Blog do Bruno Voloch

A honra de poder conviver com Ronaldo

Bruno Voloch

Chegou a hora.

Cedo é verdade, mas ninguém melhor do que Ronaldo para decidir quando abandonar o futebol.

Tive a honra como jornalista de poder acompanhar a carreira de Ronaldo. Tive o prazer de ver Ronaldo 'resolver' a copa de 2002 e me divertir com suas coletivas quase sempre bem humoradas e criativas.

Ronaldo vai deixar saudades.

Cara autêntico e que incomodova muita gente. Aliás, ainda incomoda, convenhamos.

Só que o corpo não aguentou. A cabeça pode e deve estar boa, 100%, mas o corpo não obedece e quando isso acontece, é fatal. No esporte então, determinante.

Esse era o fim de carreira que Ronaldo merecia ?

Não.

Evidente que teremos no futuro um jogo festivo para marcar a despedida dele, mas me refiro ao comportamento do torcedor do Corínthians.

Será que Ronaldo foi o único culpado pela eliminação da libertadores ?

Lógico que não.

Ele fez parte e também tem sua parcela de responsabilidade, mas longe de ser o 'cara '.

Ronaldo foi xingado, achincalhado e humilhado pela própria torcida. A mesma que ele escolheu para defender quando voltou ao Brasil. Ronaldo abdicou do Flamengo, até então sua paixão.

Ronaldo parou por causa de sua condição física. Mas ninguém me tira da cabeça que os episódios recentes com a torcida colaboraram e muito para essa decisão.   

Não sou do tipo que vai analisar e falar dos problemas de Ronaldo fora do campo. Ninguém é perfeito e Ronaldo jamais fugiu de suas responsabilidades. Nunca. Sempre assumiu os erros.

A imagem que tenho dele é daquele garoto alto astral, sempre de bem com a vida, tirador de sarro e de um coração enorme.

Fazendo a cobertura da Copa América pelo SPORTV em 1999, me lembro de uma ocasião em que Ronaldo após uma de suas coletivas me parou e perguntou :

– Me diz aí, como são os bastidores do vôlei feminino. Tenho curiosidade.

Ficamos quase uns 20 minutos conversando no hotel em que estávamos na belíssima cidade de Foz do Igauçu. Falamos  sobre o vôlei de uma maneira geral, não só os bastidores do feminino, e Ronaldo se mostrou interessado e perplexo de como os jogadores de vôlei poderiam treinar inclusive nos dias de jogos.            

Ronaldo parte e deixa saudades.

Aqueles que puderam conviver com ele, como eu e vários jornalistas, nos sentimos envaidecidos por termos feito parte, mesmo que pequena, dessa linda história no esporte.

  1. Esdras

    17/02/2011 06:07:51

    Tá tá tá... tchauzinho fenomeno vai curtir a vida e aproveita, Deus o abençõe.Mas a vida continua caro blogueiro e o que realmente importa você não escreveu ainda: a volta da Mari na Unilever.

  2. DIONISIO

    16/02/2011 21:58:51

    RONALDO FENÔMENO, O ATLETA MAIS HUMILDE DE TODOS OS TEMPOS EM TODOS OS ESPORTES, OBRIGADO POR TER VESTIDO O NOSSO MANTO, OBRIGADO POR NOS ENCHER DE ORGULHO COM A SUA SIMPLES PRESENÇA EM CAMPO, OBRIGADO POR ESCOLHER "SÃO PAULO" COMO A SUA NOVA MORADA, NÓS OS VERDADEIROS CORINTHIANOS SEMPRE ESTENDEREMOS O TAPETE PRETO E BRANCO POR ONDE VOCÊ PASSAR, OBRIGADO RONALDO POR TER ESCOLHIDO A NOSSA FAMÍLIA ENTRE TANTAS, VOCÊ SERÁ SEMPRE O NOSSO ETERNO ................ RONALDO FIELMENAL.

  3. cris almeida

    16/02/2011 21:07:28

    O problema foi o mau carater e covarde do Sr Tite tinha que pedir para sair qdo perdeu para o juvenil do goias.Se não ganhou deste time juvenil vai ganhar de quem.Homem foi o Sr Adilson qdo viu a panelinha de alguns jogadores pediu demissão.E imoral foi o Sr Andres Semsanches, manter o tite na teta do corinthians tecnico que nunca ganhou nada e nem vai ganhar :?

  4. Jamil

    16/02/2011 16:18:12

    Todos esses foram grandissimos jogadores, fora de serie mesmo, mas em materia de garotos-propaganda vejo soh o Rei Pele e Ronaldo Fenomeno. Os outros infelizmente nao tem ou carisma ou personalidade para tanto.

  5. Eduardo

    16/02/2011 12:12:16

    algumas pessoas ficam comparando Ronaldo e Pelé. complicado comparar gerações tão distintas.Disseram q Santos de 60 é o Barça de Hj (real madrid nao ganha nada faz tempo :P). Concordo.a questão é, o Pelé tava a frente do seu tempo. após os treinos ele ficava só para praticar chutes, o condicionamento fisico dele era superior a maioria dos outros jogadores da época, eram jogadores lentos, muitos fumavam, bebiam.Não era dificil ver jogos com mais de 6 gols marcados. e Hj? qtas vezes isso acontece?Hj o futebol é mais força, muito mais dificil (fisicamente), as táticas / times são mais retranqueiros. Muito mais dificil para os atacantes. Pelé teve contusões, mas nenhuma que chegasse perto das 4 cirurgias no joelho (1 no PSV, 2 na Inter, 1 no Milan). Até mesmo pq naquela época, estourar o joelho = aposentadoria.Pelé está a frente do Ronaldo, isso é fato, ele conquistou mais coisas q o Ronaldo, mas o R9 perdeu muito tempo do auge de sua carreira no departamento médico. Lembrando também q esse lance de hipotiroidismo foi constatado no Milan, mas provavelmente ele já tinha esse problema antes. Se for ver o Ronaldo já "se aposentou" desde 2006 ou antes. uma carreira muito curta. Mas tecnicamente eu acho ele no nivel de Maradona e Pelé.É como comparar Senna e Schummacher. Schummacher consquistou mais coisas numa carreira muito mais extensa (6 anos se não me engano). Mas Senna enfrentou Prost, Mansel, Piquet e o próprio Schummacher nos ultimos 2 ou 3 anos de sua curta carreira, quem foi o melhor? Pelos números Schummacher. Pela técnica, habilidade, coragem, ultrapassagens, Senna sem dúvidas. Basta ver o GP de Donington Park 1993

  6. Marcos de Alcantara

    16/02/2011 10:50:09

    Meu caro Bruno, a atitude isolada de vândalos, que se dizem torcedores corinthianos e q são, quem sabe, massa de manobra da ala oposiocionista do clube, não pode ser interpretada como atitude da enorme nação corinthiana da qual faço parte, tendo inclusive nascido na mesma data de comemoração de aniversário do clube, 1° de setembro. E como corinthiano nato e fanático agradeço ao Ronaldo por ter escolhido o Corinthians. Ajudou e confio de que continuará ajudando a engrandecer o todo-poderoso timão. Dada a importância e grandeza de sua carreira, nenhuma outra camisa de time brasileiro cairia tão bem ao maior artilheiro de copas do mundo. Definitivamente o fenômeno está na história do timão e não é um revés q vai tirá-lo de lá. Tenho certeza que o R9 tem um lugar guardado nos corações dos verdadeiros corinthianos.Como brasileiro e como corinthiano digo:Valew Ronaldo!!!

  7. Antonio Vaz

    16/02/2011 09:30:08

    "Pera aí", não foi a torcida do Corinthians, foi obra de uns gatos pingados que existem nessas malditas torcidas organizadas.

  8. Antenor

    15/02/2011 23:04:21

    Nao foi a torcida do Corinthians que fez toda aquela palhaçada. Quem fez tudo aquilo foram aquela minoria que mama na teta das facilidades que a diretoria oferece. O verdadeiro torcedor Corinthiano vai ser eternamente grato pelo que o Ronaldo fez pelo Corinthians, de um simples time da marginal s/n para uma das tres maiores marcas do mundo

  9. http://www.refinanciamentodeveiculos.com.br/

    15/02/2011 21:11:18

    Valeuuuuuuu Ronaldoooooooooooooo ......http://www.refinanciamentodeveiculos.com.br/twitter.com/@duhzeraaa

  10. joao carlos

    15/02/2011 20:11:26

    DESCULPE , MAS ESTES IMBECIS QUE FORAM LÁ , NÃO PODEM REPRESENTAR OS MAIS DE 30 MILHÕES DE CORINTHIANOS , QUE ADORAM O FENOMENO . OS VERDADEIROS CORINTHIANOS TEM MUITO ORGULHO DELE TER JOGADO NO CORINTHIANS E PODEM ESPERAR , ELE VAI TER A DESPEDIDA QUE MERECE . OBRIGADO RONALDO POR TUDO E POR TER JOGADO E HONRADO O MANTO SAGRADO .

  11. Daniel

    15/02/2011 20:03:13

    Não chame aquele bando de desocupados de "torcida do corinthians". Os verdadeiros torcedores, como eu, sentimos muito orgulho do Ronaldo.

  12. Daniel

    15/02/2011 20:00:18

    Por favor, não chame aquela meia dúzia de desocupados de "torcida do corinthians". Somos mais de 30 milhões amigão e te garanto que 99,9% desses 30 milhões estão orgulhosos do Ronaldo.

  13. Daniel

    15/02/2011 19:57:03

    ahahahaha boa...

  14. TONI

    15/02/2011 18:47:15

    CONCORDO COM VC rAFAEL E DIGO MAIS:ESTA TORCIDA ORGANIZADA OU DESORGANIZADA VIVE AS CUSTAS DO CLUBE QUE EU ACHO UMA INJUSTIÇA.

  15. MARCELO

    15/02/2011 18:43:37

    EU ATRIBUO A QUEDA DE RENDIMENTO DO RONALDO E DO TIME A SAIDA DO DOUGLAS,QUE COM SEUS TOQUES PRECISOS DEIXAVA OS ATACANTES DO CORINTHIANS NA CARA DO GOL A TODO MOMENTO,PORISSO O RONALDO NEM PRECISAVA CORRER TANTO,PRA BRILHAR...O CORINTHIANS AINDA NAO ACHOU SUBSTITUTO PRO DOUGLAS,ESSA E A VERDADE...QUANTO AO COMPRTAMENTO DA TORCIDA,SERIA O MESMO QUE CULPAR A TORCIDA DO SAO PAULO PELA DESTRUIÇAO DA AVENIDA PAULISTA,EM 2005...E OLHA QUE AQUILO ERA COMEMORAÇAO,HEIN???....MAS,NADA A VER

  16. FABIANO KWIEK

    15/02/2011 18:15:53

    Olha só a Torcida do Corinthians não se resume a Gaviões da Fiel ou alguns arruaçeiros que fizeram não só #PRASEMPREFENOMENO , como outros ídolos serem xingados.Tenho hoje 36 anos e acompanho o Corinthians no estádio desde de os 7 anos , quando meu pai me levava e hoje vou , nem que seja sozinho acompanhar o meu time e posso dizer que foi a maior emoção em estádio ver o RONALDO marcar um gol com a camisa do Todo Poderoso.Então por favor não faça parecer que todo corinthiano culpou Ronaldo , eu sinto orgulho do #PRASEMPREFENOMENO ter jogado no meu time.

  17. Gilberto

    15/02/2011 17:47:36

    Rafael vc se disse uma verdade que todos sabem mas nao admitem

  18. GERALDO

    15/02/2011 17:17:35

    o melhor do mundo e de todos os tempos, ele ressusitou o corintians.

  19. Sylvão Bala

    15/02/2011 14:10:51

    Caro Amigo,Perdoarei sua ignorancia, pois sou médico, e vc já deve ter lido a reportagem de um colega no próprio site da Globo.com sobre os medicamentos para controlar o Hipotiroidismo( Synthroid, Levothroid, etc..) que são permitidas e não estão na lista dos "anti-dopings"Realmente muitas pessoas não sabem que teem essa disfunção, mas não aquelas que fazem constantes check-ups, como atletas. Foi uma desculpa desnecessária para justificar a falta de controle de peso. Famoso pelas noitadas e restaurantes, poderia ter evitado essa desculpa mentirosa.Se ele tem o problema disfuncional, porque escondeu??Qual o motivo???O pior cego é o que não quer ver.

  20. Sylvão Bala

    15/02/2011 13:59:02

    Peraí...Devagar...coparar Ronaldo com Pelé já é demais...!!!Pelé só jogou em 2 times, e um com mais de 34 anos...opsssE o Santos dos anos 60 é o Real Madri de hoje..também se machucou e foi quebrado, inclusive na Copa de 66, mas nunca teve convulsões nervosas na véspera da final.São apenas 1,000 gols de diferença entre um e outro...Ronaldo foi grande, mas Pelé é Rei!

  21. Deh Oliveira

    15/02/2011 13:51:09

    Corinthians e corinthianos são uma coisa, Gaviões outra. Se eles não aparecem mais nos estádios, garanto que a imensa manhoria dos torcedores do Timão iria adorar. Aliás, ninguém precisa de organizadas. Basta.

  22. Paulo Ratto

    15/02/2011 13:23:40

    CURINTIAS É FIM DE CARREIRA...O mundo parou pra ver a despedida do Ronaldo, até a CNN esqueceu do Egito para transmitir. Só que esqueceram de dizer que ele saiu de Bento Ribeiro, passou por PSV, Barcelona, Real, Milan, Inter de Milão e acabou se AFUNDANDO no curintias. Nos clubes europeus citados o que atrapalhou foram as várias contusões. No curintias a bagunça, a desorganização, as maracutaias da diretoria, as tretas com sobrinha de fulano em Presidente Prudente, as travecos no motel, as farras na concentração com cigarro e bebida e quem sabe até "coisitas" mais, que culminaram com a saida do técnico. Enfim tem coisas que não avisaram a CNN pra vir fazer a cobertura. Esqueceram de disser também que esse mesmo curintias já afundou outros idolos como, Rivelino, Neto, Casão, Sócrates, Edilson e Paulo Nunes . O curintias é ou não o fim de carreira, o fundo do poço? Roberto Carlos que o digam.

  23. Alexandre

    15/02/2011 13:02:42

    Rafael, falou tudo. Afora os baderneiros financiados muitas vezes pelo própio clube, nós, Corinthianos comuns, temos orgulho de ter em nosso time o maior jogador de todos os tempos, pois futebol de verdade começou a ser jogado depois de 1990. Antes era uma barbada.

  24. Miltão

    15/02/2011 12:34:24

    Saudade do maraca lotado empurrando o maior do mundo???????Isso foi em 1976, portanto Ronaldo não era nascido.... Burro!!

  25. Valdir Florentino

    15/02/2011 10:29:33

    Valeu colega! Falou tudo! Só devemos agradecer ao Ronaldo!

  26. Valdir Florentino

    15/02/2011 10:27:23

    Bom dia colega corintiano! Lamento que tenha uma visão negativa em relação ao Ronaldo. De qualquer forma respeito sua opinião, pois é assim que se protesta, com sabedoria e competencia, e não como aquela minoria que não me representam em absolutamente nada. O que digo á você para contrapor sua opinião, é que temos 100 anos de estória, e sem libertadores, não podemos transferir essa responsabilidade a um único jogador, até porque libertadores pelomenos para mim não tem a menor importância. Vou comemorá-la da mesma forma que comemoro um Paulista , um Brasileiro ou Copa do Brasil. Não vou nem mais nem menos feliz com esta conquista, pois sou corintiano sempre. Não pense que não sou critico dos erros, claro que sou, e talvez até mais critico do que se imagina, como tenho sempre postado. Agora qto ao Ronaldo da minha parte só tenho a agradecer, não apena como brasileiro, mas sobretudo como corintiano. Ele teve momentos maravilhos e inesquecíveis em nosso clube, como o seu primeiro gol feito pelo Timão, ou aquela pintura na Vila do Rei, enfim são ótimas as recordações. E para finalizar, não tenho a menor dúvida que o Corinthians fez muito bem a ele, prova disso foi ele agradecer perante ao mundo o significa Corinthians teve para ele, aliás acho que esse aspecto foi o mais importante para ele, pois recuperou sua estima. Quanto ao financeiro, foi publicado em todos os jornas o valor de seu patrimônio, que é muito grande, e mesmo assim, ele aguentou figuras da mídia o achincalhando, principalmente áqueles que ja fizeram parte de nossa estória, sei lá ,talvez por inveja, ou por interesses. Mas o que importa é que ele para de uma forma dígna e muito respeitosa em relação ao nosso clube. Obrigado Ronaldo, você foi o maior entre os grandes!

  27. guinter

    15/02/2011 10:17:09

    Edney, você corrige os outros e escreve homônios? O que é isso? tsc, tsc, tsc.

  28. Valdir

    15/02/2011 09:39:38

    Meu amigo não se deixe influenciar pelos invejosos e não reproduza o que eles fazem. Quanto a declaração do Ronaldo a respeito do hipotiroidismo é absolutamente certo que algum profissional da área médica deve ter o orientado, e ele apenas externou o fato no momento oportuno. Imagina se ele tivesse declarado na ocasião, quanta especulação teria sido feita á respeito. Lembra da simples pomada que tirou a nossa medalista olímpica das competições por um longo tempo? E qto ao travestis que ficou mal explicado, na verdade não deveria ter explicação alguma, pois isso é um problema particular dele. Ele é um ídolo mundial, não apenas dos brasileiros, e até a sua despedida teve uma conduta exemplar, cometendo sim alguns erros, mas nada comparado a outros grandes ídolos, que esses sim mancharam suar carreira. Temos apenas que reverenciá-lo.

  29. Edu

    15/02/2011 09:01:28

    Caro Daniel, então me explique de que vivem esses torcedores! Não consigo entender como um trabalhador consegue ir ao estádio que não raras vezes fica distante 400 ou 500km numa quarta-feira! Como conseguem dinheiro para condução, alimentação e ingressos? A conta não fecha!

  30. Edu

    15/02/2011 08:47:57

    Correto você gênio do futebol... vou citar alguns exemplos!Raí, Giovani, e outros que estão à caminho...Marcos, Rogério Ceni, etc!Maldita inclusão digital!

  31. Eduardo

    15/02/2011 08:45:07

    É Marcelo, ele seria mais bem tratado na gávea...assim como foi o Zico!

  32. Edney Lima

    15/02/2011 03:34:09

    kkkkkkkk, então quer dizer que a pessoa já nasce com hipotireoidismo ou hipertireoidismo, a pessoa não pode apresentar uma disfunção nesta glândula na adolescencia ou já adulto. Por favor, não comente o que você não tem a mínima idéia do que seja. Um problema presente em milhões de pessoas no mundo, e você tem o pensamento , de que o cara mentiu, então ele não tem o problema que diz ter, como você pode afirmar isso, Leia mais sobre esta doença, esta glândula é responsavél pelos homônios de nosso corpo, mexe com todo metabolismo da pessoa, tem sim que fazer uso de medicações todos os dias , amigo.

  33. Rafael

    15/02/2011 02:23:51

    Pera, pera...São 30 milhões de corintianos. Não resuma a torcida do Corinthians a um bando de arruaceiros que vão fazer baderna em propriedade alheia.Se uns estão insatisfeitos (com o time, e há razões para isso), a maioria, a esmagadora maioria, adorou ver o Ronaldo no nosso time, mesmo em final de carreira, mesmo no sacrifício, e mesmo nas derrotas. Pois pinturas como os gols contra o Santos, contra o SP, a emoção do primeiro gol justamente contra o Palmeiras...isso é que vai ficar marcado e guardado.A Torcida do Corinthians não a Gaviões da Fiel. Não são 300 arruaceiros. Abraços.

  34. jose carlos

    15/02/2011 01:48:43

    O Mundo inteiro reverenciando o Ronaldo, aí vem um bando de ignorantes chefiados pelo sr eduardo fontes criticar ,pô gaviões voces não são os donos da verdade inclusive são perdedores e rebaixados no carnaval paulistano, só sabem brigar quando estão em matilha.

  35. Marcelo

    15/02/2011 01:11:18

    A diferença entre Ronaldo e Pelé, é que Ronaldo só jogou em times grandes.... já o Pelé teve que jogar no Santos e no Cosmos (who????).

  36. André

    14/02/2011 23:53:45

    Bruno, boa noite.Sobre o Ronaldo: um fora de série, que dispensa comentários, que certamente seria titular na melhor seleção de todos os tempos (formando um ataque ímpar ao lado de Romário e Garrincha, munidos pelo Rei Pelé)...Sobre o seu texto: discordo do ponto da torcida. Lamento, mas você acha correto afirmar que os 300 torcedores que o "atacaram" (muitos deles - principalmente os líderes, financiados - pela oposição, - e olha não estou defendendo o Andres, que na minha opinião errou muito na sua gestão) representem os 40 milhões de corintianos do país?? Um pouco de discernimento ajudaria a separar o joio do trigo, pois é latente que a Nação Corintiana em sua absoluta maioria se sente felizarda, e será eternamente grata por ter tido a oportunidade de ter um dos raros gênios do futebol vestindo sua camisa. Camisa honrada por Ronaldo!Obrigado Fenômeno e Boa sorte ao Fenômeno...

  37. NEISILVA

    14/02/2011 22:49:15

    O RONALDO SEMPRE FOI O CARA, E SEMPRE SERA.

  38. Sylvão Bala

    14/02/2011 22:34:44

    Pra começar, parabéns para o Ronaldo pela carreira.Nos deu uma Copa Do Mundo que estava devendo depois do nervosismo e convulsão da anterior.Só acho que ele não deveria mentir sobre Hipotiroidismo, pois ficou muito feio, afinal o tratamento não entra no anti-doping, e não haveria motivo para ele esconder todo esse tempo, alem do que é um tipo de disfunção que se detecta desde jovem, assim sendo ele já saberia há muito tempo se realmente tivesse.Creio que perdeu uma grande chance de ficar calado e não mentir novamente como fez no caso dos travestis.Um exelente jogador, mas devagar nas considerações pessoais.

  39. Marcelo Fontes

    14/02/2011 22:07:54

    Caro Voloch. Muito legal da sua parte separar um espaço importante para falar de um assunto que precisava ser respeitado por todo Brasileiro. Ronaldo! Este cara foi muito importante para o futebol Mundial e seus números, títulos e gols comprovam que ele será lembrado como um dos maiores jogadores de todos os tempos.Como homem a atitude que tomou reconhecendo o seu filho mais novo comprovou que é um ser humano digno e de caráter. Como jogador... aqueles 02 gols contra a Alemanha em 2002 já valeriam para a vida inteira...Sendo Flamenguista tenho convicçao que ele seria melhor tratado na Nação Rubro Negra porém ele escolheu ficar em SP e acredito que nas últimas semanas deu saudade do Maraca cheio gritando à favor do Maior do Mundo! Parabéns Ronaldo. Minha "raiva"pela virada de casaca acabou hoje...

  40. fernando (da marcenaria)

    14/02/2011 21:53:46

    PREZADO BRUNO:ToDOS OS CRAQUES DO PASSADO ENCERRARAM SUAS CARREIRAS NA VARZEA.COM O FENOMENO NÃO FOI DIFERENTE.

  41. rodrigo

    14/02/2011 20:46:54

    a torcida do corinthians desrespeitou o ronaldo tanto quanto ele desrespeitou a torcida nesse ultimos meses, apresentando-se sempre de uma forma muito acima do peso, inclusive, daquela que mostrou em 2009.todos nós agradecemos pelas alegrias, mas a torcida do corinthians não é passiva como a grande maioria. também não estou defendendo atos de violência, e sim aos protestos que o chamavam de "gordo" e afins, porque é o que ele é, e ele mesmo admite, independentemente de hipotireodismo ou o que for.mas vai fazer falta

  42. ointruso

    14/02/2011 20:35:30

    pensamento racional. Eu tb fui fã do Ronaldo, daquele ronaldo do barcelona, da copa de 2002... Esse ronaldo que parou hj, somente oficilizou o que já era perceptivel, em junho iria fazer dois anos que o ronaldo pela ultima vez jogou futebol de forma profissional. A copinha foi o ultimo torneio que r9 dispultou de verdade. Após isso somente empurrou o corinthians com a barriga na ansia de encher ainda mais os bolsos.aquele ronaldo que citei, aquele, está em nossas mentes e corações, foi o melhor que vi, agora esse que se aposentou vestindo a camisa do corinthians, esse, infelizmente sou indiferente, porque era notavél que ele estava usando o corinthians para seus objetivos pessoais, prejudicando seus companheiros, e principalmente não se preocupando de verdade com a INSTITUIÇÃO CORITNHIANS, isso fica ainda mais perceptivel, que mesmo na despedida o ronaldo não esqueceu do seu MARKETING PESSOAL que no corinthians foi FENOMENAL muito, mas muito maior que seu futebol, ligou seu notebook "para falar para a galera, pela sua web cam, twitter, facebook..."!.será que valeu o ANDRES SANCHES ter vendido a alma do corinthians, será que valeu a pena essa parceria com r9, porque titulos não ganharam nenhum (copinha e paulistinha não conta)???o pensamento que fica é que o r9 não teve, talvez agora na saida tenha tido, o real conhecimento do que é uma liberta para o corinthiano, ele não levou esse projeto a serio como deveria ter levado. O fato é que o ANDRES SANCHES travou o corinthians pelo ronaldo por 03 anos, o "FILÉ MIGNON", os dois brasileiros, uma LIBERTA E UMA PRÉ LIBERTA, o ronaldo não conseguiu ter sucesso. Se essa Despedida fosse em dezembro de 2009, eu aplaudiria de pé, com louvor, seria uma saida mais digna e bonita, condicente com a personalidade mundial do RONALDO "fenomeno. o balanço: é inegavél, e seria leviano se não reconhece que a nivel mundial, o futebol perde e muito com a parada do r9. Entretanto, para a instituição CORINTHIANS ele já vai tarde, unica coisa que ronaldo deu para o corinthians pensando de forma racional foi visibilidade em 2009, depois até que essa visibilidade continuou um pouco, mais ai na maioria em forma de chacota!se o ANDRES SANCHES tivesse feito igual a patricia amorim fez qdo trouxe RG e thiago neves de uma vez só. SE, e somente se, o saches fosse um cara de visão, tivesse trazido o Liedson em 2009, por exemplo, junto com Ronaldo talvez tivesse preservado um pouco mais tanto o R9, qto a instituição Corinthians, e creio que o fim não seria assim tão melancolico, pois dificilmente, se o ANDRES tivesse trazido o Liedson antes o corinthians sairia contra o "tulipinha"!

  43. adão rocha

    14/02/2011 19:52:08

    mandou bem, os bandidos que fizeram esta bagunça são vagabundos e não corintianos, hora de trabalho e eles estão la, de que será que vivem? de coisa licida garanto que não é.ronaldo sera sempre um fenomeno,um verdadeiro exemplo de ser humano, agradeceu até adiversarios desleais, boa sorte r 9, que DEUS o acompanhe sempre.

  44. Nicolau de Cerqueira Cesar

    14/02/2011 18:06:47

    Por favor , torcida do Corinthians ou do São Paulo ou do Flamengo não são estas meia duzias de bandidos que ameaçam jogadores . Torcida são milhões que ouvem, assistem , vibram , choram , vaiam e aplaudem , mas não com violencia. Será que por ter alguns jornalistas safados,vendidos,pilantras ,canalhas posso dizer que os jornalistas não prestam? Voces deviam fazer um favor ao futebol , não dando cobertura a atos deste tipo , pois bandidosquerem aparecer na TV , são loucos para serem vistos nos programas lixo como Datena,Povo na TV ou uns da Record.Se ninguem falar destes bandidos eles somem.Sou agradecido ao Ronaldo que em 02 anos fez muito mais que o Socrates tão idolatrado pela imprensa. O Socrates foi um péssimo profissional, mas o Ronaldo so trouxe coisas boas para o Corinthians . Obrigado Ronaldo Fenômeno.

  45. Raphael Balieiro

    14/02/2011 17:58:09

    Não generalize uma parcela de marginais como a torcida do Corinthians inteira, os verdadeiros Corinthianos "não organizados" sempre estiveram e estão com o Fenomeno.

  46. ezeqeuiel antunes oliveira

    14/02/2011 17:31:37

    nao tive o przer de conhcer oi ronaldo pessoalmente,mas ocar aqui no brasilqd e pobre e consegue chega aonde ele chegou vira motivo de especulaçao.os invejosos procuraram tomar conta da vida dele. e os caras que foram vais ele depois do jogo da libertadores nao fazem parte de nem 000000000000,0% DA ENORME TORCIDA DO CORINTHIANS ronaldo bola pra frente o brasil nao o corinthians te agradece.

  47. Ricardo Apa

    14/02/2011 17:29:48

    Adorei o post, mas também acho que não se pode generalizar e tomar meia dúzia de bandidos como exemplo. A torcida do Corínthians em geral o adora. E fiquei com a impressão de que ele sabe disso muito bem, por isso fez o emocionado agradecimento ao torcedor corintiano. O verdadeiro torcedor. Obrigado, Ronaldo!

  48. Pedro

    14/02/2011 17:27:04

    Bruno, não foi o torcedor do Corinthians que fez aquilo. Sou torcedor do Corinthians, fã do Ronaldo, mas por favor, não me coloque junto com esses marginais, com essa corja, essa quadrilha que se chama Gaviões da Fiel.Eles não são torcedores, não vão ao estádio torcer, vão fazer bagunça e fumar baseado.O torcedor do Cortinthians são sim um bando de loucos pelo time, a Gaviões são um bando de idiotas.Abraço!

  49. antonio pereira dias neto

    14/02/2011 17:25:21

    Muito boas suas palavras,que são poucas quando falamos de Ronaldo, Fenômeno. Fenômeno com a bola nos pés, de frente para os zagueiros, fenômeno dentro da área, fenômeno quando tudo estava perdido, Um fenômeno que amadureceu com o futebol e este o fez um dos mais competentes investidores financeiros, ao contrários de 90% dos ex-boleiros. Besteiras ? Sim, quem não iria se lambuzar com tudo que ele tem, vindo de uma família humilde ? Comparando com outros fenômenos: Michel Jackson, Amy Winnehouse! O cara é bom demais. Vai enriquecer os programas de tv que relembram os grandes craques, Pelé, Garrincha, Zico, Maradona, Romário, Sócrates,etc

  50. gui

    14/02/2011 17:09:00

    cuidado quando vc se refere a torcida do corinthians de uma forma geral, pois poucos o xingaram e o humilharam.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso