Blog do Bruno Voloch

Além do emprego de Joel Santana, honra e dignidade estarão em jogo no Engenhão

Bruno Voloch

Quem poderia imaginar que já na primeira fase da Copa do Brasil o torcedor do Botafogo sofreria tamanha decepção.

A derrota para o River em Aracaju, somada a eliminação nos pênaltis para o Flamengo no domingo anterior, mudou radicalmente o clima em General Severiano.

O time passou a ser questionado, pressionado pela torcida e Joel Santana, até então intocável, está ameaçado de demissão em caso de eliminação logo mais no Engenhão.

O clima é desfavorável, de incerteza e os poucos torcedores que forem ao Engenhão certamente irão cobrar muito dos jogadores.

Sem Loco Abreu, ídolo e referência no Botafogo atual, a tarefa pode ser ainda mais complicada. Pode, mas não deveria.

Tudo bem que o futebol de hoje está nivelado, que é preciso respeitar todos os times, mas o Botafogo precisa pensar grande. O Botafogo não pode entrar para disputar a Copa do Brasil, o Botafogo tem que entrar pensando em conquistar o título.

Se o Botafogo não tem bola para eliminar o River Plate sergipano, não pode e não merece mesmo sonhar com título.

Joel, sem alternativas, será obrigado a escalar um Botafogo mais ofensivo esta noite. Com Everton e Renato no meio, dois volantes e Caio e Herrera na frente.

O Botafogo terá que mostrar que pode viver sem Loco Abreu e controlar os nervos acima de tudo. A Copa do Brasil é uma competição traiçoeira e um gol obrigado o Botafogo a fazer 3, ou seja, ser ofensivo não significa deixar de ser cauteloso e cuidadoso atrás.

Dizem que alguns jogadores e Joel Santana não falam mais a mesma língua. O tempo dirá. No momento, o Botafogo é obrigado a esquecer qualquer tipo de vaidade e ressentimento, jogar com dignidade e honrar as tradições do clube.

É o mínimo que se espera dos jogadores. Não custa lembrar que Botafogo é o atual campeão estadual e brigou até as últimas rodadas do brasileiro por uma vaga na libertadores. 

Ser eliminado pelo River siginificaria um vexame histórico na história do Botafogo e as portas estariam abertas para a saída de Joel Santana.

O Botafogo tem obrigação de se classificar diante do River Plate.

  1. Sabarilove

    03/03/2011 01:44:01

    Pare de vulgarizar a honra e a dignidadade, sobretudo com um esporte de malacos sem eira nem beira como o futebol.Use palavras menos solenes, até porque a maior parte dos torcedores de futebol nem sabem o que é honra e diginidade.

  2. Pedro

    03/03/2011 01:04:28

    Concordo inteiramente com que você escreveu e digo mais se o Joel fosse realmente um grande técnico como ele mesmo afirma que é, já teria sido levado a sério pelos paulistas, mineiros e gaúchos, a unica vez que Joel foi treinar um paulista (Corinthians), foi demitido, mineiros e gaúchos certamente não querem este retranqueiro, assim como fez a seleção sul afriacana. Por que temos que ficar aturando este time feio que somente sabe dar chutões e ficar esperando os adversários na defesa? Algumas vezes isso pode até funcionar contra times grandes, mais contra os pequenos é um problema, pois o time do Joel não sabe jogar no ataque, a sorte é que temos um grande goleiro se não a situação seria muito pior, imagina o Castillo jogando nesse time? seria o caos. Digo e repito: FORA JOEL E SEUS "FILHOS" PERNAS DE PAU.

  3. Leonardo Rodrigues Lemos

    02/03/2011 22:15:58

    Discordo dos colegas botafoguenses que querem desmerecer o técnico Joel Santana. Ser apenas retranqueiro não pode ser considerado um defeito, mas uma característica pessoal do treinador. E não podemos esquecer que, com essa característica dele, ganhamos títulos, o que não ocorria HÁ MUITO TEMPO. Quem não se se lembra dos campeonatos brasileiros antes de Joel Santana, nos quais fomos seguidamente ameaçados de rebaixamento? Depois, que culpa pode ter um técnico quando alguns jogadores perdem pênaltis infantilmente numa partida decisiva, quando inúmeros gols "feitos" são perdidos em todas as partidas, quando jogadores perdem a cabeça e são expulsos ou recebem cartões amarelos evitáveis, etc, etc, etc.O que é fato, é que o time do Botafogo não é um time excepcional. É um time regular, "dentro da realidade financeira do clube", embora aguerrido e lutador. Algumas ausências por contusão acabam atrapalhando o trabalho da equipe. É doloroso saber que com a contusão do Maicosuel, Marcelo Cordeiro, ou o outro Marcelo, o time perde sua firmeza e sofre para passar por um River qualquer.Talvez esteja faltando da diretoria aquele esforço "a mais" para trazer um jogador diferenciado para dar estabilidade à equipe (praticamente só temos o mediano Loco). Não entendo como o Flamengo, atolado em dívidas, consegue trazer Ronaldinho, Tiago, Luxemburgo, e ainda trará o Adriano O Fluminense, cheio de problemas, consegue dar a volta por cima, e monta uma equipe respeitável, que lhe dará bons resultados. O Vasco anda se arrumando também...E nós? Será que somente esses jogadores recém-chegados ao clube podem render o que a camisa alvinegra merece? Será que dependeremos a vida inteira só do Alessandro com sua garra, do meio campo sem estrelas e de um ataque que apenas tem as jogadas pelo alto do Loco? E até quando o excepcional goleiro Jeferson será o salvador da maioria das partidas do Botafogo?Acho, sinceramente, que deveríamos poupar o nosso treinador, que tem nos dado alegrias, e almejar voos mais arrojados para o clube da estrela solitária.E viva o Fogão!!!!!

  4. Nilson

    02/03/2011 19:09:31

    Lembro-me do apelo da torcida para Joel continuar técnico do Botafogo, havia uma unanimidade pela sua permanência. Após alguns meses o Joel já não serve mais, é um técnico atrasado, retranqueiro, etc.. Como é triste vê-lo, técnico consagrado, vitorioso, ovacionado no campeonato carioca/brasileiro-10 pela torcida botafoguense, ser execrado gratuitamente. A vida do técnico de futebol é como as nossas vidas, com vitórias e derrotas, mas duvidar da competência de quem tem uma trajetória profissional vitoriosa é injustiça. Posso concordar que o time do Botafogo caiu muito de produção, mas duvidar da competência do Joel, jamais. Sou botafoguense com muito orgulho.

  5. JERSON RENATO

    02/03/2011 19:00:12

    É BOM COMENTAR APÓS AS COISAS ACONTECEREM BEM COMO COMENTAR EM CIMA DO MURO ESPERANDO O ACONTECIMENTO E DEPOIS SABER PRA QUE LADO CONDUZIR TAL OPINIÃO !!! ANTES JOEL ERA JOEL , SE PERDER PERDEU PARA UM TIME DE SERGIPE SE GANHAR GANHOU APENAS DUM TIME DE SERGIPE !!!

  6. Neto Rodrigues

    02/03/2011 18:40:18

    Prezado não amigo Roger... Antes de tudo contenha-se em suas ponderações quanto ao passado e respeite a história escrita nos mapas da divindade... Pois de outra feita eu também poderia usar do mesmo argumento e dizer que caso aquele maldito juiz não tivesse nos roubado o teu menguinho não teria sido campeão em 2008... Caso nos também tivessemos convertido o penalti perdido por Dodo o seu menguinho também não seria campeão em 2009... Mas está escrito na história e foi o que aconteceu... Respeito a história, dou créditos e respeito aos titulos do Flamengo... Assim como também merece os créditos e respeito os titulos conquistados pelo Botafogo... Que não é tão timinho assim quanto vc pensa e amaldiçoadamente diz... Afinal foi o unico clube o qual o teu grande Flamengo não venceu no primeiro turno. Aguardemos o final da história de 2011 . Seja menos arrogante... Urubú !!!

  7. João Vitor

    02/03/2011 18:24:28

    Concerteza, para o Botafogo é vida ou morte.http://esporteeesportistas.blogspot.com/. Acessem meu blog sobre esportes. Basquete, com a NBA e o NBB, Fórmula 1, Moto GP, Tênis, Natação, Vôlei, Handebol, NFL, Rugby, MLB, NHL, MMA, Judô e muito Futebol. Principais campeonatos nacionais, Champions League, Europa League. Acessem, divulguem e comentem.

  8. Valdo

    02/03/2011 18:17:44

    Meu amigo se tem um clube que engana o seu torcedor, esse clube é o flamerda, um antro de roubalheira cleber leite que o diga. Ganhamos o campeonato do ano passado de forma justa, seu comentario é esdruchulo igual a vc.

  9. Valdo

    02/03/2011 18:13:18

    Meu amigo, não sei para qual clube vc torce, mas me pareceu um desdenhamento qdo vc falou "clube que se diz GLORIOSO". Aconteça o que acontecer o Botafogo sempre será conhecido como O GLORIOSO", paciencia meu amigo, o BOTAFOGO, fez por merecer ser chamado. Tem de aturar, fazer o quê.

  10. Benatti Sergio

    02/03/2011 18:02:30

    Grande Bruno, sou o Benatti ex jogador do bradesco. tive a honra de ser um dos primeiros atletas anser entrevistado por vc em 1988.Estou hoje trabalhando na Holanda como treinador no Futsal do Fck de Hommel Quem sabe um dia nos vemosabraços do amigo Benatti

  11. afonso celso

    02/03/2011 18:01:59

    o joel ta de brincadeira.o time perde pro rive time de cangaceiro .e ainda fala que nao aconteceu nada esse velho da doido da cabeca

  12. Rodrigo

    02/03/2011 17:39:29

    Se o time do Botafogo, tiver a mesma postura que teve no primeiro jogo, três para o River é pouco o que está faltando é atitude e vergonha na cara por parte dos jogadores...

  13. Arthur

    02/03/2011 17:33:34

    Um treinador que insiste em escalar,fahel,alessandro e márcio rosário além de colocar 3 zagueiros e 3 volantes contra times poderosíssimos como o resende e o boavista,no máximo vai conseguir empatar com o grande time river plate de sergipe em pleno engenhão!joel retranqueiro e burro!foraaaaaaaaa!

  14. afonso celso

    02/03/2011 16:53:52

    o joel ta de brincadeira.o time perde pro rive time de cangaceiro .e ainda fala que nao aconteceu nada ta de brincadeira esse cara .o time perdeu pro urubu tudo bem claro nao tem perde pra niguem mais ate emtendemos .e time grande e rival eo bicho pega mesmo.mais perde pra rive ta de sacanagem .somos nois que aturamos a gozacao dos torcedores inimigos e eles nao tao nem ai sai fora joel vai ti catar .o dia que perde pra time de quinta nao for nada ai meu irmao eu to morto sai foraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa doido

  15. José Augusto Nobre

    02/03/2011 16:30:58

    Conheço Joel desde os tempos de jogador. Encerrou a carreire no américa de natal, fez curso de educação física e foi estagiar nas divisões de base do vasco. Nunca enganou as torcidas dos times onde passou. A imprensa foi que o endeusou pelos títulos cariocas, QUE NÃO VALEM MUITA COISA.Temos que admitir que ano passado ele tirou leite de pedra, com o elenco que ficou no fogão depois das contusões de Fábio Ferreira, Maicossuel, Herrera e Marcelo Matos. Houve jogo em que estava sem 7 titulares e brigou pela liberttadores até o fim.Mas parece que passou da hora de mudar. chega de retranca, de escalar as mesmas figurinhas carimbadas que não rendem, ou garante a classificação hoje ou vá embora.

  16. jorge geovane

    02/03/2011 16:15:12

    desculpem

  17. ivo azevedo

    02/03/2011 16:07:27

    TRAGA O CAIO JUNIOR OU CONVIDA O LOUCO ABREU PARA ASSUMIR O COMANDO ELE TEM CARISMA E CONHECIMENTO DE TÁTICAS E SABERÁ ARMAR O FOGÃO MELHOR QUE ESTE M...........

  18. ivo azevedo

    02/03/2011 16:03:32

    O BOTAFOGO PERDEU O ENCANTO DEPOIS QUE O JOEL ASSUMIU.TINHAMOS TOQUE DE BOLA BONITO DO MEIO PARA FRENTE, O TIME FAZIA MUITOS GOLS.PERDEU AQUELA PARTIDA PARA O VASCO DE 6XO FOI ACIDENTE DE PERCURSO,PORQUE O TIME DO VASCO É MUITO RUIM.AI VEIO ESTE RETRANQUEIRO E COMEÇOU ARMAR O ESQUEMA COM 500 MIL ZAGUEIROS E VOLANTES ,SEM TOQUE DE BOLA E TOMA CHUTÕES PARA FRENTE E AINDA QUER GANHAR DE ALGUÉM?O MESMO DISSE PARA IMPRENSA QUE ATUOU NO COMANDO 70JOGOS E PERDEU 7OU 8 JOGOS .SÓ ESQUECEU DE DIZER QUANTOS ELE EMPATOU.É MUITO FRACO E COM ELES VAMOS AMARGAR UM ANO DE DECEPÇÃO E LUTAR PARA NÃO CAIR.SE A DIRETORIA FICAR APOIANDO ESTE RETRANQUEIRO E NÃO DAR OUVIDOS A TORCIDA É SÓ ESPERAR PARA VER .DEPOIS QUE A VACA TIVER INDO PARA O BREJO,NÃO ADIANTA LAMENTAR E COM CERTEZA VÃO CAIR TODO MUNDO DA DIRETORIA,A TORCIDA NÃO AGUENTA MAIS.

  19. JULIO CESAR

    02/03/2011 16:02:31

    Joel é o melhor técnico do Rio... O Fogão vai vencer, se classificar e ele vai ficar muitos anos no clube, para desespero dos invejooooooooooooosos

  20. ivo azevedo

    02/03/2011 15:49:25

    JOEL.NÃO DÁ MAIS CARA . INDEPENDENTIMENTE DO RESULTADO DE LOGO MAIS VC DEVE PUCHAR O CARRO EM QUANTO É TEMPO.PRECISA RECICLAR URGENTE,A SUA TÉCNICA E TÁTICA ESTÃO ULTRAPASSADAS,VC PARECE QUE NÃO TREINA JOGADAS ENSAIADAS NÃO TREINA FALTAS E PENALTES,ESTÁ SEM COMANDO JÁ PERDEU O GRUPO.O BOTAFOGO PRECISA DE MUITO MAIS E VC COM TODO RESPEITO NÃO É O CARA .

  21. Afonso

    02/03/2011 15:00:30

    A imprensa cobra o nosso time,deveriam cobrar tbm o Vasco e Fluminense,q nem chegaram,um tem um elenco milionário q perde a vaga p/ o Boa Vista,e nem sei se passam da primeira fase da Libertadores,mas vamos dar trabalho,PC Gusmão tirava grana do bolso,p/ ajudar funcionários e pq perdemos p/ o River somos os piores,faz 5 anos q estamos nas finais do Carioca,a Unimed que deveria estar preocupada!

  22. Dutra

    02/03/2011 14:54:38

    Vamos Natalino, esqueça o campeonato carioca e dedique integralmente a Copa do Brasil. O profissional competente nunca fica esperando ordem do chefe para executar o trabalho com precisão, estou falando com conhecimento de causa. Vamos junto com o Botafogo ganhar pela primeira vez o titulo da copa do Brasil. A história da Copa do Brasil, mostra que para ganhar não é preciso ter uma equipe muito boa. Ex. Criciuma, Juventude, Santo André, Paulista, etec. No primeiro jogo lá em Sergipe, quase todos atletas não jogaram bem, foi uma vergonha, e isso não pode ser creditado única e exclusivamente na conta do treinador, faltou humildade, concentração, superação, força de vontade, Apenas o goleiro Jefferson mostrou vontade, interesse em vencer a partida. Se é para demitir, tem que começar pelos jogadores. Em tempo perdemos pelo menos dois titulos anteriores para o trio de Arbitragem. Eu prefiro jogar contra o melhor time do mundo, do que contra os Arbitros parciais.

  23. Afonso

    02/03/2011 14:46:02

    Time descompactado,defesa tem q fazer milagres,nunca tem um na sobra,o meio campo fica distante,e não adiantam a marcação,os alas cruzam 30 bolas,e conseguem acertar o zagueiro adversário,eu se fosse o Joel,já tinha entregado o cargo,pede isto mas não fazem,depois ele q é retranqueiro.

  24. César Dias

    02/03/2011 14:45:45

    Sou River desde menino.Vamos lá River, bota fogo nesta história.

  25. afonso

    02/03/2011 14:28:46

    Coitado do Joe!!Tem torcedor q reclama,do esquema,mas níguem comenta q não acertam um passe de meio metro,somos reféns,dos milagres do Jéferson,e do oportunismo de Abreu.

  26. Geraldo

    02/03/2011 13:15:22

    Calma parceiro falar e criticar e fácil, mas o comandante do Botafogo e correto nas suas escalações,todos passamos por maus momentos na vida,vamos apoiar caso contrário afundamos juntos, o Botafogo e muito Maior que derrotas.

  27. È COMPLICADO

    02/03/2011 12:59:08

    O FATO É! O QUE O BOTAFOGO QUER?? POR QUE SE QUIZER UM TIME QUE JOGA NO CONTRA ATAQUE , TEM CONTRATAR JOGADORES COM ESSE PERFIL(HOJE NÃO TEM) JOGADOR RAPIDOS NA FRENTE COM PODER DE CONCLUSÃO.HOJE O TIME TÁ SEM INDENTIDADE NÃO SABE SE VAI O SE FICA. NÃO TEM CONJUNTO (HA NÃO SER CORRER PRA DENTRO DA AREA QUANDO ATACADO E CHUTÃO PRA FRENTE) PRA CRIAR ALGO NA FRENTE QUANDO ATACA, HÁ NÃO SER ALGUNS LAMPEJOS DO CAJÁ, QUE CONVENHAMOS É POUCO , MUINTO POUCO.O QUE TODO O TORCEDOR QUER E PAGA PRA ISSO É PRA VER ESPETACULO, SEJA NA TECNICA, RAÇA OU CONJUNTO ALIADA A DETERMINAÇÃO EM BUSCA DA VITÓRIA, O RESULTADO ? ISSO É CONSEQUENCIA!!! VIDE OS TIMES EUROPEU QUE O TORCEDOR COMPARECE POR QUE SABER QUE SEU TIME VAI LUTAR E HONRA SUA BANDEIRA.AGORA DIRETORIA A DECISÃO É COM VOCES!! NOS AQUI FIACAREMOS TORCENDO.

  28. Fábio

    02/03/2011 12:29:18

    Acho que esta na hora do papai joel sair.Diretoria do bota acorda chama o falcão pra ser tecnico ele ta louco pra sair da globo.valeu!!! vamo fogão vamos ser campeão.

  29. Marco

    02/03/2011 12:00:54

    Como botafoguense creio que o melhor para o time é a sua derrota, ou no máximo um empate com o River Plate Sergipano e consequente eliminação do torneio. Assim nos livramos do Joel Santana e evitamos novas humilhações que com certeza virão.

  30. jacaré

    02/03/2011 11:14:07

    Roger, "se" não ganha nada. "Se" o Maiocosuel não tivesse sido atropelado e machucado e "se" o juiz tivesse expulsado o Juan, talvez o Bota teria sido campeão naquele ano também. "Se" o Adriano não tivesse perdido o pênalty... "Se" o Caio não tivesse perdido aquele gol na cara do "assassino"... e aí? Quanto mais "se's" você quer?

  31. carica/sp

    02/03/2011 11:08:26

    Ta provado que Joel ja deu o que podia, independente do resultado, sou a favor de sua substituição, aproveito pa indicar Dé Aranha ou Gottardo pra seu lugar...quanto a hoje a noite: Fogão 4 x 0

  32. serio

    02/03/2011 11:04:40

    qdo não contratou um ateacante e um meia de verdade, o clube ja sabia que iriia abrir mão do estadual e da copa do Brasil.temos que ser realistas o botafogo não tem atacantes,os 2 garotos não jogam nada(alex e caio) não servem p o botafogo, e o meio não tem armador de qualidade.O joel é fraco sim, mas não pode fazer milagre c o que tem

  33. nelson mariquito

    02/03/2011 10:42:20

    Joel tem crédito e o time do Bota idem. Acidentes acontecem. No esporte coletivo isso é natural. Tem dia que as coisas não se ajeitam. É só isso e nada mais. Mas a imprensa vive mais do sensacionalismo, infelizmente. Já viu conversa de falar bem de alguém render???? Mas, o contrário, tem assunto prá seis meses.

  34. CHARLES 14

    02/03/2011 10:31:05

    INACREDITÁVEL; um time que se gaba de ser o glorioso, esta em pé de guerra, porque tem de vencer , em seus domínios , um adversário que ninguem sabe qual a divisão que participa, e que apenas o retranqueiro JOEL, ganha em um mês , o correspondente a fôlha anual ,deste TERRÍVEL E PODEROSO , GENÉRICO ARGENTIPANO!!!!!!!

  35. Pedro

    02/03/2011 10:26:39

    O Presidente do Botafogo poderia ter evitado tudo isso, bastava ter demitido o Joel a hora que a relação dele com alguns jogadores começou a azedar. A coisas que só acontecem mesmo ao Botafogo, em uma semana perder para o Flamengo depois de 3 cobranças de penaltis ridículas e depois perder para o River Plate cover e hoje pode ser eliminado por um time sem expressão nenhuma no cenário nacional.

  36. Luiz pCarlos P de Souza

    02/03/2011 10:24:22

    Amigo Voloch, vc tem toda razão. O ambiente deve ser o pior possível e o Joel a cada vez que abre a boca, só diz besteira e agrava mais a sua situação. A de hoje então, de dizer que se ganhar quem pode sair é ele foi a pérola do ano. Esses treinadores se acham intocáveis, professorais, são avessos à críticas e querem aparecer mais que os jogadores. Gostaria de saber qual é o clube que vai pagar ao Joel o que ele ganha no Botafogo com uma estrutura de dar inveja a qualquer outro clube. E, pode apostar, se ele sair, vai ficar na geladeira um bom tempo ou então abiscoitar um cargo de técnico em algum time inferior. Como ele se acha omelhor técnico do Brasil, vai dizer que prefere descansar um tempo antes de voltar, mas no fundo, as propostas que virão, não vão satisfazê-lo.

  37. roger

    02/03/2011 10:09:57

    Esse timeco do botofogo já está enganando há muito tempo, ganharam o estadualano passado por pura sorte, se o Adriano não perde aquele penalti a historia seriaoutra, aquela altura do jogo já estavam de moral baixo e fatalmente perderiam o título.Joel é o maior retranqueiro do Brasil, técnico de estadual, que título de expressãoesse cara já ganhou? precisamos ser realistas esse time é horroroso...

  38. Adalton Pinheiro da Cruz

    02/03/2011 09:23:27

    O joel é engandor, retranqueiro e ultrapassado, deveria estar fora do comando do fogão a muito tempo.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso