando já estiver nas olimpiadas? Aí vai ser tarde demais. Eu tenho quase CERTEZA de que o Ball volta para os EUA, e aí? Vai ser Bruno e Marlon contra o Ball? NÃO VAI DAR NEM PARA FAZER PESO NA BALANÇA DA QUALIDADE. O Ball saca, bloqueia e arrasa nas jogadas!!!Eu que não sou bobo nem nada, não confio neste "tempo" que o Ball resolveu se dar um tempo, e parar de jogar por clubes. Atah! Ele já deve estar se preparando, muito antes do que todo mundo. Outra coisa, o Bernardinho sempre disse que sempre coloca os jogadores da seleção brasileira em desconforto, para que eles não se sintam intocáveis. Mas, então o que desconforta o Bruninho??? Eu vejo todo mundo brigando por posição, até o Lucão sentiu a volta do Gustavo, mas o Bruno não; ninguém o incomoda. ESTRANHO!!!

  18. Botafogo

    18/06/2011 23:08:18

    E os meus comentários que nunca aparecem, hein? São sempre 'moderados'. Será que é porque eu não falo mal do Bernardinho, do Bruno ou do Vissoto? Ou será porque eu não fico pedindo para o Ricardinho voltar? Fala sério.

  19. 18/06/2011 22:52:13

    Brasil****

  20. 18/06/2011 22:49:36

    Enquanto o Bradil ta preocupado em ganhar o decimo título da liga mundial os EUA estão preocupados nas olimpíadas , todo mundo aqui sabe que o verdadeiro vôlei dos EUA só aparece em ano de olimpíada.

  21. Guh =)

    18/06/2011 22:28:32

    Oh Bruno, pior que to gostando do seu blog ultimamente kkkk'Time terrivel esse tal Brasil. Por isso torço pra Rússia...

  22. Guh =)

    18/06/2011 22:27:42

    "Imagina se a seleção fosse um pouquinho boa… Ganhou pouco nos últimos dez anos !!!"Levou um pau bizarro em 2008 e pagou bonitinho pros EUA. Não acompanhei 2009. Em 2010 deu sorte na Liga Mundial quando Berezkho e Kthei, os dois ponteiros titulares da Rússia, se contundiram antes da final. No Mundial, pagou aquele mico, aquele vexame de entregar jogo. Esse ano, a Rússia vem optando por dar ritmo ao todos os seus jogadores.ACHEM NO BRASIL UM OPOSTO QUE É METADE DE MAXXIM MIKHAYLOV!

  23. Leo

    18/06/2011 22:16:06

    Não ganhar esta liga mundial talvez faça bem para o futuro dessa seleção... com Brunceca levantando não dá mais!

  24. Alex

    18/06/2011 22:10:22

    Perfeito o comentário, Jean! Essa seleção ganhou tudo nos últimos tempos. É o time a ser batido. Por isso, tem sido muito estudado e analisado. Portanto, são completamente normais as dificuldades apresentadas. O campeonato masculino é muito equilibrado, diferentemente do feminino. Vejam que o time italiano, que já estava tão alardeado e temido, perdeu para a França. As críticas das pessoas até aqui presentes são facilmente assimiladas e compreensíveis, pois sempre esperam a perfeição desse time quase imbatível, mas as do dono do blog, que possui, segundo este mesmo blog, mais de 20 anos de profissão, essas não consigo entender. Aliás, entendo, mas deixa isso para lá. Só sei que essa seleção é fantástica. Continua me dando muito orgulho. Seja com Bruninho, Zezinho ou Pedrinho, o título está iminente.

  25. Valdir

    18/06/2011 21:45:22

    Chora mais um pouquinho ai . quem sabe ele volta hahahahha

  26. newton.carvalho1979

    18/06/2011 21:18:16

    Janaína, Murilo perdeu um filho.... só pra lembrar, ok?

  27. newton.carvalho1979

    18/06/2011 21:14:13

    Ricardo Garcia é imprescindível neste time! Certeza mano! O que a seleção de Bernardinho ganhou depois de Ricardinho? Nada! Nada! Uma Copa do Mundo, uma medalha de prata nas olimpiadas, duas ligas mundiais e um novo campeonato mundial nada se compara aos inúmeros títulos que Ricardinho conquistou por seus clubes!Por exemplo, ele conquistou em 4 anos.... uma super-hiper-mega campeonato paulistaço!!!!!!!! Isso sim é título!

  28. Robson Campos

    18/06/2011 20:53:31

    GENTEKD O RAFHAEL LEVENTADOR DO TRENTINO?PQ ELE Ñ ESTÁ NA SELEÇÃO E SENDO O TITULARFORAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA BRUNINHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!EU QUERO VER O MELHOR LEVANTADOR DA EUROPA SER TITULAR E JOÃO PAULO BRAVO PRECISA SER O TITULAR.A CONFEDERAÇÃO DE VOLEI PRECISA INTERFERIR E TIRAR O BRUNINHO E COLOCAR O RAFHAEL!!!!!!!!!!RAFHAELLLLLLLLLLLLL NA SELEÇÃOOOOOOOOOOOOOOOOO...

  29. DANIEL A J JR

    18/06/2011 20:20:56

    Então o BRASIL é o pais do futebol, então tá...Vamos reverenciar o que da certo...PARABÉNS AO VOLEI BRASILEIRO "IMBATIVEL"...Seja na quadra ou na areia...Que a juventude siga o exemplo deste esporte "DEDICAÇÃO E HUMILDADE"

  30. Marcio

    18/06/2011 19:54:26

    Quanto corneteiro, incluindo o blogueiro. Esse time eh campeao mundial e esses jogos nao valem nada, voces acham que os jogadores nao sabem disso?

  31. Rodrigo

    18/06/2011 19:51:26

    Eu acho que pelos comentários aqui, a gente não ganha nada há muito tempo. Em 10 anos o "pior" resultado foi "apenas" uma Medalha de Prata em Olimpíadas. Imagina se a gente estivesse no lugar da Russia, que chega, chega e não ganha nada desde o fim do comunismo, o pessoal ia se matar. A história do Ricardinho já deu, vira o disco pelo amor de deus. O blogueiro tem uma rivalidade muito pessoal com o Bernardinho, então é óbvio que sempre nas entrelinhas ele vai meter o pau no cara. O sucesso dos outros causa inveja sempre. Bom mesmo era qdo só perdiamos pra Cuba e nem entre os quatro primeiro ficávamos?

  32. Luiz

    18/06/2011 19:00:09

    Querida, Eliane, eu vi o jogo dos EUA no canal Sporte Interativo, canal 48. Nem todas as operadoras de tv a cabo tem este canal. Mas, se vc não tiver este canal, dê uma passadinha no twitter do jogador Priddy, capitão da seleção dos EUA, pois ele quase sempre divulga um link para assistir aos jogos dos EUA pela internet, de graça.Abraço! Ah, o jogo de hoje começará às 20:55 hs.

  33. Janaina

    18/06/2011 18:47:57

    Outra pergunta que fica no ar:Pq a dona Globo chama a seleção de a "seleção do Bernardinho".Ora, então pergunto cadê a seleção do Brasil?Pois a seleção brasileira não tem DONO!eE o que acontece hoje é que a seleção tem dono na visão da máfia.Me recuso a torcer por um time desse, esse time não representa o meu país.Quando voltar a ser seleção do Brasil, com os melhores jogadores no time, volto a torcer.Esse time não é o Brasil.

  34. Marcos

    18/06/2011 18:35:59

    Concordo plenamente (infelizmente). Sempre defendi o Bruninho, mas esse ano não está no nível do que já foi (nem msm na Superliga). Mas tenho que dizer o mesmo de Murilo, Rodrigão, Giba e Vissoto.... aí fica difícil...

  35. Lutadorbaixadarj

    18/06/2011 18:32:17

    oi.. nem pedir meu tempo.. panelada franca !!!!

  36. Brunno

    18/06/2011 18:30:05

    Admiro demais o Bernardinho como pessoa e técnico, pois ninguém no mundo é tão vitorioso como ele. Ele supera. Mas já beiras as vias do nepotismo a permanência de seu filho como levantador titular. E visível e com Márlon a Seleção joga melhor, 'joga fácil'...Precisamos de mudanças, já!

  37. Mateus Frayner

    18/06/2011 18:21:50

    Eliana disse: Oi, Luiz…. Por favor, onde vc viu o jogo dos EUA? O SporTV só passou Itália e França. Me diga, por favor! Quero assistir o jogo de hoje. BrigaduuuuuuuuEliana, o jogo dos EUA foi passado no canal Esporte Interativo. Hoje será as 21:00!Abraço!

  38. Antonio BSB

    18/06/2011 17:46:44

    Com esssa seleção sonolenta dificilmente chegaremos a disputar um lugar no pódium!

  39. Lauro

    18/06/2011 17:34:55

    Fiquei muito frustrado com o desempenho do Brasil no jogo de hoje, com execeção do segundo set que mostrou a distância de milhões de galáxias e constelações existentes entre Brasil e Porto Rico no vôlei. O Brasil tri campeão mundial e 9 vezes campeão da Liga Mundial jogou de igual para igual contra um time que disputou a repescagem para disputar a Liga Mundial. Ao invés de impor uma vitória arrasadora com a autoridade de um campeão mundial o Brasil deixou Porto Rico ditar o ritmo do jogo,,,eles realmente acreditam que podem vencer o Brasil,,,,isso me preocupa,,,não deveria ser assim,,eles deveriam ter medo da nossa seleção!!

  40. elizabeth

    18/06/2011 16:57:41

    Eu gostaria de saber o q esse Vissotto ta fazendo na seleção. Não bloqueia, não defende, saca mal, so ataca c a bola na mão, não tem perfil de jogador da seleção do Bernardinho onde todos se matam em todos os fundamentos. Parece pregado no chao, uma lesma. Só pode ser imposição de alguém, não me conformo, ainda mais depois de ver a Superliga, em que ele não se destacou em nada, e ficou bem abaixo dos dois Wallaces. Perdi até a vontade de ver os jogos depois q esse sonso começou a jogar na seleção. Pronto, falei.

  41. everton

    18/06/2011 16:39:30

    Gente, m dá nojo ouvir os comentarios da rede globo enaltecendo o Leandro , so ficam falando o q ele ja fez.O passado nos ja sabemos, todos sabem q ele foi um eximio jogador, mas agora precisamos ver o presente, como podo um oposto nao jogar nada igual ele ta jogando?Ele nao esta fazendo nada, isso tem q mudarTa na hora d colocar outrooo

  42. Eliana

    18/06/2011 16:35:17

    Oi, Luiz.... Por favor, onde vc viu o jogo dos EUA? O SporTV só passou Itália e França. Me diga, por favor! Quero assistir o jogo de hoje. Brigaduuuuuuuu

  43. VOLEI FUTURO

    18/06/2011 16:31:43

    Esta Seleçao de volei acabou em 2007, quando mandou embora o maior de todos o Ricardinho, a partir daí a Seleçao entrou em uma grande decadencia e nunca mais se recuperou, mas este problema tem soluçao, é só chamar de volta o GÊNIO RICARDINHO, q a Seleçao vai voltar a jogar bem e ganhar títulos !!!

  44. Ander/Cwb

    18/06/2011 16:22:46

    "E dificil ceder a essa opinião", sou muito fã de Bruninho e sempre o defendi, inclusive aki no blog, mas esse ano, infelizmente ele não esta legal. O Bruno tem errado muito. Está visivel que quando Marlon entra, o jogo flui melhor. Acho tambem que o Vissoto nem esta tão mal assim, por ele mesmo, mas os levantamentos do Bruno pra ele é que estao lhe matando. Talvez fosse a hora exata de testar outro levantador...nao o desmerecendo, longe disso. Mas o nosso Brasil é time que tem muitas peças de reposição. Então hj se um nao ta bem, poe outro no lugar....

  45. Rose

    18/06/2011 16:21:56

    Pessoal, só resta torcer p/ que a seleção esteja bem na fase final, pois os levantadores é o Bruno ou Marlon (o Bernardo já dispensou o William e Rapha).Temos uma chance de ganhar a liga se os jogadores estiverem bem fisicamente.Atenção o USA não está preocupado com a liga e sim com a Olimpiadas e estão se preparando p/ medalha de ouro.

  46. tiago

    18/06/2011 16:15:58

    Brasil nao fez mais q a obrigaçao emesmo assim continua fraco,sem vontade e sem volume de jogo.Se formamos um time aqui do blog a gente faz jogo duro com porto rico!hehehehe quero ver contra polonia e USA,corre o risco ate d nao classificar!VAMOS DAR CHANCE PRA QUEM FOI CONVOCADO E NAO TEM JOGADO BERNARDO NEPOPANELISTA!HEHEHEHEH

  47. ade

    18/06/2011 15:54:36

    Bruno e Vissoto .. estao acabando com esta seleção .. e olha que na superliga .. sobrou otimos levantadores e opostos ... se o brasil continuar com estes dois de titular .. nao ganhar nada .. e vai perder novamente para os EUA.

  48. Daniela

    18/06/2011 15:36:23

    Minha sugestao eh que se comece imediatamente uma campanha "MARLON TITULAR"!

  49. Antonio Voley

    18/06/2011 15:33:19

    Enquanto isso a nossa Seleção B, que participa da Copa Panamericana que acontece no Canadá esta semana, se classificou para a final batendo os anfitriões por 3 x 0, eles que jogaram com sua Seleção principal. Depois de atropelar o Mexico e Venezuela, nossa Seleção vai encarar a Seleção B americana hoje à noite às 21h. Este ano a CBV convidou a Seleção Militar, reforçada com grandes nomes conhecidos da última Superliga como Douglas Cordeiro (Sada Cruzeiro), Vinhedo, Vini (Sesi), Tiago Sens, entre outros.

  50. Torcedor

    18/06/2011 15:14:12

    Sinceramente eu não sei nem por que o bruninho ta na seleção (aaa é o papaiii né ) Nossa hoje deu pra notar o quanto ele é inferior o Marlon (que nem é la aquelas coisas tbm ) No fim do 1º set o marlon entrou no inversão do 5 e 1 e o time mudo completamente Cheguei até pensar que o Bernardo iria deixar o marlon no resto da partida mais não. O bruninho fez no resto do jogo o que o marlon mostrou que deveria ser feito. É Impressionante! Muitos podem dizer que nãoo mais se o Bernardo não fosse o Técnico da seleção o Bruninho não estaria nem perto de ser convocado .

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso