Blog do Bruno Voloch

Quase um mês depois, verdade sobre demissão de PC Gusmão começa a aparecer. ‘Ambiente está mais leve’, diz Fellipe Bastos

Bruno Voloch

Paulo César Gusmão foi demitido do Vasco no dia 28 de janeiro após o time perder para o Boavista na terceira rodada da Taça Guanabara.

Após essa mesma partida, Carlos Alberto e Felipe foram afastados pela diretoria do clube. Carlos Alberto acabou no Grêmio e Felipe reintegrado ao elenco.

Dia 2 de fevereiro Ricardo Gomes assumiu o Vasco. O time derrotou Americano, América e na estreia na Copa do Brasil eliminou o Comercial com uma goleada de 6 a 1.

Ricardo Gomes é mágico ?

Não.

A diferença é que ele conta 'apenas' com a boa vontade de todo o grupo. No futebol, 23 dias não são suficientes para nenhum treinador implantar sua filosofia de trabalho. Com Ricardo não seria diferente.

O torcedor não é idiota, pelo contrário, ele é o termômetro nas arquibancadas do que o time faz em campo.

Nenhum time muda tão rápido de comportamento e troca uma série de 3, 4 derrotas, por 3 jogos invictos e com goleadas históricas.

PC sabe que foi importante para tirar o Vasco da zona do rebaixamento no brasileiro do ano passado. Com uma equipe limitada, o Vasco terminou a competição quase entre os 10 primeiros e classificado para a Sul-Americana.

PC foi expulso diversas vezes no brasileiro e falava o que pensava para os jogadores e diretores. Começava ali, naquele momento sua queda.

PC jamais engoliu uma reunião feita por Robertro Dinamite no fim do ano passado para avaliar se seria interessante sua permanência no cargo. Admitiu abertamente que estava irritado com algumas situações 'estranhas' que aconteciam nos bastidores.

O jeito autoritário, lembrando o estilo Vanderei Luxemburgo no auge da carreira, não estava sendo bem assimilado por boa parte dos jogadores.

PC foi fritado como se diz na gíria do futebol.

Alguém em sã consciência ousa duvidar ?  

Hoje, por questões éticas e morais, os jogadores falam abertamente que o relacionamento com PC estava desgastado e que não havia sincronia no trabalho.

Recuperado de uma fratura na mão, Fellipe Bastos, que não estava sendo aproveitado por PC, disse que o ambiente em São Januário 'está mais leve' desde a chegada de Ricardo Gomes.

O peso tem nome ou tinha nome: Paulo César Gusmão

Fellipe foi corajoso e resumiu bem a sensação de alívio do elenco do Vasco. Mais claro, seria impossível e diria desnecessário, até porque PC não está no clube para se defender.

O fato é que um mês depois da queda de PC, finalmente a verdade começa a vir à tona. Ela as vezes tarda, mas aparece.

  1. Paulo Cardozo

    27/02/2011 20:56:07

    Caro Voloch,Aproveito seu site para fazer uma denuncia e quem sabe ajudar o meu vascão:Tem algum boicote ao site o vascoemeu, porque me cadastrei, comprei o titulo mais caro e até hoje não recebi nada!Resido atualmente em Joinville-SC, sou carioca, mas achei muito estranho, como se o Vasco estivesse muito bem de caixa e nem ai, para receita!Tem alguem boicotando, o site do vascoemeu, gostaria que este assunto realmente, chegasse a diretoria do vasco, administrativa e de marketing, só pode ser boicote! Porque falta de organização e administração em uma empresa como Vasco da Gama não pode estar ocorrendo????Aguardo algum retorno da diretoria do Vasco,Abraços!Paulo Cardozo

  2. Alex Soares

    27/02/2011 19:47:30

    Se você e um grande vascaino como parece vamos mudar isso ,vascaino que é vascainonunca abandona o maior clube do mundo,vascooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  3. DENNISDA1986@BOL.COM.BR

    26/02/2011 18:31:12

    Curiosamente estive lendo esta página e observei que foi dito que os e-mails não seriam publicados.Pergunto: Pq acabei de ler o e-mail de um comenterista?Não entendí..

  4. levir.lopes@hotmail.com

    26/02/2011 17:52:02

    REALMENTE, JOGADOR IGUAL AO CA, UM POBRE negrinho ORIUNDO TALVEZ DE UMA DAS FAVELAS CARIOCA, QUE COMEÇOU A APARECER NA MÍDIA, TROPEÇOU NA SUA VAIDADE E ESTÁ AÍ. SENDO VISTO COMO UM MAU PROFISSIONAL E TALVAZ ATÉ MAU CARÁTER. POIS UM EMPREGADO QD DISCUTE COM SEU PATRÃO, SEM RAZÕES...ELE SÓ FEZ MAU AO VASCO DA GAMA. AINDA BEM QUE O MAU MUNCA VENCE AO BEM. - PARABENS SR PRESIDENTE, NOSSO ETERNO ÍDOLO VASCAÍNO, QUE VIU O MAU E, TRATOU DE EXTIRPA-LO DE NOSSA EQUIPE.

  5. Gualter Dias

    26/02/2011 10:39:25

    Concordo plenamente.

  6. antonio carlos

    26/02/2011 08:29:57

    Nada a ver. O time que é muito limitado e voltará a ter resultados ruins e quem será desta vez o bode expiatório?Infelizmene meu vasco deixou de ser grande e perdeu até a condição de rival do flamengo para o botafogo. Mais um ano em que não cair para a segundona será o céu.

  7. Claudio

    25/02/2011 23:46:26

    Entendi o que o Voloch colocou, o PC pecou pelo pavio curto, é um bom técnico mas precisa aprender a se controlar melhor...vejam que agora até o Luxemburro tá segurando mais a onda. Foi realmente bom também o CA ter vazado, muito vaidoso e que jogar sozinho, um despercidio um talento com uma mentalidade tão infantil. Diego Souza chagando, boa aquisição, mas o RG precisa trabalhar a cabeça dele tb...Felipe não dá mais, muita bola mas não tá mais aguentando, se trouxer o Pernambucano tb vai ser outro que não vai aguentar (apesar de ser meu ídolo já não tem mais pique....)..vai ter que gastar grana pra segurar o Dedé, ele já tá com a cabeça pensando só na Europa....dar moral pro Marcel, ele é matador, esforçado e inteligente, tem boas chances de deslanchar...Fagner não me convence, só joga bem contra time pequeno, é muito franzino tb...precisamos de dois laterais direitos com urgencia, pq o Irrazabal tb é brincadeira.....

  8. vascaino

    25/02/2011 21:19:01

    nada haver vc eh mais cego que uma porta.

  9. Jorge Luiz

    25/02/2011 19:11:19

    OLÁ VOLOCHO Tecnico não pode ser maior que o clube nunca,pode até se tornar destaque mais nunca poderá brilhar mais do que o clube, e acredito que o PC Gusmão se deixou influenciar com as manchetes dos jornais, PC GUSMÃO,O ÚNICO TÉCNICO INVICTO DO CAMPEONATO BRASILEIRO.Ele trabalhou mais para manter esse título do que brigar pelo campeonato,é inadimissível um time empatar tanto dentro de casa,se vc lembrar bem o Vasco deu uma melhoarada depois que perdeu um jogo,ai já foi tarde demais e quase nem na sulamericana ficava.Acredito que jogadores resolveram dá o troco,mas a diretoria foi muito morosa na demissão.VAMOS VASCÃO,O SEGUNDO TURNO É NOSSO.

  10. zezim

    25/02/2011 18:09:37

    Pra mim, a mudança tem nome: saída de Carlos Alberto. Um jogador tratado de forma diferenciada, que passou metade do tempo no departamento médio, e a outra metade cumprindo suspensão. O resto do elenco se sentia diminuído com as regalias e o corpo mole desse jogador que não queria honrar a camisa do Vasco, tanto que pediu ao Renato Gaúcho para ir por Grêmio, para aparecer na Libertadores. Felizmente, esse problema agora é do tricolor gaúcho.

  11. Bruno

    25/02/2011 14:51:19

    Concordo contigo Bruno, exatos 30 dias atrás, eu conversava com uma torcedora do Botafogo a respeito disso, ela inclusive, me disse que gosta muito do Vasco e acha que o clube não merecia passar por aquilo. Quando comentei com ela o mesmo que você está postando, ela me disse que o Vasco não merecia isso... Engraçado se até uma torcedora de outro time pensa assim, acho que deveríam pegar todos os jogadores que participaram da campanha do vexame histórico e mandar embora, porque acima de tudo está o clube. E pior, onde estava o presidente do clube para chamar todos os jogadores e dar uma boa 'carcada' como se diz na gíria?

  12. Edivaldo Rodrigues Nascimento

    25/02/2011 14:41:13

    Foi mandada de Deus a confusão de Carlos Alberto com o nosso presidente, só assim o time ficou livre do maior problema que tanto o encomodava, esse jogador pensava que era o dono do time queria jogar sozinho, não dava a mínima para o coletivo, vai afundar o Grêmio e o Renato gaúcho, os resultados lá depois de sua chegada já não estão bons. Gosto muito do PC, mas não havia mais clima para continuar, desejo que sejaz feliz para onde for. Vê se o nosso presidente não demora uma vida para identificar um problema tão óbvio. PC obrigado por deixar o Ceará e assumir o vasco quando este tinha sido humilhado por Celso canalha Roth.

  13. Banzão

    25/02/2011 14:32:28

    essa raça de jogador, é bastante complicada, nem sempre a realidade nos campos de futebol é a dos bastidores, porém não é só nessa profissão, quase em todos os ambientes de trabalho os relacionamentos não são de harmonia, é preciso que o comandante tenha realmente liderança. Agora, realmente o Vasco precisa fazer uma grande contrtação, se Corinthians, Flamengo(que deve todo mundo), fez, porque não o Vascão, vamos lá Dinamite, continuo botando fé em vc.

  14. Italo Souza

    25/02/2011 13:57:56

    Papo furado esse do colunsta. Matéria feita na imaginação. A verdade é que o PC Gusmão é um treinador limitado. Futebol é arte, nenhum jogador gosta de ser boneco e ficar preso se defendendo. Fui jogador profissional por 15 anos e conheço bem essa questão. Todos querem mostrar seu valor, e não é se defendendo estupidamente que vão conseguir isso.

  15. Micarioca

    25/02/2011 13:18:43

    Talvez devamos pensar um esquema de treinamento onde um técnico pegue a equipe para a pré-temporada, faça-os se preparar muito bem fisicamente (claro que isso vai gerar raiva e reações) aí esse é fritado, vem outro fresquinho tranquilo, e bom técnicamente e monta a quipe sem o estress da equipe anterior. Teremos um timew forte e bom tecnicamente.kkkkkkkkkkkkkkkk

  16. Micarioca

    25/02/2011 12:16:07

    Questão importante é que com a saída do Calos Alberto, além dos outros jogadores ficarem mais soltos para participarem de maneira mais balanceada do jogo (antes MUITO centralazada no CA), os outro times perderam a previsibilidade da marcação das jogadas do Vasco, pois era só fecahr a marcação nos dois jogadores de criação (CA e Felipe) que a bola invariávelmente chegava onde a marcação era mais acirrada e não nas alternativas. As jogadas do Vasco sempre passavam pelas jogadas individuais do CA à partir do meio campo dando todas as chances das defesas se recomporem. No máximo tinhamos sucessivas faltas no meio de campo no CA e no mínimo (com freqüência) a expulsão deste por reclamar de não derem cartões aos faltosos.

  17. Micarioca

    25/02/2011 12:11:58

    Questão importante é que com a saída do Calos Alberto, além dos outros jogadores ficarem mais soltos para participarem de maneira mais balanceada do jogo (antes MUITO centralazada no CA), os outro times perderam a previsibilidade da marcação das jogadas do Vasco, pois era só fecahr a marcação nos dois jogadores de criação (CA e Felipe) que a bola invariávelmente chegava onde a marcação era mais acirada e não nas alternativas. As jogadas do Vasco sempre passavam pelas jogadas individuais do CA à partir do meio campo dando todas as chances das defesas se recomporem. No máximo tinhamos sucessivas faltas no meio de campo no CA e no mínomo (com freqüência) a expulção deste por reclamar de não derem cartões aos faltosos.

  18. Jose carlos

    25/02/2011 11:03:39

    Tenho certeza que o comentário acima é de Flamenguista, mas só esqueceu de olhar para o proprio time, o menguinho que só ganha de 1 x 0 e na sorte, ai então pergunto: o que o time do Flamengo está jogando, o que o Ronaldinho esta fazendo no Flamengo, Tiago Neves, Leo moura, infelismente o time é fraco, e joga como time pequeno.

  19. fabio nogueira

    25/02/2011 10:59:44

    Essa é a mais pura realidade. O Carlos Alberto sempre travou todos os ataques, se a jogada não passasse por ele, poderia se ver pela tv, claramente gesticulando e reclamando. Respeito o trabalho do PC, mais ele já estava repetindo o mesmo erro de CELSO ROTH, TITE, DUNGA , entre outros, que quando o time começa a engrenar subsititui o esquema tático por 3 cabeças de bagre. Jogadores como o ENRICO precisam ser mais aproveitados. Parabéns ao Ricardo, ele está no caminho certo.

  20. sidney

    25/02/2011 10:47:25

    Meu caro Tio Patinhas, se voce analizar o atual elenco do Vasco, verá que não é tão ruim assim, principalmente se comparado aos demais times cariocas. Considerado o universo dos times do Rio, quem voce colocaria no lugar, por exemplo, do Fernando Prass, Fagner, Dedé e Ramon? Os quatro são ótimos jogadores, os dois laterais principalmente apoiando e o Dedé foi simplesmente eleito o melhor zagueiro do campeonato brasileiro do ano passado (até que enfim, pois o Vasco vinha amargando uma perebada em sua zaga há quase 10 anos). O garoto Rômulo, prata da casa, é bom volante e faz gol. Gosto muito do Felipe como meia pois, embora sem o vigor de antes, é preciso nos passes, colocando companheiros na cara do gol. O Jefferson vem jogando muito bem. O Eder Luiz ainda está fora de forma, mas ano passado jogou muito. O Marcel está fazendo seus gols, embora este ainda precise provar contra defesas mais fortes. E então? Se voce considerar que o Ronaldinho Gaucho está caindo pelas tabelas e dificilmente será sombra do que já foi, você verá que o Vasco não está tão mal assim de elenco...

  21. Gilberto Corrêa

    25/02/2011 10:43:46

    O que aconteceu com o VASCO é óbvio minha gente. Como pode um time jogar com Felipe que não marca ninguém e Carlos Alberto, que além de não marcar ninguém, trava qualquer contra ataque da equipe? Há muito tempo tava na cara que não ía dar certo. Só o nosso Presidente que não enxergou isso. Agora sem o C. Alberto, Felipe tem o amparo de outros jogadores que correm por ele. O Felipe é bom de bola, não pode sair da equipe. Espero que o nosso Presidente enxergue estes detalhes mais rápido daqui pra frente.

  22. neto

    25/02/2011 10:38:07

    foi o mesmo que fizeram com o Muricy no São Paulo e no `Palmeiras, é um erro que so acontece porque a Diretoria do Clube admiti acontecer isto, e não é de agora o Muller derrubou o Parreira, o Rogerio Ceni fritou o Ricardinho e assim por diante é uma podridão só

  23. Eduardo Carvalho

    25/02/2011 10:34:34

    Qual foi o problema realmente Pc Gusmões ou Carlos Alberto ?????http://www.refinanciamentodeveiculos.com.br/http://www.refinanciamentodeveiculos.com.br/

  24. JJ

    25/02/2011 10:04:37

    OS JOGADORES DERRUBAM O TÉCNICO E A DIRETORIA DERRUBA O CLUBE.

  25. Aldair Fernando

    25/02/2011 10:04:03

    Alguém tem dúvidas , se os jogadores derrubam os técnicos ??? Me diz você ...

  26. Tio Patinhas

    25/02/2011 09:59:53

    Venhamos e convenhamos, de quem realmente o Vasco ganhou?, de ninguém futebol clube. Não se faz omelete sem ovos, já dizia o treinador Oto Glória. Este time é bem fraquinho, e tá pegando só jogador refugo, vide o Leandro, daqui a pouco Diego Souza.Aliás este estilo grosseirão o PC herdou do seu mestre o profexor Luxa. Se rugido ganhasse jogo o Leão (o animal) seria o melhor técnico do mundo. Vascaínos, cuidado com este time no brasileirão, é serie B de novo.

  27. Lúcio

    25/02/2011 09:53:04

    Engraçado, então quer dizer que quando os jogadores estão com raivinha, quem paga o "pato" é a torcida? Sou vasacaíno, mas o que os jogadores fizerem foi uma sacanagem com essa torcida tão sofrida. será que o Vasco não sofreu o rebaixamanto por vontade dos jogadores também?

  28. Marcelo

    25/02/2011 09:43:29

    Bruno,Além do PC acho que uma coisa que aliviou muito o ambiente no Vasco foi a saída do Carlos Alberto. Ele realmente foi importante na conquista da 2ª divisão, mas a impressão que tenho é que ele estava se julgando mais importante do que o próprio clube e extrapolava sua função de ser apenas um atleta do clube. Ele se sentia intocável no grupo. A briga dele com o Roberto, que a bem da verdade, era seu patrão mostrou isso. Desde a saída dele e do PC, o futebol de alguns jogadores, como o Ramon e o próprio Felipe, cresceu muito.O problema é que o ego de alguns jogadores e técnicos os fazem se sentir mais do que realmente são.Se você for pegar os jogadores do Vasco, não acho que o time seja ruim, mas há um claro desnível entre alguns titulares e reservas.

  29. Dhienys

    25/02/2011 09:34:23

    Traduzindo, os jogadores do vasco so queriam mesmo era queimar o tecnico'

  30. VALTER SASSO

    25/02/2011 09:19:15

    Não existe nessa terra quem acha que jogadores não derruba tecnico.É só os caras não gostarem de alguma medida que venha contra os interesses deles e o corporativismo vem a tona.Não fazem o que o tecnico manda, não se emprenham, inventam contjusões e tudo o mais.Ser tecnico e ter que lidar com determinados jogadores que só querem o salário gordo no fim do mesme é muito complicado.Infelizmente são esses jogadores que não colaboram para a união do grupo em prool do time que defendem que sabotam qualquer tecnico.Os menos avisados acabam cedendo a pressões dos bonitões e colaboram para a derrocada coletiva até estourar a culpa no tecnico.Dirigentes incompetentes e medrosos apoiam esse procedimento.Pensem nisso.aos menos desavisados: se o time vai bem eu vou bem, se o time é ruim eu sou tembém. é assim que os de fora veem as coisas.

  31. JC

    25/02/2011 08:52:32

    Caro,Hoje em dia, para conseguir vitórias e títulos, não necessariamente tem que ter craque na equipe, e sim atletas comprometidos em campo e fora dele também, contanto que esses atletas possuam boa dose de habilidades.Outro ponto é ter um técnico que tenha tranquilidade para transmitir o que se quer.No Brasil são poucas as equipes que possuem essa boa sincronia e o Vasco está em busca dela neste momento com grandes chances de conseguir, mesmo que os resultados não sejam maravilhosos, digo goleadas como as que estão aparecendo e graças também à fragilidade dos adversários.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso