Blog do Bruno Voloch

‘Agora é a vez das outras. A filosofia será mantida e não podemos regredir’, diz José Roberto Guimarães

Bruno Voloch

A seleção feminina segue treinando em Saquarema para a Copa Pan-Americana e a Yeltsin Cup, primeiras competições de 2011. O blog falou com o José Roberto Guimarães. Como de hábito, o treinador conversou sobre tudo e apenas evitou falar de Fernanda Venturini. O técnico comentou sobre a temporada na Turquia, disse que Sokolova é uma das jogadoras mais completas que trabalhou, elogiou Sheilla, disse que não existe lugar cativo na seleção e que não vê diferença entre seleção A e B. Zé Roberto explicou como funciona o treino invisível e que o comportamento das atletas fora de quadra é observado. Jaqueline deve voltar em breve. Sem preconceitos, Zé Roberto fala abertamente sobre o episódio envolvendo Michael e homossexualidade.   

Como foi sua experiência na Turquia dirigindo o Fenerbahçe ?

Foi maravilhosa. Não fui para a Turquia por causa de dinheiro, fui para poder trabalhar e ter contato com as principais jogadoras do mundo. Isso faz uma diferença enorme na época de seleção brasileira. Me encantei com a Sokolova, minha jogadora no Fenerbahçe. É  craque. Uma das jogadoras mais completas que trabalhei na minha carreira. Fora de série, espetacular em todos os sentidos.

E o futuro ?     

Está resolvido. Renovei, mas depois da Olimpíada volto para o Brasil e vou trabalhar como treinador. É apenas questão de tempo.

Qual a prioridade para 2011 ?

A prioridade é a Copa do Mundo que classifica para a Olimpíada. Temos Itália, Rússia e Estados Unidos como fortes concorrentes. O Japão em casa será difícil de ser batido e a Sérvia e a Polônia vão dar trabalho.  

Como é a realidade hoje com a seleção A e B treinando juntas ?

A verdade é que na seleção não tem lugar cativo. Nenhuma jogadora está garantida. A seleção B vai jogar um campeonato na Rússia enquanto a gente vai estar no mesmo período no México na Copa Pan-Americana. Quero dar ritmo de jogos para jogadoras como Sassá, Adenízia, Joycinha e Camila Brait e ver em ação as mais jovens. Mas o fato de você estar na seleção B não significa que não possa jogar na A. A briga é boa e a disputa equilibrada. Hoje trabalhamos com mais de 20 jogadoras e sobram opções.

Qual o lado positivo de trabalhar com um grupo tão grande ?

Não gosto de ver ninguém acomodado. A Sheilla é um exemplo. Sempre disposta, correndo atrás, a primeira da fila em tudo e querendo treino, sempre mais. Portanto, não dá para dar espaço. A fila anda. Jogadoras como Fernanda Garay, Tandara, Suelle e  Priscilla estão indo muito bem nos treinamentos. Estar na seleção A, só depende delas. Vale o que está sendo feito em quadra e o treino invisível.

O que é treino invisível ?

O treino invisível é apenas o comportamento delas fora de quadra. A jogadora precisa saber se cuidar e se alimentar bem quando não está com a gente. Aqui dentro, é lei respeitar os horários e ser profissional. Dedicação. Quero um grupo de jogadoras dedicadas ao extremo. O que é feito fora de quadra também é levado em consideração.

A Jaqueline ainda faz parte dos seus planos ?

Claro. Ela não terá tempo de jogar a Copa Pan-Americana, mas deverá treinar com a seleção para o Grand Prix.

O que achou do retorno da Fernanda Venturini ?

Escolha dela, respeito.

Ela poderia voltar à seleção … 

Me recuso a falar sobre esse assunto, desculpe.

Então fale do momento atual das levantadoras …

As pessoas precisam entender que existe uma filosofia de trabalho e não será mudada em hipótese alguma, podem me cobrar. Agora é a vez das outras. Simples. Esse processo começou em 2009 e os critérios para jogar na seleção são de conhecimento geral. Precisamos deixar essas meninas jogarem. A Dani Lins e a Fabíola são promissoras e o tempo das outras passou. Acabou. Não posso regredir, tenho que olhar pra frente. Só peço paciência.

Hoje temos quase dois times completos de jogadoras desempregadas, entre elas, Fofão e Carol, campeãs olímpicas. Como explicar ?

Cada caso é um caso. É uma pena realmente. Mas a questão é que tem muita jogadora vivendo um mundo irreal, ou seja, pedindo salário fora da realidade e não vão pagar. Mas o erro veio do passado, acostumaram mal. O dinheiro chegou muito fácil na mão de certas meninas e algumas jogadoras perderam a noção.

Você trabalhou anos com o masculino, inclusive foi campeão olímpico em 1992. Como reagiu a situação vivida pelo Michael, jogador do Vôlei Futuro ?

Isso sempre existiu e não vai deixar de acontecer. Não estou de acordo e não tolero ofensas pessoais, mas é impossível controlar a torcida. Realmente existem atletas que não aguentam a pressão e não rendem o normal. Agora, quem fala o que não deve, ouve o que não quer. A reação do Michael foi normal, de alguém se defendendo.

Você trabalhou com algum jogador homossexual ?

Sim. Trato com respeito e sem indiferença alguma. A escolha de cada um precisa ser respeitada. Treinei o Lilico no extinto Banespa na  década de 90 e fui um dos que dei força para ele na época declarar sua opção sexual. Lilico, já falecido, abriu o jogo e disse que era homossexual.

Existe no feminino também ?

Sim, mas essa não é uma situação nova, de hoje, e sim de muito tempo. Na verdade nunca me trouxe problema e quem trabalha comigo sabe disso. Cada jogadora precisa respeitar seu espaço e sua companheira, seja na quadra, nas viagens ou no quarto. Fora isso, vida normal.

  1. Kem

    17/06/2011 20:06:45

    Concordo desde que a Jaque se empenhe... a Nati é show, a Mari é soberana!

  2. Kem

    17/06/2011 20:03:30

    Poderia ser na C, D, E, F...

  3. powhitchys

    09/06/2011 11:15:11

    O dia que qualquer jogadora do Brasil, passar e defender igual a Jaqueline, aí vc fala o que quiser!!! enquanto isso não acontece ela sempre estará na seleção. Cada jogadora tem sua função em quadra, e enquanto não tiver ninguem capaz de superá-la nesse sentido, ela é titular da seleção!!!! assista o retrospecto do grand prix do ano passado e do mundial ( tem os jogos no youtube) se dependermos da Mari e Paula pra passar, aí vai ficar complicado, elas são realmente exelentes no ataque, e essa é a função de ambas, mas pra elas poderem atacar e contra-atacar com segurança ainda precisam do passe e defesas sensacionais da JAQUELINE no fundo, a Natália ainda chega lá, mas por enquanto e até 2016 a Jack ainda é soberana!!!!

  4. elias

    08/06/2011 02:02:18

    deixe de ser ridiculo mari paula pequena são umas pobre coitadas e muito fácil ser atacantre quando tem jaqueline passando pena que a jaqueline não pode dizer o mesmo ja quando esta na rede se não for ela em se preoculpar em passar pois mari e natalia nunca tiveram passe nem fundo de quadra e muito facil criticar a jaqueline e fundamental em qualquer seleção ate de libero se ela quizer ja a sheila mesmo não passando vira a maioria das bolas e essas outra com passe na mão e so toco mari Você e horrivel Você paula pequeno so jogão em clubes e olhem lá

  5. F.I.V.B

    08/06/2011 01:13:18

    Kkkkk...Não, gata, pára!Qnd ZRG dirigia Osasco qm era o campeão da superliga todo ano?Foi só ele se mandar que o Bernardo começou a reinar na quadra feminina.Como queria que ele voltasse a dirigir um clube feminino no Brasil. Aí sim voltaremos a ter duelos diretos entre o ZRG e Bernardo. Tira-teima pras Bernadetes que vivem gongando o ZÉ.OBS: ZÉ VENCIA PENCAS BERNARDO NA SUPERLIGA!! kkkk

  6. F.I.V.B

    08/06/2011 00:53:42

    Como assim, não importa se THAISA tava melhor?!Vc é reclama dele tê-la levado! Mas era obrigação dele ter levado a 3ª melhor mei-de-rede do Brasil. Ou vc iria querer que fosse a Gattaz Pluminha?Ele tá certo de fechar logo as portas da Múmia Venturini!Se Bernardo pode exilar Ricardo por problemas pessoais e tds vcs concordam, pq ZRG não pode fazer o msm e pelos msm motivos com a Sucurini?Aaaah, vá...

  7. Ernesto

    07/06/2011 22:18:54

    Obrigado pela informação, Val. Um abraço.

  8. SOUSA

    07/06/2011 21:44:15

    Que a Sokolova é craque isso todo mundo sabe....realmente ela é fantástica....agora que triste saber que Jaqueline voltará.....coitada dessa moça e da seleção!!! Ela não rende contra times de ponta, só sabe jogar contra Peru, Bolívia, Azerbaijão......nesse ponto o ZRG deixa a desejar...as ponteiras do Brasil atualmente tem que ser Mari e Natália. Mas as olimpíadas SEM DÚVIDA ficará com a Gamova e a Sokolova (já que o resto do time da Rússia é uma bosta).

  9. henrique

    07/06/2011 21:08:09

    As levantadoras da seleção brasileira e boa sim soh o padrão de altura do brasil q encomoda mais elas dão conta pq no mundial ela venceram dois set mais o juiz q fobou lah! eu acho assim q agora a seleção brasileira vai pra frente com zé

  10. Brunno

    07/06/2011 20:10:59

    Acho que o Brasil não está bem servido de levantadoras, precisa-se treiná-las mais! São péssimas, inseguras.

  11. Ana

    07/06/2011 17:13:14

    Quem não entendeu foi você né?! Copa panamericana é uma competição diferente dos JOGOS panamericanos.

  12. Val/PR

    07/06/2011 16:35:42

    Ernesto, td bem? Sobre a causa da morte do Lilico na época foi anunciada rapidamente no GE se não me engano pela Milena Ciribelle e foi devido um AVC...

  13. Ernesto

    07/06/2011 13:35:09

    Lukas, põe aí na sua lista Tara Cross Battle, Magaly Carvajal e Barbara Jelic. De resto, concordo com tudo o que vc disse.

  14. Ernesto

    07/06/2011 13:31:47

    Valeu pela resposta, Ana Paula. Eu não sabia desse lance do Radamés. De qualquer maneira, o Lilico não era um oposto de nível de seleção. Se bem que, ultimamente, o que tem de gente sendo convocada sem merecimento! Enfim... Vc sabe das circunstâncias em que o Lilico morreu? A morte de uma pessoa tão jovem deveria causar, no mínimo, um pouco de curiosidade nas pessoas.

  15. Amanda

    07/06/2011 12:31:11

    Só quem aguenta a Sucurini é o Bernardo.E só aguenta porque ele passa 80% do tempo fora de casa, e porque de vez em quando ainda dá para ela voltar da aposentadoria.

  16. Lukas

    07/06/2011 12:27:15

    Sokolova é simplesmente uma das MAIORES jogadoras de todos os tempos. O seu nome está na galeria ao lado de: Mireya Luiz, Artomonova, Regla Torres, Fernanda Venturini, Ana Moser, Marcia Fú, Feng e algumas outras poucas.Sheilla, só está entre as melhores OPOSTAS da atualidade.Tudo tem limite, inclusive fanatismo.

  17. God

    07/06/2011 11:46:57

    Mas ela tem 3 (TRÊS) mundiais e o título olímpico dela chega ano que vem. E aí?

  18. joice

    07/06/2011 11:00:28

    ô leite em q planeta vc vive p falar uma besteira dessa

  19. joice

    07/06/2011 10:56:43

    vc disse bem" SOMENTE" pq não ganha mais nada ... e quem vive de passado é museu

  20. Juliana

    07/06/2011 10:05:02

    Não me refiro aos Jogos Pan-americanos, mas sim à Copa Pan-americana.São competições diferentes! Eu sei o que é o Pan....

  21. rafael

    07/06/2011 09:13:34

    ih....de novo não entendeu!a menina tá falando de COPA Panamericana e não JOGOSPanamericanos...Nossa.... tá difícil hein?

  22. rafael

    07/06/2011 09:12:13

    Não importa se thaísa estava melhor. O meu ponto, que vc não entendeu, é que ele se diz fiel a uma filosofia, mas que na realidade não é. Existem algumas excessões quando ele clama não fazer nenhuma. Entendeu agora?

  23. Muema

    07/06/2011 08:59:11

    Sassá na seleção B ??????????????????

  24. Ana Paula

    07/06/2011 08:57:27

    É verdade... rsrs

  25. Juliana

    07/06/2011 08:56:49

    A "pipoqueira" que tem o título olímpico.A russa maravilhosa, melhor do mundo, fodástica, genio, forever, NÃO!Beijos!

  26. vou

    07/06/2011 08:29:49

    Se a Sassá ta em má fase quem dirá as outras, ela foi a ponteira mais regular da ultima superliga, deixando muitas absolutas p tras

  27. Ana Paula

    07/06/2011 08:26:07

    Tb fiquei chocada, qdo aconteceu aquele lance do Michel fiquei pensando no Lilico e me perguntei por onde ele andava. Agora tem uma coisa, nem que ele fosse o maior oposto do Mundo o Radamés o convocaria. Eu assisti pelo Esporte Interativo, aquele jogo da semifinal entre VF e Cruzeiro que foi lá em Araçatuba, jogo este que o VF ganhou, e toda vez que o narrador comentava sobre o Michel o Radamés tirava o corpo fora e inclusive qdo o Michel ganhou o premio de melhor jogador, o Radamés ficava falando; " aí... pronto... eu sabia... agora tá todo mundo feliz...! " Numa atitude bastante irônica.

  28. Rafa

    07/06/2011 01:37:58

    heheheheeh boa

  29. F.I.V.B

    07/06/2011 01:18:17

    Esse técnico que vc chama de "UÓ" é somente BICAMPEÃO OLÍMPICO.Menos, mona, menos...

  30. F.I.V.B

    07/06/2011 01:12:34

    A Copa Panamericana é uma "olimpíada continental".Todos os atletas das Américas (norte,latina e sul) participam.Dizem que sente-se o msm clima e importância da "olimpíada universal".A última foi aqui no Brasil, no Rio, lembra? (Pan Rio 2007)Mas tb acho que algumas veteranas precisam ser poupadas...

  31. F.I.V.B

    07/06/2011 01:07:30

    CONTRADITÓRIO é vc, meu caro!1. Pq não levar uma jogadora com mais técnica, talento e decisão? Naquela temporada, Thaisa dxou até msm a Fabiana no banco durante o Grand Prix. E das 4 centrais convocadas (Wal,Fabiana,Thaisa e Gattaz), Gattaz era a mais fraquinha msm.2. Pra que levar um jogadora para pegar experiência em uma OLIMPÍADA? Este é o único campeonato que não admite se fazer testes, dar rodagem, dar ritmo. É mata-mata, não dá pra pensar assim...THAISA mereceu ir a Beijin e não haviam levantadoras melhores que FOFÃO e CAROL naquele ano atuando pelo Brasil...

  32. F.I.V.B

    07/06/2011 01:01:47

    Não gata!Vai pra piscina tomar teus bons drink. E curtir um verão maravilhoso da Europa, Espanha!

  33. F.I.V.B

    07/06/2011 00:55:30

    Mas o que Venturini fez em Atenas 2004 (nos bastidores) Zé tá certo msm em não querê-la na seleção!

  34. Diego Arnone

    07/06/2011 00:33:08

    Quem prescisa de Sokolova quando tem Sheilla???????????Esse fãs loucos da Sheilla estão piores, daqui a pouco falaram que ela foi melhor que Mireya LuisSokolova é PONTEIRA PASADORA, ataca, saca, defende, bloquia, passa com enorme perfeição e ainda pode jogar de oposta, central e LIBEROEscolharia sem duvida alguma a russa a brasileira pipoqueira

  35. God

    07/06/2011 00:07:27

    Cara .. o Senna também morreu, caraaamba !

  36. luis

    06/06/2011 23:16:21

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk................. rindo até agora!!!!!

  37. luis

    06/06/2011 23:11:03

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk................... ri muito!!!

  38. Baba no Badá

    06/06/2011 23:05:30

    Quem será a matadora?Lógico que a Paula.Ela colocará em risco todas as jogadoras da seleção, com o seu saque certeiros...na cabeça delas, claro!

  39. Ernesto

    06/06/2011 22:38:17

    Bruno, obrigado pela entrevista. É sempre bom ouvir os caras que comandam as seleções. Agora, uma coisa me deixou triste: eu não sabia que o Lilico tinha falecido. Estou chocado! Ele teria a minha idade (35 anos) se estivesse vivo. Era muito jovem. Alguém sabe como ele morreu? À época, eu achei errado ele ter vindo com aquela história de que não era convocado pelo Radamés Lattari por conta de ser gay. Achei presunçoso da parte dele, até porque a seleção tinha opostos (ele era oposto) do nível de um Marcelo Negrão, Joel, Max e Gílson. Ele era um bom oposto, mas não era um dos dois melhores do Brasil, condição, a meu ver, para estar na seleção. Depois daquilo, ele ficou super queimado nos clubes e ainda fez a besteira de posar nu para uma revista gay. Mas, de qualquer forma, me entristece saber que um jogar promissor tenha sido tão excluído do centro das atenções que nem sua morte tenha sido mais divulgada. Muito triste mesmo.

  40. Carllos

    06/06/2011 22:38:11

    O Zé falou que Fernanda Garay, Tandara, Suelle e Priscila Dairot estão indo bem. Garay e Dairot tem cacife pro time A. Tandara é muito afobada, bate pra baixo. Suelle é lenta e apenas regular.

  41. Ernesto

    06/06/2011 22:36:16

    Bruno, obrigado pela entrevista. É sempre bom ouvir os caras que comandam as seleções. Agora, uma coisa me deixou triste: eu não sabia que o Lilico tinha falecido. Estou chocado! Ele teria a minha idade (35 anos) se estivesse vivo. Era muito jovem. Alguém sabe como ele morreu? À época, eu achei errado ele ter vindo com aquela história de que não era convocado pelo Radamés Lattari por conta de ser gay. Achei presunçoso da parte dele, até porque a seleção tinha opostos (ele era oposto) do nível de um Marcelo Negrão, Joel, Max e Gílson. Ele era um bom oposto, mas não era um dos dois melhores do Brasil, condição, a meu ver, para estar na seleção. Depois daquilo, ele ficou super queimado nos clubes e ainda fez a besteira de posar nu para uma revista gay. Mas, de qualquer forma, me entristece saber que um jogar promissor tenha sido tão excluído do centro das atenções que nem sua morte tenha sido mais divulgada. Muito triste mesmo.

  42. Diogo Marcio

    06/06/2011 22:32:31

    Vc é o diego de americana?

  43. Diogo Marcio

    06/06/2011 22:29:25

    1cm para cima ou para os lados? rsrsrsrs

  44. Diogo Marcio

    06/06/2011 22:23:46

    Vaga pro Grand Prix do próximo ano!!

  45. Diogo Marcio

    06/06/2011 22:14:01

    Antes de esta gravida ela já era cotada pra seleção, então ela não entrou fácil!!

  46. Diogo Marcio

    06/06/2011 22:12:08

    Ele deve estar falando da ponteira do Unilever!

  47. Mauro Rogerio Mendes

    06/06/2011 22:09:06

    Parabens ao ZRG pela postura correta na entrevista,elogiando quem de fato merece,a Sokolova e a Sheilla,ambas são jogadoras que qualquer tecnico do mundo gostaria de te-las no seu elenco, querendo a volta da excelente Jaqueline à seleção brasileira após a lamentavel perda de seu bebê e firmando sua posição sobre as levantadoras da seleção brasileira,Fabíola e Dani Lins que são o presente e ainda futuro de nossa seleção, não podemos pensar em disputar uma Olimpiada em 2012 com as mesmas levantadoras, embora ainda jogando em alto nivel, que jogaram as Olimpiadas de Barcelona em 1992, entendam de uma vez por todas, o tempo de Fernanda Venturini e Fofão na seleção acabou,é uma pena mas é a realidade.

  48. rose

    06/06/2011 21:55:53

    O ZR tem razão de não mencionar nada sobre a Fernanda o tempo dela já passou e como não sabe respeitar o grupo e os treinadores não merece seleção.Referente as levantadora temos realmente que esperar, pois elas estão sendo preparadas p/ 2016. Se ganhar em Londres será lucro.Espero que o toque do ZR referente a Sheilla e Sokolova as jogadoras que estão na seleção possam acordar.

  49. rafael

    06/06/2011 21:49:38

    Por favor! Não coloque a diva Sassá no mesmo balde de Joycinha...Por favor!

  50. Alberti

    06/06/2011 21:20:42

    A Jaqueline pediu dispensa por estar grávida, motivo mais do que justo e, além de tudo joga muito, melhor que as outras citadas, é mais completa, basta entender um pouquinho de volei....

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso