Blog do Bruno Voloch

Mano acertou em ‘barrar’ Robinho, agiu corretamente não chamando Ronaldinho e terá trabalho com Jefferson no gol

Bruno Voloch

Mano Menezes convocou a seleção para o amistoso do dia 27 contra a Escócia em Londres.

Talvez a grande surpresa da lista tenha sido mesmo a ausência de Robinho. Mas sinceramente, pelos últimos jogos que fez pela seleção, Robinho não merecia mesmo ser chamado.

Robinho ganhou status de capitão, estava jogando com o nome e suas convocações eram basedas no passado, diga-se de passagem, bem distante. Desde o mundial de 2010, Robinho não teve uma atuação convincente que seja pela seleção brasileira.

Mano foi 'malandro' e se saiu bem com a desculpa de que Robinho precisa de um descanso. Nós também.  

E Ronaldinho ?

É outro que não merece ainda ser chamado. Ronaldinho ajudou o Flamengo na conquista da Taça Guanabara e daí ?

O jogador está ainda distante da forma física ideal, não desequilibrou em nenhum jogo pelo Flamengo e precisa evoluir no aspceto técnico. Pelo que jogou no Flamengo até agora, Ronaldinho não tinha mesmo que ser convocado.

Se Robinho não entrou com o nome, Ronaldinho também não. Critérios iguais.

Jonas foi uma grata lembrança. Aliás, Jonas poderia ter sido lembrado em convocações anteriores.

Henrique é regular, tem potencial e se for bem trabalhado tem futuro. Lucas aprovou na seleção sub-20 e Neymar é figura carimbada. Pato vive ótima fase e tomara que na seleção, sem o 'peso' de Robinho, possa render o mesmo futebol que apresenta no Milan. Pato é outro que ainda não fez 'o jogo' pela seleção.    

Jadson e Renato Augusto seguem como azarões e incógnitas nessa seleção. Não devem ir longe. E Hernanes ?

Ramires é titular e Elano ainda tem bola pra isso ?

Maicon tem crédito, mas trazer Lúcio de volta parece ser precipitado. Thiago Silva e David Luiz são jovens de personalidade e que não comprometeram nos jogos que fizeram na era Mano Menezes.

No gol a briga será entre Jefferson e Júlio César. Com um pouco mais de experiência e titular na última copa do mundo, Júlio está na frente. Jefferson porém é inegavelmente o melhor goleiro em atividade no futebol brasileiro. Isso significa dizer que 'barrou' Victor e deve ser considerado o segundo goleiro da seleção.        

Acho que Fábio do Cruzeiro até poderia ser lembrado. Trata-se de um goleiro rodado, maduro e com qualidades indiscutíveis. Mas Fábio não está em discussão porque Mano não o convocou e acho complicado que mude de idéia. Neto, hoje na Fiorentina, também está na briga e tem idade para jogar a olimpíada.   

Ainda sobre Jefferson, se o goleiro do Botafogo mantiver o nível de suas atuações e principalmente a regularidade, vai dar trabalho ao técnico Mano Menezes.

  1. Messi

    15/03/2011 12:52:04

    TU ta louco meu!!!Felipe melo, Adriano, Ronaldinho Gaucho, Leonardo Moura, tu só pode ser torcedor do time da Globo(Flamengo timeco) que só tem marketing, poxa com esse time q vc escolou, esse sim perde pra qualquer um. O mano ta certo nas convocações, pow tu ta maluco. Quem merece e sempre vai ter lugar nessa seleçao é o Ganso no lugar desse Renato Augusto. Vlw!!!!

  2. willian wagner

    06/03/2011 13:51:30

    Robinho:Não jogou nada no Real Madrid, mero quadjunvante foi para City. No City era Banco e novamente enrolou com suas firulas ridiculas (e sempre se axando o cara), foi para o Santos.No Futebol Brasileiro pegou times fracos do estado de SP (comparado ao nivel nacional e internacional) e na Copa do Brasil ( apareceu d novo.. nossa Robinho!!!).No Milan tem lampejos do q já foi... "o q ele já foi msmo?"ROBINHO MAIOR FARÇA DO FUTEBOL MUNDIAL.Nao decide, nao sabe chutar, n tem visao de jogo, nao vale nada.Por isso vamos demorar para ganhar outra Copa. Essa cara é ridiculo.Enquanto Argentina tem messi, Espanha tem Villa, Holanda tem Robben... temos esse moleque q brinca d jogar futebol e nunca decide nda!!

  3. Paulo Kuster

    04/03/2011 14:48:27

    Pois é, Bruno, o Ronaldinho Gaúcho ainda continua "Paradinho Gaúcho" na esquerda, não joga o jogo, apenas o assiste dentro de campo. Pensa que só precisa fazer uma ou outra jogada de letra, um lançamento e pronto, os 2 milhões que ganha por mês no Flamengo estão garantidos. Só vale pelo "marketing" que carrega, pois há muito não joga mais futebol e não merece de jeito nenhum voltar à seleção. É um ex-atleta e quase um ex-jogador e agora no Rio, juntou "a fome com a vontade de comer" - haja baladas, pagodes e farras. Uma pena ...

  4. harry

    04/03/2011 11:42:47

    tiago silva e david luiz foram muito mal contra a frança. o tal de benzema fez o que quiz com os 2. eles tem qualidade mas na zaga experiência é fundamental. quem sabe mesclando não melhora...

  5. Salvador

    04/03/2011 10:54:53

    Caro Bruno, concorco em quase tudo com vc! Apenas a sua afirmação que o Jefferson é o melhor goleiro em atividade no país é que me parece equivocada. Que o Jefferson é bom goleito isso é inegável, mas daí afirmar que é o melhor é um pouco de exagero ou de bairrismo. O Fábio é indiscutivelmente o melhor do país e isso não só neste momento, mas pela sua regularidade em pelo menos nos dois últimos anos!

  6. Tri Mundial

    04/03/2011 09:54:12

    Caro Bruno, Apesar de merecer, Lucas só foi chamado para desfalcar o São Paulo contra o Curintia.Mano continua asendo o melhor técnico dos gambás.Abs.

  7. suel

    04/03/2011 09:49:11

    O Elano foi muito bem na copa, O Brasil não teve chances na copa pq ele se lesionou ele tava decidindo até então, vamos ver agora como se sai

  8. Anderson13

    04/03/2011 09:45:07

    Cara, sou timão desde sempre mas oq é isto? Jefferson, o Melhor? Felipe, Ceni(38anos) mas joga muito, Deola, Julio Cesar(timão), vivem momentos bem melhores que Vitor e Jefferson, o Hernames mata a Pau na Lazio e sempre é a 4º ou 5º opção, Jadson e Renato Augusto nem para compor o elenco.Robinho jogou algum dia pela seleção?O Mano é um bom treinador, mas estas convocações dele tem horas que são incompreeeeeensiiiiiiveeeeiss……#Vamobrasil

  9. Anderson13

    04/03/2011 09:44:19

    Cara, sou timão desde sempre mas oq é isto? Jefferson, o Melhor? Felipe, Ceni(38anos) mas joga muito, Deola, Julio Cesar(timão), vivem momentos bem melhores que Vitor e Jefferson, o Hernames mata a Pau na Lazio e sempre é a 4º ou 5º opção, Jadson e Renato Augusto nem para compor o elenco.Robinho jogou algum dia pela seleção?O Mano é um bom treinador, mas estas convocações dele tem horas que são incompreeeeeensiiiiiiveeeeiss......#Vamobrasil

  10. Geraldo

    04/03/2011 09:34:10

    Concordo com você Andrei, o Fabio, indiscutivelmente é o melhor goleiro do Brasil a 2 anos... Uma vergonha ter que escutar uma coisa dessas, Jefferson Melhor... só se for na bolinha de gude...

  11. Vitor Carioca

    04/03/2011 09:31:42

    Vc q só pode estar de brincadeira! Fábio ''de costas'' o melhor goleiro do Brasil ´ha 2 anos? Atéo geriátrico do Rogerio Ceni humilha ele!

  12. José RJ

    04/03/2011 09:24:36

    Jefferson já jogou assim no cruzeiro, de fazer brilhar os olhos até que um dia na decisão foram tres frangaços contra o Payssandu, o Luxemburgo na época baniu ele da toca, agora ele está voltando de novo cuidado!!! Melhor não se arriscar 03 frangos em um jogo só e em uma decisão,não é pra se deixar passar em branco no currículo.

  13. Eduardo, Brasilia

    04/03/2011 09:20:33

    A verdade é que o Jefferson ainda comete falhas que um goleiro de nivel de seleção brasileira não pode cometer, sem contar que ele não sai debaixo das traves, e goleiro de seleção tem que saber sair nas bolas aéreas.

  14. Marcelo

    04/03/2011 09:17:28

    Esse HENRIQUE do Cruzeiro é HORROROSO.É tão ruim que em Minas é chamado de RUIM RIQUE.

  15. Tiago

    04/03/2011 09:16:34

    Quero so ver o essa Seleção do Mano perde de novo, time fraco. Essa seleção ai não e o Brasil. Sejamos justos, nenhuma seleção de futebol do mundo vai respeitar esses atletas que o Mano convocou. Para mim a Seleção deveria ser Julio Cesar, Daniel Alves, Lúcio, DAvid Luiz , MArcelo, Sandro, Felipe Melo, Kaka, Elias, Neymar e Adriano ( Ronaldinho). Além desses Leonardo Moura, deveria esta no lugar de Maycon. Bom com esse time fraco ate a Angola vai jogar para cima do brasil.

  16. daniel

    04/03/2011 09:11:18

    Jeferson barrou Victor???então quer dizer que o Julio César é o todo poderoso que pode falhar e continua no páreo como titular??enquanto um goleiro que vem de 3 temporadas sendo o melhor do Brasil...esse é reserva?? Jeferson, no meu ver brigaria por chance na seleção junto com Fábio...pois Victor é sem dúvida o melhor do Brasil...pelo que percebi, o critério de desempate é jogar na europa(jogador torna-se mais visível, pra quem?), depois no eixo rio-são paulo(globo e band)(até o Dentinho queriam ele na seleção , hahaha), depois nos países "pequenos" da europa(dai sai jogadores que os técnicos tentam inventar), para depois olharmos para as outras regiões do pais?(Victor, gabriel (lateral do Gremio - disparado melhor do Brasil)Fábio(assim como victor tem jogado muita bola há anos, Jonas (no Grêmio não teve chance, pq?), ,é isso? só pode ser, pq há pessoas que querem o Julio César do corintia (manu) na seleção, tenha santa paciência..o Lúcio ainda é o titular da zaga do Brasil - sem dúvida - será que somente eu que percebi que a zaga com Thiago Silva fica muito vulnerável, principalmente nas bolas aéreas, quem assiste os jogos do Milan sabe do que estou dizendo.Jonas é fato, Robinho é fato - de estar fora - ( há anos tem enganado na seleção, não joga bem da umas pedaladas e o Galvão vai la grita e o povo pateta "eee robinho jogou muito tu viu a pedalada dele?)Maicon, gosto dele, mas e a fase? ronaldinho é craque sem dúvida, mas infelizmente seu futebol mudou, seu estilo mudou, alias perdeu aquilo que lhe fez o melhor, somente sua carcteristica de colocar a bola onde quer, tanto em faltas como em passe - continua intacta -, mas Vi alguns jogos do Flamengo, não merece ainda ser chamado.Outra pergunta, porque novos jogadores do "eixo" São Paulo são vistos como craques, enquanto os novos vindo dos times do RJ, MG, RS são tidas como promessas?enfim, o futebol é como a VERDADE - cada um tem sua perspectiva fática.abraços

  17. Nery

    04/03/2011 09:08:11

    Caro Voloch,Tô achando que o Robinho não foi convocado pelo litigio com a Nike...Não encontro outra explicação.O que vc acha?

  18. Diogo

    04/03/2011 08:50:10

    Esse Jefferson é muito tosco! O melhor goleiro do Brasil é sem nenhuma dúvida o Rogério Ceni. Nao tem idade para ir à seleçao, mas é o melhor do Brasil. Sao (muito) melhores que o Jefferson: Rogerio Ceni, Marcos, Fábio, Victor, Julio Cesar (do Corinthians), e tantos outros.

  19. Andrei

    04/03/2011 08:28:28

    Jefferson, o melhor do Brasil??? E o Fábio que no mínimo a dois anos é o melhor goleiro do país??? Se tá de brincadeira em...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso